Pergunta sobre travagens

citação:Originalmente colocada por JGTB

citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

Isso não é uma travagem de emergência.

Assim, está bem, mas em emergência é a fundo mesmo.

Experimenta travar devagar até parar. O motor vai abaixo? E pq?

Pq alguém o prendeu = travou. E quem foi? Não foram os travôes?

Então não achas que em travagem de emergência os travões estão para travar o carro e não o motor?

PS - Eu estou calmo, mas gosto de ajudar a malta com estas coisas que ninguem nos diz como são e que podem fazer a diferença qd são mesmo precisas, eles vêm com respostas à piloto e as tuas respostas não ajudaram nada a esclarecer. Na boa.

Já percebi o que estás a dizer e concordo.
Numa travagem daquelas mesmo de emergência, em que só temos tempo de pôr o pé ao travão, a única coisa a fazer é mesmo só travar, doseando só o pé para controlar a blocagem das rodas.

Quando falo em reduzir, refiro àqueles casos em que vais a 120 km/h, por exemplo, e, de repente, vês uma fila de carros parada. Aí, tens mesmo de usar a caixa, pois de contrário será muito díficil conseguires parar.

Pensei que aquelas travagens "de emergência" eram as mais graves. Se essas só dão tempo para travar e esse é o único modo, então aquelas que até dá tempo para outras coisas, mas vale fazer só travando é que mais vale "disparar primeiro e fazer peguntas depois".
Sinceramente não percebi a lógica da explicação. Depois a distância de segurança é aquela que permite parar o carro em segurança no espaço livre á frente, quem cumpre a regra não precisa de travar de emergência. Quem está distraído (e pode acontecer com qualquer um) dificilmente tem tempo para pensar, vou travar, agora vou reduzir para 3ª, cuidado para não bloquear as rodas, etc.... (um carro a 120 demora 3 a 4 s a parar)...

citação:Originalmente colocada por Alex

Isso não é uma travagem de emergência.

Assim, está bem, mas em emergência é a fundo mesmo.

Experimenta travar devagar até parar. O motor vai abaixo? E pq?

Pq alguém o prendeu = travou. E quem foi? Não foram os travôes?

Então não achas que em travagem de emergência os travões estão para travar o carro e não o motor?

PS - Eu estou calmo, mas gosto de ajudar a malta com estas coisas que ninguem nos diz como são e que podem fazer a diferença qd são mesmo precisas, eles vêm com respostas à piloto e as tuas respostas não ajudaram nada a esclarecer. Na boa.

Já percebi o que estás a dizer e concordo.
Numa travagem daquelas mesmo de emergência, em que só temos tempo de pôr o pé ao travão, a única coisa a fazer é mesmo só travar, doseando só o pé para controlar a blocagem das rodas.

Quando falo em reduzir, refiro àqueles casos em que vais a 120 km/h, por exemplo, e, de repente, vês uma fila de carros parada. Aí, tens mesmo de usar a caixa, pois de contrário será muito díficil conseguires parar.

Pensei que aquelas travagens "de emergência" eram as mais graves. Se essas só dão tempo para travar e esse é o único modo, então aquelas que até dá tempo para outras coisas, mas vale fazer só travando é que mais vale "disparar primeiro e fazer peguntas depois".
Sinceramente não percebi a lógica da explicação. Depois a distância de segurança é aquela que permite parar o carro em segurança no espaço livre á frente, quem cumpre a regra não precisa de travar de emergência. Quem está distraído (e pode acontecer com qualquer um) dificilmente tem tempo para pensar, vou travar, agora vou reduzir para 3ª, cuidado para não bloquear as rodas, etc.... (um carro a 120 demora 3 a 4 s a parar)...

porra aquilo foi um exemplo. e o que importa é a distancia que o carro percorre até estar imobilizado e não o tempo se fosse por tempo acho que não havia um terço dos acidentes que há e outra coisa o teu tempo de paragem de um veiculo de pendo de carro para carro e das pastinhas e discos que ele possa ter.

No link que coloco no fim, foi testada a distãncia de travagem numa mota (sem ABS) em 3 situações (embraiagem, reduzindo, não reduzindo mas mantendo a embraigem quieta).
Embora alguns condutores justificassem o uso da embraigem e das reduções como alguns aqui do forum a conclusão foi clara (pág. 9) - É melhor carregar na embraigem.
Nos carros a diferença ainda deve ser mais significativa para além do ABS.
Depois ainda existe o facto que numa emergência mais vale ter duas mão no volante do que uma no volante e outra na manete da caixa....
O link:
http://www.msf-usa.org/imsc/proceed...ormanceEvaluationsofVariousBrakingSystems.pdf

Tu manda-me ver bem esse sistema de travagem e mete mas é uns pneus que não sejam de plástico! Oh homem, tu cuida da tua saúde e da do desgraçado que está no fim dessa fila! :D

citação:Originalmente colocada por DL

Tu manda-me ver bem esse sistema de travagem e mete mas é uns pneus que não sejam de plástico! Oh homem, tu cuida da tua saúde e da do desgraçado que está no fim dessa fila! :D

O sistem de travagem está impecável. Aliás, ainda há dois meses levou tudo novo atrás. Os pneus têm 7 mil km e são uns Bridgestone B330 EVO. Portanto, carro melhor tratado não há.
Não se pode é pedir milagres a um carro que tem 12 anos e foi lançado há 14.
Mas também ser o caso de eu ser muito exigente. :D

Vocês são mas é uns meninos.

Gostava de vos ver a andar à chuva com o meu R19 e a não usar a caixa nas travagens. À primeira travagem era espetanço garantido. :D

Se tens problemas na travagem devias ver isso.

Na condição de administrador deste forum devias ajudar a malta dizendo claramente como se deve travar. Ou tb não sabes?

Num R19 e em tudo que é renault da altura, a vantagem de usar a caixa é ganhar mais vácuo no servo-freio, a força de travagem quase duplica no momento de embraiar após a redução. E isso de a redução não travar o carro... para que serve a compressão do motor nesse caso senão para ajudar os semi-eixos a abrandar. O que se anda a desaprender em cursos e carros com ABS... numa travagem em molhado para não "gastar" o saldo de aderência e permitir desviar de um obstáculo é que se deve desembraiar, para não haver bloqueio das rodas...

citação:Originalmente colocada por Pure_Water

Boas,

sabem me dizer se conduzir tentando apenas "travar" com reduções e desacelerando dá menos saúde ao carro do que se travamos com o travão + reduções (em menor quantidade)?

ou o desgaste causado na embraiagem com as reduções não vale a pena em relação ao desgaste causado nos travões/discos?
eu axo que na estrada não deviamos tar preocupados com o desgaste dos compunentes envolvidos nas travagens.O que interessa se gasta mais embraiagem se reduzires em vez de travares só com os travões, a maneira mais segura de travar é utilizando o motor e a caixa,em primeiro lugar deve tar a nossa segurança;)

Back