Peugeot 3008 II (2016), e restyling (2020)

Em tempos no 3008 I havia alguém que tinha feito um shunt do positivo para ter sempre rádio. No fórum dos Peugeot que entretanto abriu falência

O sistema ECO agora é mais inteligente. O tempo disponível com os acessórios ligados depende, agora, do estado da bateria, até um máximo de 30 minutos.
Num antigo 206, já fiquei sem bateria porque estava com o rádio ligado e carro desligado. Uns minutos depois já não tinha carga suficiente para o motor de arranque... Desde esse dia ando sempre com uns cabos para um possível "encosto"... :)

Como disse, e sem fazer nenhuma modificação, também existe a possibilidade de ligar uma bateria externa e colocar o carro no modo "showroom", para que os acessórios nunca se desliguem, como acontece às vezes nos stands.

Entretanto, nova actualização de sistema, versão 21.05.90.42 com 2.46 GB de 2017/08/04 - MD5SUM: 1e1d49eb9fabac0aa3391a0e9fd1bf0f

Ainda não actualizei...

Edição:

Reparei que o ficheiro tem agora um "r1" e antes era um "r0". É possível que esta actualização não se aplique a todos os modelos...

Last edited:
Como é que anda a lista de espera do 5008? Melhor que o 3008?

por acado acho-o tão ou mais interessante [:cool:][:cool:][:cool:]

Como é que anda a lista de espera do 5008? Melhor que o 3008?

por acado acho-o tão ou mais interessante [:cool:][:cool:][:cool:]
Apesar de serem fabricados em locais diferentes (3008 em Sochaux, 5008 em Rennes), em condições idênticas, o tempo da lista de espera deve ser muito semelhante, pois partilham muitas peças de outros fornecedores. Já não tenho seguido muito os tempos de espera do 3008, mas sei que estão mais reduzidos. Pela procura inferior e pelo tempo que tiveram para preparar o lançamento, acho que o 5008 deve ter uma entrega ainda mais célere.

Actualizei o firmware/sistema este fim de semana. Não notei nada de novo (diz-se que corrigiu um problema com a App Waze no AA). Apesar de ter actualizado com sucesso e no menu confirmar a data e a versão instalada, o MyPeugeot.fr continua a dizer que tenho a última versão por instalar, tal como me aconteceu com a última versão da cartografia. Nesse caso, voltei a instalar a cartografia (da mesma flash drive e com os mesmos ficheiros) e o "problema" resolveu-se. Desta vez vou deixar assim até à próxima versão...

Apesar de serem fabricados em locais diferentes (3008 em Sochaux, 5008 em Rennes), em condições idênticas, o tempo da lista de espera deve ser muito semelhante, pois partilham muitas peças de outros fornecedores. Já não tenho seguido muito os tempos de espera do 3008, mas sei que estão mais reduzidos. Pela procura inferior e pelo tempo que tiveram para preparar o lançamento, acho que o 5008 deve ter uma entrega ainda mais célere.

Encomendei no inicio de Julho, primeira data que me deram foi inicio de Dezembro, actualmente a previsão é meio de Outubro.

Na rua já se vão vendo alguns 3008, 5008 é que nada...

Este fim de semana vi um 5008 pela primeira vez na estrada (sem ser o meu [:cool:]) e, tirando quando andava de mota nunca mais tinha tido aquela experiência do "cumprimentar" (aquela coisa do acenar) na estrada. Em modo carro e à noite, o modo "cumprimentar" foi mais travar ligeiramente ao lado, ver que era igualzinho ao meu (mas com matricula mesmo fresquinha TJ) e seguir (ia em AE e iamos a ritmos bem diferentes). Foi engraçado porque tanto eu como o outro devemos ter tido o mesmo pensamento: olha um quase igual ao nosso (a pensar no 3008) e afinal pera lá que é esta raridade (por enquanto ainda é). A reação dele terá sido exatamente a mesma e carregou naquilo até me apanhar, ultrapassar e assim seguimos uns Kmszitos a admirar as linhas ora da frente ora de trás. Depois veio a saída dele, máximos de um, 4 piscas de outro [:cool:]

Para não ser só palha:
O sistema de luzes é fantástico! aquilo ilumina tudo e, de um modo geral, o funcionamento dos máximos automáticos está bem calibrado e é bastante rápido. Excepção na reação a uma mota que ia à frente e não ia assim tão longe e algumas hesitações em linha recta (AE) quando há carros bem lá ao fundo. Algumas vezes parecia que ia a fazer sinais de luzes o que pode não ser bem interpretado.

