Praxes no Ensino Superior

citação:Originalmente colocada por fililipe

citação:Originalmente colocada por RedHeart

citação:Originalmente colocada por fililipe

Praxes? Supostamente serviriam para apresentar a faculdade/instituto frequentado. Travar amizades com caloiros e alunos da escola.

Na prática, é um escape das frustrações da vida dos gajos que vão para lá praxar o pessoal. Se estudassem, em vez de quererem fazer a vida negra aos outros.

Mostrem-me alguém que conheca a faculdade toda, porque durante a praxe, lhe fizeram a tour á mesma!!!

Não fui praxado, nem nunca praxei. Mas intervi em algumas situações estupidas que vi!!!

Olá, tou cá eu!
1 dia completo (todos os anos na quarta-feira da semana de recepção ao caloiro) exclusivamente dedicado a conhecer todos os serviços e respectivos funcionários da Faculdade.

OK, fico contente em saber que existem excepções.

Mas que é uma palhacada, é.

Na minha, foi uma tour à faculdade e ainda ( dentro dos possiveis ) a Lisboa ( zona da expo e Rossio)

Uma coisa que tambem reparo é que os tipos mais maus a praxar são os que nunca ninguem se lembra de terem sido praxados.
Uma coisa que me irrita profundamente é aquele género de pessoa que entra para uma Universidade ou curso que não queria, nunca foi praxado por esse curso, passado um ano ou dois lá mudam de curso ou universidade, informam que foram duramente praxados e lá vão praxar!
E são os piores!
Por outro lado, tambem tenho a noção que aquele tipo que é praxado sem nunca levantar problemas acaba por rapidamente ser aceite por toda a gente e deixam de o chatear, ao fim da 1ª semana os praxantes mais rigorosos já só se preocupam em praxar aqueles caloiros que estão sempre a mandar vir, não cantam as canções, fogem da praxe, etc.
Os que cumprem aquilo mais ou menos em pouco tempo deixam de ser chateados.
Eu falo por mim, ao inicio fui para lá cheio de receio, limitei-me a fazer o pouco que me pediam (nada de especial), não me metia a inventar desculpas para saír, não fugia deliberadamente à praxe e em pouco tempo deixaram de implicar comigo, aqueles tipos que estavam sempre a arranjar confusão armados em carapaus-de-corrida eram os que acabavam como centro das atenções... e das praxes!
De resto quem me dera voltar a ser caloiro!
E aquele pessoal que foi duramente e correctamente praxado sabe perfeitamente o que gostou de fazer e o que não gostou de fazer e evitam mandar os caloiros fazer o que não gostaram de fazer.
Praxes estúpidas só significa que alguem foi mal praxado (o praxante, claro).

Cumprimentos

Eu entrei na feup em 1995 em electro (saudoso semide) e depois em mecanica no isep, mas por experiencia propria so conheço a praxe da feup.
Em primeiro lugar NUNCA me pintaram a cara, o cabelo, puseram pastas com cheiros duvidosos...
Depois o ambiente era espectacular, lembro-me de sair do julgamento rouco e com dores de barriga de tanto me rir, lembro-me de 3 caloiros de electro a puxarem pela feup e a darem uma "coça" a 20 gajas de letras...q depois encontramos mais tarde no queimodromo;)

A primeira e única vez que tive probs foi com um artista q andava no 4º ano, com 1,60 e me dava pelo peito, q se pos a armar em parvo e a oferecer-me porrada...eu nao me acanhei, respondi torto e apos as ameaças dele e da trupe q estava com ele, quando me comecei a sentir apertado, puxei o braço atras e estava a ver q ia dar m.rda mas depois...eheh...veio um veterano e o gajo levou uma descompostura e foi praxado...

Agora, o conselho q dou a quem e caloiro e:
vao la e experimentem, se nao quiserem rapadelas nao as tem, se nao quiserem a cara pintada nao a tem, acima de tudo lembrem-se q voces sao donos de voces mesmos e nao vai ser o facto de nao gostarem da praxe q vos vai fazer andar a margem...(mas aproveitem as festas de faculdade, juntem-se as medicas ou enfermeiras, afastem-se das psicologas, as gajas de letras sao umas malucas, etc.).

Há 40 anos haviam praxes na faculdades? Há sítios onde compreendo a praxe, mas noutros sítios como o típico politécnico da terra do interior não vejo a lógica da praxe.

Aliás, a praxe de pouco serve na maior parte das faculdades para além de sujar um bocado de roupa e fazer umas figuras tristes. Mas pronto, é uma forma dos "veteranos" julgarem que são melhores que os caloiros.

Bem... Não li tudo mas cá vai...

Eu entrei e fui praxado, levei aquilo na boa e tive situações engraçadas e outras situações que dispensava.. De qualquer forma, depois de conhecer a praxe pelo outro lado, se fosse agora não voltava a entrar na praxe.

