Persiana partiu?

Pelas fotos parece-me que terás de substituir essa barrinha da persiana, ou isso partiu "a meio" da persiana e ainda tens umas tiras de persiana dentro da caixa ou não estou a ver bem onde são os encaixes da fita.

Mas mudando a fita para outro buraquinho ou arranjando uma tira, safas-te bem a resolver e não é caro, na drogaria deverá ter tudo.

Isto é o enrolador,que tem uma mola dentro de um circulo onde a fita da persiana se vai enrolando á medida que subimos a persiana.

IMG_20130623_015542.jpg

Isto é o caixilho da janela.O circulo maior é a parte que tem se ser tirada para aceder ao mecanismo onde a propria persiana se enrola quando a subimos.

IMG_20130623_015604.jpg

Para retirar esta parte da moldura é só desaparafusar os parafusos que estarão onde assinalo na foto com circulos pequenos.

Saludos

Pois,parece-me que o problema não está no enrolador.O que é estranho é ela ter partido a meio e não no topo,onde a fita agarra a persiana...
Só retirando a dita moldura superior,é fácil são só 2 ou 3 parafusos.Só assim se vê a parte que está enrolada,se é que está,no dito varão transversal.
Consegue tirar isso ou está gente na divisão a dormir?

Saludos

Ele tem as ferramentas na garagem [;)]

A mim parece-me que a persiana partiu a meio, portanto a fita e o enrolador estão bons! É substituir a tira partida e fica arranjado.

Muito obrigado pela atenção...
Sim, eu tenho a certeza que pelo menos duas ripas de persiana ainda estao la em cima na caixa...acho que partiu mesmo a persiana e nao fita nenhuma, porque mesmo o enrolador e assim , tem tensão /ainda que pouca, e está tudo em condiçoes....a persiana partiu mesmo-
Neste momento não posso mesmo fazer barulho nesta divisão.. Só mesmo amanha...
Se foi a persiana que partiu, basta-me tirar a que lá esta ainda colocada e engatar esta nao é?

Não tinha lido o ultimo post em que dizia que não tinha ferramenta...
Parece-me,pelas fotos,que deve estar um bocado de persiana(4 ou 5 tiras) na dita trave transversal que está dentro do caixilho da janela...
Até pode nem ser preciso comprar nada.Se fôr só 1 ou 2 tiras danificadas(a que está no topo da parte que ficou em baixo ou a ultima da parte que está no enrolador),tirando a danificada e encaixando as que neste momento estão no enrolador com as que estão caidas.estas sejam suficientes para tapar a janela na totalidade quando a baixar.

Saludos

Sim, à partida sim. é só deslizar essa tira cá para fora, encaixar outra e levantar o resto da persiana para encaixar nas tiras de cima, ou para remediar ficas sem essa tira. A persiana deverá ter tiras suficientes para que mesmo sem essa tira não entre luz caso feches tudo.

Eu não sei é se irá ser preciso retirar todas as réguas.As 3 ou 4 que estão em cima e as que estão caidas,para poder uni-las.Se forem como as minhas,sim.Mas é relativamente fácil.
Como elas têm de deslizar umas nas outras(as tiras)para encaixarem,o buraco da janela não tem espaço para isso.
Se assim fôr é preciso tirar as 3 ou 4 do varão(desapertando os 2 nós que a tira faz com a ripa mais acima da persiana),encaixá-las nas que estão neste momento caidas(depois de ser retiradas das calhas e estando cá fora).
Uma vez tendo a persiana unida é colocá-la na calha manualmente(fica toda para baixo) e prender com os 2 bocados de fita a primeira ripa de persiana ao varão.É relativamente simples.[;)]

Saludos

Last edited:
Muito obrigado pela atenção...
Sim, eu tenho a certeza que pelo menos duas ripas de persiana ainda estao la em cima na caixa...acho que partiu mesmo a persiana e nao fita nenhuma, porque mesmo o enrolador e assim , tem tensão /ainda que pouca, e está tudo em condiçoes....a persiana partiu mesmo-
Neste momento não posso mesmo fazer barulho nesta divisão.. Só mesmo amanha...
Se foi a persiana que partiu, basta-me tirar a que lá esta ainda colocada e engatar esta nao é?

O enrolador tem um "toque" estranho porque só consegue desenrolar um bocado muito pequeno de toda a fita que está no seu interior,já que só tem 4 ou 5 ripas da persiana...o resto está caído.
Portanto quase de certeza que o enrolador está bom,é uma questão de unir as 2 partes da persiana e,como já foi dito,pode nem ser preciso comprar nada.
Eu não sou propriamente um bricoleur e já fiz isto.

Saludos

Last edited:
Eu não sei é se consegue retirar a danificada e unir as duas partes com a persiana no sítio.

