Pirataria de música online leva 2 pessoas à prisão

Ilegal é óbvio, penso que ninguém põe isso em causa...

Agora a questão é... Mas deve ser crime em todos os casos? Não será um pouco desproporcional?
Eu penso que deveria ser crime. Porque senão estaríamos a abrir uma caixa de pandora...

Imagina que me dedico a produzir e comercializar SW Sudoku para o mercado doméstico. [:cool:] . Estaria perfeitamente FêDê-í-Do se a questão do uso particular fosse despenalizada.

Agora, o que me parece relevante para esta discussão é os preços que se praticam.

Os Governos deveriam ser sensíveis a este facto e por sua vez em conjunto tentar sensibilizar os Produtores e Editores para que os preços não devam continuar a ser os mesmos.

Acho perfeitamente obceno colocarem jogos, p.e., a 60€ quando hoje o mercado estima-se em 6 mil milhões de pessoas.

Quem diz jogos, diz música, livros, filmes, software para tudo e mais alguma coisa e por aí fora.

Depois de muitos rumores, é oficial:
Neste momento, em Londres, Steve Jobs e a EMI estão a anunciar que todo o catálogo da EMI passará a estar disponível na iTunes Store numa segunda versão de alta-qualidade (256k em vez de 128k) sem qualquer protecção DRM.
Até ao final do ano Steve Jobs espera que metade do catálogo do iTunes esteja disponível em ambas as versões (128k com DRM e 256k sem DRM), sendo que segundo estudos de mercado as pessoas estão dispostas a pagar um extra pela maior qualidade e pela ausência de DRM (a versão 256k s/ DRM será 30 cent. mais cara)
Os actuais clientes poderão converter as suas músicas já compradas para a nova versão de maior qualidade sem DRM pagando a diferença.

Agrada-se a gregos e a troianos, querem mais qualidade, não querem DRM, compram a versão mais cara!
Querem menos qualidade e não se importam com o DRM, pagam a versão mais barata!

Agora o resto da indústria que siga o exemplo!

Cumprimentos

Estou a ouvir do site da EMI a sessão de Q&A.
O Steve Jobs insiste na questão da liberdade de escolha e coloca nos utilizadores a responsabilidade de reagirem e mostrarem o que querem.
Ele pessoalmente acredita que as pessoas querem mais qualidade e que não querem DRM, portanto agora têm essa escolha.
Mantêm a hipótese anterior das músicas a 128k c/DRM porque não querem tirar as hipóteses que as pessoas anteriormente tinham.
Agora vai simplesmente ver o que as pessoas querem:
- Se as pessoas passarem a comprar na esmagadora maioria a versão de alta qualidade s/ DRM significa que é o que de facto as pessoas querem e a outra opção eventualmente deixará de fazer sentido.
- Se pelo contrário as pessoas preferirem a versão de baixa qualidade c/ DRM só significa que as pessoas estão pouco importadas com a qualidade ou com o DRM e que só ligam aos preços, portanto agora as pessoas tem hipóteses de mostrar o que realmente querem.
Ele acredita que segundo os estudos as pessoas estão dispostas a pagar por mais qualidade e por ausência de DRM.
Ele diz que não estão a dar nem a tirar nada a ninguém, estão simplesmente a dar hipótese de escolha, agora as pessoas que mostrem o que valorizam, se o preço, se a qualidade!

Cumprimentos

Eu penso que deveria ser crime. Porque senão estaríamos a abrir uma caixa de pandora...

Defendes então que aquele gajo que tirou umas fotocopias de uns livros no seu curso deva ser levado a julgamento e incorrer numa pena que poderá ir até aos 3 anos de prisão? (4 com a nova proposta da UE)..

Mas ao mesmo tempo defendes o contrario..

É isso? :sh):sh)

Defendes então que aquele gajo que tirou umas fotocopias de uns livros no seu curso deva ser levado a julgamento e incorrer numa pena que poderá ir até aos 3 anos de prisão? (4 com a nova proposta da UE)..

Se assim fosse 9/10 dos estudantes estavam presos e 10/10 dos professores idem, pois todos, aqui ou ali, estudaram por fotocópias em alguma ocasião!...

Se assim fosse 9/10 dos estudantes estavam presos e 10/10 dos professores idem, pois todos, aqui ou ali, estudaram por fotocópias em alguma ocasião!...

Fotocopias é passado, agora é sacar pdf's [:p]

E já agora, à um site muito bom, indiano, onde vêndem os livros, versão de baixo custo, e compra-se livros a 20euros ( já com portes de envio), livros que em Portugal custam uns 80€ ou mais... google it [;)]

Fotocopias é passado, agora é sacar pdf's [:p]

E já agora, à um site muito bom, indiano, onde vêndem os livros, versão de baixo custo, e compra-se livros a 20euros ( já com portes de envio), livros que em Portugal custam uns 80€ ou mais... google it [;)]
Pois, eu sei, mas falar em fotocópias é tornar a ideia mais perceptível para uma camada mais vasta!...[;)]

São as virtudes da dialética. [:D]

Podes ver, se quiseres, o que é que defendo. Basta leres. [:cool:]

Deve ser dos ares deste fórum...

Uma pessoa faz o seu trabalho e depois qualquer um o pode usar sem pagar a devida remuneração?

Ómessa...

Já chegámos à Madeira ou quê?

Quer dizer. Uma pessoa faz uma cópia do Office para o seu PC, não paga nada a ninguém e é lícito?

Porra.

Estou a ver que a moral dominante nestas paragens é de fugir... [:vm)]
Quer dizer que não é certo fazer copias?

Mas já é certo os altos preços que se pratica, injustificadamente até, na maioria dos casos, pelos programas e musicas?

Quando compras uma caixa de cd's para o teu trabalho pagas uma percentagem para a SPA.

Ou seja presume-se que só se usa para algo que se tirou da net.

.

Imagina que me dedico a produzir e comercializar SW Sudoku para o mercado doméstico. [:cool:] . Estaria perfeitamente FêDê-í-Do se a questão do uso particular fosse despenalizada.

Agora, o que me parece relevante para esta discussão é os preços que se praticam.

Os Governos deveriam ser sensíveis a este facto e por sua vez em conjunto tentar sensibilizar os Produtores e Editores para que os preços não devam continuar a ser os mesmos.

Acho perfeitamente obceno colocarem jogos, p.e., a 60€ quando hoje o mercado estima-se em 6 mil milhões de pessoas.

Quem diz jogos, diz música, livros, filmes, software para tudo e mais alguma coisa e por aí fora.
Afinal o que é que defendes, concretamente?...

É que agora fiquei baralhado...

Quer dizer que não é certo fazer copias?
Precisamente. É errado.

Assim como é errado passar um risco contínuo.

Ou urinar nas rodas do carro do gajo que estaciona sempre num sítio que nos complica a vida ....

Até aqui estamos a definir o que é lícito ou ilícito.

Depois, se o praticamos ou não, é outra coisa.

E a discussão terá a ver com não tornar o ilícito em lícito (não acredito em crime sem castigo - mas já pedi ajuda ao Zen e ele não apareceu...), mas sim evitar o nível de conflitualidade do indivíduo com os elementos que o rodeiam.

Como por exemplo descer o preço do material que se copia a torto e a direito e outras coisas em diante. [:cool:]

Voltar
Superior