Praxes no Ensino Superior

Eu entrei em 1998 na Utad. Na altura aquilo era do piorio, mas lá em cima era tudo assim. Tudo o que se fazia era feito com bastante intensidade[8D]. Chegava a casa para passar o fim-de-semana e vinha todo comido da cabeça, nem me ria sequer. Mas hoje olhando para trás reconheço que no meio de muitos exageros o que vivi foi mesmo inesquecivel. Em 2 ou 3 meses emagreci 8 quilos. O que mais me impressionava era que o pessoal andava connosco 24 horas por dia, sempre dia e noite. Meia volta acordavas de manhã numa casa qualquer todo mamado ainda e pensavas "onde estou?".
Para terem uma ideia, nesse ano houve um programa no canal1 com a Maria Elisa sobre as praxes. Dos 4 telefonemas que houve para o programa 3 foram de caloiros e de pais de caloiros da Utad...
Hoje as coisas são muito diferentes, eu por exemplo praticamente não praxei, mas na altura não haviam leis. O pior era apanhar um bando deles bêbados...e era aí que as piores coisas aconteciam.
O pessoal chegava ao domingo á noite á estação da rodonorte no porto para apanhar a camioneta para Vila Real, e a praxe começava logo aí. Os "doutores e engenheiros" punham os caloiros a andar para trás e para a frente no corredor da camioneta a perguntar aos passageiros se queriam "chã, café ou limonada"....bons tempos!

PS: Posso dizer que perdi a conta ás vezes que fui humilhado. Não só eu como todos os meus colegas. Havia uma coisa que era normal acontecer, que era rapar os caloiros. Tive vários colegas meus que foram. Por exemplo os caloiros de desporto eram rapados o ano inteiro. Não sei se ainda é assim mas na altura era.

se quieseres mostro-te umas 3000 pessoas que fizeram o tour á faculdade durante a praxe.
Não vamos generalizar, é claro que á praxes mal feitas, por causa de gajos frustrados e descontentes, mas também á caloiros que estragm as praxes por serem frustrados e descontentes, bom como á pessoal anti praxe que também é frustrado,não podemos generalizar.
Do meu conhecimento e sempre estive e estou muito envolvido nas praxes estas só trazem beneficios desde que as pessoas saibam praxar e tenham dois dedos de testa.

Pois como é estereotipo que os praxistas são uns frustrados e autoritarios (classifaicação dada pelos grupos anti praxe)
tambem existe o estereotipo de que os anti-praxe são uns anti sociais, com a mania que são gente e que no fundo são frustrados (classificação dada pelas varias entidades praxistas)
No meu entender quem ser praxado é, quem não quer não é, mas que esqueça os cortejos, os jantares academicos, as serenatas, as tertulias, os comboios do caloiros, a imposição de insignias, todos estes eventos são marcos na vida de qualquer estudante, praxista, pois quem não for praxista, não participa...

[^][^][^]

Nao podia estar mais de acordo pintonuno!

Quem quer... vai as praxes, quem nao quer nao vai...

No meu caso, que nao aceitei, evidentemente que nao participei nas tradicoes que referiste, e fi-lo de consciencia tranquila.

Mais... nao foi por isso que deixei de falar ou ter como amigos ''veteranos''.

Claro eu sou praxista mas tenho grandes amigos que não atinam com as praxes, nada contra, estão no direito deles
Mas que considero uma experiencia unica, considero, como já lhes disse, por exemplo a praxe abre excepções para determinadas pessoas, eu pelo menos quando vejo que os caloiros já passam dos 30 anos falo sempre com eles e explico tudo referindo sempre que eles t~em facilidades na praxe, tem como que um estatuto, a mesma coisa faço com os militares activos ou não, bem como com quem ja tem filhos..
Mas lá que vale a pena vale...

ya ai ta! quem é anti praxe nao é praxado, mas tb n vai a festas e jantares de caloiros e afins...

ha mto boa gente q tem a mania que é anti, mas dps quer ir a essas festas... enfim!!

Caro Jomaso eu sou de vila real, mas sou praxista no porto e gaia e embora adore a praxe, abomino a praxe practicada na UTAD, conheço varios praxistas na UTAD que participam e fazem e acontecem e que não percebem puto de praxe, apenas se limitam a fazer o mesmo que lhes fizeram a eles, cheguei a ver jardineiros da camara municipal de capa aos ombros a praxar....inacreditavél
Mas o grande problema é que não há um orgão instituido que vigie as praxes.
É tambem verdade que a praxe em Vila Real tem situações porreiras e divertidas, mas de resto a praxe é pautada pela violencia, abuso de poder e autoritarismo e acima de tudo ignorancia...
Acho que é das cidades em que pior se praxa embora como ja disse tem momentos altos e extremamente divertidos

citação:Originalmente colocada por 16v

Estou prestes a "entrar" ...

