1) Sim, é óbvio: com Celito a visitar Mesquitas e Costa preocupado com o Ramadão, o reconhecimento do direito à poligamia estará em cima da mesa em pouco tempo mas só para efeitos de debate ideológico. Porém, não acredito que o assunto seja levantado pelas confines religiosas ( islâmicos e mormons que me lembro) pois eles são poligamos na mesma sem precisar de legislação.
2) pode acontecer mas levanta problemas enormes no nosso código civil, fiscalidade, heranças etc. Ninguém bom da cabeça vai alterar toda a legislação dum país para permitir a poligamia. Até nos países islâmicos é considerado uma excepção e só casas com muitas se fores muito rico o o comité não sei das quantas via confirmar se tens papel para sustentar as mulheres todas. Não é à vontade do freguês...[

] Se quiseres casares com várias sem ter meios financeiros : é pecado, logo: impossível de formalizar.
3) ponto 3 não se conhecem estatísticas fiávei... Portanto é apenas especulação tua. Eu acho que não existe padrão. Quer o homem quer a mulher podem ser mais ou menos propensos a relações de poligamia -depende. É preciso ter muito cuidado com a análise de comportamento humano quando a amostra é limitada. O que vês à tua volta pode não espelhar a média do que acontece na sociedade...