Praxes no Ensino Superior

Há quem tente convencer caloiros a serem praxados com argumentos de não poderem trajar e participar em actividades académicas, mas não sei até que ponto isso é verdade.

Na minha escola por exemplo não há código de praxe, e por isso há alunos com apenas 2 matriculas e já com os emblemas e quem não tenha ido a tribunal e ande trajado. Um colega disse-me que as coisas não eram tão radicais, que se podia trajar mas claro não podiam praxar. Mas na semana académica há papeis a advertir o que eu disse acima, caso os caloiros mencionados faltem ao tribunal.

Ontem estava numa mesa e falava-se de uma aluna do meu curso que não tinha ido a tribunal de praxe mas andava trajada, achei graça a indignação da rapariga a falar dela, mas entendo porque quem foi praxado sofreu, teve de estar ali sem poder ir pra casa quando queria, por muito engraçado que fosse e por isso supostamente quem não o foi não pode ter os mesmos privilégios que os outros.

Por mim é indiferente, não vou rasgar a capa a moça como dizem que fazem em certas faculdades. [:D]

Ja ouvi umas historias sobre isso.É verdade.Pelo menos uma faculdade aos caloiros que nao quiseram ser praxados foram impedidos de participar juntamente em algumas actividades com o resto.

Há quem tente convencer caloiros a serem praxados com argumentos de não poderem trajar e participar em actividades académicas, mas não sei até que ponto isso é verdade.

Na minha escola por exemplo não há código de praxe, e por isso há alunos com apenas 2 matriculas e já com os emblemas e quem não tenha ido a tribunal e ande trajado. Um colega disse-me que as coisas não eram tão radicais, que se podia trajar mas claro não podiam praxar. Mas na semana académica há papeis a advertir o que eu disse acima, caso os caloiros mencionados faltem ao tribunal.

Ontem estava numa mesa e falava-se de uma aluna do meu curso que não tinha ido a tribunal de praxe mas andava trajada, achei graça a indignação da rapariga a falar dela, mas entendo porque quem foi praxado sofreu, teve de estar ali sem poder ir pra casa quando queria, por muito engraçado que fosse e por isso supostamente quem não o foi não pode ter os mesmos privilégios que os outros.

Por mim é indiferente, não vou rasgar a capa a moça como dizem que fazem em certas faculdades. [:D]

Todas as regras tem de estar bem claras no codigo de praxe. A minha escola tinha tudo bem esclarecido no codigo de praxe a o conselho de veteranos tinha de fazer cumprir o codigo de praxe, pois todos os caloiros tinha direito de receber o codigo de praxe para estarem bem informados.
O conselho de veteranos também tem o dever de proteger os caloiros e assim não são cometidos abusos por parte da comissão de praxes e dos alunos que praxam. Na minha escola os alunos com duas matriculas não podiam prazer e eu acho que era uma boa regra porque assim evitavam-se alguns abusos, pois esses são os que tem mais vontade de praxar pois ainda tem tudo fresquinho na memória.

Todas as regras tem de estar bem claras no codigo de praxe. A minha escola tinha tudo bem esclarecido no codigo de praxe a o conselho de veteranos tinha de fazer cumprir o codigo de praxe, pois todos os caloiros tinha direito de receber o codigo de praxe para estarem bem informados.
O conselho de veteranos também tem o dever de proteger os caloiros e assim não são cometidos abusos por parte da comissão de praxes e dos alunos que praxam. Na minha escola os alunos com duas matriculas não podiam prazer e eu acho que era uma boa regra porque assim evitavam-se alguns abusos, pois esses são os que tem mais vontade de praxar pois ainda tem tudo fresquinho na memória.

Uma das coisas que ouvi dizer foi que como agora os cursos são de 3 anos, já se podem meter emblemas a 2º matricula. Um dia destes uma caloira do ano passado reparou num aluno que foi caloiro com ela e já usava os emblemas. Quanto a praxar, ela pensa faze-lo este ano, já na 3ª matricula.

Como disse, a minha escola ainda não tem codigo de praxe mas ouve-se falar no mesmo em relação as outras. Há quem diga que mesmo não havendo codigo de praxe, é uma questão de consciencia, porque tudo faz parte da PRAXE.

Andar trajado nada tem haver com a praxe!
Emblemas na capa, sempre em número ímpar, podem-se usar desde a 1ª matrícula, não podem é estar à mostra..

Última edição:
Andar trajado nada tem haver com a praxe!
Emblemas na capa, sempre em número ímpar, podem-se usar desde a 1ª matrícula, não podem é estar à mostra..

Na minha escola só podiamos usar simbolos na capa na 2º matricula e era só 9 emblemas e numa ordem especifica. No 1º ano só podiamos trajar só depois da serenata e sem simbolos na capa. Na 3º matricula é que já podiamos colocar o numero de emblemas que quiséssemos.

Peço perdão, de referir que o que eu disse é de Coimbra :)

Andar trajado sim tem relação com a praxe. A praxe, e não "as praxes", é uma conduta dentro da academia. Podes usar traje e como tal estar dentro da praxe, e mesmo assim não praxares.

