Porto vs. Lisboa: qual a melhor cidade portuguesa?

Ou em escritórios e sedes? :confused: Tenho ideia que mesmo se tendo assistido ao desmantelamento do tecido industrial Português (não, não sou o Jerónimo [:D]) com a região norte a sair claramente afectada, continua a ser a região mais industrializada do país.

Quanto ao emprego... Não há dúvidas mas também é uma cidade bem mais cara. Depois, qualquer dia é preciso andar de blindado na cidade de Lisboa, então à noite... Claro que isto não será uma preocupação para quem andar sempre de carro e em zonas mais movimentadas mas para os outros...
A Nokia Siemens e outras empresas encontram-se sediadas em Alfragide; a CGD tal como a PT em Lisboa.

Uns pontos interessantes:

1 - Malta (sejam de Lisboa ou do Porto) que pensam que norte é só porto e metem tudo no mesmo saco
2 - Malta do Porto que se quixa de discriminação em relação a Lisboa, no entanto eles discriminam por sua vez o resto do país. Quando se queixam que vai tudo pra lx o que eles querem na realizade dizer deveria ser 45% / 45% e o resto do país que se amanha-se com os outros 10%.

1 - Malta (sejam de Lisboa ou do Porto) que pensam que norte é só porto e metem tudo no mesmo saco
2 - Malta do Porto que se quixa de discriminação em relação a Lisboa, no entanto eles discriminam por sua vez o resto do país. Quando se queixam que vai tudo pra lx o que eles querem na realizade dizer deveria ser 45% / 45% e o resto do país que se amanha-se com os outros 10%.

Também concordo com o teu ponto 1. Com o 2 discordo. Só nas percentagens. Mas parece-me óbvio que Lisboa e Porto têm que ter mais do que o resto do país. As suas areas metropolitanas juntas têm perto de 3.5M de habitantes. Fora as zonas circundantes que dependem desses grandes centros, podemos falar em cerca de metade da população nacional só em duas zonas metropolitanas. 45%/45% talvez não. Mas 90% de Lisboa e 10% po resto também não. Ando a ler umas coisas muito interessantes sobre a regionalização, e cada vez sou mais adepto do conceito.

Eu pessoalmente nasci e vivo sempre em contacto com o Porto e gosto imenso da cidade, tenho é pena que a politica desequilibrada deste país dos últimos 38 anos tenha contribuído para uma Macrocefalia deste país e que fora de Lisboa simplesmente quase não haja oportunidades de emprego. Continuo a acreditar que mais valia acabar com certos municípios e freguesias para permitir a existência de regiões com autonomia para definir politicas económicas eleitas directamente, regiões como Norte, centro, Lisboa e Vale do Tejo,Alentejo e Algarve.

Quanto a SEDES o porto também tem algumas interessantes. Millennium BCP, BPI, Mota-Engil, Porto-Editora Unicer e claro, grupo SONAE. Tudo mais nacional.

É verdade mas tenho ideia que não andas a noite na baixa de Lisboa com o mesmo a vontade que andas na Baixa do Porto.

Se fores para o Chiado/Bairro Alto/Alfama/Av da Liberdade, que é logo ali ao lado, talvez já andes. A baixa (rua Augusta, rua do Ouro e rua da Prata) É uma zona de comércio e serviços que fecha, como é natural, durante a noite. A animação está noutros lados.

São 2 cidades completamente diferentes.

Já agora e que veio isso ao assunto : o que é mais seguro ? A noite do porto, em que nos jornais veio aquilo do crime organizado, ou, a noite de lisboa, por ex, no bairro alto, em que ao que consta anda por lá tráfico ?

Não que eu frequente a noite, mas aqui por lisboa o " bairro " está tão na moda....mas ao mesmo tempo dizem tão mal....

Eu pessoalmente nasci e vivo sempre em contacto com o Porto e gosto imenso da cidade, tenho é pena que a politica desequilibrada deste país dos últimos 38 anos tenha contribuído para uma Macrocefalia deste país e que fora de Lisboa simplesmente quase não haja oportunidades de emprego. Continuo a acreditar que mais valia acabar com certos municípios e freguesias para permitir a existência de regiões com autonomia para definir politicas económicas eleitas directamente, regiões como Norte, centro, Lisboa e Vale do Tejo,Alentejo e Algarve.

Não sei se há mais ou menos empregos em Lisboa do que no porto mas não duvido do que dizes.