E, apesar de já saber inumeras, gostava de conhecer tudo o que me pode vir a surgir ... :D
Então... vai :)

Ninguém te obriga a nada</u>, e se a certa altura vires que não era o que estavas à espera, simplesmente sais.

citação:Originalmente colocada por pintonuno

Lisboa não tem uma tradição praxista muito vincada, não costuma haver porque não têm nenhum codigo de praxe intaurado nem nunhum concelho de veteranos activo e vigilante, por isso pelo que sei não cosntuma haver.

ainda bem

Caro Jomaso eu sou de vila real, mas sou praxista no porto e gaia e embora adore a praxe, abomino a praxe practicada na UTAD, conheço varios praxistas na UTAD que participam e fazem e acontecem e que não percebem puto de praxe, apenas se limitam a fazer o mesmo que lhes fizeram a eles, cheguei a ver jardineiros da camara municipal de capa aos ombros a praxar....inacreditavél
Mas o grande problema é que não há um orgão instituido que vigie as praxes.
É tambem verdade que a praxe em Vila Real tem situações porreiras e divertidas, mas de resto a praxe é pautada pela violencia, abuso de poder e autoritarismo e acima de tudo ignorancia...
Acho que é das cidades em que pior se praxa embora como ja disse tem momentos altos e extremamente divertidos
Isso é verdade. Quando haviam as barraquinhas no jardim da carreira até os tropas praxavam[8)].
Mas pintonuno, os bons momentos que a tua cidade me proporcionou e a Utad fizeram esquecer tudo rapidamente.

citação:Originalmente colocada por Taveirada

citação:Originalmente colocada por fililipe

Praxes? Supostamente serviriam para apresentar a faculdade/instituto frequentado. Travar amizades com caloiros e alunos da escola.

Na prática, é um escape das frustrações da vida dos gajos que vão para lá praxar o pessoal. Se estudassem, em vez de quererem fazer a vida negra aos outros.

Mostrem-me alguém que conheca a faculdade toda, porque durante a praxe, lhe fizeram a tour á mesma!!!

Não fui praxado, nem nunca praxei. Mas intervi em algumas situações estupidas que vi!!!

Ha gajos estupidos em todo o lado... na estrada... na rua... em casa... há em todo o lado gajos avariados da cabeça! Nao implica que seja assim na generalidade!
Nunca ninguém me fez mal, abusou ou seja lá o que for... os putos rebolam na relva com 5 anos... e nao se chateiam... eu rebolei... e sinceramente... que fixe! ehehe... daquelas coisas que se pode achar estupido, mas para quem percebe ou quer perceber entendo o que estou a dizer!

Tudo bem, agora diz-me, para uma pessoa inteligente, que se esforçou durante 12 anos, para entrar no ensino superior, qual é a piada de rebolar na relva? Se calhar tb gostavas de ir fazer castelinhos de areia.
Eu e muitos outros, entramos lá para aprender valores e tornarmo-nos pessoas mais integras. Não para brincar na areia e na relva...

se quieseres mostro-te umas 3000 pessoas que fizeram o tour á faculdade durante a praxe.
Não vamos generalizar, é claro que á praxes mal feitas, por causa de gajos frustrados e descontentes, mas também á caloiros que estragm as praxes por serem frustrados e descontentes, bom como á pessoal anti praxe que também é frustrado,não podemos generalizar.
Do meu conhecimento e sempre estive e estou muito envolvido nas praxes estas só trazem beneficios desde que as pessoas saibam praxar e tenham dois dedos de testa.

Pois como é estereotipo que os praxistas são uns frustrados e autoritarios (classifaicação dada pelos grupos anti praxe)
tambem existe o estereotipo de que os anti-praxe são uns anti sociais, com a mania que são gente e que no fundo são frustrados (classificação dada pelas varias entidades praxistas)
No meu entender quem ser praxado é, quem não quer não é, mas que esqueça os cortejos, os jantares academicos, as serenatas, as tertulias, os comboios do caloiros, a imposição de insignias, todos estes eventos são marcos na vida de qualquer estudante, praxista, pois quem não for praxista, não participa...

Mas não havia necessidade de existirem grupos anti-praxe, se as mesmas fossem feitas como foram criadas originalmente.

Que rara são as instituições em que são realizadas assim.

A minha experiencia provem de faculdades no Porto, se calhar se fosse noutro sitio, ficaria mais convencido...

citação:Originalmente colocada por bimm€r
É como eu digo, só quem lá teve é que pode falar...

e como é que sabes que os outros nao estiveram e nao viram/participaram em diversas praxes?

Só porque acham que nao traz nada de muito util ou que se comentem exageros estupidos com desculpas idiotas sao pessoas que nao estiveram em praxes?

