Pneu vs trepidação

sesimbra1992

New member
Olá.

Recentemente adquiri um carro usado, no momento de entrega deparei me com um defeito num dos pneus traseiros, tendo ficado combinado a substituição do mesmo.

Substituiram só o pneu defeitoso, argumentando que o outro pneu do eixo traseiro estava em bom estado.
o pneu novo é igual (marca e modelo) ao outro pneu mais antigo e a diferença de profundidade dos sulcos (desgaste) é de aproximadamente 2,3milimetros (pedi para medirem no dia da substituição), tendo a direção sido calibrada na altura.

Reparei entretanto que ao circular a velocidades mais elevadas, acima dos 130 km/h sinto uma trepidação no carro bastante desconfortável..
tudo leva a crer que estará relacionado com a diferença do desgaste entre os pneus traseiros.

Acham que esta diferença de desgaste entre os pneus será reduzida ao longo do tempo? E poderá resolver o problema?

Última edição:
Não tem nada a ver com o desgaste, mas apenas mal calibração da roda.

A direçao alinha-se, os pneus e jantes calibram-se (poem-se pesos)
O desgaste exagerado numa lateral de um pneu pode levar ao desequilíbrio.
Já me aconteceu exactamente o que o OP descreve e foi resolvido com equilibragem... E era uma por uma questão mínima de peso.

Os pneus/jante deviam era vir mal calibrados de origem, ou saltou algum peso =)

Imagina uma roda, como teres um prato/base de uma lixadeira a rodar com uma base desiquilibrada onde prato não tem o peso equilibrado. Eu a ti nao andava a mais de 50 kms com isso descalibrado.

obrigado a todos, vou tratar disso com o vendedor.

tinha ficado na cabeça com a situação de não terem trocado os 2 pneus, mas sendo assim estou mais descansado com esta situação.

obrigado a todos, vou tratar disso com o vendedor.

tinha ficado na cabeça com a situação de não terem trocado os 2 pneus, mas sendo assim estou mais descansado com esta situação.

Acho que isso não tem a ver com equilíbrio da roda.
Parece-me que algo está empenado.

Se equilibram a roda, e ficou bem equilibrada na máquina, eu diria que tens um empeno no cubo da roda, ou algo do género, e por isso é que o pneu traseiro estava “com defeito” (desgaste provocado pelo empeno).

Imagino que o carro tenha batido de lado.

Os pneus/jante deviam era vir mal calibrados de origem, ou saltou algum peso =)

Imagina uma roda, como teres um prato/base de uma lixadeira a rodar com uma base desiquilibrada onde prato não tem o peso equilibrado. Eu a ti nao andava a mais de 50 kms com isso descalibrado.

Rodas mal equilibradas à frente, sente-se a vibração no volante, mas não se sente o carro a vibrar.
Para se sentir o carro a vibrar, alguma coisa tem de estar muito mal. Não é um mero peso caído que faz isso...

Sente-se a direcção a vibrar quando são as rodas da frente. Quando são as traseiras, a vibração sente-se pelo chassis todo.

Nopes.
Para sentir todo o carro a vibrar tem de ser muito mais que rodas desequilibradas.
A suspensão atenua isso tudo.
Por isso é que quando são as rodas da frente sentes apenas no volante e não no carro todo.

Nopes.
Para sentir todo o carro a vibrar tem de ser muito mais que rodas desequilibradas.
Por isso é que quando são as rodas da frente sentes apenas no volante e não no carro todo.
Atenua mas não elimina por completo.
Quem for sentado atrás sente o rabo a vibrar e mesmo tu, estando a conduzir, consegues sentir. Não é algo tão forte como nas da frente, mas sente-se.

Isso não significa que não seja algo que esteja de facto errado com a geometria, no entanto.

Nopes.

Negativo... já me aconteceu num Punto mk1. Chegava aos 110 km/h e o carro parecia uma Vibroplate. Bastou equilibrar as 4 rodas e nos 5 anos seguintes nunca mais o fez.

Negativo... já me aconteceu num Punto mk1. Chegava aos 110 km/h e o carro parecia uma Vibroplate. Bastou equilibrar as 4 rodas e nos 5 anos seguintes nunca mais o fez.

