Sou maquinista na cp... não entrei com cunha, mas existe essa "tradição" na empresa. No meu curso posso dizer que só 3 ou 4 de um total de 13 não teriam familiares bem colocados na empresa.
Eu entrei à cerca de 8 anos e após mandar curriculo, passas por 2 fases de psicotécnicos, entrevista com psicóloga, entrevista com o responsável da unidade para onde abriu o concurso e exames médicos, sendo que cada etapa é eliminatória. Em seguida inicias curso de formação remunerado com uma bolsa equivalente ao salário minimo, com 7 meses ( cinco teóricos e 2 de estágio prático ao lado de máquinistas já a trabalhar). Esta parte também é a eliminar, ou seja, se não concluires o curso com aproveitamento ficas sem emprego.
Salário base a rondar, no inico da carreira os 850 a 900 euros. Tens também os variáveis que te permitem chegar aos 1200 euros mensais liquidos.
Estou disponivel para te esclarecer mais duvidas.
Abraços