Praxes no Ensino Superior

depende do curso.... as de LEI começam por agora e só terminam no enterro da gata... com uma pausa para exames em jan/fev.
as de cc e eng biologica são pouco mais leves (em termos de tempo)

depois há ainda aquelas tretas das 24horas de praxe
-p

ps. um conselho: diverte-te e coisa e tal, mas cuidado com as aulas. o ritmo da matéria não se compara com o que estás habituado... vais ter que estudar muita coisa sozinho....

Obrigado pelo conselho, mas tenho mais uma dúvida, na 1ª semana de aulas não vou poder estar sempre em Braga. As aulas já funcionam em pleno? Ou oficiosamente haja uma maior tolerância?

Pois... mão é uma bela imagem... :(

Confesso que não estou muito entusisamado...

Já agora, como é que funciona a "posição" ou "estatuto" de padrinho??? :confused:
basicamente tens um 'pinguim' a olhar por ti.
não impede que sejas praxado mas ajuda-te no que for preciso.
basicamente és um 'empregado', normalmente bem tratado.

PS: acho as praxes uma palhaçada. mas cada um faz o que quer....:)

ld

basicamente tens um 'pinguim' a olhar por ti.
não impede que sejas praxado mas ajuda-te no que for preciso.
basicamente és um 'empregado', normalmente bem tratado.

PS: acho as praxes uma palhaçada. mas cada um faz o que quer....:)

ld

Não estou disposto a tolerar muita coisa... partilho da tua opinião...

Sendo um curso de mulheres o mais chato vai ser os gritos histéricos, mas lembra-te de que se alguém manda em ti és tu e toleras apenas o que tu estiveres disposto a tolerar. [;)]

Eh pá, não o tratem por "curso de mulheres"! Não se esqueçam que também vou estar lá e não pretendo mudar de clube! [:D] [:D]

Mais uma vez, gracias [;)]

Bem, mais de um ano depois...[:D]

Vai aí uma grande confusão na tua cabeça.:confused:

Quem te disse que eu alguma vez, usando traje, quereria praxar alguém? Todo o teu post é orientado para isso, e acabaste por não dizer nada de jeito.:sh):sh)

Também descobri que o traje é o instrumento da praxe. Sempre a aprender![;)]

[:)]

Não deves ter percebido mesmo nada....

O traje académico de inicio era o UNIFORME dos estudantes.
Independente de qualquer tradição ou praxe, era simplesmente a roupa do estudante...
Com o passar dos anos foi abolida essa tradição e "obrigatoriedade" de o usar.

Hoje em dia o traje académico é como qualquer outro traje tradicional português, uma relíquia de tempos idos, em que com o seu uso se honram tempos idos, e tradições antigas...

Qualquer estudante universitário tem o direito de o usar independentemente de ser a favor ou contra praxe académica...
De facto, como não há nenhum regulamento acerca do uso do traje, pelo que qualquer pessoa o pode usar independentemente das habilitações, idade, etc....

No entanto, no contexto de praxe, em que praxe representa uma tradição de estudantes e de vida académica, o traje é um símbolo da mesma, e de tudo o que a praxe representa,pelo que há, para quem assim o deseje, rituais de iniciação ás tradições, que culmina com o poder usar esse símbolo, tudo isto lembro, num contexto praxista...

Nesse mesmo contexto, um aluno que se diga anti-tradições/anti praxe, e se vê a utilizar esse "símbolo" do que ele nega a aceitar, é hipócrita, e representante de facto dos seus valores pessoas...

Os "cardeais" (leia-se "mais burros da Universidade") costumam ser os piores, mas se por alguma razão sentires que estão a abusar podes sempre saír.
Esquece a pressão psicológica que te poderão fazer, pois é tudo uma grande treta. [;)]

Boa sorte para o curso

Olha o Arnie!!

