Pergunta socialmente incômoda

citação:Originalmente colocada por Janus

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Ó Bruno, tens uma força admirável e só espero que aquilo que apregoes seja uma realidade para toda a tua vida. E que os teus mais próximos se mantenham igualmente firmes e hirtos.

É aquilo que eu mais desejo. Pois num caso em que aconteça um deslize, vai ser tratado sem a mínima comtemplação.

E ainda bem que casos destes só acontecem aos outros.

PS: Desculpa lá este súbito ataque de ironia, mas uma coisa é aquilo que se diz, outra é o que se sente quando se tem um ou mais casos próximos. E nem todos dão em deliquentes...

Carlos, mas eu não sou hipócrita ao ponto de dizer que nunca mudarei de ideias! Nunca digas desta água não beberei! Simplesmente é o que eu penso neste momento. Lógico que há muitos que querem ser ajudados e nesses casos acho que de facto devem ser ajudados! Mas também há muitos que estão-se nas tintas para ser ajudados...estão tão obcecados com o arranjar € para a dose que não pensam em mais nada...nem sequer em sair desta esfera! É a esses que me refiro Carlos!:)

És psicologo? Como sabes que não querem ser ajudados?

Porque conheço N casos que de facto não querem...um desses casos até me respondeu "olha pode ser que um dia arranje força e vontade. Até lá vou andando"

Depois de ouvir isto ainda precisarias dum psicólogo que te analizasse estas palavras?

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

(...)
Não são os falhanços que nos definem, é o continuar a tentar. Podem haver 99 drogados em 100 que não têm força de vontade para mudar de vida, ou até não quererem, mas aquele 1 que quer, merece, pelo menos a consideração de o deixarmos tentar. Ao englobar as pessoas todas num mesmo grupo, isso não é possível.

O problema deste tópico é que os meninos de bem pensam que a vida é cor de rosa para todos.

Será que aquilo que nós somos é inato?
Ou será que somos influenciados pelo meio social em que vivemos?

Muitos drogados não o são por opção (no verdadeiro sentido da palavra), são-no porque em algum momento da sua vida tiveram problemas, e a droga, ou a pedrada, foi a melhor solução para lhes escapar. Claro que depois de entrar no circulo é muito dificil encontrar a saida.
Acho que ninguém está livre de ter um momento de menos clarividencia.
Quanto ao facto dos ex-toxicodependentes serem herois, nunca me passou pela cabeça encara-los como tal, passou sim ter um grande respeito por eles, afinal a sua vida não foi fácil e certamente terão algum valor por terem conseguido deixar o vicio.
Alguns conhecidos meus entraram nesse circulo, alguns sairam a mal, outros não sairam nem sairão e só um saiu bem. Hoje é um empresário bastante bem sucedido apesar de em termos academicos ter uma 4ª classe mal feita.:) Garanto que nenhum deles entrou na droga por querer, ou por ser fixe e parecer bem. Todos, em algum ponto onde a vida correu pior, fraquejaram. O porque não interessa.
Por mim tudo o que seja feito para tirar as pessoas desse vicio é bem vindo.

Para alguns iluminados, podiamos acabar com os psicologos, afinal, não servem para nada. A vontade é tudo.
Ou será que não é preciso ter alguém que nos mostre o caminho?
E se às vezes os pais ou os amigos o conseguem fazer, muitas vezes é necessário recorrer a alguém exterior. O psicologo, daí a vontade ser muito, mas nem sequer estará perto de ser tudo.

Precisamente por serem toxicodependentes por opção é que não posso estar de acordo em apoiá-los. Se foi opção deles mergulharem nesse mundo, também tem de ser opção deles saírem dele.
Além do mais quem vê a droga como uma maneira de escapar, ou é burro ou é cobarde ou é ambos.

Senão vejamos:

Toda a gente sabe o que a droga faz.
Mesmo assim querem conviver com ela no sangue? São burros.

Mesmo a pior das situações tem de ser encarada de frente e não desviar para o lado (leia-se entrar no mundo da droga). Escolher a droga como maneira de escapar, perdoem-me mas é de uma falta de tomates extrema. São cobardes. Considero o suicídio mais corajoso e digno apesar de não ser igualmente uma alternativa!

