Praxes no Ensino Superior

O assunto das praxes é sempre muito polémico, eu acho que o facto de um caloiro ir/não ir à praxe depende muito do curso e Universidade onde entrou.
Fico com a sensação (de casos que conheço) que é mais comum haver abusos em Universidades de cidades mais pequenas ou Institutos Politécnicos do que nas Universidades maiores.
Nessas é mais uma borga, alcool, festas académicas, do que humilhação.
Eu fui praxado e nunca me fizeram nem fiz nada que ultrapassasse os meus limites, tal como quando praxei não mandei ninguem fazer nada que não quisesse fazer ou que em consciência achasse mal-feito.
E concordo que se na primeira semana todos são praxados mais ou menos por igual, a partir daí os doutores concentram-se naqueles caloiros que todos os anos entram com vontade de serem chico-espertos e chatear ou fazer deliberadamente o contrário de tudo o que lhe mandarem fazer (a esses pedimos para se declararem anti-praxe e eles não querem!!!).

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Para quem não sabe, há códigos de praxe e quem não quer ser praxado tem esse direito.

Há sempre quem abuse, mas tb há quem abuse dos 2 lados. Já vi caloiros armarem-se em superiores com "doutores" e depois apanham por tabela.

geralmente é assim, mas também, não se esqueçam que as primeiras coisas que a praxe faz é normalizar e standardizar todos os caloiros.
Os códigos têm de ser cumpridos o mais possível, só assim se pode realizar praxes com o verdadeiro sentido pelo qual foram criadas.

As praxes tem os seus abusos, contudo, não indo ao extremo de dizer que quem não é praxado não tem amigos, a praxe tem a propriedade liberatória de permitir que os caloiros conheçam os outros caloiros de outros cursos e grande parte dos veteranos, permite ganhar confiança com algumas meninas mais velhas que entram no ano com muita vontade de "desmamar meninos" lolol

A decisão de ser praxado ou não é tua, mas se não queres ser praxado não faças frente aos veteranos, diz que não e fica na tua, não te armes em carapau de corrida.

citação:Originalmente colocada por Sphynx

As praxes tem os seus abusos, contudo, não indo ao extremo de dizer que quem não é praxado não tem amigos, a praxe tem a propriedade liberatória de permitir que os caloiros conheçam os outros caloiros de outros cursos e grande parte dos veteranos, permite ganhar confiança com algumas meninas mais velhas que entram no ano com muita vontade de "desmamar meninos" lolol

A decisão de ser praxado ou não é tua, mas se não queres ser praxado não faças frente aos veteranos, diz que não e fica na tua, não te armes em carapau de corrida.

Não porque os veteranos são intocáveis!! [8][8]
Se te tentam humilhar e maltratar faz o mesmo...os meninos detestam ficar mal em frente dos outros caloiros o que dá um especial gozo...se me tentaram deixar ficar mal acredita que ficaram muito pior!![8][8][}:)]

E mais... não fui declarado anti praxe se quisesse praxava e usava o traje, mas isso para mim são paneleiriçes!! [}:)]
Talvez o use quando acabar o curso para ir à missa!![}:)][}:)]

Nunca aderi as praxes, nem como caloiro nem como veterano.

Lembra-te que esses gajos das praxes nao tem poder nenhum e alguns apenas sentem prazer em aterrorizar miudos que vieram do secundario e no caso das gajas de poderem por os dentes numas pitinhas fresquinhas.

Se assim for... deixa andar...

O unico problema que tive com um ''Doutor'' foi uma ocasiao que estavam a bloquear o portao aos caloiros, quando me recusei a ficar e lhe levei o braco a frente levei uma ameaca do genero... ah e tal... se te apanho num bar a noite estas fdd... [}:)]

Um colega meu, batateiro de profissao, ainda se virou a um deles mas nada se passou, so ameacas mutuas...

A resposta e simples. Quem quer ser praxado assume as consequencias, quem nao quer ser, assume as consequencias tambem, como por exemplo, ser considerado frouxo, covarde, anti-social etc...

Já agora,existe possibilidade de quem quiser frequentar a praxe poder faze-lo,mesmo que esteja por exemplo no 3º ano?

É que no meu caso,entrei na segunda fase,logo fiquei "out"...e como so agora tenho "tempo livre" para me dedicar a isso,gostava de saber.

citação:Originalmente colocada por Force

Já agora,existe possibilidade de quem quiser frequentar a praxe poder faze-lo,mesmo que esteja por exemplo no 3º ano?

É que no meu caso,entrei na segunda fase,logo fiquei "out"...e como so agora tenho "tempo livre" para me dedicar a isso,gostava de saber.

Podes sempre infiltrar-te :D:D:D

citação:Originalmente colocada por lamborghini_

Eu não percebo isso. Se essa praxe é ás 2 ou 3 da manha porque é que os caloiros vão para a rua a essa hora? Melhor! Como é que os outros, identificam os caloiros e sabem onde estão?? E porque os caloiros fazem o que os outros querem, mesmo que nao curtam e sejam humilhados??

Eu se fosse para a universidade ninguem me praxava de certeza absoluta se eu visse que era alguma coisa que nao curtia.

por causa de 2 mitos...
eu explico-te.

1º Os caloiros gostam de ser praxados...eles dizem que não mas a maior parte gosta.alguns ADORAM! e falam das praxes com uma alegria enorme..