Isso também não bem assim, no ano passado foi o meu 1º ano como cardeal, e muito pelo contrario ao que se diz, no meu curso os cardeais vao numa de ver se ha ou nao abusos. Tanto mais que derivado á maneira que a praxe estava a ser conduzida, decidimos fazer praxe de cardeais 2 dias pra tentar endireitar as coisas.

No fim da praxe, os caloiros diziam que uns dos melhores dias de praxe foram queles dois!

Claro que há aqueles que só porque já têm o estatuto que têm, pensam que podem fazer o que lhes apetece, mas pra isso é que está lá a comissão de praxe e o cardeal de curso, pra ver abusos! Caso contrário o Papa também anda lá!

A todos os caloiros, pah levem aquilo na boa, se virem abusos falem directamente com os "superiores hierarquicos" da praxe, eles tem o dever de conduzi-la correctamente.

Obs. no meu ano foram quase 2 meses a arranhar, e durante o ano um dia por semana lá estavamos de novo até ao enterro da gata ( queima das fitas).

Olha o Arnie!!

Isso também não bem assim, no ano passado foi o meu 1º ano como cardeal, e muito pelo contrario ao que se diz, no meu curso os cardeais vao numa de ver se ha ou nao abusos. Tanto mais que derivado á maneira que a praxe estava a ser conduzida, decidimos fazer praxe de cardeais 2 dias pra tentar endireitar as coisas.

No fim da praxe, os caloiros diziam que uns dos melhores dias de praxe foram queles dois!

Claro que há aqueles que só porque já têm o estatuto que tem pensam que podem fazer o que lhes apetece, mas pra isso é que está lá a comissão de praxe e o cardeal de curso, pra ver abusos! Caso contrário o Papa também anda lá!

A todos os caloiros, pah levem aquilo na boa, se virem abusos falem directamente com os "superiores hierarquicos" da praxe, eles tem o dever de conduzi-la correctamente.

Obs. no meu ano foram quase 2 meses a arranhar, e durante o ano um dia por semana lá estavamos de novo até ao enterro da gata ( queima das fitas).

AQUI ESTÁ...só deste razão aqui ao Je...

[:p][:p][:p]Este moço é cardeal e é burro [:p][:p][:p]

Tu estás é a estudar para o desemprego [:D][:D][:D]

Não deves ter percebido mesmo nada....

O traje académico de inicio era o UNIFORME dos estudantes.
Independente de qualquer tradição ou praxe, era simplesmente a roupa do estudante...
Com o passar dos anos foi abolida essa tradição e "obrigatoriedade" de o usar.

Hoje em dia o traje académico é como qualquer outro traje tradicional português, uma relíquia de tempos idos, em que com o seu uso se honram tempos idos, e tradições antigas...

Qualquer estudante universitário tem o direito de o usar independentemente de ser a favor ou contra praxe académica...
De facto, como não há nenhum regulamento acerca do uso do traje, pelo que qualquer pessoa o pode usar independentemente das habilitações, idade, etc....

No entanto, no contexto de praxe, em que praxe representa uma tradição de estudantes e de vida académica, o traje é um símbolo da mesma, e de tudo o que a praxe representa,pelo que há, para quem assim o deseje, rituais de iniciação ás tradições, que culmina com o poder usar esse símbolo, tudo isto lembro, num contexto praxista...

Nesse mesmo contexto, um aluno que se diga anti-tradições/anti praxe, e se vê a utilizar esse "símbolo" do que ele nega a aceitar, é hipócrita, e representante de facto dos seus valores pessoas...
OK...

Vamos lá ver se nos entendemos.

Para ti, o traje advém da praxe.

Para mim, advém do facto de ser estudante universitário - o seu real e único sentido, em termos práticos.

Porque é que há-de estar o teu pensamento correcto (presumo que tenhas sido praxado e tenhas trajado) e o meu ser um pensamento hipócrita (sendo que eu não fui praxado)?

