Muito obrigado pela atenção...
Sim, eu tenho a certeza que pelo menos duas ripas de persiana ainda estao la em cima na caixa...acho que partiu mesmo a persiana e nao fita nenhuma, porque mesmo o enrolador e assim , tem tensão /ainda que pouca, e está tudo em condiçoes....a persiana partiu mesmo-
Neste momento não posso mesmo fazer barulho nesta divisão.. Só mesmo amanha...
Se foi a persiana que partiu, basta-me tirar a que lá esta ainda colocada e engatar esta nao é?
Dá trabalho, mas é fácil. Com o tempo, mais tarde ou mais cedo as zonas de encaixe entre as faixas que compõem as persianas acabam por ressequir e partir, ficando a persiana caída como descrito inicialmente. Parte mais depressa quanto mais usada for a persiana e / ou maior (mais pesada) for! As minhas mudo-as sempre eu, sozinho, com cuidado em manter o enrolamento no eixo, ou a persiana não descerá completamente, ou não fará o percurso completo de subida.Eu não sei é se consegue retirar a danificada e unir as duas partes com a persiana no sítio.
Saludos
Parece ser apenas uma questão de lubrificação do sistema, ou um ligeiro acerto de uma ou duas tiras nas calhas... Mas há que abrir a caixa superior!...[Por acaso também tenho um problema com uma das persianas cá de casa... e não estou com vontade nenhuma de abrir a caixa para ver o que se passa, até porque sozinha não dá.
Os estores cá de casa são de manivela e, supostamente, terão um cabo de aço que liga a manivela à peça onde o estor está enrolado. Acontece que, quando o desço ficam umas 6 tirinhas de buraquinhos abertos, quando antigamente ficava tudo perfeitamente fechado. Se forçar as ripas para baixo, elas descem um pouco (ficam 2 tiras de buraquinhos abertos). E o mais estranho é que não se passou nada (que me lembre) para aquilo deixar de descer completamente.
Alguma sugestão?
Parece ser apenas uma questão de lubrificação do sistema, ou um ligeiro acerto de uma ou duas tiras nas calhas... Mas há que abrir a caixa superior!...[]
Ou pode ser o aperto do cabo de aço que cedeu e deixou-o deslizar, mas também pode ser lixo, um ninho, wathever. Mas, como disse, só abrindo a caixa...
Não!!!!!! É que a tampa da caixa tem cerca de 2 metros de largura, uns 12 parafusos (se não forem mais) e ainda por cima foi pintada (o que significa que os parafusos têm o "entalhe" cheio de tinta... Tou tramada...
Mas queres ajuda? Uma tampa dessas, é melhor ser 2 pessoas. Quanto ao problema, tal como o PéLeve disse, isso parece-me uma questão de lubrificação ou o cabo ter cedido no final. Pode até nem ser na parte de cima e ser na manivela [] De qualquer das maneiras é melhor abrires a caixa, aproveitas e dás uma limpeza.