Pirataria de música online leva 2 pessoas à prisão

MAs eu disse que se deve usar sem pagar? Eu digo é que é preciso equilíbrio..

Multe-se as pessoas que fazem pirataria por exemplo.

Não me parece é que uma moldura penal que as editoras querem impor em que um gajo pode ir 3 anos preso, ou pagar indemnizações de mais de 5 mil euros porque sacou 1 ou 2 cd's da Internet faça qualquer sentido..

E isto que eu disse não é ficção.. É a pura realidade em alguns países já.

Se alguém me conseguir justificar porque tem uma pena maior copiar um livro ou um CD do que por exemplo conduzir bêbado..

Engraçado, para quem vi à uns meses neste mesmo fórum a desculpar a cópia de livros nas universidades, já ser contra, quando se trata de software [;)]
Está a escapar-te um pequeno pormenor. O título do tópico é a descriminilização da pirataria.

Se quiseres, podemos ir até ao futebol, mas seria um pouco off tópico, não achas?

BTW... Sabem que pela lei portuguesa actual este post:

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=28760

É um crime e pode dar uma pena de até 3 anos de prisão? Só para dar um exemplo...

Acham que faz algum sentido? Enfim, para mim não faz, e tal como já disse não me parece que uma lei que diz isto esteja minimamente de acordo com a moral dominante da sociedade... Mas eu estou à espera que os senhores "pirataria é roubar" dêem a sua opinião...

MAs eu disse que se deve usar sem pagar? Eu digo é que é preciso equilíbrio..

Multe-se as pessoas que fazem pirataria por exemplo.

Não me parece é que uma moldura penal que as editoras querem impor em que um gajo pode ir 3 anos preso, ou pagar indemnizações de mais de 5 mil euros porque sacou 1 ou 2 cd's da Internet faça qualquer sentido..

E isto que eu disse não é ficção.. É a pura realidade em alguns países já.

Se alguém me conseguir justificar porque tem uma pena maior copiar um livro ou um CD do que por exemplo conduzir bêbado..
Princípio da proporcionalidade!

Se o que aflige é o titulo, eu vou mudar... [:D]

Mas diga-se que a lei não se aplica só ao software, aplica-se a musicas, filmes, livros, etc.. etc...

Última edição:
Acho bem...a ser crime eramos todos criminosos[:D]

felizmente estão a ganhar juízo e mtas podem agradecer á pirataria a propaganda feita de borla aos seus produtos.[;)]

De acordo com os últimos estudos, digo últimos para não dizer "todos os estudos feitos de forma imparcial" o impacto da partilha e download de musica (p2p como é normalmente chamado) nas vendas de musica é... praticamente nulo. A noticia está aqui http://arstechnica.com/news.ars/post/20070212-8813.html
E a grande maioria das pessoas que usa o p2p para sacar musicas e filmes, esses grandes criminosos segundo a RIAA e outros que tais sabem que isto funciona ao contrario: saca-se muita coisa, até demais mas aquilo que se gosta fica-se sempre com vontade de ter o ORIGINAL, ou seja cria-se uma propensão ao consumo de cds ou dvds que normalmente não se teria. Querem um exemplo: vejam as séries em dvd que a fnac vende. Dessas vejam que há séries à venda e que não vendem mal que nunca foram transmitidas por nenhum canal de televisão generalista e algumas delas nem no cabo. Então porque vendem? Porque as pessoas sacaram os episódios em divx, gostaram e agora querem ter o original! Eu tenho muitas coisas que não são originais mas quando vejo dvds a bom preço, em promoções e packs compro. Se não sacasse filmes provavelmente nem ligava a isso. Agora não me peçam para pactuar com autênticos roubos que são os preços de muitos cds e dvds em Portugal. Basta ir a uma loja online noutro país para ver as mesmas séries a custar menos 10 ou 15 euros do que aqui. E a diferença de iva não cobre esses 10 ou 15 euros. Ou então a fnac que em dezembro passou o preço de séries mais antigas que custavam 40 euros para 52 euros. Depois queixam-se.. Claro..
Em termos de software eu uso o open office em vez do office da microsoft. É gratuito.. basta fazer o download e esta a andar. E agora pergunto eu: porque é que o estado não usa open office e poupa uns milhões de contos? Ou linux em vez de xp e poupa mais uns milhões? Vários governos estão a fazer isso mas nós não... somos ricos temos dinheiro para gastar..