Lamento amigos, mas nalguns aspectos concordo com o TB. Não mexerei uma palha para ajudar essa gente. Ah e toxicodependente não é só dependente de heroína...mas tb de álcool, jogo...enfim um sem número de actividades!
E sim, convivo de perto com gente dessa no meu bairro e igualmente com traficantes...mas para com estes, o tratamento já seria diferente e para pior!

Eles é que escolheram! Não me venham atirar areia e dizer "ah e tal coitados foi a vida que para lá os mandou e a sociedade é que foi a culpada"...esse argumento está mais que gasto até por partidos políticos com os quais simpatizo. (bem...qualquer dia tou a filiar-me no PP...Livra!!!!!!!)[xx(])

Toda a gente sabe o que a droga faz.

Será que sabe?? Ou será que pensam sempre:" É só uma vez, não pode fazer mal!"

Qual é para tí a pior das situações?
És pretencioso ao ponto de pensar que todos são como tu? Ou que todos vão ter a coragem de se suicidar?
Quantas vezes perante um problema tomaste a saida mais fácil, só porque era isso mesmo??
Compreender tudo o que envolve a toxicodependencia é extremamente complicado.
Não é um assunto que possa ser enfrentado com a leviandade do preto ou branco.

Acerca do não mexeres uma palha para ajudar pessoas com problemas, lembra-te de quantas vezes tiveste problemas e te deram ajuda;)

Com o primeiro bold concordo.

Com o 2º bold é como referi. Ajudaram porque eu quis ser ajudado. O meu post acima explica a diferença entre querer ser ajudado e não ter força de vontade para pedir ajuda.

citação:Originalmente colocada por Torres

(...)
Não são os falhanços que nos definem, é o continuar a tentar. Podem haver 99 drogados em 100 que não têm força de vontade para mudar de vida, ou até não quererem, mas aquele 1 que quer, merece, pelo menos a consideração de o deixarmos tentar. Ao englobar as pessoas todas num mesmo grupo, isso não é possível.

Ora cá está!! É exactamente isto que penso e defendo!!:)
Se os 99 não querem...olhem amigos...temos pena...mas o futuro é inevitavelmente a morte![xx(]
Se esse único caso quer ser ajudado então aí que se faça o possível porque salva-se uma vida!!:)

Ó Bruno, tens uma força admirável e só espero que aquilo que apregoes seja uma realidade para toda a tua vida. E que os teus mais próximos se mantenham igualmente firmes e hirtos.

É aquilo que eu mais desejo. Pois num caso em que aconteça um deslize, vai ser tratado sem a mínima comtemplação.

PS: Desculpa lá este súbito ataque de ironia, mas uma coisa é aquilo que se diz, outra é o que se sente quando se tem um ou mais casos próximos. E nem todos dão em deliquentes...

Carlos, mas eu não sou hipócrita ao ponto de dizer que nunca mudarei de ideias! Nunca digas desta água não beberei! Simplesmente é o que eu penso neste momento. Lógico que há muitos que querem ser ajudados e nesses casos acho que de facto devem ser ajudados! Mas também há muitos que estão-se nas tintas para ser ajudados...estão tão obcecados com o arranjar € para a dose que não pensam em mais nada...nem sequer em sair desta esfera! É a esses que me refiro Carlos!:)

Porque conheço N casos que de facto não querem...um desses casos até me respondeu "olha pode ser que um dia arranje força e vontade. Até lá vou andando"

Depois de ouvir isto ainda precisarias dum psicólogo que te analizasse estas palavras?

Não, precisava de um psicologo para lhe tentar arranjar a força de vontade, parece-me claro que ele quer, mas não consegue, sair da toxicodependencia.;)

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

Janus: Eu vivi até aos 17 anos em Chelas, sabes? Conheci de tudo na minha vida. Além pessoas com uma casa cuja arrecadação é maior que a casa de 90% dos portugueses conheço bem o extremo oposto: carteiristas, um tipo que já esteve preso por dar uma facada noutro gajo, ladrões de automóveis, toxicodependentes, excluídos, etc. Um deles vi-o a abrir o carro do meu pai em escassos segundos quando o meu pai se esqueceu lá da chave dentro (a troco de uma imperial). E conheço bem a maneira deles pensarem: trabalhar é que não querem! Ponham-nos a trabalhar a sério, que a vontade de se agarrarem ao vício passa-lhes num instantinho.[8]

Conheço Chelas... que idade tens?

