Porsche Panamera (2009)

Uma das surpresas mais agradáveis do salão, este ano algo pobrezito no que toca a "excitação" visual.
E para mais vindo da Porsche, onde o seu legado estético acaba por nos dar timidas evoluções de forma constante (ou adaptações manhosas da sua estética em tipologias nada adequadas a tal), mais do que explorações visuais realmente novas.

Apesar de este concept cair no campo das evoluções timidas, permitiu "endireitar" o corcunda da marca.
E claro que a grande diferença reside no novo volume traseiro.
Comparando com aquilo que temos agora, uns 2 ou 3 passos à frente.
Proporcionalmente, deixamos de ter a relação estranha entre tejadilho/traseira/grupos ópticos. O prolongamento do tejadilho transfigurou o Panamera para algo comestivel.
Dá ideia que a overhang traseira é mais curta no concept do que no carro, o que também ajuda. Este concept é apenas 20mm mais curto, mas seria interessante saber se a distância entre-eixos também sofreu alterações.
Os novos grupos ópticos traseiros, à lá 911, são bastante mais apelativos e melhor integrados no todo, apesar de ter algumas reservas relativamente à forma como foram unidos.

O Panamera já é um carro enorme, muito comprido e largo, mas os centimetros extra que este concept tem em largura, juntamente com uma altura ligeiramente reduzida e rodas giganormes, fazem milagres pela pose do carro.
A carroçaria assenta de forma muito mais convincente sobre as rodas do que aquilo que encontramos no Panamera.

Esperemos que a curto prazo, o restyling ou nova geração do Panamera aplique de forma eficaz os ensinamentos deste concept.
Sobretudo aquilo que foi conseguido na traseira. Mesmo que apenas se foquem nos grupos opticos, a coisa deverá melhorar de forma expressiva.

ainda na semana passada vi um ao vivo, e se não fosse um porsche, acho que não vendia nem 1 por ano !!!!

Eu sempre admiti a minha repulsa pelo Panamera e se tivesse a felicidade de poder ter um carro deste calibre, não teria prazer em olhar para um Panamera todos os dias quando entrasse na garagem. Teria de fazer uma passagem directa para a porta q não me permitisse ver o resto do carro [:D]

A minha expectativa é q as críticas positivas a este concept (btw, crash, já tinha saudades das tuas opiniões q já não as via há algum tempo, com tanta coisa nova q tem saído até foi de estranhar [;)]) levem a q a Porsche repense seriamente a segunda geração do Panamera para algo mais semelhante a isto.

Tal como aprenderam com o Cayenne, cuja primeira geração era nada menos q medonha, e a segunda melhorou imenso. Ainda q continue longe de ser um veículo a q se possa chamar bonito, ao menos acho q também já não se lhe pode chamar feio...

Eu sempre admiti a minha repulsa pelo Panamera e se tivesse a felicidade de poder ter um carro deste calibre, não teria prazer em olhar para um Panamera todos os dias quando entrasse na garagem. Teria de fazer uma passagem directa para a porta q não me permitisse ver o resto do carro

A minha expectativa é q as críticas positivas a este concept (btw, crash, já tinha saudades das tuas opiniões q já não as via há algum tempo, com tanta coisa nova q tem saído até foi de estranhar [;)]) levem a q a Porsche repense seriamente a segunda geração do Panamera para algo mais semelhante a isto.

Tal como aprenderam com o Cayenne, cuja primeira geração era nada menos q medonha, e a segunda melhorou imenso. Ainda q continue longe de ser um veículo a q se possa chamar bonito, ao menos acho q também já não se lhe pode chamar feio...

A ver se recupero tempo perdido.
Entre férias e trabalho, acabei por ter de me ausentar aqui do forum.
Ainda não dá para uma presença mais regular, mas espero pelo menos acrescentar algumas opiniões às novidades do salão...

big_Porsche01.jpg

big_Porsche04.jpg

big_Porsche05.jpg

big_Porsche09.jpg

big_Porsche14.jpg

big_Porsche36.jpg

big_Porsche37.jpg

big_Porsche41.jpg

big_Porsche45.jpg

big_Porsche48.jpg

Eu nem sou fã de shooting break.. mas tenho que admitir que esta parece estar bem conseguida, e até faz sentido evoluir o panamera (que é um "mal parido") para algo deste genero.

Mas por exemplo, no merc CLS já me custa mais a aceitar a shooting break..

Já o conhecia por fora, este sim é muito bonito mas agora fiquei surpreso com a beleza daquele tablier, fantástico mesmo (já o do actual Panamera o é), tem uns ares oldschool, dos classicos da marca e ao mesmo tempo é futurista, junta com muita mestria o passado e o moderno com algum minimalismo tipico da Porsche. [br:)]

Facelift 2013
Filtrada a renovada imagem do Porsche Panamera

Tras varios días con imágenes espía muy esclarecedoras, finalmente se han filtrado en la red las tomas oficiales del renovado Porsche Panamera. Si al primer vistazo no encuentras los cambios, tranquilo, a nosotros nos ha pasado lo mismo y hasta que no hemos sacado "la lupa", no hemos reparado en ellos.

Entre otras cosas el nuevo Panamera estrena un frontal con un estilo suavizado. Los paragolpes han cambiado y están más en la línea de los vistos en los últimos Boxster y 911, contando también con una nueva situación para las luces diurnas por LEDs. En la zaga se ha cambiado la situación de la placa de matrícula, se han adoptado carcasas diferentes para los pilotos y tanto el paragolpes como el difusor inferior se han renovado.

En el interior los cambios parecen menores, con nuevos tonos para los plásticos y guarnecidos que recubren las distintas superficies. Hasta que no tengamos la información oficial con todos los detalles poco podemos decirte, pero en este tipo de actualizaciones lo habitual es incluir nuevos sistemas de sonido/multimedia/navegación con las últimas tecnologías, y la llegada de más elementos de seguridad (o mejorar los existentes).

La oferta de motores tampoco ha sido confirmada, pero desde hace tiempo sabemos que llegaría una versión híbrida enchufable desarrollada sobre el conocido "Hybrid". Junto a esa versión, estarán las habituales mecánicas que forman las gamas "normal", "S", "Turbo", "GTS" y "Diesel".
2014-porsche-panamera-12.jpg
2014-porsche-panamera-22.jpg
2014-porsche-panamera-32.jpg
2014-porsche-panamera-42.jpg
2014-porsche-panamera-52.jpg
2014-porsche-panamera-62.jpg
2014-porsche-panamera-72.jpg
2014-porsche-panamera-82.jpg
2014-porsche-panamera-92.jpg

Voltar
Superior