Sinceramente é um mundinho que me mete cada vez mais nojo. O que eu vejo na praxe, tirando aqueles gajos que só lá andam a ver passar os comboios são:

1º - Gajos que são uns encalhados e só lá andam porque lhes cheira a grelo. Vulgo caloiras. Enfim... O golpe é antigo. Conhecem-se na praxe, há aquela admiração natural pelo "senhor doutor" (da mula russa) e depois, nas festas que há sempre, bebe-se duas ou tres vodkas e o "senhor doutor" faz render o conhecimento travado na praxe.

2º - Gajas histericas. Completamente irritantes, que provavelmente têm algum problema de auto estima e conseguem moer o juizo a qualquer um na praxe.

3º - Gajos que nunca apareciam na praxe, nem nas aulas de praxe. E que agora são os maiorais, que praxam tudo e todos, berram, põem gajas mais sensiveis a chorar, etc.. etc..

Enfim... E depois é claro que há gajos porreiros, mas esses normalmente são os que menos ligam a tudo aquilo da praxe e por isso, o mais certo é serem praxados por um dos 3 tipos que descrevi.

citação:Originalmente colocada por Tó Zé

A melhor que já me contaram consta do seguinte: deitam o caloiro no chão de barriga para cima; põem-lhe uma placa de acrílico transparente por cima da cara e depois vem um doutor e caga-lhe em cima. Terrível, não? Tem mesmo a perspectiva toda do acto da defecação.

Se fosse comigo queria que fosse uma doutora a fazer o acto!

se alguem tiver a triste idea de me fazer isso eu alinho, mas assim que baixarem as calças tiro a placa de acrilico da cara e arranco lhe os genitais a dentada..

Há 40 anos específicamente não sei.. pq n tenho a certeza se foi na altura do luto académico, mas a praxe em si ja tem centenas de anos..

Isto em Coimbra claro, antigamente até havia uma espécie de policia da univ. que faziam cumprir estas regras, regras que existiam para os caloiros não se perderem logo no 1º ano.. e ficarem em casa a estudar..
(principalmente a parte de se rapar o cabelo dps da meia noite e tal... )

Já não me lembro mto bem da história.. mas isso anda por aí na net é só pesquisar.

Acho as praxes um dsvario total.

Alias, so iras ser praxado pelos alunos com varias matriculas. Porque aqueles que realmente têm objectivos, nao perdem tempo a praxar-te.

E assim, eu nao sou anti-praxe, mas nao admiti humilhaçoes.
Ha pessoal que exagera, e depois chamarem-me:"*****, filhop da ****, corno, a tua mae e vaca, entre outros" na minha cara, nao admiti.

Aguentei as praxes, enquanto eram brincadeiras, como ir com capacete,com colete reflector, andar pintado, etc.

Quando entrou no campo da humilhaçao, pus-me OUT.

Enfim, cabe a ti mesmo decidir, e perante o que encontrares, logo decides. As praxes variam de universidade, para universidade.

Desejo-te boa sorte no curso.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Há 40 anos haviam praxes na faculdades? Há sítios onde compreendo a praxe, mas noutros sítios como o típico politécnico da terra do interior não vejo a lógica da praxe.

Aliás, a praxe de pouco serve na maior parte das faculdades para além de sujar um bocado de roupa e fazer umas figuras tristes. Mas pronto, é uma forma dos "veteranos" julgarem que são melhores que os caloiros.

Nem mais.[^]

Já agora... Essas praxes que as vezes contam só acontecem onde o pessoal é parvo.. Normalmente acontecem em sitios mais remotos..

No Porto por exemplo até pintar as caras é raro. Só para terem uma ideia na minha faculdade nem sequer podemos pedir a um caloiro que diga asneiras, só nas musicas que têm uma caralhada lá pelo meio.. Cenas relacionadas com sexo, ainda que inofensivas, nem pensar, estão completamente banidas... Assim ninguém se chateia.

Que histórias! Balha-me Deus! A praxe tem mais coisas positivas do que negativas... isso do "***** em cima" sao historinhas da carochinha, eles dao-vos a volta com uma risota do crl. Conheço outra que é a da caloira que é levada para a casa de banho e violada pelos doutores... tudo combinado claro, também uma risota total, para quem faz e ve a cara do pessoal pois claro.

Ah... e para além disso há momentos na vida em que te vao "***** na cara" e o melhor é que estejamos preparados para o que der e vier. Um bocado de postura e mania não fazem falta a ninguem.

citação:Originalmente colocada por mundano

Eu entrei e fui praxado, levei aquilo na boa e tive situações engraçadas e outras situações que dispensava.. De qualquer forma, depois de conhecer a praxe pelo outro lado, se fosse agora não voltava a entrar na praxe.

Sinceramente é um mundinho que me mete cada vez mais nojo. O que eu vejo na praxe, tirando aqueles gajos que só lá andam a ver passar os comboios são:

1º - Gajos que são uns encalhados e só lá andam porque lhes cheira a grelo. Vulgo caloiras. Enfim... O golpe é antigo. Conhecem-se na praxe, há aquela admiração natural pelo "senhor doutor" (da mula russa) e depois, nas festas que há sempre, bebe-se duas ou tres vodkas e o "senhor doutor" faz render o conhecimento travado na praxe.