Em termos de software eu uso o open office em vez do office da microsoft. É gratuito.. basta fazer o download e esta a andar. E agora pergunto eu: porque é que o estado não usa open office e poupa uns milhões de contos? Ou linux em vez de xp e poupa mais uns milhões? Vários governos estão a fazer isso mas nós não... somos ricos temos dinheiro para gastar..

Se me permites a resposta é bastante simples, e atenção que eu também sou adepto do software livre e sou utilizador.
A situação não passa pelo que o estado escolhe, passa pelos utilizadores, eu trabalho num organismo público e garanto-te que 90% dos utilizadores não sabe sequer falar inglês, é verdade que já existe muito software traduzido, mas nem todo.
Depois as pessoas são adversas à mudança, se te disser que pessoas que receberam formação em Windows 2000 não sabem trabalhar com XP em modo clássico tu não acreditas, pores um Linux à frente dessas pessoas era de todo impensável, portanto não se trata do que se gasta em software mas no que se poupa em formação, isto nas estações de trabalho, nos servidores o suporte è a primeira coisa que vem à cabeça de quem decide que software comprar, olha que já vi técnicos da micro$oft a passar muitas horas a marrar para resolver problemas que não lembram ao demo e o Linux em portugal não possui tanto quanto sei suporte on site tirando talvez o Caixa Mágica, nas restantes distros o suporte é todo à distância.

Relativamente ao tópico a propriedade intelectual tem muito valor e vale de certeza o seu “preço certo”, eu também não gosto de pagar 50€ por uma época de uma série XPTO mas a verdade é que se ninguém comprar, existem muitos projectos que deixam de existir porque não são rentáveis.
Eu tento ser tanto quanto possível comprador de música portuguesa porque essa se não vender cá não vende em lado nenhum e deixa de existir.

Ao invés do P2P ou de um álbum custar 20€ se calhar era mais “rentável” para todos por exemplo o download de música em sites designados para o efeito onde um álbum custaria por ex. 5€ já que estaríamos a retirar da equação o custo de produção dos CD’s e a distribuição e estaríamos a pagar apenas a verdadeira propriedade intelectual, o génio do criador.

A minha namorada sacou no sapo um álbum por 1€/música como eram 13 músicas ficou por 13€ mais CD virgem e gravador de CD’s mais valia comprar na loja….

Já me alonguei, desculpem o testamento…é só mais uma opinião.

Cumps.

Ao invés do P2P ou de um álbum custar 20€ se calhar era mais “rentável” para todos por exemplo o download de música em sites designados para o efeito onde um álbum custaria por ex. 5€ já que estaríamos a retirar da equação o custo de produção dos CD’s e a distribuição e estaríamos a pagar apenas a verdadeira propriedade intelectual, o génio do criador.

Eu compraria muitos álbuns assim se as lojas online seguissem praticas justas..

Mas pegando por exemplo na Itunes Store, que é a que tem de longe a maior fatia do mercado, sabes que se comprares lá uma musica não a consegues ouvir no teu leitor de MP3? Só consegues ouvir se tiveres um iPod??

Eu acho que este tipo de situações limita as minhas liberdades de usar as coisas que compro de uma forma inaceitável, por isso, eu pessoalmente não compro musica nessas condições:

Quando os grandes artistas deixarem de ser gananciosos e começarem a vender em condições como vende a magnatune.com eu começo a comprar musicas online..