Nota também para o sistema de manutenção na faixa de rodagem: requer hábito e no inicio pensei que o ia desligar muita vez mas agora com alguns kms é mesmo daquelas coisas mecanizadas e vai sempre ligado. Fazemos é figura de super-certinhos (mas também é como deve ser): pisca para ultrapassar e piscar para regressar da ultrapassagem senão lá vai uma guinadela. No limite, o sistema acaba mesmo por fazer as curvas em AE e parecemos um Tesla (nota-se muito que nunca conduzi um?) mas é por pouco tempo que acaba logo com a brincadeira e manda pegar no volante [kiss]
Só tenho receio do seguinte cenário: na ultrapassagem a uma bicicleta em que me esqueça do pisca e não leve tanta firmeza no volante, tenho receio que a correção da trajectória o mande para onde não deve. Nada como ir firme no que se vai a fazer mas tenho essa dúvida e receio em caso de alguma distração. Mas deve entrar em acção a travagem automática :confused:

Actualizei o firmware/sistema este fim de semana. Não notei nada de novo (diz-se que corrigiu um problema com a App Waze no AA). Apesar de ter actualizado com sucesso e no menu confirmar a data e a versão instalada, o MyPeugeot.fr continua a dizer que tenho a última versão por instalar, tal como me aconteceu com a última versão da cartografia. Nesse caso, voltei a instalar a cartografia (da mesma flash drive e com os mesmos ficheiros) e o "problema" resolveu-se. Desta vez vou deixar assim até à próxima versão...

Sem fazer nada, o "problema" resolveu-se. O carro lá deve ter tido tempo de telefonar para casa a avisar que já estava actualizado... No MyPeugeot.fr já não aparecem actualizações novas por fazer.

Não sei se foi desta actualização, mas o tamanho dos números/fonte dos odómetros parcial e total é maior quando o carro está desligado. Se calhar nunca tinha reparado nisto... De resto, nada (visualmente) de novo.

Este fim de semana vi um 5008 pela primeira vez na estrada (sem ser o meu [:cool:]) e, tirando quando andava de mota nunca mais tinha tido aquela experiência do "cumprimentar" (aquela coisa do acenar) na estrada. Em modo carro e à noite, o modo "cumprimentar" foi mais travar ligeiramente ao lado, ver que era igualzinho ao meu (mas com matricula mesmo fresquinha TJ) e seguir (ia em AE e iamos a ritmos bem diferentes). Foi engraçado porque tanto eu como o outro devemos ter tido o mesmo pensamento: olha um quase igual ao nosso (a pensar no 3008) e afinal pera lá que é esta raridade (por enquanto ainda é). A reação dele terá sido exatamente a mesma e carregou naquilo até me apanhar, ultrapassar e assim seguimos uns Kmszitos a admirar as linhas ora da frente ora de trás. Depois veio a saída dele, máximos de um, 4 piscas de outro [:cool:]

Para não ser só palha:
O sistema de luzes é fantástico! aquilo ilumina tudo e, de um modo geral, o funcionamento dos máximos automáticos está bem calibrado e é bastante rápido. Excepção na reação a uma mota que ia à frente e não ia assim tão longe e algumas hesitações em linha recta (AE) quando há carros bem lá ao fundo. Algumas vezes parecia que ia a fazer sinais de luzes o que pode não ser bem interpretado.

Os faróis Full LED são, realmente, muito bons! Mesmo para o nível de equipamento Allure e para quem conduz muito de noite, considero que é equipamento "obrigatório", apesar dos 1.200 €. Em quase 10.000 Km contam-se pelos dedos de uma mão as hesitações na comutação automática entre os faróis de cruzamento/médios e os de estrada/máximos. Uma das vezes foi quando o carro que ia à frente não tinha iluminação de um dos lados e o sistema ligava os máximos. As outras são quando há separador central na AE, mas em sentido contrário vem um pesado com os faróis obstruídos pelo separador. Quando esses pesados não têm iluminação superior, ou esta é fraca, o sistema "não vê" o outro veículo. Mas o condutor do pesado, que vai lá em cima, vê os máximos... Em qualquer dos casos, basta um toque na haste dos máximos para desligar o automatismo. Outro toque e fica outra vez ligado.

Nota também para o sistema de manutenção na faixa de rodagem: requer hábito e no inicio pensei que o ia desligar muita vez mas agora com alguns kms é mesmo daquelas coisas mecanizadas e vai sempre ligado. Fazemos é figura de super-certinhos (mas também é como deve ser): pisca para ultrapassar e piscar para regressar da ultrapassagem senão lá vai uma guinadela. No limite, o sistema acaba mesmo por fazer as curvas em AE e parecemos um Tesla (nota-se muito que nunca conduzi um?) mas é por pouco tempo que acaba logo com a brincadeira e manda pegar no volante [kiss]

Só tenho "problemas" com esse sistema na faixa da direita da ponte 25 de Abril. Costumo andar com as rodas direitas no espaço entre a grelha e o limite direito da faixa, não indo alinhado no centro da mesma... O sistema tem a tendência de desviar o carro para a esquerda, para centrar o carro na faixa de rodagem, para o espaço onde costumam passar as motas. Ainda não experimentei, mas o SilverArrow diz que se se insistir no modo "AutoPilot", sem mãos no volante, aparece outra mensagem... :)

Só tenho receio do seguinte cenário: na ultrapassagem a uma bicicleta em que me esqueça do pisca e não leve tanta firmeza no volante, tenho receio que a correção da trajectória o mande para onde não deve. Nada como ir firme no que se vai a fazer mas tenho essa dúvida e receio em caso de alguma distração. Mas deve entrar em acção a travagem automática :confused:

Com a ultra-sensibilidade do sistema do meu Active Safety Break (ASB), só o cheiro da bicicleta faria aquilo travar... :) Nunca me aconteceu uma guinada nesses moldes.
Mas para dar os 1,5m na ultrapassagem, significa passar, totalmente, para a outra faixa, o que daria tempo de reacção.