Eu nasci e vivi igualmente mas em Almada... uns anos a seguir ao 25 de abril com os retornados , veio com eles a Liamba Angolana, trouxeram sacas daquilo, ia eu para a escola primária já se fumava Liamba e vendia á porta de casa... ainda nem haxixe havia em Portugal.
No ciclo devia ter eu uns 10anos , já havia tudo á venda e com fartura...a moda era o LSD o haxixe e a heroína.
Sabes o que é vires da escola e entrares no predio e tar um gajo a injectar-se? teres um vizinho que se injectava no pescoço? ter outro vizinho que se atirou da janela? outro que se atirou do cabo espichel.
Dezenas de gajos que morreram de overdose? outros de sida e avc? sim um gajo morto de overdose...com a seringa ainda espetada no pulso[:0]

Pois é eu nesse campo vi praticamente de tudo nessa altura, onde tive (sem a informação que há hoje) a separar o trigo do joio.

E pensas k eu hoje tb não digo; estes gajos tem tudo porque se drogam? etc tb vi mtos k nunca quiseram deixar e já morreram...

Mas outros abriram os olhos a tempo e largaram.;)

Outros a droga nunca lhes disse grande coisa como o meu caso e poucos mais.Mas vimos de tudo percebemos bem o fenomeno social e humano e acima de tudo real para poder falar dele sem tabus nem paranoias.

Nos anos 80 construiram os bairros sociais do concelho para onde foi mta gente viver e almada começou a ser uma cidade agradavel.

o problema naquela altura foi a falta de informação e hoje ainda continua a ser mais devida a discursos inadequados.Já é tempo de evoluir pois já passara mais de 30anos da grande explosão das drogas em portugal.

Tenho 23 anos. Para terem um bom exemplo, do meu prédio vi sair pessoas para [:o)] e saíu de lá o Costinha, aquele que jogou no Mónaco e agora joga no Porto.;)

Não, precisava de um psicologo para lhe tentar arranjar a força de vontade, parece-me claro que ele quer, mas não consegue, sair da toxicodependencia.;)

Boa resposta;)
No entanto não me parece que um psicólogo seja necessário...é necessária uma pessoa que lhe dê força fosse ela qual fosse!;)

Em suma concordo que se ajude quem precisa e quer e concordo que se tente ajudar quem não quer ser ajudado, mas quanto a quem não quer ser ajudado, lamento amigos mas não perco noites de sono a pensar nisso...desculpem-me a frieza mas é a minha opinião custe a quem custar!:)

Janus é certo que é preciso alguém que mostre o caminho, o problema é que regra geral aos drogados, o caminho é mostrado, e eles não o querem ver.

O mais grave é que fazem de conta que o vêm, quando na realidade... não querem ver nada.

Eu também acho que se deviam tirar as pessoas desse vício, mas elas é que não querem! Não querem sair! É isso que infelizmente eu tenho constatado com os casos que vou vendo, e conhecendo. E se não querem, como é que lhes podemos dar credito?
São assim tão diferentes de um fumador, de um alcoólico ou de um jogador compulsivo? Aliás, são assim tão diferentes de algum viciado, seja no que for?
E não te esqueças da magnitude que os vicios têm, que varia de vicio para vicio. Um fumador sente uma vontade enorme de fumar, e a reação principal é psicológica, e depois manifesta-se fisicamente com um determinado grau. A droga manifesta-se fisicamente com um grau dezenas de vezes mais forte. E nem estou a falar de quando tentam deixar, mesmo o tempo que passa entre uma dose e outra. Ao tomarem mais uma dose a dor passa, e o que se instala é o bem estar. Com o tempo o bem estar é cada vez menos e a ansiedade e a necessidade maior. Lutar contra a fisiologia é complicado. Imagina-te quando tens uma constipação, febre, etc. Tens vontade de fazer alguma coisa? Um gajo quer é estar na cama, quietinho, mal se consegue mexer, mal consegue pensar, comer ou respirar. Porquê? Porque todo o organismo está a "falhar". Nunca são sensações boas, pelo que o deixar aquilo que apazigua as dores e o mau estar torna-se uma tarefa extremamente dura. Ainda voltando ao tabaco, conheces certamente pessoas que de um dia para o outro simplesmente deixam de fumar, certo? Nenhum drogado (já dependente) consegue fazer o mesmo por causa das reações biológicas. Não está só dependente da força de vontade.

