OK...
Vamos lá ver se nos entendemos.
Para ti, o traje advém da praxe.
Para mim, advém do facto de ser estudante universitário - o seu real e único sentido, em termos práticos.
Porque é que há-de estar o teu pensamento correcto (presumo que tenhas sido praxado e tenhas trajado) e o meu ser um pensamento hipócrita (sendo que eu não fui praxado)?
Não te entendo...:sh)
Atenção que eu não sou nada contra a praxe, apenas não concordo com algumas ideias por eles (praxantes, doutores, veteranos, o que quiserem) praticadas.
Porque é que um praxado tem mais "direito" de usar um traje do que eu? Por saber o que é o traje? Por ter vivido a vida académica de outra forma, mais dentro das tradições da praxe?
Novamente lê o que eu disse...
Não há regra nenhuma sobre o uso do traje...
Tanto o pode usar um praxista como um estudante anti-praxe, como um trolha sem habilitações...
Há no entanto 2 conotações com o uso do traje:
-Quem o usa é estudante universitário
-Quem o usa é da praxe
Como o uso do traje com uniforme estudantil já não é praticado, não há necessidade nenhuma dos estudantes o usarem, pois podem vestir o que bem entenderem...
portanto um aluno que use o traje académico está a usa-lo, não por necessidade mas sim como o uso de um símbolo académico, representante da academia....
E a academia é e sempre foi algo extra-curricular, a academia é o grupo dos estudantes.
E foram e são os estudantes que criaram toda a mítica, tradições, e rituais "universitários", e não as universidades propriamente ditas, pelo que o uso do traje, moralmente, passa pela aceitação das regras académicas....
Há 2 formas de se usar o traje:
-Como traje etnográfico, como representante de um modo de vestir antigo, o que é perfeitamente legitimo de usar por um estudante universitário anti-praxe...
-ou como traje académico com insígnias praxistas, e é este tipo de traje, aquele que tem as insígnias de praxe, que se usado por um estudante anti-praxe é um acto hipócrita, como é evidente...
E o que se vê regularmente não é o uso do traje simples, mas sim o uso do traje "académico" praxista, envergado por indivíduos anti-praxe, praticando aquilo que afirmam não aceitar...