Piano virtual

Não é por acaso que os PC DELL e LENOVO de linha profissional ainda têm opcional a porta série...

O teu teclado não tem saída Host USB??? Alguns teclado tem isso. Pode ser que usando o cabo e os drivers do teclado não tenha o problema...

Eu comprei um Toshiba linha profissional com porta série há pouco mais de um ano. E, sim, foi um dos "driving factors" da escolha! :)

Infelizmente não tem USB. O teclado FP-1 deve ter para aí uns 10 anos, contas por alto.

Experimentei um Roland UM one.

É este:
Roland UM-ONE - Informática Musical - Roland Iberia, S.L.

Os drivers fiz download da própria Roland.

Queria usar o piano (digital, por acaso Roland tb) para editar partituras com software. Escrever partituras com teclado do PC e um rato é um verdadeiro pesadelo. Quanto ao interface, ele identifica sempre bem a(s) nota(s) tocada(s) no piano, mas a duração da nota é que não é conservada, sendo preciso editar os tempos nota por nota...

Estás a usar a placa de som do computador, certo? Chegaste sequer a instalar o asio4all?
Se a resposta à primeira questão for positiva e à segunda negativa, é claro que não podes esperar grandes resultados, até porque a latência será brutal.

Por experiência, Midi e USB não combinam nada bem. É só latência...

Por experiência, diria que nunca usaste um interface dedicado! [;)]
Este ano deu-me forte a panca e decidi usar unicamente VSTi como fonte, ao vivo. Não tenho qualquer problema de latência.

Estás a usar a placa de som do computador, certo? Chegaste sequer a instalar o asio4all?
Se a resposta à primeira questão for positiva e à segunda negativa, é claro que não podes esperar grandes resultados, até porque a latência será brutal.

O interface que postei é de MIDI para USB e estava a fazê-lo num computador portátil (sem placa de som dedicada). Instalei os drivers Roland do dispositivo. Asio4all nunca ouvi falar, vou ver...

Eu julgava que era algum aparelho, do tipo teclado virtual, dos que projeta uma imagem do piano para uma mesa e sente qual a tecla pressionada....

De qualquer modo está engraçado.

Asio4all é um driver para placas de som ( audio) acho que não interfere no MIDI. Só permite reduzir latências e tornar as placas compatíveis com ASIO, quando de origem não o são.

É bem verdade que quem não sabe é como quem não vê... :)

Às tantas ainda te vou pedir emprestado o interface...

Só preciso é que o meu sogro não descubra esta artilharia, ou a minha sogra mata-me... [:D]

Ganda maluco![:D]

Meta lá aí umas fotos do teu setup sff.
(tocas em festas e bailes não é??)

Tirada com o telele durante o checksound no passado sábado

JQsjQ.jpg

Tirada com o telele durante o checksound no passado sábado

Esse tripé é da Ultimate? Sempre gostei deles mas a estabilidade nunca me pareceu boa além de ocupar muito espaço em casa...

Já agora : "Mix Quim Barreiros" ?? Não havia nexexidade[:)]

Por experiência, diria que nunca usaste um interface dedicado! [;)]
Este ano deu-me forte a panca e decidi usar unicamente VSTi como fonte, ao vivo. Não tenho qualquer problema de latência.

Ligado por USB-USB ou por USB-MIDI?

Última edição:
Usei durante alguns anos o conversor USB-MIDI da Edirol num Roland E96 e não achei que tivesse muita latência (desde que utilizasse o ASIO4ALL).

Utilizava o software Legacy collection da Korg (e ainda hoje utilizo).

M1_InsertFX.jpg

Voltar
Superior