A questão é que há tantos casos próximos que nem sei como seria possível ter outro tipo de atitude. :)
Um caso, pais com 2 filhas, muito giras, tudo indica uma família feliz. Uma delas, a mais nova tem neste momento uma carreira de sucesso. A mais velha é uma junkie...
Como é que foi possível? Não faço idéia. Nem os pais sabem explicar. Tudo gente com dinheiro, uma escola muito exclusiva, uma casa num excelente sítio, tudo o que de bom o dinheiro pode comprar.
E aos 17 anos a miúda é apanhada pela mãe a injectar-se em casa.
Depois é a confusão.
Há uns 10 anos que é uma luta diária para tirar a miúda da droga. Entretanto casou, com um tipo impecável que conhecia a situação dela e pensou que poderia ajudar. Tiveram uma criança (e sabes os riscos...) e de novo a miúda caíu na droga. Veio o divórcio, o bébé a ser tratada pela avó e a miúda a passar temporadas em clínicas de reabilitação, tudo a custar uma fortuna. Hoje, o dinheiro da famíia está limitado, o pai que tinha uma empresa de sucesso foi-a largando para se dedicar ao problema da filha e acabou por ficar na penúria. Acabaram-se as clínicas de luxo. Acabou-se o dinheiro.
Mas a esperança continua.

Eu acredito que seja possível um dia a miúda reabilitar-se. É por isso que não perco a esperança e quando estamos juntos, manifesto-lhe a ela e à família a minha mais completa solidariedade.

Temos a mesma idade. Somos quase como irmãos.

Creio que entendes.

(...)

Se os 99 não querem...olhem amigos...temos pena...mas o futuro é inevitavelmente a morte![xx(]
Se esse único caso quer ser ajudado então aí que se faça o possível porque salva-se uma vida!!:)

Acerca da força de vontade para pedir ajuda.
Já reparaste o quanto é complicado para muita gente faze-lo?
Para o fazeres tens de primeiro admitir que tens um problema, depois admitir que não o consegues resolver usando os teus próprios meios.
É nessa fase que entra o psicologo, ajudar-te a admitir tudo isso.
Não tratas as pessoas com depressões?

Agora ao "quote".
Então quem não tem força de vontade deve ser abandonado à morte.
Fica nas ruas a roubar, a viver sem a dignidade que todos os seres humanos merecem. Não é essa a minha maneira de ser. Pelo menos deve ser-lhes dada oportunidade de viverem como seres humanos que são.

Como desabafo, e espero que não leves isto para o campo pessoal, se fosse um cão que o tivesse mordido uma criança e fosse abatido vinham logo criar tópicos de revolta.
Se são cães que foram abandonados vinham criar tópicos para adoptarem cães.
Se fosse um canil assaltado vinham pedir dinheiro.

Agora quando são pessoas a viver abaixo do limite da dignidade, se fosse dinheiro para uma instituição do estilo IPSS ninguém mexe uma palha.
Quantos tópicos há para ajudar pessoas?
Numa pesquisa rápida encontrei 1!
Quantos há para ajudar animais? Alguém os conte.
Aqui valoriza-se mais os animais que as pessoas, e meus caros, quer gostem ou não, os drogados são pessoas. Mais são pessoas muito doentes e cabe à sociedade trata-los e valoriza-los enquanto pessoas.

Mas já que perguntaram por aqui "ah e tal se tivesses um toxicodependente na famílai?"

Pois eu pergunto "ah e tal se um toxicodependente tivesse agredido à facada a vossa mãe, mulher, namorada só para lhe roubar 5€ pó cavalo"

Qual seria a vossa atitude perante este tema? Isto de ver as coisas desse lado é bonito mas ponham-se do lado de cá tal como eu me pus desse lado de lá!;)

PS: não aconteceu comigo...felizmente e quando aconteceu foi agressão sem armas mas que deixou a pessoa em causa muito maltratada.

Mas já que perguntaram por aqui "ah e tal se tivesses um toxicodependente na famílai?"

