Português do Brasil - como é ensinado?

São questões de evolução. Nós cá Portugal também alteramos palavra e a sua fonética.

Queres uma que os brasileiros dizem melhor que nós.. Orelha

O brasileiro diz o "e". ORÊLHA, nós dizemos oralha..

Nem por isso..talvez na zona de lisboa e alentejo..se vieres mais ao Norte ou mesmo noutras zonas do país diz-se "oreilha"..

Depende da zona.
Eu por exemplo digo "orêlha", "coêlho", "vermêlho" e por aí fora.
Sou de Coimbra, mas isso não quer dizer nada, já que muita gente aqui na zona diz "oralha", "coalho", "vermalho", são hábitos.:)

Na verdade eu sabia que as pessoas de Coimbra fechavam os "E"

Mas era confundir mais.. ;)

Aí estão três palavras que os brasileiros respeitam a fonética e nós não...

Pêssego.. é outra...

É uma questão de pronúnica e não um erro.

Do mesmo modo que no sul dizem "oralha" e cá no norte dizemos "bamos". Não há nada de mal nisso e eu até sou apreciador destas diferenças e especificidades da língua.

Pior é quando se passa para o campo do erro. Um exemplo que já li por diversas vezes aqui no fórum: No sul tem-se muito a mania de dizer "insonso". A palavra correcta é insosso.

Do mesmo modo que no sul dizem "oralha" e cá no norte dizemos "bamos". Não há nada de mal nisso e eu até sou apreciador destas diferenças e especificidades da língua.

Pior é quando se passa para o campo do erro. Um exemplo que já li por diversas vezes aqui no fórum: No sul tem-se muito a mania de dizer "insonso". A palavra correcta é insosso.
Então não tem a ver com fonética

mas os erros ortográficos não têm nada a ver se é do Sul, Centro ou Norte tem a ver se a pessoa sabe ou não escrever correctamente a língua portuguesa

Há diversas pronuncias no Brasil. Ja ouvi "verdade" ser dito como "verdadji" e "verdadi", é um fruto da miscigenação.

O vocabulário brasileiro relacionado com a mecânica automóvel é que é muito engraçado.:)

Como por exemplo "Duplo-Comando" (Duas árvores de cames / Twin-Cam), "Junta do Cabeçote" (Junta da cabeça / culassa), "Virabrequim" (cambota).[:p]

Apenas uma achega

Português

Adjectivo

Insosso

1. Que não tem sal
2. Que tem pouco sal
3. Ensosso; insonso; insípido; insulso
4. Desengraçado

Tema

Insonso = insosso

Pergunta/Resposta

Segundo o vosso glossário a forma correcta é insosso e não insonso. Contudo, os dicionários que eu consultei consideram as duas formas correctas. Digam de vossa justiça.

José Mendes
Portugal

Insosso é a fórmula preferível e aconselhada pelos principais dicionários. Insonso é mais da linguagem popular. E é também comum a fórmula, também popular, ensonso. Provêm do latim 'insulsu(m)', insosso. Também temos o vocábulo insulso, que é o latim transportado para português.

J.N.H.

Eu por acaso digo ensosso

Uma coisa que há que ver também é que no Brasil existem mais palavras "americanizadas", como esporte, por exemplo, em que claramente essa palavra deriva da palavra inglesa sport e não da palavra portuguesa desporto.

Uma coisa que há que ver também é que no Brasil existem mais palavras "americanizadas", como esporte, por exemplo, em que claramente essa palavra deriva da palavra inglesa sport e não da palavra portuguesa desporto.

Será? Em francês também é sport.

Eu já sei a resposta a esta minha dúvida vamos ver se descobrem [;)]

Back