Possível burla

Boas.

Para evitar a clonagem via contactless, é simples, mesmo sem carteiras que supostamente impedem esses movimentos... é juntar 2 cartoes contactless que se passarem perto de uma máquina tipo multibanco, esta pede logo para usar apenas 1 cartao...

Abraco.

Boas.

Para evitar a clonagem via contactless, é simples, mesmo sem carteiras que supostamente impedem esses movimentos... é juntar 2 cartoes contactless que se passarem perto de uma máquina tipo multibanco, esta pede logo para usar apenas 1 cartao...

Abraco.

Boa. Por acaso tenho sempre 2 cartões juntos na carteira. Viva a riqueza![:D]

Eu comprei uma bolsa bloqueadora de contactless. Assim o cartão só funciona quando está fora da carteira.
078c51ae9d9b9727b3e72cebd52cd4a9.jpg

Last edited:
Mas como fazem a clonagem via contactless?

Desculpem a minha ignorância mas nos pagamentos feitos via contactless não somos nós a encostar o cartão à máquina apenas?
Não será propriamente "clonagem", mas tanto alguém com, por exemplo, um terminal portátil encostá-lo à tua carteira e debitar um valor. Por outro lado, um terminal estará associado a uma entidade que pode vir a ser responsabilizada em caso de deteção desse tipo de ação. Mas pode haver outras formas que desconheço.

Não será propriamente "clonagem", mas tanto alguém com, por exemplo, um terminal portátil encostá-lo à tua carteira e debitar um valor. Por outro lado, um terminal estará associado a uma entidade que pode vir a ser responsabilizada em caso de deteção desse tipo de ação. Mas pode haver outras formas que desconheço.

Nesse caso já entendo melhor a coisa.

Via homebanking/app ou ligar para o apoio da entidade.

Então terei de ver isso, porque o cartão mais recente que tive, na altura referi que não queria isso... e no entanto, indicaram que nada podiam fazer quanto a isso.

Mas nada como indagar novamente, para ver isso.

Podes sempre partir a bobine que está dentro.
Eu já parti uma sem querer.
Ou cortar/furar o canto do cartão.
Com uma luz forte ou um laser dá para ver por onde passa a bobine.

Então terei de ver isso, porque o cartão mais recente que tive, na altura referi que não queria isso... e no entanto, indicaram que nada podiam fazer quanto a isso.

https://www.bportugal.pt/page/pagamentos-contactless-sabe-o-que-sao

"Se assim o desejar, pode sempre desativar a funcionalidade contactless do seu cartão. Para o efeito, terá de contactar o emitente do seu cartão (se for o caso, o seu banco)."

Eu fui ao balcão e disse que queria anular do cartão o contactless, preenchi um papel e saí de lá com com essa coisa desactivada.

Grato a todos.

Já vi que ou o funcionário não percebeu patavina na altura ou então, não quis estar com trabalho.

Bem, irei tratar disso.

É possível desactivar o sistema de contactless?

Sim dá, alguns bancos nao te dao é a opcao para desactivar.

No teu caso, se fizeres uma reclamacao do pagamento, eles tem de te dizer que tipo de pagamento foi e quem foi o merch que o recebeu depois disso é só apresentar queixa contra quem recebeu, que irá ter de provar que foi um pagamento legitimo.

Tenho duvidas que tenha sido algo com contactless, pois por norma a forma de estes débitos passarem despercebidos é serem feitos em valores baixos que se misturem com outros e periodicamente para nao aparecerem todos juntos no teu extracto.

Pede para cancelarem o cartao e te darem um novo, se houver mais algum cartao associado a essa conta faz o mesmo.

Como falaram da cena do contactless, nao é muito um problema grave pois quem comete a fraude normalmente é apanhado facilmente (o dinheiro vai para algum lado), mas como disseram é mais eficiente ter mais que um cartao junto na carteira do que usar carteiras ou bolsinhas que bloqueiem o sinal RFID dos cartoes, para além de ser mais barato também hehe

Boa sorte com isso, mas o teu banco deve de te resolver o problema com relativa facilidade.

Discordo, a bolsa é mais eficaz.
Não passa nada!
Os dois cartões pode correr mal se um for detectado antes do outro, oi se for colocado ao contrário.

Back