Pirataria de música online leva 2 pessoas à prisão

Acho bem!

Lucrar é que acho mal, eu por exemplo saco mas pra consumo proprio ou pros amigos mais proximos! Agora vender não [8b]

Pirataria de software é de 53% nas empresas portuguesas

Pirataria de software é de 53% nas empresas portuguesas

A taxa de pirataria de software em Portugal terá rondado os 53% em 2006, com perda de receitas de 112 milhões de euros, indicou esta quinta-feira Manuel Cerqueira, presidente da Assoft - Associação Portuguesa de Software.

O responsável da Assoft adiantou que estes números dizem apenas respeito a empresas, dado que entre os particulares a Assoft estima que a taxa de pirataria se situe entre os 90 e os 95%.

Em conferência de imprensa, Manuel Cerqueira afirmou que a nível mundial a taxa de pirataria foi de 35% e as receitas perdidas pelas empresas produtoras de software ascenderam a 31,66 mil milhões de euros, segundo um estudo da consultora de tecnologias IDC e da BSA - Business Software Alliance, uma associação internacional que reúne fabricantes de software.

O presidente da Assoft adiantou que em Portugal verificou-se uma estabilização da taxa de pirataria nos equipamentos importados e uma diminuição nos computadores montados localmente e destinados a empresas, que se terá reduzido 2 pontos percentuais.

Manuel Cerqueira sublinhou é preciso ter também em conta o software pirateado vendido através de Internet ou de venda por anúncios de jornais, por exemplo.

Adiantou que nos 102 países abrangidos no estudo IDC/BSA, o índice de pirataria baixou em 62 nações e aumentou em 13, ficando nesse estudo Portugal com uma taxa de pirataria de 43% (relativo apenas aos equipamentos de marcas internacionais), acima da média da União Europeia (36%).

No entanto, Portugal surge no estudo comparativamente melhor do que outros países da UE, como a Grécia (61% de índice de pirataria), Islândia (53%), Itália (515), Espanha (46%) ou França (455).

Manuel Cerqueira adiantou que nas grandes empresas instaladas em Portugal os níveis de pirataria são reduzidos ou inexistentes, observando que «o problema são principalmente as pequenas e médias empresas (PME), em particular nas micro e pequenas empresas», ainda que nas médias a situação também seja negativa.

Em países como Portugal «continuamos a assistir a condenações de tal modo irrelevantes que os utilizadores de software pirata rapidamente as ultrapassam nos seus custos operativos», disse o responsável.

«Estamos, contudo, a encaminharmo-nos para um grau de consciencialização de juízes e magistrados no sentido de prestarem o devido valor e atenção a este tipo de crimes», acrescentou.

Manuel Cerqueira adiantou que os níveis mais baixos de pirataria nas empresas encontram-se nos Estados Unidos (21%), Nova Zelândia (22%), Japão e Dinamarca (25%) e Áustria, Suíça e Suécia (26%), mas ultrapassa os 90% na Arménia, Moldávia, Azerbeijão e Zimbabué.

O relatório da IDC/BSA assinala que apesar de uma queda de 10 pontos percentuais em três anos, devido ao esforço governamental de utilização de software legítimo nos seus próprios departamentos e esforços crescentes de educação e aplicação da lei, o índice de software ilegal nas organizações chineses situou-se em 82% em 2006.

Na Rússia, onde a queda foi de sete pontos em três anos, o software ilegal apresentou no ano passado uma taxa de 80%, segundo a mesma fonte.

Para a BSA, continuam as dificuldades com a pirataria de software em mercados emergentes com o aumento do número de utilizadores de informática, o aumento do software pirateado disponível na Internet e as dificuldades de cumprimento da lei, em regiões geográficas por vezes muito grandes.

O relatório indica que a taxa de pirataria de software aumentou em duas regiões (Ásia/Pacífico e Médio Oriente/África) e baixou na Europa Central/Oriental, na América Latina e na Europa Ocieental.

O estudo da IDC/BSA mede o índice de pirataria estimando o total de novo software instalado num ano e comparando com o que foi vendido legalmente e ilegalmente, abrangendo sistemas operativos, pacotes de produtividade, base de dados, software aplicacional para empresas, jogos de computador e aplicações específicas, considerando como aplicações legais o software de código aberto, o freeware e o shareware.

O relatório só incide sobre software instalado em computadores pessoais, incluindo portáteis e ultra portáteis, não analisando as aplicações instaladas em servidores e noutras máquinas de maior porte e calcula o valor dos prejuízos em dólares constantes do ano anterior.

