Há quem tente convencer caloiros a serem praxados com argumentos de não poderem trajar e participar em actividades académicas, mas não sei até que ponto isso é verdade.
Na minha escola por exemplo não há código de praxe, e por isso há alunos com apenas 2 matriculas e já com os emblemas e quem não tenha ido a tribunal e ande trajado. Um colega disse-me que as coisas não eram tão radicais, que se podia trajar mas claro não podiam praxar. Mas na semana académica há papeis a advertir o que eu disse acima, caso os caloiros mencionados faltem ao tribunal.
Ontem estava numa mesa e falava-se de uma aluna do meu curso que não tinha ido a tribunal de praxe mas andava trajada, achei graça a indignação da rapariga a falar dela, mas entendo porque quem foi praxado sofreu, teve de estar ali sem poder ir pra casa quando queria, por muito engraçado que fosse e por isso supostamente quem não o foi não pode ter os mesmos privilégios que os outros.
Por mim é indiferente, não vou rasgar a capa a moça como dizem que fazem em certas faculdades. []
Ja ouvi umas historias sobre isso.É verdade.Pelo menos uma faculdade aos caloiros que nao quiseram ser praxados foram impedidos de participar juntamente em algumas actividades com o resto.