1º Podes ouvir as musicas em mp3 a 128kbps de borla, todas elas, antes de comprar.

2º Podes comprar as musicas em WMA, AAC, FLAC, OGG, ou mesmo WAV, com qualidade CD.. Sem DRM's..

3º O preço por album é o que cada um quiser pagar, sendo o mínimo 5 euros.. 50% desse valor irá para o artista directamente.

O problema é que obviamente com estas condições não trabalham com major labels, mas apenas com artistas em inicio de carreira..

Mas mais tarde ou mais cedo, as editoras e os artistas mais conhecidos vão ter que abrir a pestana.. Ainda há dias veio uma noticia segundo aqual numa loja online qualquer, os artistas que tinham decidido vender sem DRM's tinham visto as suas vendas online a duplicar praticamente... Pena que a Apple não de sequer essa escolha aos artistas/editoras..

agora eu pergunto justifica-se 60 contos por 1 SO?

+ 60 contos por 1 office?

enfim... a microcsoft é o que é... é grande e tal... mas... preços exagerados!

eu pessoalmente defendo que a partilha p2p seja legalizada unica e exclusivamente para uso pessoal! pq quem dá os dollares ou os euros à microsoft n são os particulares, mas sim as empresas!

tudo o que seja lojas, bares restaurantes... pode ser pirateadao sim senhor, mas com pagamento de direitos de autor!

Depois as pessoas são adversas à mudança, se te disser que pessoas que receberam formação em Windows 2000 não sabem trabalhar com XP em modo clássico tu não acreditas, pores um Linux à frente dessas pessoas era de todo impensável, portanto não se trata do que se gasta em software mas no que se poupa em formação, isto nas estações de trabalho, nos servidores o suporte è a primeira coisa que vem à cabeça de quem decide que software comprar, olha que já vi técnicos da micro$oft a passar muitas horas a marrar para resolver problemas que não lembram ao demo e o Linux em portugal não possui tanto quanto sei suporte on site tirando talvez o Caixa Mágica, nas restantes distros o suporte é todo à distância.

Pegando no Ubuntu por exemplo.. Assistência oficial e certificada:

Portugal

• Adaptive, Portugal. We assist businesses and government in migrating to Linux, especially Ubuntu. We research and develop projects in Artificial Intelligence, Communication Security, Electronic Transaction Systems, Adaptive Computing and UI Usability.
  • Adelie Informatica, Lisbon, Portugal. Description of services: Linux-on-the-desktop implementation for SMEs and Linux consultancy services. Design, implementation and support for Linux servers.
  • Intraneia - Sistemas de Informação, Lda., Portugal. Support for Ubuntu and other free software targeted at home owners and SMEs. The range of support goes from solving small problems, training, system administration, onsite regular visits to providing service assurances for critical systems.
  • Libhertz, Portugal. Libhertz implements, supports and maintain Free Software solutions, for desktops, technical workstations, servers, and network infrastructure. It also offers software development, consulting and training services.
  • Scantec Informática Lda, Viseu, Portugal. We offer support, training and consulting for Ubuntu/Linux and various linux distributions. We also offer software development, system and networking based on free software, with integration and support services, for servers and workstations.

E depois, quem experimenta Ubuntu por exemplo sabe perfeitamente que as unicas dificuldades podem advir da administração do sistema, que não estaria de qualquer forma ao encargo do utilizador, mas sim dos técnicos. Do ponto de vista da utilização é dos sistemas mais simples que existem..

Menus, tanto do sistema como das aplicações sempre em cima, ordenados de forma lógica, e barra de tarefas em baixo.. De resto as aplicações acaba por ser a mesma coisa... O Firefox é igual.. E migrar do MSOffice 2003/XP/2001 para o OpenOffice é muito mais fácil do que migrar para o MS Office 2007.. Há apenas a questão da conversão dos documentos, mas mais uma vez isso seria tarefa para as equipas encarregadas da migração..