Não te entendo...:sh)

Atenção que eu não sou nada contra a praxe, apenas não concordo com algumas ideias por eles (praxantes, doutores, veteranos, o que quiserem) praticadas.

Porque é que um praxado tem mais "direito" de usar um traje do que eu? Por saber o que é o traje? Por ter vivido a vida académica de outra forma, mais dentro das tradições da praxe?

Boa sorte a todos os que entraram apr:)

Entrei o ano passado e como entrei mais tarde fintei as praxes facilmente, de qualquer forma não alinharia nestas modernas(?!) praxes, ainda existe quem não saiba destingir uma praxe de um abuso:confused: , claro que nem todas as fac são iguais..

Cumps

OK...

Vamos lá ver se nos entendemos.

Para ti, o traje advém da praxe.

Para mim, advém do facto de ser estudante universitário - o seu real e único sentido, em termos práticos.

Porque é que há-de estar o teu pensamento correcto (presumo que tenhas sido praxado e tenhas trajado) e o meu ser um pensamento hipócrita (sendo que eu não fui praxado)?

Não te entendo...:sh)

Atenção que eu não sou nada contra a praxe, apenas não concordo com algumas ideias por eles (praxantes, doutores, veteranos, o que quiserem) praticadas.

Porque é que um praxado tem mais "direito" de usar um traje do que eu? Por saber o que é o traje? Por ter vivido a vida académica de outra forma, mais dentro das tradições da praxe?

Novamente lê o que eu disse...

Não há regra nenhuma sobre o uso do traje...
Tanto o pode usar um praxista como um estudante anti-praxe, como um trolha sem habilitações...

Há no entanto 2 conotações com o uso do traje:
-Quem o usa é estudante universitário
-Quem o usa é da praxe

Como o uso do traje com uniforme estudantil já não é praticado, não há necessidade nenhuma dos estudantes o usarem, pois podem vestir o que bem entenderem...
portanto um aluno que use o traje académico está a usa-lo, não por necessidade mas sim como o uso de um símbolo académico, representante da academia....

E a academia é e sempre foi algo extra-curricular, a academia é o grupo dos estudantes.
E foram e são os estudantes que criaram toda a mítica, tradições, e rituais "universitários", e não as universidades propriamente ditas, pelo que o uso do traje, moralmente, passa pela aceitação das regras académicas....

Há 2 formas de se usar o traje:
-Como traje etnográfico, como representante de um modo de vestir antigo, o que é perfeitamente legitimo de usar por um estudante universitário anti-praxe...

-ou como traje académico com insígnias praxistas, e é este tipo de traje, aquele que tem as insígnias de praxe, que se usado por um estudante anti-praxe é um acto hipócrita, como é evidente...

E o que se vê regularmente não é o uso do traje simples, mas sim o uso do traje "académico" praxista, envergado por indivíduos anti-praxe, praticando aquilo que afirmam não aceitar...

Eu no ISEL este ando ando com o cartão de estudante no bolso, assim, se vierem ter comigo, levam logo com o cartão na fuça [:p]

Não tenho a mínima paciência para praxes, nem trajes, nem baptismos de semestre, nem jantares de curso, nem festas académicas, nem nada. Ainda pra mais numa faculdade (ISEL ) em que a AE mete tanto nojo, mas tanto nojo, que até dá nojo falar disso.
Caro colega ISELIANO nao sabes que perdes.....em vez de na altura restares a escrever esse post desvias estar ao pé do IKA e ver as praxes...grande semana e 6a feira ponto alto com a festa da loira e a missa dos caloiros....
eu ainda nao posso praxar mas tenho andado trajado dia sim dia nao(os pés doem muito:| )...so para o ano mas tenho-me divertido imenso e vejo a praxe com outros olhos ate tenho pena de o ano passado nao ter participado mais nas praxes...

VIVA AS PRAXES!!!VIVA O ISEL!!!!

Voltar
Superior