Pergunta socialmente incômoda

citação:Originalmente colocada por baratowsky

citação:Originalmente colocada por Rasec

Bem, este pensante é uma pérola rara! Tanta inteligência, conhecimento do mundo, perspicácia e sensatez merecem um prémio!

Se cada vez que alguém fala de peito cheio, de algo que não percebe minimamente, pagasse imposto, eu aposto que o país, além de muito mais rico, estaria muito mais avançado!

Belas mentalidades em pleno século XXI...

Acho que te fazia muita falta, a ti e outras criançolas como tu (nem quero saber a tua idade real, porque a tua atitude é típica de criançola), trabalhar como voluntário num centro de acolhimento a toxicodependentes para tentarem perceber, por vezes, o que é vida!

É de uma pobreza de espírito assustadora...

offtopic :chegaste a receber a música que te mandei ,estava boa?

Rasec como eu disse temos muito a mania de colocarmos tudo no mesmo saco, claro que há pessoas que entram na toxicodepência porque querem mas há outras pessoas que não

Sim recebi, cheguei a agradecer lá no tópico a toda a gente!

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

Boas!

Não pretendia fazer mais qualquer comentário neste tópico. Só o faço porque houve algumas</u> pessoas que o pediram e porque acho que o merecem.

Há uma coisa que eu acho importante distinguir: eu penso que ninguém tem aqui intenção de premiar quem, por qualquer razão, se torna toxicodependente. Vejo até alguma utilidade em as pessoas “diabolizarem” a droga, como algo horrível e destrutivo. Acho também que os “arrumadores” ajudaram a difundir essa imagem das drogas pesadas, sobretudo as injectáveis. Porque tornou-se mais visível a degradação em que a pessoa cai. Penso também que nunca se devem criar situações favoráveis ao consumo. Devem-se criar obstáculos. Para que a pessoa não se sinta confortável a consumir.

Mas isto é a meu ver uma postura pedagógica que se deve assumir para evitar a toxicodependência. Porque esta quando já está instalada é uma doença. E deve ser tratada como uma doença, aliás, uma doença de foro psiquiátrico muito difícil. O que significa que deve haver tratamentos, programas e compreensão da sociedade na recuperação. Apresentar casos de recuperação pode criar a ideia de que é fácil recuperar para os que nunca entraram, é verdade, mas ajuda aqueles que lá estão.

Como doença que é – e há muitas, muitas doenças causadas pelo próprio doente e que ninguém duvida que merecem ser tratadas - não deve deixar de merecer tratamento e compreensão.
Para além de que há percursos muito diferentes.

Num plano mais geral, acho que qualquer pessoa é o produto de uma série de factores que não controla ( genética, meio, circunstâncias, etc). Por isso, não se pode dizer que alguém, na realidade, seja culpado do que quer que seja.

nao vejo as coisas dessa forma....

Acho que realmente têm mérito, mas não mérito por se terem metido nas drogas mas sim por terem conseguido se livrar delas....

é muito dificil sem duvida sair quando estamos viciados e quem o consegue nao aprovo o que fez no passado mas o que conseguiu no presente;)

citação:Originalmente colocada por xicos

Por isso, não se pode dizer que alguém, na realidade, seja culpado do que quer que seja.
Desta frase discordo. Eu acho que as pessoas geralmente têm mesmo muita, se não toda a culpa de muita coisa. Não acho é que só porque se tem a culpa isso significa que se vai numa viagem sem regresso. Toda a gente deve ter a possibilidade de tentar corrigir os seus erros.
Uma pessoa que se mete na droga, tem, efectivamente culpa do que lhe pode vir a acontecer. Pode ter sido por pressão para se integrar, pode ser porque era tão infeliz que viu ali um escape, pode ser por qualquer outro motivo, mas a verdade é que a escolha foi da pessoa, a "culpa" foi da pessoa. Naturalmente é raro o caso em que ao fazermos uma coisa temos a capacidade de saber todos os efeitos e consequências dessa decisão. Quem dá uma passa num cigarro pela primeira vez não tem a capacidade para saber que no futuro irá morrer de cancro cuja causa começou precisamente nessa passa, não antevê que afinal já não dá só uma passa, que afinal já é um maço por dia, e depois dois e depois seis e depois, etc, etc...
Mas essa culpa não significa que o fim tenha de ser estático e pré-destinado. Não tem.