Pois eu pergunto "ah e tal se um toxicodependente tivesse agredido à facada a vossa mãe, mulher, namorada só para lhe roubar 5€ pó cavalo"

Qual seria a vossa atitude perante este tema? Isto de ver as coisas desse lado é bonito mas ponham-se do lado de cá tal como eu me pus desse lado de lá!;)

PS: não aconteceu comigo...felizmente e quando aconteceu foi agressão sem armas mas que deixou a pessoa em causa muito maltratada.
Matava-o. Mas agora responde tu, eu matei-o por ele ser drogado ou pelo que ele fez? ;)

A questão é que há tantos casos próximos que nem sei como seria possível ter outro tipo de atitude. :)
Um caso, pais com 2 filhas, muito giras, tudo indica uma família feliz. Uma delas, a mais nova tem neste momento uma carreira de sucesso. A mais velha é uma junkie...
Como é que foi possível? Não faço idéia. Nem os pais sabem explicar. Tudo gente com dinheiro, uma escola muito exclusiva, uma casa num excelente sítio, tudo o que de bom o dinheiro pode comprar.
E aos 17 anos a miúda é apanhada pela mãe a injectar-se em casa.
Depois é a confusão.
Há uns 10 anos que é uma luta diária para tirar a miúda da droga. Entretanto casou, com um tipo impecável que conhecia a situação dela e pensou que poderia ajudar. Tiveram uma criança (e sabes os riscos...) e de novo a miúda caíu na droga. Veio o divórcio, o bébé a ser tratada pela avó e a miúda a passar temporadas em clínicas de reabilitação, tudo a custar uma fortuna. Hoje, o dinheiro da famíia está limitado, o pai que tinha uma empresa de sucesso foi-a largando para se dedicar ao problema da filha e acabou por ficar na penúria. Acabaram-se as clínicas de luxo. Acabou-se o dinheiro.
Mas a esperança continua.

Eu acredito que seja possível um dia a miúda reabilitar-se. É por isso que não perco a esperança e quando estamos juntos, manifesto-lhe a ela e à família a minha mais completa solidariedade.

Temos a mesma idade. Somos quase como irmãos.

Creio que entendes.

Claro que entendo e lamento Carlos.
Mas lê lá o meu último post antes deste e vê-lá se também não compreenderias uma atitude agressiva para com um toxicodependente.

PS: Não conto pormenores porque não os sei...tudo não passou de um "ouvi dizer" aqui há um ano...

Matava-o. Mas agora responde tu, eu matei-o por ele ser drogado ou pelo que ele fez? ;)

Era mesmo uma resposta dessas que eu queria ouvir!

Que imagem terias dos toxicodependentes a partir dessa altura Torres? É inevitável a criação de estereotipos e generalizações na sociedade!! A nossa mente é mesmo assim! De certeza que cada vez que visses um drogado irias pensar nessa situação e irias desenvolver um sentimento de ódio para com toxicodependentes!! Verdade ou mentira?

É errado? Claro que é! Mas é inevitável! A mente humana é mesmo assim![xx(]

EDIT: resposta - pelo que ele fez obviamente...;)

Que imagem terias dos toxicodependentes a partir dessa altura Torres? É inevitável a criação de estereotipos e generalizações na sociedade!! A nossa mente é mesmo assim! De certeza que cada vez que visses um drogado irias pensar nessa situação e irias desenvolver um sentimento de ódio para com toxicodependentes!! Verdade ou mentira?
Talvez seja verdade, mas, e este mas é que é o grande mas, cabe a mim e à minha racionalidade, apesar da primeira "reação", a seguir entender que só porque um fez não significa que o que está à minha frente o vá fazer. É porque se formos assim não vivemos. Um gajo num Uno faz-me dar uma guinada, passo a ter raiva a todos os que conduzem um Uno? Um padre viola uma criança, os padres passam todos a violadores? etc..

(...)

Acerca da força de vontade para pedir ajuda.
Já reparaste o quanto é complicado para muita gente faze-lo?
Para o fazeres tens de primeiro admitir que tens um problema, depois admitir que não o consegues resolver usando os teus próprios meios.
É nessa fase que entra o psicologo, ajudar-te a admitir tudo isso.
Não tratas as pessoas com depressões?

Agora ao "quote".
Então quem não tem força de vontade deve ser abandonado à morte.
Fica nas ruas a roubar, a viver sem a dignidade que todos os seres humanos merecem. Não é essa a minha maneira de ser. Pelo menos deve ser-lhes dada oportunidade de viverem como seres humanos que são.