Tens razão filipe, se calhar a praxe deveria ser um pouco mais flexivél e possuir varias vertentes de maneira a agradar a um maior numero de pessoas, eu sou dessa opinião, não gosto da praxe dura, não a practico, é logico que exijo rigor e respeito enquanto praxo, mas não mais do que o que também dou...
A praxe tem os seus principios e codigos baseados na conduta militar, os primeiros codigos existentes no porto e em coimbra eram practicamente copiados das condutas militares practicados nos respectivos quarteis.
Como ja disse há muito burro vestido de doutor e são esse arruinam esta bela tradição, que sendo bem aplicada, com juizo e coerencia só traz beneficios, muito embora ainda tenha algumas lacunas, mas isso varia de casa para casa, cada faculdade ou instituto deve moldar o codigo e a forma de praxar em acordo com os caloiros, a praxe não pode ser estatica

o meu irmao praxou caloiros este ano que passou e na escola dele (universidade lusiada em lisboa) a praxe dos caloiros era benze-los com cerveja num penico..cada um traxia o seu penico e dps era enchido com cerveja e eram benzidos assim... o resto das praxes era festas e pagar bebidas aos caloiros e pura diversao

Tens razão filipe, se calhar a praxe deveria ser um pouco mais flexivél e possuir varias vertentes de maneira a agradar a um maior numero de pessoas, eu sou dessa opinião, não gosto da praxe dura, não a practico, é logico que exijo rigor e respeito enquanto praxo, mas não mais do que o que também dou...
A praxe tem os seus principios e codigos baseados na conduta militar, os primeiros codigos existentes no porto e em coimbra eram practicamente copiados das condutas militares practicados nos respectivos quarteis.
Como ja disse há muito burro vestido de doutor e são esse arruinam esta bela tradição, que sendo bem aplicada, com juizo e coerencia só traz beneficios, muito embora ainda tenha algumas lacunas, mas isso varia de casa para casa, cada faculdade ou instituto deve moldar o codigo e a forma de praxar em acordo com os caloiros, a praxe não pode ser estatica

Lá está a tal conduta de autoritarismo que referes não gostar e a mania de ser mais que os caloiros!!
Desculpa lá mas não há outra desculpa para a praxe,0 e falo pelo que vejo na faculdade (no Porto também)que não seja a falta de respeito pelos caloiros que acabados de chegar a um novo mundo nem sabem onde se meter! Salvo raras excepções...acredito que em agumas facs e em alguns grupos de praxe realmente a praxe seja de integração!!

Poupem-me!![8][8][8]

citação:Originalmente colocada por Peacelove

citação:Originalmente colocada por underground

Sabem se na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa há praxes?

eu também vou para a Nova se entrar,mas para a faculdade de ciências e tecnologia:)

Porreiro;)!

O teu curso fica ao pé do de Direito?

Se entrar tb vou para lá, dizem que há meia noite de hoje os resultados já estão na net, só nos resta esperar![8D]

Há mais algm que vá para a nova?

citação:Originalmente colocada por 16v

Estou prestes a "entrar" ...

E, apesar de já saber inumeras, gostava de conhecer tudo o que me pode vir a surgir ... :D

A minha teoria é :

Brincar, Sim!
Humilhar, Não!

Sou da Covilhã e vou entrar na Universidade de cá, de modo que, sendo da Terra, vou sofrer menos [:X]

boas, eu entrei à 1 ano, fui praxado e só tenho a dizer que foi um momento inesquecivel, conheci imensas pessoas (sobretudo raparigas a quem tive que me declarar [:p]), pessoal de anos mais avançadas que me ajudaram no decorrer do ano com apontamentos e palavras de incentivo, fiz amizade com mais pessoas que entraram (não conhecia ninguem que tivesse entrado nesta faculdade) e o que me fizeram foi:
- Fui cantar (algumas coisas ofensivas) para a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (que é em frente à minha)
- Tive que fazer declarações a mais de 20 de raparigas
- Pintaram-me as unhas, das mãos e dos pés, espalharam-me brilhantes por cima (se tivesse ido ao casting da Floribella nesse dia tinha entrado :D)
- Cantei para os guardas que andam pela cidade universitária
- Fiz parte duma fila do pirilau (para quem não sabe o que é só vos digo que fica-se cá com umas dorzinhas nas costas)
- Tive que fazer vénias a todos os condutores que paravam na passagem para os peões
- Fiz de 0 à esquerda (tinha um papel à frente com um 0 e andava sempre à esquerda dum gajo que me praxou)
- Pintaram-me as costas, cortaram-me um bocado de cabelo para o diploma (que já perdi... [xx(]) e deitaram-me água na cabeça como que a terminar o baptismo

Eu gostei, acho que se levares na boa é porreiro, tem piada, conheces imensa gente, se sentires que estão a abusar tenta sempre falar que tudo se resolve, não vais ser praxado à força

boa sorte dia 18 com as colocações, abraço e aproveita a vida académica que é do melhor que há

Voltar
Superior