Peripécias e relatos rodoviários em Coimbra

Ampliação dos ilhéus e corte de uma entrada: As futuras mudanças na rotunda do Almegue​

28 de julho de 2026 às 16 h31
Rotunda-scaled.jpg
Esquema apresentado pela câmara à IP para a futura configuração do Almegue | Fotografia: DR

A rotunda do Almegue será intervencionada pela Infraestruturas de Portugal (IP) até ao final. A revelação foi ontem feita pela presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa. A proposta desenvolvida pelos serviços da câmara e aceite pela IP vai promover três mudanças naquela rotunda.

Com a nova configuração, será impossível entrar na rotunda através do acesso proveniente de Bencanta e da Escola Agrária, a norte, passando o acesso a ser feito através da via rápida de Taveiro, entrando por São Martinho do Bispo. No entanto, será possível continuar a sair nessa saída da rotunda.

Já os ilhéus junto às entradas da rotunda serão ampliados (a vermelho na imagem), obrigando a quem circula na via exterior a sair sempre na primeira saída. Esta solução faz com que todos os veículos que acedam à rotunda nas diferentes vias terão a entrada facilitada.

A terceira mudança será na entrada de transportes públicos junto à Escola Agrária, que futuramente será também reforçada com uma “barreira física”, que impossibilite o acesso a outros veículos.

Diário As Beiras

O ideal era o nó desnivelado com a nova ponte para IC2 e Açude para tráfego urbano. Esta solução pode melhorar um pouco, facilitando a entrada, principalmente para quem vem de Taveiro e só tem visibilidade quando chega à rotunda.
Deixará de ser possível aceder à rotunda através do túnel, que muita gente usava para fugir ao trânsito, dificultando ainda mais quem entrava pela Via rápida.

Entretanto, hoje saiu esta notícia:

´
Ouvi dizer que eram umas bombas low-cost espanholas, talvez a Plenergy ou a Petroprix. A do Inter serão ao pé da rotunda maior.

Nesse caso vão existir 3 bombas em menos de 100m.

Têm que investir é em carregadores EV. Que eu saiba estão dois na Prio e dois no retail park na zona da saída.

Aquele tipo de lojas convida paragens algo prolongadas e por conseguinte a carregamentos.

´
Ouvi dizer que eram umas bombas low-cost espanholas, talvez a Plenergy ou a Petroprix. A do Inter serão ao pé da rotunda maior.

Têm que investir é em carregadores EV. Que eu saiba estão dois na Prio e dois no retail park na zona da saída.

Aquele tipo de lojas convida paragens algo prolongadas e convidam a carregamentos.

Por acaso tropecei na planificação da Urbanização Sete Fontes.

Fica basicamente entre os HUC e o pediátrico, na Quinta das Sete Fontes.

Zona com bastante potencial.

Aquele tipo de lojas convida paragens algo prolongadas e por conseguinte a carregamentos.
Sem dúvida. Principalmente o Retail com tanto estacionamento devia ter um zona com hub de carregamento, e já agora sombras.

No Retail de Eiras instalaram recentemente estes:

af9c9d70fb42a18ce6abf54cff484b7d.jpg

Os meus putos já têm os óculos e já me chatearam para os levar a ver o eclipse.
Qual o local mais apropriado para o fazer?
Lembrei-me do Seminário Maior, mas não tenho a certeza que servirá esse propósito. Alguma ideia?

Os meus putos já têm os óculos e já me chatearam para os levar a ver o eclipse.
Qual o local mais apropriado para o fazer?
Lembrei-me do Seminário Maior, mas não tenho a certeza que servirá esse propósito. Alguma ideia?
Um local com vista para o horizonte a oeste. O eclipse será na hora do pôr do sol, por isso estará mais baixo.

Entrada do Metrobus no centro de Coimbra traz nova organização do trânsito e dos SMTUC

Entrada do Metrobus no centro de Coimbra traz nova organização do trânsito e dos SMTUC

A entrada do Metrobus no centro de Coimbra vai provocar uma profunda reorganização da circulação automóvel e da rede dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

As alterações serão analisadas pela Câmara Municipal de Coimbra na reunião do Executivo marcada para segunda-feira, 24 de agosto, e deverão entrar em vigor a partir de 10 de setembro, em articulação com a nova fase de operação do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

A expansão do Metrobus até à zona central da cidade representa uma mudança significativa no modelo de mobilidade de Coimbra. O novo sistema vai passar a ligar a Praça da República, através da Via Central e da Avenida D. Sesnando Davides, à estação ferroviária de Coimbra-B, obrigando a uma nova articulação entre o transporte público, o trânsito automóvel e a circulação pedonal.

A concretização da entrada em funcionamento a 10 de setembro dependerá, contudo, do calendário operacional e da realização dos testes necessários à entrada em serviço do Metrobus.

Image

Rua da Sofia deixa de ser eixo de atravessamento automóvel

Uma das principais alterações será registada na Rua da Sofia, que deixará de permitir a circulação automóvel geral. A rua passará a assumir uma função prioritariamente dedicada ao transporte público, mantendo-se os acessos necessários a residentes, cargas e descargas, serviços essenciais e outros veículos autorizados.