Agora, é um pouco dificil ter esperança num pais em que uma simples visita de âmbito comercial do Bill Gates consegue praticamente parar o Governo... :sh)

De acordo com os últimos estudos, digo últimos para não dizer "todos os estudos feitos de forma imparcial" o impacto da partilha e download de musica (p2p como é normalmente chamado) nas vendas de musica é... praticamente nulo. A noticia está aqui http://arstechnica.com/news.ars/post/20070212-8813.html
E a grande maioria das pessoas que usa o p2p para sacar musicas e filmes, esses grandes criminosos segundo a RIAA e outros que tais sabem que isto funciona ao contrario: saca-se muita coisa, até demais mas aquilo que se gosta fica-se sempre com vontade de ter o ORIGINAL, ou seja cria-se uma propensão ao consumo de cds ou dvds que normalmente não se teria. Querem um exemplo: vejam as séries em dvd que a fnac vende. Dessas vejam que há séries à venda e que não vendem mal que nunca foram transmitidas por nenhum canal de televisão generalista e algumas delas nem no cabo. Então porque vendem? Porque as pessoas sacaram os episódios em divx, gostaram e agora querem ter o original! Eu tenho muitas coisas que não são originais mas quando vejo dvds a bom preço, em promoções e packs compro. Se não sacasse filmes provavelmente nem ligava a isso. Agora não me peçam para pactuar com autênticos roubos que são os preços de muitos cds e dvds em Portugal. Basta ir a uma loja online noutro país para ver as mesmas séries a custar menos 10 ou 15 euros do que aqui. E a diferença de iva não cobre esses 10 ou 15 euros. Ou então a fnac que em dezembro passou o preço de séries mais antigas que custavam 40 euros para 52 euros. Depois queixam-se.. Claro..

Acho que nem é preciso dizer mais nada.

[;)]

.

Quem é o particular que gasta 1000 euros para ter um pc com windows e office para uso privado? Eu não conheço ninguém.

Se calhar se o software tivesse preços exorbitantes para uso privado, houvesse menos pirataria.

Se calhar se um cd não custa-se quase 20 euros não haveria tanta gente a piratear.

Quem é o particular que gasta 1000 euros para ter um pc com windows e office para uso privado? Eu não conheço ninguém.

Se calhar se o software tivesse preços exorbitantes para uso privado, houvesse menos pirataria.

Se calhar se um cd não custa-se quase 20 euros não haveria tanta gente a piratear.

pq paga 21% de iva em x de 5 como os livros! musica é cultura... mas às tts com tanta ***** de musica que há deixou de ser cultura

O que começámos a debater foi a ilicitude do acto. É ou não ilegal haver este tipo de apropriação de propriedade intelectual.

É ilegal.

O que não quer dizer que todos concordem, ou que o não pratiquem.

Este assunto já foi muito debatido aqui até à exaustão.

E penso que os Editores não podem exigir o melhor dos dois mundos. Ter acesso a um mercado vastíssimo e praticar o mesmo preço de há umas décadas atrás.

Na minha opinião, a prática de um preço correcto para cada um dos segmentos do mercado é a única forma de evitar este derrapagem de conceitos.

E é aí que a sociedade tem de pressionar. E os respectivos governos.

Eu compraria muitos álbuns assim se as lojas online seguissem praticas justas..

Mas pegando por exemplo na Itunes Store,
que é a que tem de longe a maior fatia do mercado, sabes que se comprares lá uma musica não a consegues ouvir no teu leitor de MP3? Só consegues ouvir se tiveres um iPod??

Se calhar ainda vais ter de abrir os cordões à bolsa mais depressa do que pensas! [:D]

O Steve Jobs já se tinha mostrado a favor do fim do DRM... quem sabe!...

Cumprimentos

Voltar
Superior