2ª Integração.os 'doutores' servem-se desse argumento falso para convencer o pessoal a ir às praxes.não é verdade. mais cedo ou mais tarde acabas por te integrar, arranjar colegas, etc..( é quase como que uma terapia do 'medo'...)

basicamente, como diz o mundano, ninguém perde nada por não ir às praxes...o pessoal é que vai para lá com a idéia pré-concebida que sim..

além disso, quem não quiser ser praxado, pura e simplesmente mande os pseudo-doutores (alguns andam anos no primeiro ano mas gostam de andar de capinha...) pó car*lho mais velho, quando eles se dirigirem a vocês...
nunca mais vos chateiam;)

ld

Eu nunca fui praxado, na altura achei estranho.
E por estranho que pareça senti-me discriminado. Não sei se é por ter 1.90 mt e ser um pouco maior que a média do pessoal:D
Na altura ainda pensei em oferecer-me para ser praxado, mas depois e como sou um tipo calmo, passou-me tudo ao lado.

Mas é giro participar, conhece-se o pessoal e é uma semanita engraçada. Desde que não abusem, claro.

nao ir a praxe nao se perde nada?????????????????????????
O ano em que fui caloiro foi o mais espetacular que tive na facldade... Mas na mh facldade a praxe é uma brincadeira... nada da palhaçada que se ve em muitas... A praxe é para se conhecer a malta leva-los a entrar no ritmo, festas academicas,... eu adorei, e recomendo a todos os caloiros que encarem a praxe como um modo de conhecer muita gente nova...

"morte ao caloiro o caloiro vai morrer..."

PRAXES!!!!!

é do melhor! Adorei o meu ano de caloira, adorei praxar! Nos ultimos anos n tenho podido ir la, mas nada me dá mais orgulho q vestir o traje! As minhas praxes sao nos ultimos 3 dias da proxima semana. Mas na minha faculdade (ainda) n ha daquelas praxes "maradas".

tás a ver lamborghini como é mito que os caloiros não gostam da praxe??
vá-se lá perceber qual é o gozo que tiram disso (eu sei das vergonhas que passei por andar com uma namorada com uma unha de cada cor, pintada, etc....) mas a verdade é que há muito poucos que não querem ser praxados..

ld

citação:Originalmente colocada por michaelreznor

vá-se lá perceber qual é o gozo que tiram disso (eu sei das vergonhas que passei por andar com uma namorada com uma unha de cada cor, pintada, etc....) mas a verdade é que há muito poucos que não querem ser praxados..

ld

O que há é muito poucos com coragem para não ser praxados!:D

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

citação:Originalmente colocada por michaelreznor

ld

O que há é muito poucos com coragem para não ser praxados!:D

:D:D
ld

Eu fui praxado e não tenho razões de queixa. Foi divertido, deu para conhecer muita gente. E na altura, o técnico era conhecido pelas praxes lixadas.

Mas comigo correu tudo bem. Gozaram um bocado e tal, puseram uma pasta no cabelo que cheirava do piorio (que deu muito jeito nos transportes publicos porque o cheiro criava uma "zona de segurança" à minha volta), e fui a fazer de ambulancia desde o técnico até ao rossio.

ui ui

que bom andar a aturar meia-dúzia de parvos que em 2 ou 3 semanas do ano se acham uns heróis.... tudo porque os anjinhos dos caloiros vao para a universidade cheios de medo e gostam de ser humilhados, de ficar com as roupas estragadas, de perder dinheiro, arranjar problemas de saude e por aí fora...

as praxes normalmente nao trazem nada de novo ou útil a quem entra na universidade, só possibilitam umas ocasioes para a paródia de uns quantos.

e só se sujeita a elas quem quer, mas há pessoas que pensam que é obrigatorio.

citação:Originalmente colocada por Duro

ui ui

que bom andar a aturar meia-dúzia de parvos que em 2 ou 3 semanas do ano se acham uns heróis.... tudo porque os anjinhos dos caloiros vao para a universidade cheios de medo e gostam de ser humilhados, de ficar com as roupas estragadas, de perder dinheiro, arranjar problemas de saude e por aí fora...

as praxes normalmente nao trazem nada de novo ou útil a quem entra na universidade, só possibilitam umas ocasioes para a paródia de uns quantos.

e só se sujeita a elas quem quer, mas há pessoas que pensam que é obrigatorio.

Mainada!;)

Todos os anos é sempre a mesma polémica de sempre!!!!!

Meus amigos, há praxes e também há praxes, assim como todas as faculdades tem a sua maneira de integrar os caloiros embora haja princípios que são comuns!

A coisa mais estúpida que vejo a nível geral é ao falar-se de praxes, quem quer dizer mal delas seja porque razão for, tende sempre a meter todas as faculdades no mesmo saco!

Eu já experimentei os dois lados: o lado em que saí amargurado pelas praxes (quando entrei pró ISEP) e o outro lado em que integrei-me na boa e que sempre vi aquilo como uma brincadeira (quando fui depois para a FCUP onde estou actualmente), E mesmo quando andei no ISEP eu apenas era contra a praxe feita naquela instituição, porque tinha consciência que lá fora nem todas as faculdades tratavam os caloiros daquela forma repugnante como (ainda) fazem e farão naquela instituição!

Na FCUP apesar de ter demorado um bocado a entrar nas praxes (devido aos traumas passados no ISEP), mesmo tendo ido mais tarde eles aceitaram-me na boa e partir daí passei a ir sempre às praxes e ia mesmo pela diversão que aquilo transmitia e sentia que respeitavam mais a caloirada!

Infelizmente tenho pena de que nem todas as instituições praxem decentemente e que à conta disso, todos os anos a imprensa caia em cima deste assunto "que nem patinhos" (com o "apoio" do MATA e penso que também dos ANTIPODAS em cada noticia que sai) e depois temos sempre a TVI com as suas reportagens melodramáticas e as invenções do Correio da Manhã!

Lembrem-se que praxe que é praxe, serve para integrar o pessoal na vida académica e não para por pessoal de lado!

Voltar
Superior