A medida pretende reduzir o tráfego de atravessamento na Baixa e reforçar a utilização do espaço público por peões e transportes coletivos. A solução está também relacionada com a Declaração de Impacte Ambiental do projeto, aprovada em 2011, que estabelece para a Rua da Sofia uma função rodoviária prioritariamente afeta aos transportes públicos.
Os autocarros dos SMTUC continuarão a utilizar a Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes e a Rua da Sofia no percurso entre a Praça da República e a Avenida Fernão de Magalhães. No sentido contrário, os veículos passarão pela Avenida D. Sesnando Davides e pela Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes.

A Avenida D. Sesnando Davides ficará igualmente reservada prioritariamente ao transporte público e aos acessos autorizados, numa tentativa de evitar que o novo corredor se transforme numa alternativa ao atravessamento automóvel da Baixa.

Na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, o sentido descendente será partilhado pelos SMTUC e pelo Metrobus. As atuais paragens de transporte público junto ao Jardim da Manga serão transferidas para o início da Rua da Sofia. No sentido ascendente, será criada circulação segregada para os transportes públicos e para os acessos autorizados.

Image

Rua de Saragoça passa a ter sentido único

A reorganização da circulação estende-se também à Rua de Saragoça. O troço entre a Rua de Montarroio e a Rua Guerra Junqueiro passará a funcionar em sentido único descendente.

A alteração pretende melhorar as condições de segurança e acessibilidade pedonal numa rua cuja reduzida largura dificulta atualmente a circulação. A redução do espaço destinado ao trânsito automóvel deverá ainda permitir, no futuro, uma intervenção de qualificação do espaço público.

O trânsito no sentido ascendente será encaminhado pela Avenida Sá da Bandeira, Praça da República, Rua Tenente Valadim e Rua Guerra Junqueiro. O acesso ao Mercado Municipal e à restante zona envolvente será mantido.
Image

Residentes e comércio mantêm acessos

Apesar das restrições ao trânsito automóvel geral, a zona da Baixa abrangida pelas alterações não ficará encerrada a residentes, comerciantes e serviços.

Está previsto um regime de acessos condicionados destinado a garantir a entrada de residentes autorizados, veículos de cargas e descargas, serviços essenciais e outros utilizadores devidamente autorizados.
A Rua Pedro Olaio deverá assumir-se como a principal entrada controlada para a zona condicionada. Estão também previstos regimes específicos de acesso ao Mercado Municipal, à PSP, à Escola Jaime Cortesão e a outros equipamentos e serviços.

Os horários de cargas e descargas serão definidos de forma a minimizar os conflitos com os períodos de maior circulação dos transportes públicos. A implementação das novas regras será acompanhada por sinalização específica e mecanismos de controlo e fiscalização.

Rede dos SMTUC também sofre alterações

A nova organização do trânsito terá consequências na rede dos SMTUC, uma vez que várias carreiras utilizam atualmente a Rua da Sofia, a Rua João de Ruão, a Rua Simões de Castro e outros arruamentos da Baixa.

A proposta que será apresentada ao Executivo Municipal prevê alterações aos percursos das linhas 4, 5, 5T, 6, 6F, 11, 16G, 19, 19A, 19T, 19R, 24, 25, 25T, 27, 27F, 28, 28F, 29, 30, 30A, 30T, 30F, 36F, 42V e 103.

Em várias das carreiras afetadas, as mudanças decorrem sobretudo dos novos sentidos de circulação e não deverão representar alterações significativas nos tempos totais dos percursos, permitindo manter os horários atualmente praticados.

Os utilizadores dos SMTUC podem ainda recorrer ao Google Maps para conhecer todas as linhas, planear percursos, acompanhar em tempo real a circulação dos autocarros e consultar quanto tempo falta para que ele chegue à paragem, verificando eventuais atrasos ou antecipações face ao horário previsto. Podem também utilizar a App SMTUC para, ademais de todas estas funcionalidades, consultar todos os horários para qualquer hora e qualquer dia.
As soluções serão ainda monitorizadas após a entrada em funcionamento, permitindo identificar eventuais constrangimentos e introduzir os ajustamentos que se revelem necessários.

Centro TV

No Domingo fui ver a Académica.

Nao obstante as cerca de 9500 pessoas no estádio, circulava-se de carro bastante bem.

Óbvio que o estacionamento do Alma tão acessível facilita bastante.

Calhou passar a pé pelos acessos às bancadas centrais. A minha criança mais nova viu as filas e já queria ir embora.🤣

Depois não houve stress sendo que não havia qq fila para a minha bancada.🏟️

Rua da Sofia faz sentido sem trânsito?

E acesso à baixa vindo da Praça da Republica como é que é feito?

Pessoal de Coimbra, manifestem-se lá sff..

Rua da Sofia faz sentido sem trânsito?

E acesso à baixa vindo da Praça da Republica como é que é feito?

Pessoal de Coimbra, manifestem-se lá sff..
Faz todo os sentido, aliás devia ser totalmente pedonal como a rua Ferreira Borges e Visconde da Luz, o problema é não haver boas alternativas para chegar à Av. Sá da Bandeira
Basta comparar as duas ruas, enquanto a Ferreira Borges está sempre cheia de gente, a rua da Sofia está às moscas. Os comerciantes queixam-se, mas quem passa de carro não para para ir ali às compras.

A ideia aqui vai ser promover o uso dos transportes públicos. E com metrobus a passar de 5 em 5min em direcção à praça e futuramente aos Pediátrico ficam bem servidos.

Voltar
Superior