Pirataria de música online leva 2 pessoas à prisão

citação:Recomendação da Comissão Europeia
“Downloads” de música e filmes não devem pagar taxa de direitos de autor
Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt

Os consumidores que pagam a comissão de "copyright" (direito de autor) quando adquirem computadores pessoais ou leitores de música portáteis não devem ser taxados uma segunda vez quando fazem "downloads" de músicas e filmes da Internet, refere uma recomendação da Comissão Europeia (CE).

Esta recomendação vem na sequência de diversos esforços realizados por empresas tecnológicas, como Intel, no sentido de limitar a taxa de direitos de autor, imposta por grupos de artistas.

Os produtores de equipamentos tecnológicos consideram que os consumidores são muitas vezes obrigados a pagar esta comissão duas vezes: quando compram computadores ou leitores de música portáteis e quando fazem "downloads" de serviços "online" como o iTunes ou o Napster.

Em 2005, diversos grupos de artistas ganharam 560 milhões de euros em nove países europeus com a venda de equipamentos de computador.

O grupo intitulado, Culture First, que representa compositores, cantores e realizadores de cinema, defende que as novas tecnologias não evitam as cópias ilegais. "É possível realizar um número ilimitado de ‘downloads’ de músicas do iTunes", refere este grupo.

Os "downloads" ilegais custaram a indústria de música, em 2005, cerca de 4,6 mil milhões de dólares.

No entanto, os produtores de computadores queixam-se que a taxa de direitos de autor distorce o mercado já que o seu valor pode variar muito de país para país. "Existe uma distorção no mercado e na forma de fazer negócio", defende Mark MacGann, que dirige uma associação com mais de 70 membros, entre eles, a Philips Electronics e a Microsoft.

A recomendação da CE também se opõem às taxas impostas em discos virgens e em leitores de música digitais.

No caso de um iPod de 30 gigas, esta comissão de "copyright" pode representar um aumento de 90 euros ao preços base.

http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=284942

citação:Originalmente colocada por worldtiki

citação:Originalmente colocada por Lukin

citação:Originalmente colocada por Torque

Pirataria é roubo.

- Não é não senhor. Roubo é roubo. Pirataria informática é pirataria informática. De léxico percebo eu.
Em qualquer dicionário e em qualquer enquadramento, pirataria é roubo.
Pirataria é um arcaísmo para roubo (remete obviamente para os roubos feitos pelos piratas seguindo o seu modus operandi, o chamado saque, ou "hit and run".)

Pirataria informática não. Daí que eu tenha salientado informática.

pah... se fazer downloads ilegais é roubo, chamem-me ladrao! tou-me bem a *****... sinto que n prejudico ninguem, por isso n estou para aturar falsos moralismos.

se saco musica é porque gosto e vou aos concertos sempre que posso! desta maneira dou o dinheiro merecido a quem acho que merece e nao encho os bolsos aos xulos das editoras. Quanto a filmes nao deixo de ir ao cinema para ver em casa... se os que saco e n vou ao cinema importam, devo dizer que se n desse para sacar, tb n os ía ver! Quanto a software, recuso-me a dar dinheiro por sistemas operativos, jogos, etc... se nao desse para sacar, usava software livre e nao jogava! Não era por isso que ía começar a comprar... por isso caguei e andei! Se estão todos a ficar pobres e sem lucros parem de fazer musica, videos e desenvolver software... ah pois, estas actividades nunca foram tao lucrativas como nos dias de hoje! enfim...

agora... se colocarem as coisas a preços decentes sou capaz de começar a gastar algum dinheiro em vez de sacar tudo.

Já agora, deixem-me só acrescentar isto...

Querem que as editoras sejam indemnizadas?

Então as empresas que vendem os gravadores de CD's que paguem. E as que vendem CD-Rs. E os ISPs, também. Afinal andamos a pagar ligações mais rápidas e com limites maiores para quê? Para sacarmos 40GB de freeware?...Yeah, right. São vendidos gravadores de CD's porquê? E são vendidos montes de CD-Rs porquê? Para andarmos a fazer cópias infinitas de CD's que já possuimos?...Yeah, right.