citação:Originalmente colocada por um.dois

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:Originalmente colocada por um.dois

Eu digo que nunca mas nunca cairei na droga porque a minha força de vontade e as minhas certezas na vida assim me determinam a ter estas certezas.
Afinal quem é que tem mais força de vontade; ele que recuperou ou eu que tenho a certeza do que quero e do que é correcto? Esta é uma pergunta à qual respondo eu mesmo, eu sou um heroi (neste contexto), mas um heroi que não quer aparecer na televisão.

E quanto a quem diz às vezes para tentar amenizar certezas, de que, "não podes dizer nunca porque o futuro não sabes" eu digo nunca...

Acho piada a estas afirmações...[:I][:I][:I] cair na droga??? já vi cair gente no chão na droga nunca vi...

Como é possivel alguem ter a certeza de dizer que NUNCA será viciado em droga??????:(:(:(

já agora o k entendes por droga? [:0]
Tu percebeste a expressão "cair na droga"... :)

Eu percebi...:)

Estava só a lembrar daqueles que caem nas drogas hospitalares, por motivos fisico ou psicologicos. Essas infelizmente nenhum de nós está livre um dia.[xx(]

citação:Originalmente colocada por Rasec

Belas mentalidades em pleno século XXI...

Acho que te fazia muita falta, a ti e outras criançolas como tu (nem quero saber a tua idade real, porque a tua atitude é típica de criançola), trabalhar como voluntário num centro de acolhimento a toxicodependentes para tentarem perceber, por vezes, o que é vida!

É de uma pobreza de espírito assustadora...

1-Queres mesmo que o mundo acabe neste século...:D
2-Espero fazer trabalho voluntário algum dia,
mas com quem tem mesmo problemas e não com
quem os arranja.

citação:Originalmente colocada por pensante

Já li cada post por aqui...
Nunca me droguei,não desço ao
nível de quem trata a droga por tu.
Há aqui gente tão tolerante que só falta pedir
que a droga seja comparticipada pelo estado.

E já é!!! o que pensas que são os programas de Metadona?;)

No entanto tenho grandes reservas quanto ao sucesso desses programas a metadona, parece-me que a dependencia continua só muda é a droga[:0]

Querem cada vez mais desresponsabilizar as pessoas pelos erros que cometem,por isso é que estamos a caminhar para um abismo...
Passa-se isso com os consumidores de droga,mulheres que abortam,
enfim... esta sociedade cada vez me envergonha mais.

citação:Originalmente colocada por pensante

Querem cada vez mais desresponsabilizar as pessoas pelos erros que cometem,por isso é que estamos a caminhar para um abismo...
Passa-se isso com os consumidores de droga,mulheres que abortam,
enfim... esta sociedade cada vez me envergonha mais.
Cria uma nova....

Li todo o topico e alguns user´s confundiram o topico com uma sanita,muitos cag.r.m os pontos de vista e assumiram-se como autenticas bestas quadradas tal a ignorância,comentários positivos como o do "torres,"xicos" e "pdcouto" entre outros da gosto ler e quanto aos outros......como alguem escreveu"a ignorância é pior k a droga",mas para a droga ainda hà cura e prá estupidez ainda está em estudo,pessoas assim[8)] metem no mesmo saco as corridas ilegais da ponte vasco da gama com as do autodromo do estoril(e tudo corridas nesse ponto de vista),existem arrumadores(esses sim nao fazem falta nenhuma),e existem os outros k fazem de tudo pra se safar do erro k cometeram sem serem gatunos.
Vou ficar por aqui k pra m..... já chegam alguns "contabilistas"(nao digo o nome)do forum.

citação:Originalmente colocada por cesar matos

Li todo o topico e alguns user´s confundiram o topico com uma sanita,muitos cag.r.m os pontos de vista e assumiram-se como autenticas bestas quadradas tal a ignorância,comentários positivos como o do "torres,"xicos" e "pdcouto" entre outros da gosto ler e quanto aos outros......como alguem escreveu"a ignorância é pior k a droga",mas para a droga ainda hà cura e prá estupidez ainda está em estudo,pessoas assim[8)] metem no mesmo saco as corridas ilegais da ponte vasco da gama com as do autodromo do estoril(e tudo corridas nesse ponto de vista),existem arrumadores(esses sim nao fazem falta nenhuma),e existem os outros k fazem de tudo pra se safar do erro k cometeram sem serem gatunos.
Vou ficar por aqui k pra m..... já chegam alguns "contabilistas"(nao digo o nome)do forum.

