Peugeot 106 1.4 XS 1993

Gasta, em estrada gasta...

É um motor bastante económico mas que hoje estaria claramente ultrapassado pelo peso dos carros actuais.

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Gasta, em estrada gasta...

É um motor bastante económico mas que hoje estaria claramente ultrapassado pelo peso dos carros actuais.

trocava bem o peso por algumas aberrações que por ai andam [:p]

citação:Originalmente colocada por Sys7eM

Agradeço desde já todas as respostas dadas.

Pergunto isto porque conheço quem o esteja a vender por 1150 euros, impecável de motor e interiores (palavras do vendedor), e pareceu-me um carro porreiro para o primeiro carro, para quem pretende gastar o minimo num carro. Agora o meu medo é não o gastar na compra, e vir a gastar em oficinas ou em consumos excessivos.

A ideia não é tunar o carro, é mesmo ter o meu proprio carrito. Claro que irei notar diferenças enormes com o carro que ando actualmente (Mégane 1.6 16v 110cv 2001), principalmente a nível de conforto, mas já estou preparado para isso.

Outra hipotese seria também um 106 1.1 open de 98 por 2800 euros. Qual vocês compravam e porque? Se tiverem mais sugestões também agradeço. :)

Compraria o Peugeot de 98, ainda que menos potente. Aprendi, com a experiência, que a idade de um carro pesa muito. Concretizando, preferia um carro com 5 anos e 125 000 km do que um com 10 e com 60 000 km. O material desgasta-se com o tempo: borrachas (tubos, vedantes, pneus que podem ter muito rasto mas estando velhos têm de ser trocado, etc); oxidação dos metais; desgaste dos plásticos motivados pela exposição ao sol o que origina, muitas vezes, odores desagradáveis e eternos, folgas e ruídos.
Por isto, quanto mais recente for, melhor.
Isto porque estamos a falar de utilitários. Claro que se forem carros de gama alta, a conversa muda um pouco de tom.

;)

A questão é esta. Estava à procura de um carrito economico, tanto a nível de consumo, como em manutenção. A ideia era gastar até 4000€ usando um crédito (algo de que não sou muito apologista, apenas em caso de necessidade).

Mas então vi este carro à venda por este preço, e assim escusava de me meter em créditos e possívelmente ir igualmente bem servido. O acontece é que muitas vezes o barato sai caro, mas este pareceu-me em muito bom estado, porque o vendedor disponibizou bastantes fotos e disse logo quais os defeitos do veículo em termos de chapa. O facto de ele ser daqui da zona de Coimbra também é bom porque não terei de me deslocar muito para ver o carro. Claro que só avançarei, caso veja que o carro está minimamente decente levando comigo um colega que percebe alguma coisa de mecânica.

Só que aqui encontro algumas opiniões divergentes. Mas de qualquer maneira ajuda a decidir. Coloquei aqui os 106 como podiam ser carros de outra marca qualquer, mas sempre tive ideia dos 106 serem uns carritos economicos e energéticos, e até engraçados de conduzir, o que também pesa na escolha. ;)

Vou ponderar nestes dias e só após ver experimentar o carro me irei decidir. Se o carro for fiável e relativamente economico acho que é bom negócio. :)

citação:Originalmente colocada por Sys7eM

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Curioso... tenho aqui a L'Automobile que o consumo do 1.4 não é mais elevado que o 1.1... Amanhã coloco a ficha!

Agradecia. ;)
Antes que me esqueça...