Portanto... equilibraste as 4 rodas (imagino que também tenhas feito alinhamento das 4 rodas)... o que significa que não sabes efectivamente se era apenas uma roda traseira desequilibrada...

Uma roda traseira desequilibrada não provoca a vibração do carro todo. Tem de ser algo mais grave que isso, como uma jante empenada. O problema é que uma jante empenada nota-se quando se vai equilibrar a roda. Portanto, a menos que tenham feito vista grossa quando mudaram o pneu (ou nem tenham levado a roda à máquina) não haverá evidências da jante estar empenada.

Uma coisa parece ser certa: o estado do pneu antigo, e a vibração, indiciam algo menos simples que um desequilíbrio da roda. A menos que o azar tenha ocorrido duas vezes: caiu o peso que fez o pneu ficar com “defeito”, e depois caiu o peso que fez o carro vibrar...

Também há a hipótese de estar a confundir ruído com vibração do carro... e aí pode ser algo como um pneu com desgaste anormal, ou um rolamento gripado.

Acho que isso não tem a ver com equilíbrio da roda.
Parece-me que algo está empenado.

Se equilibram a roda, e ficou bem equilibrada na máquina, eu diria que tens um empeno no cubo da roda, ou algo do género, e por isso é que o pneu traseiro estava “com defeito” (desgaste provocado pelo empeno).

Imagino que o carro tenha batido de lado.

pois é provável, o pneu tinha uma bolha de lado

Portanto... equilibraste as 4 rodas (imagino que também tenhas feito alinhamento das 4 rodas)... o que significa que não sabes efectivamente se era apenas uma roda traseira desequilibrada...

Uma roda traseira desequilibrada não provoca a vibração do carro todo. Tem de ser algo mais grave que isso, como uma jante empenada. O problema é que uma jante empenada nota-se quando se vai equilibrar a roda. Portanto, a menos que tenham feito vista grossa quando mudaram o pneu (ou nem tenham levado a roda à máquina) não haverá evidências da jante estar empenada.

Uma coisa parece ser certa: o estado do pneu antigo, e a vibração, indiciam algo menos simples que um desequilíbrio da roda. A menos que o azar tenha ocorrido duas vezes: caiu o peso que fez o pneu ficar com “defeito”, e depois caiu o peso que fez o carro vibrar...

Também há a hipótese de estar a confundir ruído com vibração do carro... e aí pode ser algo como um pneu com desgaste anormal, ou um rolamento gripado.

é mesmo vibração, por exemplo a 140 km/h o banco do pendura começa a tremer

pois é provável, o pneu tinha uma bolha de lado

Isso normalmente é em buracos ou lancis dos passeios... e normalmente nas rodas da frente...

Podem ter passado os pneus da frente para trás...

As jantes são novas?
Notas alguma diferença de idade/sujidade/uso entre as 4 jantes?

O ideal é levares o carro a uma oficina que te equilibre as 4 rodas (e que te diga se alguma está empenada ou não), e fazeres o alinhamento às 4 rodas, para ver se há algum problema mecânico que possas reclamar do vendedor.

Isso normalmente é em buracos ou lancis dos passeios... e normalmente nas rodas da frente...

Podem ter passado os pneus da frente para trás...

As jantes são novas?
Notas alguma diferença de idade/sujidade/uso entre as 4 jantes?

O ideal é levares o carro a uma oficina que te equilibre as 4 rodas (e que te diga se alguma está empenada ou não), e fazeres o alinhamento às 4 rodas, para ver se há algum problema mecânico que possas reclamar do vendedor.

Penso que não tinha indicado, o carro tem 3 anos. As jantes à primeira vista estão impecáveis, vou verificar as mesmas com mais atenção.

Obrigado, vou ter todos estes fatores em atenção.

Apenas e só 4 rodas equilibradas, o resto não vale a pena imaginares, porque durante os 83 mil km, que fez nos 5 anos seguintes, nunca mais teve comportamento igual.

Também sei o que é uma jante empenada, e também além disso o carro pode vibrar por ter lama agarrada às jantes, usual no caso dos jipes.

Voltar
Superior