Diário Digital / Lusa

Tambem nao percebi onde isto possa ter piada

na tem piada nenhuma...de facto...porque eu adora ser f..dido plo Estado

Ah espera antes que chegem os moralistas....lembrem-se dakeles que têm uma manta cheios deles no dia de mercado.....não serão esses os maiores reponsáveis.....não claro que não coitadinhos eles até fazem IRS

Bem, o Manuel Cerqueira da Assoft não costuma lá ter muita piada nos seus discursos.

Por uma única razão. A Assoft em vez de previlegiar a sua actuação para o suporte a empresas de desenvolvimento em Portugal, onde há muito para fazer, continua a ser o cão de fila dos interesses das Majors do sector.

E vigia com uma fúria descontrolada os hipotéticos casos de pirataria.

Ah, já agora e para não pensarem que estou a ser parcial, lembro-me de um caso de uma empresa NACIONAL que colocou em curso um processo a um conjunto de empresas de distribuição de Software por alegada pirataria e a Assoft esteve-se a borrifar para o assunto.

Mas os problemas das empresas Nacionais não é só a Pirataria, mas desses a Assoft está longe, muito longe...

Bem, o Manuel Cerqueira da Assoft não costuma lá ter muita piada nos seus discursos.

Por uma única razão. A Assoft em vez de previlegiar a sua actuação para o suporte a empresas de desenvolvimento em Portugal, onde há muito para fazer, continua a ser o cão de fila dos interesses das Majors do sector.

E vigia com uma fúria descontrolada os hipotéticos casos de pirataria.

Ah, já agora e para não pensarem que estou a ser parcial, lembro-me de um caso de uma empresa NACIONAL que colocou em curso um processo a um conjunto de empresas de distribuição de Software por alegada pirataria e a Assoft esteve-se a borrifar para o assunto.

Mas os problemas das empresas Nacionais não é só a Pirataria, mas desses a Assoft está longe, muito longe...

Desenvolve lá isso que interessa-me [;)]

Quanto à Assoft, é um pingo de àgua num oceano. De qualquer forma é sempre melhor alguma coisa do que nada.

Falo isto em relação ao combate à pirataria de SW e outros direitos de autor nas empresas e com fins lucrativos (se bem que a venda tipo feira já aí falada é mais ambito da Asae e essa já está a ser combatida)...a de particulares é outra história

Desenvolve lá isso que interessa-me [;)]

Quanto à Assoft, é um pingo de àgua num oceano. De qualquer forma é sempre melhor alguma coisa do que nada.

Falo isto em relação ao combate à pirataria de SW e outros direitos de autor nas empresas e com fins lucrativos (se bem que a venda tipo feira já aí falada é mais ambito da Asae e essa já está a ser combatida)...a de particulares é outra história

Nã os particulares é que dão cabo do orçamento e desviam milhões.....[:)]

Não são os que fazem disso uma industria [8b]

Que esses FDP dos empresários andam a gamar a torto e a direito!!!!

Chulos dos empresários!!!

[:)] [:p] :sh)

não leste tudo concerteza.
a polpulação em geral a pirataria ronda os 95% ou seja ....
é fazer a conta.

alem disso o teu patrão foi dos maiores piratas de software, felizmente hoje ja tomou vergonha e é muito emnos, mas devera ter legalizada uma taxa de 50 ou 60% se tanto.

o que é uma vergonha nacional!

Última edição:
É triste que assim seja mas é o resultado da baixa formação dos empresários e do estado do país.

tens mesmo um "recalcamento" bem marcado sobre o tecido empresarial deste teu reino Nthor, se ao menos reconhecesses que na populaçao em geral, apenas 5 em cada 100 (!!!) pessoas compram software genuino...
serás tu um desses 5 (???) .........

Na minha empresa já tive controle de software por parte da asae... tenho tudo legal, axo muito bem que isto se faça...

Só espero é que não se pare.. porque se não volta-se ao mesmo.. a verdade é que passei a vender 10x mais software legal...

tens mesmo um "recalcamento" bem marcado sobre o tecido empresarial deste teu reino Nthor, se ao menos reconhecesses que na populaçao em geral, apenas 5 em cada 100 (!!!) pessoas compram software genuino...
serás tu um desses 5 (???) .........
Eu falo de alhos e este responde em bugalhos.

Olha lá és clone de quem?

Na minha empresa já tive controle de software por parte da asae... tenho tudo legal, axo muito bem que isto se faça...

Só espero é que não se pare.. porque se não volta-se ao mesmo.. a verdade é que passei a vender 10x mais software legal...
Exacto e até se vende mais barato pelo aumento do volume de vendas.

Voltar
Superior