Generalizar um problema que está longe de ser linear, é o quê? INTELIGENCIA?

citação:Originalmente colocada por cesar matos

Dá-me a impressão que aqui quem defende os drogados é porque ou já experimentou uma droga qualquer ou tem ideias de o fazer...

Gostava de vos ver a falarem assim, a defendê-los com unhas e dentes se fossem assaltados por um de seringa em punho ou se vos assaltassem o carro para roubar o auto-rádio para matar o vicio...

Defender esses parasitas da sociedade é a mesma coisa que defender assassinos, pedófilos, violadores, etc...

São criminosos, que estragam a vida de quem os rodeia e, inclusive, de quem não tem nada que ver com eles...

E depois ainda vem o Estado dar-lhes benésses e beneficios, como se eles fossem uns coitadinhos que cairam na droga por acidente, como se fossem como os doentes de cancro que lhes aparece assim sem mais nem menos nem o desejarem...

É vê-los a passarem à frente das pessoas nas farmácias, apenas porque são drogados e têm esse beneficio... é vê-los a passarem à frente dos outros nos hospitais porque são drogados e coitadinhos... é vê-los a receberem apoios do Estado para curas de desintoxicação, porque são uns coitadinhos que ficaram drogados sem o quererem...

Até parece que ninguém sabe as terriveis consequências de espetar uma agulha no braço ou snifar uma linha... "ah e tal, deixa-me cá experimentar, nunca ninguém me disse o que isto era ou se faz mal"...

Continuo a dizer, por mim, morriam todos logo à segunda dose! Salas de chuto? Era melhor se fizessem câmaras de gás! Centros de desintoxicação e CAT's? Esquadrões da morte, era o que deviamos ter!

Se calhar, para continuar esta conversa de maneira minimamente correcta, devia começar-se por definir o que é um drogado…

P.S. – Pedrocas, esta intervenção…

Calma pessoal... Gostaria de mais uma vez dar a entender que um viciado (seja em droga, alcool ou mesmo no tabaco) tem uma fraqueza.

Sorte de quem nao a tem!

citação:Originalmente colocada por Pedrocas
...Continuo a dizer, por mim, morriam todos logo à segunda dose! Salas de chuto? Era melhor se fizessem câmaras de gás! Centros de desintoxicação e CAT's? Esquadrões da morte, era o que deviamos ter!
Pedrocas.

Concordando que todos temos de ser úteis à sociedade onde vivemos, em vez de a parasitar, saliento que a solução não passaria, nunca, por "soluções" que são a vergonha da História da Humanidade, censuráveis na lei e nas regras do fórum!

No caso da toxicodependência, fenómeno que estudei, de alguma forma, com alguma profundidade, saliento que a abordagem deve ser sempre cautelosa e sem estigmas, devendo a terapia ocupacional ser a chave na aposta contra esta chaga.

Na verdade os programas de substituição (metadona), mais não são do que paliativos em vez de um ataque verdadeiro ao problema, mas, infelizmente, essa é a nossa solução para quase tudo, paliativos...

As terapias ocupacionais, longe de poderem ou deverem ser vistas como esmola social, devem, também no papel da desintoxicação, ser aplicadas com firmeza, sujeitando os visados a programas rígidos de recuperação para a Sociedade tornando-os obrigatoriamente úteis, em vez de dependentes!

Desse modo, longe da "solução final", defendo a solução inicial, firme e determinada, sem complacências e aplicada com rigidez, purificando o corpo pela mente e a mente pelo corpo, sem folgas, na certeza de que, com os processos actuais, esse é sempre um processo muito, mas muito complicado de realizar sem muita, mas muita firmeza...

Back