Anda muita gente a ganhar dinheiro à custa da pirataria informática. E essas pessoas sabem-no perfeitamente.

Que sejam essas empresas a retirar uma porção dos seus lucros para pagarem às editoras.

Então as empresas que vendem os gravadores de CD's que paguem. E as que vendem CD-Rs. E os ISPs, também. Afinal andamos a pagar ligações mais rápidas e com limites maiores para quê? Para sacarmos 40GB de freeware?...Yeah, right. São vendidos gravadores de CD's porquê? E são vendidos montes de CD-Rs porquê? Para andarmos a fazer cópias infinitas de CD's que já possuimos?...Yeah, right.

Anda muita gente a ganhar dinheiro à custa da pirataria informática. E essas pessoas sabem-no perfeitamente.

Que sejam essas empresas a retirar uma porção dos seus lucros para pagarem às editoras.

Olha aí que ainda vêm os nunca-copiei-nada-e-tenho-tudo-original dar-te na cabeça..

xp.jpg

:D:D:D:D:D

Tenho original pois ja vinha com o portatil . No antigo como tive oportunidade de comprar sem s.o não era bem assim ..

PS: Licensas para o windows não sao muito dificeis de arranjar ;)

citação:Originalmente colocada por octavia

Olha aí que ainda vêm os nunca-copiei-nada-e-tenho-tudo-original dar-te na cabeça..

eles que venham... [:p]

pela riqueza acumulada pelo bil gates, chego a duas conclusões:
1ª- compensa fazer pirataria.
2ª- o preço dos S.O. da Microsoft, têm tudo menos justiça nos preços.

depois basta ver a vida regalada e os milhões que os actores ganham para se chegar a conclusão que os preços dos bilhetes/dvd são por demais justos.

para comprar tenho de gostar muito ou precisar.
faço backups de um ou outro cd que garantidamente não comprava e de um ou outro dvd na mesma situação. não faço negocio com isto.
agora que anda tudo a kerer mamar á grande anda.

Então e eu que para a universidade preciso de usar CATIA (similar ao SoliWorks), Matlab, etc etc etc. Ia comprar as licenças? Por exemplo agora no 1º semestre o departamento não tem a licença do CATIA.

Edit: Não acham que em usando cópias piratas eles não ganham? Imaginem que vou trabalhar para um empresa e preciso de um programa do género. Claro que vou preferir a que tou familiarizado. E nas empresas pagam-se as licenças. Vendo que uma licença do CATIA básica custa 4 mil contos. Continua a achar que eles não ganham dinheiro?

Só dois pontos..

1º Preços injustos? Meus amigos, isso não existe... Os preços são sempre justos desde que não sejam fixados administrativamente, ou seja, desde que sejam preços de mercado são sempre justos.. Até porque se acharem o Windows ou o MS Office muito caros, têm alternativas..

2º Air: se isso acontece na tua universidade é porque eles querem.. Ainda há dias li uma noticia de uma universidade americana em que o director de um departamento de design de uma universidade que não me lembro do nome, farto das licenças anuais que tinha que pagar, foi a todos os PC's e a todos os MAC's formatou os discos e instalou Ubuntu e software livre em todos... Houve alguma contestação por parte de empresas (que perderam a mama) e de alguns alunos, mas o professor simplesmente disse que os programas de software livre podiam não ser tão bons como os seus concorrentes comerciais, mas faziam tudo o que era necessário e que o importante era para aprender os conceitos e não decorar os menus de um determinado programa.. Depois de entenderem os conceitos, se fossem bons profissionais trabalhariam tão bem em software livre, como em software comercial..

Tenho o XP Home original que veio com o Desktop!
O portátil tem o 98 SE também original!
Também uso SO gratuito (Mandriva Linux) e futuramente terei (se tudo correr bem) o Ubuntu!

Voltar
Superior