Porto vs. Lisboa: qual a melhor cidade portuguesa?

Vigo embora seja a maior cidade da Galiza na minha opinião é sem duvida a menos interessante, eu não perdia muito tempo com Vigo. Vais ao Mercado da Pedra, a Praza da Constitucion, ao Parque Charlie Rivel (ver as vistas pois é o ponto mais alto da cidade) e se gostares de praia podes passar no Samil e está Vigo visto.

Podes encontrar muita informação neste site

GALICIA - TURISMO - TURGALICIA

Sim sim eu conheco esses locais todos...mas gosto de Vigo.. Não sei bem ao certo porque... Talvez seja a sensação de ser um Minho mais movimentado [:D]

Vivo na AMP há imensos anos. Vivi no Porto mesmo 4 anos e adoro a cidade.
Gosto muito mesmo, mas daí a (eu) afirmar que é das mais bonitas do mundo... Lá está, é uma questão de gostos.
Em termos de beleza não a trocava por outra em Portugal, mas para viver preferia Viseu (por exemplo).

é? porquê? se for uma comparação puramente por gosto pessoal até pode comparar com a baixa da banheira.

Eu nunca gostei do Maradona porque ele jogava tão bem como o Postiga. Deixa de ser gosto pessoal e passa a estupidez.

Portanto se disserem que gostam mais da Amadora que do Porto, estão no seu direito de gostar. Dizer que o Porto é igual a Amadora é estupidez.

O Porto e arredores melhorou um bocado nos últimos anos.

Eu trabalhei, em Lisboa, numa empresa do Porto 10 anos (Sonae) e fui umas boas dezenas de vezes ao Porto para reuniões e porque houve projectos no Porto e arredores e depois estive uns bons anos sem lá voltar e fui lá há ano e meio e achei aquilo muito melhor.

O lado de Gaia então com ciclovias até Espinho, observatórios de pássaros e a zona do Vinho do Porto toda reabilitada está bem porreiro.

O Porto, Porto ! mudou menos mas também me pareceu mais interessante, a fantástica Av. da Boavista, a Foz com pessoas com bom aspecto, muita gente a fazer desporto, a cidade (e as pessoas) está mais aberta, mais cosmopolita, mais moderna.

Lembro-me que havia o péssimo hábito de as pessoas porem o lixo na rua em sacos e alguns porcalhões mandavam os sacos das janelas, isto quando já se utilizavam contentores em meio-mundo, apesar de não ter reparado especificamente nesse pormenor, a cidade pareceu-me mais limpa e até mais luminosa.

O Porto e arredores melhorou um bocado nos últimos anos.

Eu trabalhei, em Lisboa, numa empresa do Porto 10 anos (Sonae) e fui umas boas dezenas de vezes ao Porto para reuniões e porque houve projectos no Porto e arredores e depois estive uns bons anos sem lá voltar e fui lá há ano e meio e achei aquilo muito melhor.

O lado de Gaia então com ciclovias até Espinho, observatórios de pássaros e a zona do Vinho do Porto toda reabilitada está bem porreiro.

O Porto, Porto ! mudou menos mas também me pareceu mais interessante, a fantástica Av. da Boavista, a Foz com pessoas com bom aspecto, muita gente a fazer desporto, a cidade (e as pessoas) está mais aberta, mais cosmopolita, mais moderna.

Lembro-me que havia o péssimo hábito de as pessoas porem o lixo na rua em sacos e alguns porcalhões mandavam os sacos das janelas, isto quando já se utilizavam contentores em meio-mundo, apesar de não ter reparado especificamente nesse pormenor, a cidade pareceu-me mais limpa e até mais luminosa.

O Lixo foi de facto um problema durante mais de 10 anos pois houve uma forte questão entre os Cantoneiros (Lixeiros) e as recolhas.