No entanto, a cidade de lisboa está mal aproveitada turisticamente, além de estar muito velha e desgastada em termos de estradas, ruas, edifícios e escoamento de águas em caso de cheias, por exemplo. É uma cidade demasiado velha e cansada para tanta gente activa e em tão grande número.

São 2 cidades completamente diferentes.

Já agora e que veio isso ao assunto : o que é mais seguro ? A noite do porto, em que nos jornais veio aquilo do crime organizado, ou, a noite de lisboa, por ex, no bairro alto, em que ao que consta anda por lá tráfico ?

Não que eu frequente a noite, mas aqui por lisboa o " bairro " está tão na moda....mas ao mesmo tempo dizem tão mal....

Não estás a confundir as coisas? Crime organizado e tráfico há em todo o lado, faz parte do sistema lol. Eu considero segurança poder ir do ponto A ao ponto B sem ser assaltado ou sentir medo por perseguição ou assim. Já fui assaltado duas vezes por volta das 2h da manhã nos aliados. Mas foram educados, disseram que eram viciados em meth e que já não tinham a dose há algum tempo, e que quando assim é podem não ter culpa dos seus actos e ficarem com personalidade inconstante. Como o aspecto não era o melhor eu entendi a indirecta e dei-lhes uns trocos. Mas em dezenas de vezes aconteceu-me 2. Para além disso, nunca tive receio em andar muito tarde nas ruas do porto. Falando do centro, claro. A despovoação das cidades após determinada hora é comum a todas em portugal (contrariamente do que acontece noutras grandes cidades europeias). E nisso acho que a cidade do porto tem evoluído muito, com algumas iniciativas nocturnas promovidas pela própria câmara e não só para que o centro não fique tão desértico.

Se fores para o Chiado/Bairro Alto/Alfama/Av da Liberdade, que é logo ali ao lado, talvez já andes. A baixa (rua Augusta, rua do Ouro e rua da Prata) É uma zona de comércio e serviços que fecha, como é natural, durante a noite. A animação está noutros lados.
Não de animação que se estava a falar era da possivibilidade de ser assaltado e tenho ideia que essas possibilidades são maiores em Lisboa que no Porto. Eu por exemplo caminho bastante a noite no centro da cidade do Porto para chegar aos transportes publicos por ruas desertas um percurso de cerca de 20 minutos, já o faço a varios anos e nunca fui assaltado nem tive se quer uma situação de aperto. As unicas pessoas que as vezes se metem comigo são umas meninas que custumam trabalhar a noite nas esquinas mas até essas são cada vez menos.

Estive no Porto há bem pouco tempo e pareceu-me exactamente o contrário...A zona ribeirinha do Porto está completamente deserta. Até assusta.
Depende de que zona ribeirinha falas, a marginal do Porto vai da Ponte do freixo até ao Castelo do Queijo são cerca de 12 km é natural que tenha umas zonas mais sombrias que outras.

A zona Sul da grande Lisboa é fortemente industrializada, Almada, Barreiro etc. Mas desconheço de se facto o grande Porto não será mais.
As multinacionais tem quase todas sede em Lisboa, logo oportunidades há mais em Lisboa que Porto. É mais cara sim.
A "Almada fortemente industrializada" hoje é uma memória que se transformou em parques de estacionamento e ruínas.

São 2 pontos interessantes.

O Porto é o inicio do Norte do país (a parte Sul do Norte se quisermos [:cool:]), nem será bem o típico Norte como Braga, Guimarães, Bragança ou Vila Real, mas há uma tendência para ser considerada a "capital do Norte" dada a sua dimensão e proximidade de várias cidades importantes como Gaia (aliás quando se fala em Porto pensa-se no grande Porto com mais de 1 milhão de habitantes).

Há sempre nas segundas cidades um sentimento de discriminação, veja-se o caso de Barcelona em relação a Madrid ou mesmo de Braga em relação ao Porto.

Creio que genericamente o Porto ainda é ligeiramente mais seguro que Lisboa, esta pelo numero de turistas, emigrantes, etc. atrai naturalmente mais situações indesejáveis. Lisboa é uma cidade cosmopolita o Porto é muito menos, não há pretos no Porto.

De qualquer forma Lisboa ainda é uma cidade razoavelmente segura, eu vou a todo lado e normalmente não tenho problemas.

Voltar
Superior