Saludos
Dá trabalho, mas é fácil. Com o tempo, mais tarde ou mais cedo as zonas de encaixe entre as faixas que compõem as persianas acabam por ressequir e partir, ficando a persiana caída como descrito inicialmente. Parte mais depressa quanto mais usada for a persiana e / ou maior (mais pesada) for! As minhas mudo-as sempre eu, sozinho, com cuidado em manter o enrolamento no eixo, ou a persiana não descerá completamente, ou não fará o percurso completo de subida.

Basta comprar umas quantas tiras, que são baratíssimas, cortar à medida, preferencialmente com serrote para metal, que corta mais direito, abrir a caixa superior, cortando a fixação em silicone e, quando houver, desapertar os parafusos.

Depois é fácil. Empurras a persiana caída para cima até que saia por dentro da caixa para o interior de casa até, lateralmente, poderes deslizar a faixa partida (em cima o bocado que ficou e em baixo a parte maior, soltando-a da tira que está boa). Faz o mesmo à parte que está fixada ao eixo no qual a persiana enrola. É só encaixar, acertando lateralmente para que a persiana corra nas calhas e fechar a caixa, pelo processo inverso!

Last edited:
Por acaso também tenho um problema com uma das persianas cá de casa... e não estou com vontade nenhuma de abrir a caixa para ver o que se passa, até porque sozinha não dá.

Os estores cá de casa são de manivela e, supostamente, terão um cabo de aço que liga a manivela à peça onde o estor está enrolado. Acontece que, quando o desço ficam umas 6 tirinhas de buraquinhos abertos, quando antigamente ficava tudo perfeitamente fechado. Se forçar as ripas para baixo, elas descem um pouco (ficam 2 tiras de buraquinhos abertos). E o mais estranho é que não se passou nada (que me lembre) para aquilo deixar de descer completamente.

Alguma sugestão?

Por acaso também tenho um problema com uma das persianas cá de casa... e não estou com vontade nenhuma de abrir a caixa para ver o que se passa, até porque sozinha não dá.

Os estores cá de casa são de manivela e, supostamente, terão um cabo de aço que liga a manivela à peça onde o estor está enrolado. Acontece que, quando o desço ficam umas 6 tirinhas de buraquinhos abertos, quando antigamente ficava tudo perfeitamente fechado. Se forçar as ripas para baixo, elas descem um pouco (ficam 2 tiras de buraquinhos abertos). E o mais estranho é que não se passou nada (que me lembre) para aquilo deixar de descer completamente.

Alguma sugestão?
Parece ser apenas uma questão de lubrificação do sistema, ou um ligeiro acerto de uma ou duas tiras nas calhas... Mas há que abrir a caixa superior!...[;)]

Ou pode ser o aperto do cabo de aço que cedeu e deixou-o deslizar, mas também pode ser lixo, um ninho, wathever. Mas, como disse, só abrindo a caixa...

Parece ser apenas uma questão de lubrificação do sistema, ou um ligeiro acerto de uma ou duas tiras nas calhas... Mas há que abrir a caixa superior!...[;)]

Ou pode ser o aperto do cabo de aço que cedeu e deixou-o deslizar, mas também pode ser lixo, um ninho, wathever. Mas, como disse, só abrindo a caixa...

Não!!!!!! É que a tampa da caixa tem cerca de 2 metros de largura, uns 12 parafusos (se não forem mais) e ainda por cima foi pintada (o que significa que os parafusos têm o "entalhe" cheio de tinta... Tou tramada...

Não!!!!!! É que a tampa da caixa tem cerca de 2 metros de largura, uns 12 parafusos (se não forem mais) e ainda por cima foi pintada (o que significa que os parafusos têm o "entalhe" cheio de tinta... Tou tramada...

Mas queres ajuda? Uma tampa dessas, é melhor ser 2 pessoas. Quanto ao problema, tal como o PéLeve disse, isso parece-me uma questão de lubrificação ou o cabo ter cedido no final. Pode até nem ser na parte de cima e ser na manivela [;)] De qualquer das maneiras é melhor abrires a caixa, aproveitas e dás uma limpeza.

Mas queres ajuda? Uma tampa dessas, é melhor ser 2 pessoas. Quanto ao problema, tal como o PéLeve disse, isso parece-me uma questão de lubrificação ou o cabo ter cedido no final. Pode até nem ser na parte de cima e ser na manivela [;)] De qualquer das maneiras é melhor abrires a caixa, aproveitas e dás uma limpeza.

É melhor não... tem mesmo que ser! A caixa foi aberta ainda nem há um ano, e estava tudo ok, por isso é que não percebo o que se passou. Só se foi por passar a ser usada com frequência. [:D] Mas antes ainda vou ver a manivela a ver se há por lá alguma coisa que não esteja a ajudar.

Back