Perde-se tempo a mais com o almoço?

Como referiram em muitos dos países que para nós são uma referência em níveis de produtividade essa variável está presente mas, pergunto, será mesmo importante? Será o almoço como ritual um impecilho a que se trabalhe igualmente bem da parte da tarde?...

citação:Originalmente colocada por Bolide

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213
Uma pessoa perde o tempo que quiser com o almoço. Tanto pode ser 20 minutos como 2 horas.
deves pensar que é tudo estudante ou desempregado? :D De qualquer maneira PERDER tempo parece-me sempre uma coisa má [:p]

Por acaso já houve almoços em que demorei mais do que 1 hora e não sou desempregado nem estudante. [:p]

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

citação:Originalmente colocada por bond

Depende dos casos. Às vezes uma hora não chega, ou melhor, chega, mas à risca. Além de que ter um tempo depois de comer é bom para fazer a digestão.

A cena é q com o q comias nunca ficavas empanturrado, de modo que a digestão fazia-se na boa...

Não percebi.
Queres dizer que se tivesse menos tempo para almoçar, comia menos e não ficava empanturrado?

Quer dizer que a comida que comia-mos não era feijoada, ou coisa que se assemelhava, de modo que n ficavamos empanturrados e podiamos começar a trabalhar sem problemas passado pouco tempo de pois de acabar de comer...
A comida era light e ficavamos bem no fim...
Se tivesse menos tempo para comer, comia exatamente o mesmo pois o tempo em que estás a comer é de longe inferior a meia-hora...

citação:Originalmente colocada por Vorsprung durch Technik

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Estive numa empresa em Manchester e os tipos mandavam vir umas sandes para o almoço.
Almoçavamos às 12h00 e às 12h30 já estavamos a trabalhar...
Exactamente.

Não tenho a certeza que isso implique um aumento de produtividade...

O problema em Portugal é que o conceito de almoço passa por uma feijoadazinha ou um cozido à portuguesa abundante servido numa casa de pasto. E depois estão 3 horas a arrotar, enquanto tentam bulir.

2 horinhas para um chill-out é o mais acertado. Especialmente no verão.
Claro que essas 2 horas têm que ser compensadas, não é para sair às 16h30.

Ui, aqueles almoços em frente ao mar... [8D]

Não se esqueçam que em mts empresas não ha copa, nem restaurantes perto, pelo que só o tempo de deslocação ida-volta pode demorar o que muitos consideram como tempo de almoço.

Eu tenho dois tipos de almoço.
O almoço normal, atravesso a rua, como uma grande malga de sopa, tomo café e em 15 minutos já estou a trabalhar outra vez.
O almoço de negócios, como hoje, sentei-me à 1 e levantei o rabo às 4, mas foi muito produtivo.

Há vários factores para as diferenças que referiram em relação aos países nórdicos.
A começar no clima e a acabar na alimentação.

Os países mediterrânicos dão maior importância às refeições, que por sua vez são mais pesadas.
Por outro lado, o clima é desfavorável - em metade do ano o período entre as 12h e as 15h é duro em termos climáticos.

Um exemplo: procurem nas ementas diárias dos restaurantes refeições rápidas e leves, que permitam ser deglutidas em 20m sem pressas, em ambiente calmo.
À excepção de alguns locais no centro de Lisboa, não encontram.

O padrão são restaurantes apinhados, com uma barulheira infernal, TV nos píncaros e uns rojõezinhos tragados em 20m, que o tempo aperta.
Não há condições.

Um bom intervalo para almoço até pode ter as suas vantagens..
Tanto pode dar para um bom tempinho de descanso como para resolver aqueles assuntos pendentes que de outro modo poderiam obrigar a faltar ao trabalho.

Por outro lado, também se poderíamos optar por reduzir o tempo de almoço e distribuir esse tempo por mais um ou dois intervalos, ou ainda, como já foi referido, uma tarde de folga, por exemplo..

É ao gosto do freguês [:p]

...

Por acaso já houve almoços em que demorei mais do que 1 hora e não sou desempregado nem estudante. [:p]
Tu e todos nós! Mas a questão mantém-se, será necessário tanto tempo? Uma hora, hora e meia, duas horas (como no comércio, por exemplo) para um "simples" almoço?

Os almoços de negócios normalmente são os melhores qnd saímos de lá com o negócio fechado:)...
Isso sabe mt bem...
Melhor ainda é qnd o cliente paga a conta...:D

Os almoços de negócios normalmente são os melhores qnd saímos de lá com o negócio fechado:)...
Isso sabe mt bem...
Melhor ainda é qnd o cliente paga a conta...:D
Sim, é verdade, bem visto! ;)

Almoços de trabalho (...) são muito produtivos e é precisamente nessas ocasiões que se fazem os melhores negócios ou a melhor gestão!

Mas não é desses almoços de que estamos a falar, porque esses são uma gota de água no oceano dos comensais da hora de almoço!

Depende dos casos. Às vezes uma hora não chega, ou melhor, chega, mas à risca. Além de que ter um tempo depois de comer é bom para fazer a digestão.

A cena é q com o q comias nunca ficavas empanturrado, de modo que a digestão fazia-se na boa...

Não percebi.
Queres dizer que se tivesse menos tempo para almoçar, comia menos e não ficava empanturrado?

Quer dizer que a comida que comia-mos não era feijoada, ou coisa que se assemelhava, de modo que n ficavamos empanturrados e podiamos começar a trabalhar sem problemas passado pouco tempo de pois de acabar de comer...
A comida era light e ficavamos bem no fim...
Se tivesse menos tempo para comer, comia exatamente o mesmo pois o tempo em que estás a comer é de longe inferior a meia-hora...

Bem, do meu ponto de vista não acho assim. Porquê?
Porque eu sou uma pessoa que come devagar. Em média demoro 25min a meia hora para comer. Daí que só por si a meia hora de almoço não chegava.
E, independentemente da comida ser light ou pesada, a digestão está sempre lá. A não ser que comessemos uma peça de fruta e mais não sei o quê. Mas a isso já não chamo almoçar e siml anchar.

Boas.

Bom, regra geral nunca levo mais de 45 minutos a 1 hora com o almoço. Agora então com o mau tempo por vezes basta meia hora.
Só me estivo se tiver alguma coisa para tratar e mesmo assim é raro.
Em termos laborais não tenho muita chatice pois tenho I.H.T. mas acho que se deveria alinhar mais ou menos pelos mesmos horários. É que há pessoal que gosta de chegar ás 11h e sair ás 20h, ou outros horários que tais, e depois anda meio mundo à espera de outro meio mundo.
Não me importava nada de ter um horário como os dos países nórdicos: entrar cedo e sair cedo!

Abraço,
McDriver

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

...

Tu e todos nós! Mas a questão mantém-se, será necessário tanto tempo? Uma hora, hora e meia, duas horas (como no comércio, por exemplo) para um "simples" almoço?

Cada um sabe de si. Há gente que aproveita e vai ao ginásio, outros vão ao supermercado fazer as compras, outros ao banco, etc, etc...

Habitualmente tenho 30 minutos, mas há dias que tenho 1hora para almoçar.

Mas acho que uma hora já não é mau.

Back