2º - Gajas histericas. Completamente irritantes, que provavelmente têm algum problema de auto estima e conseguem moer o juizo a qualquer um na praxe.

3º - Gajos que nunca apareciam na praxe, nem nas aulas de praxe. E que agora são os maiorais, que praxam tudo e todos, berram, põem gajas mais sensiveis a chorar, etc.. etc..

Enfim... E depois é claro que há gajos porreiros, mas esses normalmente são os que menos ligam a tudo aquilo da praxe e por isso, o mais certo é serem praxados por um dos 3 tipos que descrevi.

4º - gajos que como eu têm algum conhecmento da poda, foram grandes caloioros, sabem o que estão a fazer e acima de tudo têm muito amor á praxe a toda essa tradição
(modestia á parte)

citação:Originalmente colocada por pintonuno

4º - gajos que como eu têm algum conhecmento da poda, foram grandes caloioros, sabem o que estão a fazer e acima de tudo têm muito amor á praxe a toda essa tradição
(modestia á parte)

Isso da tradição é uma coisa que me transcende. Que tradição tem por exemplo um instituto que foi fundado há 20-30 anos? Será que os professores praxaram os alunos que foram para lá no 1º ano e assim inventaram uma tradição à pressão? [}:)]

Pessoalmente não tenho nada contra as praxes, conheço pessoal (na minha família até ;)) que se divertiu tanto nas praxes que mais tarde até se infintraram no meio dos caloiros pra ser praxados novamente. lol.
Acho que é como em tudo na vida desde que "consumido com moderação" não faz a ninguém. E o que tem de bom é quem não quiser ou se arrepender pode sempre saltar fora.
Este ano vou entrar em Eng. Mecânica na UM e tenciono ser praxado. Até estou com uma certa curiosidade... (por falar nisso, alguém sabe como costumam ser as praxes por lá? [:p]). É claro que se não gostar ou houver abusos me ponho a andar. Mas penso que isso não deve acontecer, eu costumo levar tudo pra brincadeira, normalmente não preciso de estar a ser praxado para fazer cenas que alguns aqui considerariam "lamentáveis":D lol. E volto a dizer, se não estiver bem, não alinho. Tão simples como isso[8D]
Daqui a umas semanas já vos digo.

Quanto à questão do nome "doutor", eu diria que é algo idêntico ao que se passa no futebol com os misters... ;)

a praxe tem tradição, as suas regras e as suas prcticas, regras e practicas estas que são comuns á praxe per si e não ao local onde são aplicadas...

Pelo que já li a praxe tem tradição em Coimbra e em mais 1 ou 2 locais do país. No resto dos institutos não havia praxe (acho que nem mesmo no IST pré 25 de Abril).

Se vires ou te fizerem algo que não te agrade, não sasltes logo fora....
a UM tem um concelho de veteranos, entidade a quem compete regular as praxes, se achares que te querem fazer algo desadequado ou incorrecto vai até eles e reporta o caso, só isso á partida resolve o problema, os caloiros têm entidades que os protegem, as comossões de praxe e concelhos de veteranos são para isso mesmo usa-os
Boa Sorte
Vais curtir Milhoes

a praxe tem tradição, as suas regras e as suas prcticas, regras e practicas estas que são comuns á praxe per si e não ao local onde são aplicadas...

Tem tradição a praxe de Coimbra... Por isso na minha faculdade apesar de ser no Porto usavamos o traje de Coimbra e seguiamos o codigo da praxe de coimbra. E apesar de como disse cada vez este mundo me meter mais nojo, ainda consigo ter algum respeito por algo que realmente tem tradição e que remonta há mais de um seculo..

Agora, certas coisas que se vêm para ai, como trajes de calções e colans uma perna de cada cor, e chapeus de 3 bicos é uma tradição do caraças.. Enfim.. É mas é uma palhaçada..

Não seria muito mais interessante a praxe dos caloiros ser constituída, por exemplo, por uma recepção com o director da escola, depois uma recepção pelo pessoal responsável pelos cursos (alunos e professores) e finalmente várias actividades de grupo como desporto, torneios de sueca e matraquilhos. Assim as pessoas começavam-se a conhecer até porque perdiam aquele receio inicial de quando se vai para um sítio desconhecido e ficavam mais à vontade para travar novas amizades e não deixava de ser praxe. ;)

Tem tradição a praxe de Coimbra... Por isso na minha faculdade apesar de ser no Porto usavamos o traje de Coimbra e seguiamos o codigo da praxe de coimbra. E apesar de como disse cada vez este mundo me meter mais nojo, ainda consigo ter algum respeito por algo que realmente tem tradição e que remonta há mais de um seculo..

Agora, certas coisas que se vêm para ai, como trajes de calções e colans uma perna de cada cor, e chapeus de 3 bicos é uma tradição do caraças.. Enfim.. É mas é uma palhaçada..

i5.JPG

i18.jpg

Parecem uns palhacitos. [}:)]

Voltar
Superior