Por falar em active brake, o meu no outro dia resolveu travar quando fui ultrapassado por uma moto precisamente na 25 de Abril. :sh)

Claro está que estes sistemas estão preparado para condução normal, e não para aparecer uma moto a 15cm de nós numa "razia".

Em relação ao aviso na saída de faixa, já sei o que aconteceu.

Usei o sistema, e ele dá o aviso de "recupere o controlo do volante".
Mas como deixei mais um pouco e em recta o sistema acaba por andar um pouco aos "S's" apareceu-me o aviso de "Seja vigilante" do sistema de alerta.

Aviso.jpg

Ou seja não está directamente ligado ao sistema de manutenção de faixa, mas sim ao facto de ir a fazer uma condução manhosa.

A última versão da MyPeugeot App (1.8.2), já corrigiu o problema dos nomes das moradas de início e fim de trajecto.

Já agora não sei se é defeito ou feitio, mas seja o que for, chateia-me um pouco.
A lentidão do limpa-vidros... Puxo a haste para activar a água e escovas e demora uns bons 2 a 3seg a começar a deitar água e mexer as escovas...
O sistema de ter água na escova é interessante mas se isto for consequência disso, então é parvo!

Já agora não sei se é defeito ou feitio, mas seja o que for, chateia-me um pouco.
A lentidão do limpa-vidros... Puxo a haste para activar a água e escovas e demora uns bons 2 a 3seg a começar a deitar água e mexer as escovas...
O sistema de ter água na escova é interessante mas se isto for consequência disso, então é parvo!

Também é um ponto que não me agrada. Confirmo essa "lentidão" e o facto da água aparecer ligeiramente depois do iniciar da escovagem retira, a meu ver, eficiência à limpeza. Devido a isso ou à menor inclinação do vidro ou até a alguma propriedade do mesmo também noto que as marcas/manchas da mosquitada ficam impregnadas no vidro e teimam em não sair com a simples escovagem...
Outra coisa que noto neste sistema: sempre utilizei aquele liquido que se diz próprio e de utilização direta no depósito de água. Ao esguichar sempre fez alguma espuma que facilita a lavagem (ainda que deixe os cantos assim para o mais sujo depois de seco) mas no caso deste sistema a espuma é minima e quase imperceptível. Parece que coloquei água! (e o produto é e sempre foi igual para os carros que tenho/tive).
Ah, e outra coisa que já notei: a capacidade do depósito dessa água vai no oposto da dimensão do carro :sh) É um mal menor mas nota-se perfeitamente (com apenas 7000km) que vou lá mais vezes.

Nos 407 isso também acontece mas era consequência da forma de funcionamento. Ou seja, se puxar a haste 1 ou 2 segundos, faz a distribuição da água e a passagem das escovas, mas se der um puxão rápido e largar logo, faz passagem das escovas a seco. Experimentem (preferencialmente com o vidro molhado) se no 3008 também tem estas duas formas de funcionamento.

Se não o fizer, é porque provavelmente a bomba de água não é suficientemente rápida dado que a água tem de chegar às escovas...

Na 307 a água também parece que vai dar a volta ao carro antes de chegar ao vidro mas as escovas só começam a limpar depois do vidro estar molhado uns segundos depois...

A seco, só com um toque na haste, a passagem é imediata. Quando se fica a puxar pela haste, para também distribuir água, é que leva uns 2 segundos até as escovas mexerem, mas a saída de água dá-se ao mesmo tempo que inicia o movimento.

Faz menos espuma que o sistema tradicional, mas não acho que seja menos eficaz por isso. Também costumo usar o mesmo produto há anos, um da Redex, e não notei diferenças nesse aspecto. O facto de o carro, automaticamente, activar a recirculação de ar para evitar que o cheiro desses líquidos entre no habitáculo, pode ser um factor psicológico para parecer que o efeito é reduzido... :)

O que me chateia mais nesta coisa de águas e limpa vidros, e vocês ainda não passaram pelo tempo das chuvas, que é quando o efeito é mais notório, é o local por onde a água é canalizada - vidro lateral do condutor, mesmo pela zona do espelho retrovisor! Cheguei a comprar os deflectores de ar das janelas frontais (referência 16 164 433 80), mas tiveram poucos ou nenhuns efeitos práticos, pelo que os retirei.

Em relação ao depósito de água, é igual ao de combustível... CURTO! Deve ser para poupar no peso!

Entretanto mandei vir uns acessórios da AliExpress. Procurei por "Peugeot 3008 2017" (e também por "4008" e "5008"), e já há bastantes coisas. Se acharem que têm poucos cromados, esse site é a solução... [:)]

Também têm várias "prateleiras" para ocupar toda a área do apoio de braços central, que foi uma das coisas que vem a caminho.

Back