Pela minha humilde experiência em 9 anos de carta parece-me que a falta de respeito dos peões pelos automobilístas é crescente.
Acontece-me por vezes ir a circular em ruas dentro da cidade e virem 3 ou 4 pessoas em linha, 1 no passeio e o resto pelo meio da rua ocupando uma faixa de rodagem, impavidos e serenos não fazem qualquer tipo de alteração à configuração e eu tenho que os contornar saindo da minha "mão", ou por vezes parar porque vem algum carro de frente e depois contornar.
Estranhamente é relativamente frequente esta situação. Nem vou dizer a minha opinião ou pensamentos nestas situações porque não quero dizer "asneiras".
Mais recorrente é o atravessar a rua sem qualquer respeito pelos automóveis, seja fora das passadeiras ou em passadeiras, há situações verdadeiramente "caricatas".
Presumo que grande maioria das pessoas que praticam esta "coisa" não sejam condutores, e a falta de percepção da realidade seja factor de influência. Isto é, não compreendem como às vezes pode ser complicado imobilizar um carro para não os atropelar, areia no chão, paralelo molhado, piso manhoso, carros atrás de nós que nos podem limpar a traseira e ainda limpar o peão... etc.
Situação final e curiosa é aqueles casos em que está uma personagem mesmo na beira do passeio (mesmo no lancil), na passadeira, a olhar para a estrada, eu paro para os deixar atravessar e olham para mim a tentar aperceber-se de porque é que eu parei e "dizem" que não estão ali para atravessar. Também vos acontece com frequência?
Não me considero um génio, mas sou uma pessoa satisfeita com a minha inteligência e destreza mental.