Após o 25 de Abril, alguém se lembrou de meter na cabeça dos Homens que "era Fascista o lixo central nos prédios", principalmente na zona da Foz.
Vai dai salvo erro em 76 ou 77 procederam à selagem das portas de lixo dos andares.
Lembro-me de selarem o meu (era na parede lateral da varanda da cozinha).
Mal sabiam eles que em vez de apanharem uma lata por prédio iriam gramar mais de 10 anos a apanhar saquinhos espalhados por todo o lado, até existirem contentores.
Agora há contentores e das novas plataformas com sacos gigantes subterrâneos.

Supostamente no passado (não é do meu tempo) as casas tinham é que ter uma lata de lixo identificada e até ás 22H00.
No Porto e em Leça também sei que o sistema era o mesmo para as casas.
Os prédios quase todos foram sendo construídos com lixo central.

daí a (eu) afirmar que é das mais bonitas do mundo...

Mas é. E não sou eu que digo, mas muita gente de outros pontos do Mundo.
Não se está a dizer que é MELHOR atenção.

Aquela parte ribeirinha é absolutamente deliciosa.

O Porto e Gaia vistos do Muro dos Bacalhoeiros Ou então do outro lado do Miradouro do Mosteiro da Serra do Pilar, com a Nossa fantástica luz ou de noite é algo incrível.
Para além disso, as próprias Pontes são fantásticas bem como muitos monumentos.

A Igreja de São Francisco é Topo Mundial em talhas douradas.
A Estação de São Bento qualquer coisa de destaque em azulejos.
A CM do Porto é um edifício por si só soberbo, tal como o Antigo Jornal "O Comércio do Porto".
Etc.

Mas é. E não sou eu que digo, mas muita gente de outros pontos do Mundo.
Não se está a dizer que é MELHOR atenção.

Aquela parte ribeirinha é absolutamente deliciosa.

O Porto e Gaia vistos do Muro dos Bacalhoeiros Ou então do outro lado do Miradouro do Mosteiro da Serra do Pilar, com a Nossa fantástica luz ou de noite é algo incrível.
Para além disso, as próprias Pontes são fantásticas bem como muitos monumentos.

A Igreja de São Francisco é Topo Mundial em talhas douradas.
A Estação de São Bento qualquer coisa de destaque em azulejos.
A CM do Porto é um edifício por si só soberbo, tal como o Antigo Jornal "O Comércio do Porto".
Etc.

Tudo verdade. Mas, e volto a reforçar o "eu", eu não acho que seja das mais bonitas do mundo.
Claro que o efeito que outras cidades tiveram em mim poderia ser um bocadinho mais "forte" por ser algo "novo", mas são os sentimentos que me ficaram.
Em Portugal acho que está no topo, no global, e do que conheço, acho que não.

Acho o Porto uma cidade bonita, nomeadamente a ribeira, a Av. da Boavista, a Foz, etc.
No centro, os prédios melhores (de calcário) têm ali certos pormenores que me faz lembrar certas cidades europeias. O que me cansa um pouco no Porto é a pronúncia das pessoas que inicialmente é engraçada, mas depois começa a chatear um pouco... Em Braga nem se fala :sh) Noto também neste tópico um certo sentimento exacerbado de defesa da Região Norte do País, o "norte trabalhador", o norte independente e que tem tudo e que não precisa de Lisboa para nada, o que por vezes me deixa na dúvida se é apenas um grande sentimento de pertença ou se é um complexo de inferioridade.

Já Lisboa é a cidade mais bonita do país e a meu ver a mais interessante. Ontem tive o privilégio (sim, o privilégio) de andar no comboio da Linha de Cascais ao fim da tarde e confesso que me babei um pouco. A velocidade constante do comboio, o silêncio a bordo associado a paisagens como a passagem por Belém, o ponto em que se passa debaixo da 25/4 [br:)], a passagem junto à foz do Tejo, em que o comboio vai a poucos metros da água e até mesmo Alcântara e os armazéns abandonados em Santos, enfim, uma quantidade de coisas que me levam a acreditar que Lisboa e a sua envolvente são das cidades mais bonitas do Mundo. Já para não falar da luz de Lisboa...

Voltar
Superior