É pena que cada vez mais em Coimbra as pessoas desconhecem os fundamentos da praxe tendem a confundi-la com "as praxes", que no código são referidas como "gozo".

este desvirtuar de algo muito concreto é que leva a situações infelizes como estas notícias que vieram a lume.

Hoje houve porrada no tribunal de praxe da minha escola!
Um caloiro ao ser chamado reclamou que demoraram muito e o veterano do curso dele disse que ele estava a desrespeitar o tribunal, começaram a atrofiar um com o outro, houve pancada e um veterano do meu curso meteu-se também...

Hoje houve porrada no tribunal de praxe da minha escola!
Um caloiro ao ser chamado reclamou que demoraram muito e o veterano do curso dele disse que ele estava a desrespeitar o tribunal, começaram a atrofiar um com o outro, houve pancada e um veterano do meu curso meteu-se também...

Viva às praxes.......[8b]

Andar trajado sim tem relação com a praxe. A praxe, e não "as praxes", é uma conduta dentro da academia. Podes usar traje e como tal estar dentro da praxe, e mesmo assim não praxares.

É pena que cada vez mais em Coimbra as pessoas desconhecem os fundamentos da praxe tendem a confundi-la com "as praxes", que no código são referidas como "gozo".

este desvirtuar de algo muito concreto é que leva a situações infelizes como estas notícias que vieram a lume.

Estava-me a referir no não teres que ser praxado para usar traje! :)

Teoricamente, não!

É assim, ponto final!

Queria ver quem me proibia a mim de usar traje!!!

PS- não fui praxado.[;)]

Percebi [;)]

Bom ninguém te proibe mas o mais certo é falarem mal por trás, como aconteceu com uma colega minha. E olha que na minha escola nem há codigo de praxe, ou melhor soube que havia mas nada definitivo.

Teoricamente, não!

É assim, ponto final!

Queria ver quem me proibia a mim de usar traje!!!

PS- não fui praxado.[;)]

Não te proíbem a ti nem a qualquer trolha que vá a uma loja comprar/alugar um traje para o usar...

Não é o habito que faz o monge...
O "monge" é um conjunto de tradições e rituais, e de espírito ....

Usar o traje podes usar, mas não és o traje, e o traje não te representa nem tu te revês no que o traje significa...

E se usando o traje sem seres "monge" te predispuseres a praxar alguém, isso revelaria muito do carácter da pessoa...

Não serias castigado por terceiros...
acho que serias castigado por ti mesmo ao tentares passar por algo que não és ou representares algo a que não pertences...

De qualquer modo não percebo o porqûe de alguém que se diz contra a praxe, um não praxado querer usar precisamente o "instrumento", o símbolo que representa a praxe, criticada por essa pessoa...

Não te proíbem a ti nem a qualquer trolha que vá a uma loja comprar/alugar um traje para o usar...

Não é o habito que faz o monge...
O "monge" é um conjunto de tradições e rituais, e de espírito ....

Usar o traje podes usar, mas não és o traje, e o traje não te representa nem tu te revês no que o traje significa...

E se usando o traje sem seres "monge" te predispuseres a praxar alguém, isso revelaria muito do carácter da pessoa...

Não serias castigado por terceiros...
acho que serias castigado por ti mesmo ao tentares passar por algo que não és ou representares algo a que não pertences...

De qualquer modo não percebo o porqûe de alguém que se diz contra a praxe, um não praxado querer usar precisamente o "instrumento", o símbolo que representa a praxe, criticada por essa pessoa...

Bem não se ser praxado não quer dizer que se seja anti-praxe, há quem não seja praxado por indisponibilidade por exemplo.

Agora concordo que quem não quis fazer figura não pode fazer com que outros façam essa figura...

VIVA A PRAXE! O MELHOR ANO QUE TIVE NA UNIVERSIDADE! :D

Ainda hoje vou a semanas académicas e identifico-me com a academia.

Muita gente conheci, muitos amigos (de verdade) fiz!

Epa penso que não vou ser o unico daqui a levar com praxes..

Alguem sabe se vale a pena ir ou nao? Conhecer pessoal isso é assim tao facil de conhecer o pessoal todo? fazem cenas de que tipo.. enfim ando um bocado a toa [:D]

Epa penso que não vou ser o unico daqui a levar com praxes..

Alguem sabe se vale a pena ir ou nao? Conhecer pessoal isso é assim tao facil de conhecer o pessoal todo? fazem cenas de que tipo.. enfim ando um bocado a toa [:D]
Vai lá e experimenta. Acredita que é o melhor conselho que te podem dar. Não vás pelo que te dizem, que é bom ou que é mau, vai lá, e traça a tua própria opinião. Ninguém vos vai fazer mal, portanto escusam de ir com medo/receio.

Se não vais, não sabes o que perdes.
Pelo menos experimentas e depois tiras as tuas conclusões.

Fui praxado em 2 faculdades, e enquanto a 1ª levou-me a desistir em 1 mÊs, a outra levou-me até ao fim e sentir algo que não senti na outra.

Agora não faças como muitos que não experimentam e depois põem-se a mandar c@r@lhadas na net, na imprensa e até mesmo nos movimentos anti-praxe.

Voltar
Superior