Peugeot_106a.jpg

Peugeot_106b.jpg

Eu tenho um 106 1.1 Open de 1997, com 160Mkm, e até agora a unica despesa que tive com ele foi o pressostato do ar condicionado.
De resto mudar oleo, filtros, em resumo as manutenções normais.
Só tenho a dizer bem, tem sido impecável, para um carro que nunca entrou numa oficina da peugeot, e que tem a manutenção quando me lembro.
O comportamento, é mt bom para o segmento em que está inserido, assim como o conforto.
Os consumos rondam os 7 litros, para quem faz todos os dias IC19, 2ª circular.
Só tenho a dizer bem

citação:Originalmente colocada por Tomahawk

Eu tenho um 106 1.1 Open de 1997, com 160Mkm, e até agora a unica despesa que tive com ele foi o pressostato do ar condicionado.
De resto mudar oleo, filtros, em resumo as manutenções normais.
Só tenho a dizer bem, tem sido impecável, para um carro que nunca entrou numa oficina da peugeot, e que tem a manutenção quando me lembro.
O comportamento, é mt bom para o segmento em que está inserido, assim como o conforto.
Os consumos rondam os 7 litros, para quem faz todos os dias IC19, 2ª circular.
Só tenho a dizer bem

o 1.4 bebe mais! os valores que estão na ficha técnica estão muito dissipados.....

a média normal do 1.1 é 7 em cidade, e do 1.4 perto dos 10 com jeitinho 8.5/9 !

isto é só um aviso....pode ser levado a sério ou não![:p] mas depois não te queixes que ninguém te avisou!

Acho que estão a fazer uma grande confusão.
O das imagens é o 106 moderno, é um saxo, o de 93 é o antigo.
Gasta 7.5 na cidade, nem mais, nem menos. Na estada faz 6 a 6.5 em condução normal.
Tem injecção monoponto, motor KDX também usado no ZX 1.4i.
São bastante rápidos e quase tão económicos como os 1.1, é o 106 mais equilibrado de toda a gama, mais simples e barato de manter que um XSI.

citação:Originalmente colocada por telmauto

A ficha refere-se desde 1992 em diante, apenas usaram uma foto da versão de 1997 como ilustração

Gasta 7.5 na cidade, nem mais, nem menos. Na estada faz 6 a 6.5 em condução normal.
Tem injecção monoponto, motor KDX também usado no ZX 1.4i.
São bastante rápidos e quase tão económicos como os 1.1, é o 106 mais equilibrado de toda a gama, mais simples e barato de manter que um XSI.

o TU3 I4 1361cc 75CV gasta mais que 7.5 em cidade!bem....pelo menos é o que gastam os que conheço![:p]

bem telmauto, mas tu tbem fazes 5 em estrada com um 1.4 energy! és um caso raro!;):D

Pronto, cá está o meu...
2006102151449_IMAG0123A.JPG

2006102151527_IMAG0125.JPG

Esse é o 1.4 Xs, não é? Podes-me dizer mais ou menos os problemas que posso esperar de um carro desse tipo. Sei que depende de muita coisa, mas só para ter uma ideia. Gostava de ouvir uma opinião de um utilizador deste carro, apesar de agradecer todas as participações e sugestões dadas. Deixaram-me mais alerta, o que é sempre bom. Já combinei com o vendedor e em principio vou ver o carro na 5a feira.

O motor 1.4 que saíu no XS do modelo seguinte (igual ao saxo), esse sim gasta bastante e dá mais problemas. O de 93/94 é económico, tem apenas 1 injector (monoponto) bosch, igual ao ZX 1.4i, esses também muito económicos, já assisti vários e ainda cá anda um, gasta pouco segundo o dono, que tem um VTI mas não larga o ZX por nada, pois de 93 ainda está excelente com quase 200.000 km. Já se for o 1.4 de carburador, com o solex 32-34 Z2 do AX GT, esse sim gasta à vontade mais 2 litros/100km.

Leva alguém entendido (que trabalhe) em automóveis.
É importante avaliar o estado dos travões tr e embraiagem, amortecedores e braços de suspensão, transmissões, circuito de refrigeração incluindo radiador de chauffage, estado do corpo de injecção (se n tem falhas ao ralenti ou engasgar em baixa rotação), se não tem vibrações ou ruídos (batidas) a curvar.
Em bom estado é um óptimo carro, mas por 1500 é barato de estiver bom, e por 1000 pode ser caro se estiver fraco. Carros com mais de 10 anos é assim...

Voltar
Superior