Piscas vermelhos?

yokohama

New member
Hoje a caminho de Almada antes de passar a ponte 25 de Abril, vi um carro que até agora desconhecia. Um Infiniti Coupe, à primeira vista pareceu-me logo um carro americano, mas depois reparei na matrícula e vi que era daquelas "quadradas", ou seja trata-se mesmo dum carro americano. O que mais me espantou foi quando o condutor ligou o "pisca", e a luz do "pisca" era vermelha. Eu e os meus colegas ficámos logo a discutir se este tipo de "piscas" são ou não legais.

Eu tenho ideia que no código só se permite luzes amarelas ou brancas, alguém confirma?

Edit: Vi agora que a Infiniti é a marca de luxo da Nissan nos USA.

Last edited:
Os piscas podem ser brancos ou laranja a frente e laranja ou vermelhos atrás...se os que viste eram os de trás, são perfeitamente legais, são é muito raros de se encontrar cá...por acaso tb vi um com piscas vermelhos atrás o ano passado, foi o unico que vi até agora...tb estrangeiro...matricula àrabe, nacional nem sei se há algum que traga de origem, mas que são legais são, se quiseres podes por, ng te chateia com isso.
Os brancos a frente tb são raros, mas existem carros nacionais assim de origem, um amigo meu tem um A4 assim, foi o unico que vi até agora tb.

Os piscas podem ser brancos ou laranja a frente e laranja ou vermelhos atrás...se os que viste eram os de trás, são perfeitamente legais, são é muito raros de se encontrar cá...por acaso tb vi um com piscas vermelhos atrás o ano passado, foi o unico que vi até agora...tb estrangeiro...matricula àrabe, nacional nem sei se há algum que traga de origem, mas que são legais são, se quiseres podes por, ng te chateia com isso.
Os brancos a frente tb são raros, mas existem carros nacionais assim de origem, um amigo meu tem um A4 assim, foi o unico que vi até agora tb.

Os piscas têm de ser cor-de-laranja nos 4 cantos do veículo.

Mesmo que o farol ou farolim seja transparente a luz emitida pela lâmpada tem de ser laranja.

Pelo menos era assim quando eu tirei a carta.

Mesmo que o farol ou farolim seja transparente a luz emitida pela lâmpada tem de ser laranja.

Estás enganado. É mesmo como já foi dito antes. [;)] À frente laranjas ou brancos e, atrás, laranjas ou vermelhos.

Um pouco OT, mas a parte que requer mais habituação relativamente às luzes dos carros americanos (quando se guia por lá) é o facto de os piscas, além de serem vermelhos, por norma são na mesma lâmpada que a luz de travagem. Isto é, estão a chegar a um cruzamento e o carro à vossa frente tem uma luz vermelha intermitente de um lado e constante do outro. :confused: [:D] Outros dois pormenores de luzes que me chamaram à atenção por lá: a luz de nevoeiro atrás não é obrigatória (muitos poucos carros a têm) e os mínimos da frente são laranjas.

Eu tenho uma carrinha, matriculada em Portugal desde nova (1960) cujos farolins traseiros são todos vermelhos, pisca inlcusive. Quando a restaurei meti uns com o pisca laranja (calma, tenho também uns novos originais) para realçar o pisca, não quero que me estraguem a minha menina por não terem visto o pisca.

Piscas vermelhos nunca vi. Mas sei que é legal.

O que define o pisca é mais a luz intermitente que a cor. Se bem que praticamente todas as marcas usam o laranja.

E um carro importado.

Nos estados unidos os piscas são assim, vermelhos e na maioria dos casos o que ficas é o farol de presença traseiro.

Piscas vermelhos nunca vi. Mas sei que é legal.

O que define o pisca é mais a luz intermitente que a cor. Se bem que praticamente todas as marcas usam o laranja.
Por acaso tinha ideia que os piscas atrás tinham que ser laranja tambem... Nunca li referência nenhuma a poderem ser em vermelho, inclusive para o meu carro há um tipo de farois que é todo vermelho mas adverte que não são legais :confused:

Quanto à questão do pisca, o que interessar ser a cor, os gajos das ipo´s não vão nessa conversa, meti no MX-5 uns laterais clear com lampada laranja e o gajo meti deficiência 1 por não ser original, ranhoso dum c@brão [:p]

Eu tenho uma carrinha, matriculada em Portugal desde nova (1960) cujos farolins traseiros são todos vermelhos, pisca inlcusive. Quando a restaurei meti uns com o pisca laranja (calma, tenho também uns novos originais) para realçar o pisca, não quero que me estraguem a minha menina por não terem visto o pisca.

Hummmm!... VW Brasília? :)

Lembro-me destas terem os piscas vermelhos atrás.

Em mais alguns carros desta altura (NSU Prinz, Fiat 1500) isso acontecia também.

Um pouco OT, mas a parte que requer mais habituação relativamente às luzes dos carros americanos (quando se guia por lá) é o facto de os piscas, além de serem vermelhos, por norma são na mesma lâmpada que a luz de travagem. Isto é, estão a chegar a um cruzamento e o carro à vossa frente tem uma luz vermelha intermitente de um lado e constante do outro. :confused: [:D]

Isso cá acontecia nos Honda N360 ou N600. :)

Hummmm!... VW Brasília? :)

Lembro-me destas terem os piscas vermelhos atrás.

Em mais alguns carros desta altura (NSU Prinz, Fiat 1500) isso acontecia também.

Não, é uma FK1250, também conhecida, a partir de 1961, como Taunus Transit.

Last edited:
Já apanhei um Jetta de Ontario na 2a circular que os piscas eram vermelhos. Toda a óptica cá, apesar de ter o mesmo formato das de cá, eram todas vermelhas. Ah e os nossos vinham com leds (neste novo já não) enquanto que os de lá eram lâmpadas de halogéneo normalíssimas.

Podes confiar...sou instrutor de condução...

Portaria n.º 851/94 de 22 de Setembro
Características das Luzes dos Veículos

...
Indicadores de Mudança de Direcção
7.º - Os veículos automóveis ligeiros e pesados e seus reboques devem possuir
luzes indicadoras de mudança de direcção com as seguintes características:
a) Número:
Automóveis ligeiros e pesados - quatro luzes;
Reboques - duas luzes;
b) Para além das luzes referidas na alínea anterior, é permitida a
montagem nos veículos automóveis ligeiros e pesados de luzes
indicadores de mudança de direcção laterais;
c) Cor da luz emitida:
Para a frente - branca ou alaranjada;
Para a retaguarda - vermelha ou alaranjada;
Para o lado - laranja;

Até há uma scooter Piaggio (?) cujo modelo não sei precisar, que tb tem piscas vermelhos atrás.

EDIT: Piaggio Xevo

Last edited:
Os farois originais do meu carro são assim:
barearlightleft.jpg

Se eu lhe meter estes, são legais?
4802.jpg

É que na descrição diz: "Show use only!"

Pela côr não são ilegais, mas podem simplesmente não estar homologados...

Imagina um farolim que dá pouca luz, que se vê mal ao longe. Pode ter as cores todas certas que não cumpre a sua função.

Os farois originais do meu carro são assim:

Se eu lhe meter estes, são legais?

É que na descrição diz: "Show use only!"

Mas gostavas de colocar esses? :confused:
Não acho que fique muito bem, mas é só um bitaite. [:D]

Back