Como desabafo, e espero que não leves isto para o campo pessoal, se fosse um cão que o tivesse mordido uma criança e fosse abatido vinham logo criar tópicos de revolta.
Se são cães que foram abandonados vinham criar tópicos para adoptarem cães.
Se fosse um canil assaltado vinham pedir dinheiro.

Agora quando são pessoas a viver abaixo do limite da dignidade, se fosse dinheiro para uma instituição do estilo IPSS ninguém mexe uma palha.
Quantos tópicos há para ajudar pessoas?
Numa pesquisa rápida encontrei 1!
Quantos há para ajudar animais? Alguém os conte.
Aqui valoriza-se mais os animais que as pessoas, e meus caros, quer gostem ou não, os drogados são pessoas. Mais são pessoas muito doentes e cabe à sociedade trata-los e valoriza-los enquanto pessoas.

Neste teu post concordo em absoluto com tudo!:)

Mas muito friamente digo: Em 10 minutos posso perder 5 minutos para tentar ajudar alguém. Se essa pessoa não quiser ser ajudada, vou usar os restantes 5 minutos em alguém que queira ser ajudado. Quem não quer, que se desenrasque. Por cada pessoa (que não quer ajuda) que eu volto costas, há outra que salvo e que quer ser salva!

Percebes onde quero chegar?:)

Talvez seja verdade, mas, e este mas é que é o grande mas, cabe a mim e à minha racionalidade, apesar da primeira "reação", a seguir entender que só porque um fez não significa que o que está à minha frente o vá fazer. É porque se formos assim não vivemos. Um gajo num Uno faz-me dar uma guinada, passo a ter raiva a todos os que conduzem um Uno? Um padre viola uma criança, os padres passam todos a violadores? etc..

Exacto Torres! Essa é que é a qestão!! Conheço muito boa gente que vê um Ibiza fumante a acelerar e diz..."pronto...os gajos dos Ibizas são todos iguais..."

E será que são????? Lógico que não!

É como eu digo, é INEVITÁVEL. O ser humano é muito dado a generalizações...[xx(]

Os toxicodependentes são todos iguais? Claro que não e a diferença é que uns ainda não têm coragem para pedir ajuda (Janus dixit e concordo PLENAMENTE) e outros já têm! Vou perder tempo até que os que não querem ajuda ganhem coragem para pedi-la? Vou perder tempo a convencê-los? NÃO E NUNCA IREI! Parto para outra e procuro outro ser humano que queira ser ajudado.

Bruno, claro que entendo. Mas não generalizo porque aquilo que conheço só me dá vontade de chorar...

Tenho um bom amigo nos USA, que tem um irmão mais novo e é uma jóia de pessoa, mas anda metido na droga. O problema é que já foi detido 2 vezes por no carro onde viajava existir mais pó do que aquele que é permitido para consumo. E sabes como é nos USA. À 3ª vez, vai de cana por muito, muito, muito tempo.

Quando estou com eles o rapaz diz que quer sair, que até nem consome muito, que agora é a última vez, e essa treta toda e andamos assim a tremer de medo que a polícia telefone de novo. É que desta vez pôem o gajo dentro e atiram a chave fora.

O pai está-se nas tintas, a mãe é uma idiota e é o irmão que suporta aquilo tudo e tem a vida complicada por causa do mais novo.

Mas não o vejo a desistir.

Agora, deves perguntar-te como é que eu reajo e estas cenas. Eu por mim, era pegar nesses grandes traficantes e fuzilá-los, sem qualquer contemplação. Sim, é o meu lado negro, pois são estes grandes fdp que promovem estas situações e desfazem assim, num simples click, a vida de uma família.

Pode generalizar no segundo inicial e depois ganhar juízo. Toda a gente acha fantástica a capacidade dos seres humanos de raciocinarem, mas depois quando é para o fazer ...ah e tal... :D

Compreendo o teu ponto de vista perfeitamente.
Aliás compreendo e estou de acordo com ele.;)
Mas o teu discurso inicial não me pareceu muito claro nesse ponto.

Claro que nenhum de nós gosta de entrar em batalhas para perder. Ninguém gosta de perder tempo a tentar ajudar alguém que não quer ser ajudado.
O que eu estou a tentar dizer é que nem sempre o que parece é! E às vezes aqueles que não admitem que precisam de ajuda são os que mais gostariam de a pedir, mas por diversos motivos não o fazem.

Back