Praxes no Ensino Superior

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

Isso para mim é em bom portugês cagativo...nunca fui ao cortejo nem quero ir! Mas muita gente que não foi à praxe poderá querer ir!
Mas podes ter a certeza que a muita, mas muita mesmo, gente que usa o traje, as insignias e tudo mais nunca foi praxado e ninguém vai saber ou querer saber disso!
O traje, por exemplo, é daquelas coisas que não dou valor nenhum e não uso, não porque não fui à praxe, mas porque não gosto mesmo...porque se gostasse com certeza usaria em dias de festas académicas, na queima, na imposição das insignias, bensão das pastas e tretas como essa!! ;)

Podes usar... mas e' incoerente se o fizeres. E' como ir ver andar com a camisola do FCP sem na verdade ser adepto do clube;)

Ou como o pessoal que diz cobras e lagartos da Igreja mas lá se vai casar, baptizar os filhos e lavá-los à primeira comunhão [:p][:p]

Um caloiro que não conhece um veterano de lado nenhum trata-o pelo nome?!

SIM...são todos colegas...dr. o carai!! é por estas e por outras que somos um pais de *****, onde qualquer ***** exige ser tratado por doutor...o que importa são o ****** dos titulos...voçês devagarinho começam a chegar lá!!

Eu vou ser licenciado daqui por um ano, mas Dr? só os médicos e porque? nem a esses se intende, mas é assim!
Somos todos colegas de trabalho ou estudos devemos tratar-nos com respeito e isso não implica chamar Dr para aqui e Eng para acolá!!

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

Isso para mim é em bom portugês cagativo...nunca fui ao cortejo nem quero ir! Mas muita gente que não foi à praxe poderá querer ir!
Mas podes ter a certeza que a muita, mas muita mesmo, gente que usa o traje, as insignias e tudo mais nunca foi praxado e ninguém vai saber ou querer saber disso!
O traje, por exemplo, é daquelas coisas que não dou valor nenhum e não uso, não porque não fui à praxe, mas porque não gosto mesmo...porque se gostasse com certeza usaria em dias de festas académicas, na queima, na imposição das insignias, bensão das pastas e tretas como essa!! ;)

Podes usar... mas e' incoerente se o fizeres. E' como ir ver andar com a camisola do FCP sem na verdade ser adepto do clube;)

Não sei se poderemos chamar uma situação dessas de incoerência, uma vez que a pessoa pode incompatibilizar-se com a praxe feita naquela faculdade mas poderá não se incompatibilizar com o resto, com a vida académica, com jantares, com a própria faculdade e colegas...não vejo qualquer incoerencia...para mim incoerência seria praxar sem ser praxado!! ;)

Pois, eu também sou exactamente assim: sou extremamente incompatível com o trabalho mas não me incompatibilizo com o resto, com as regalias sociais, com o ordenado, com as festas de funcionários e, acima de tudo, com as colegas mais novas...

citação:Originalmente colocada por Duro

citação:Originalmente colocada por Blackshadow

Foi o criador do tópico que disse que gostava de conhecer tudo o que podia acontecer, eu simplesmente transmiti a minha experiência e o que me fizeram cá em Lisboa... mais nada, não sei se a palhaçada que falar estás a referir o que me fizeram ou se ao testemunhão que eu fiz... Quanto ao primeiro não me arrependo de ter estado na praxe e do que me fizeram, quanto ao segundo não és obrigado a ler tudo.
desculpa lá o desabafo mas o dia não está a correr bem,

abraço

Palhaçadas no sentido de brincadeiras, que no teu caso nao passaram disso, noutros já sao bem mais sérias. ;)

o conceito de praxe até pode ser bastante útil, o problema sao as distorçoes e os abusos. Concordo que umas vezes até sao bem aproveitadas e deixam boas recordaçoes, noutros casos.... enfim...

o problema é o efeito bola de neve, uma pessoa que fôr praxada da forma errada vai entender que esse é o conceito de praxe e vai transportar todos os erros (+ juros e inflaçao) para o ano seguinte, em que por milagre se encontra numa situaçao de poder sobre mais um grupo de "inocentes" que nao sabem o que esperar... e assim sucessivamente. Depois chegamos às barbaridades que todos conhecemos...

é só por isso que em parte sou contra as praxes

ah e pessoal do 2 ou 3 ano auto-proclamarem-se "dótores" big [}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

eu só posso falar pela minha experiência que é pouca, só fui praxado no 10º ano e no ano passado quando entrei na faculdade... mas pode-se sempre recusar a praxe, ainda não vi até hoje ninguém a ser praxado à força, o pior que pode acontecer é levar algumas "bocas" ou ser gozado, o que é melhor que ser praxado não gostar e depois ficar chateado.
mas se houvesse alguns nas universidades onde a praxe as vezes passa o limite do aceitável que tentassem alterar alguma coisa, fazendo as suas praxes que seriam o verdadeiro conhecimento das faculdades e de novas pessoas, assim como uma melhor integração dos caloiros era espectacular, mas eu não vejo isso acontecer em lado nenhum...

abraço

citação:Originalmente colocada por 16v

Estou prestes a "entrar" ...

E, apesar de já saber inumeras, gostava de conhecer tudo o que me pode vir a surgir ... :D

A minha teoria é :

Brincar, Sim!
Humilhar, Não!

Sou da Covilhã e vou entrar na Universidade de cá, de modo que, sendo da Terra, vou sofrer menos [:X]

O problema é que brincam às humilhações...

citação:Originalmente colocada por mundano

Não vão à praxe... Não perdem nada..

Exacto...se gostam de ser humilhados e ser carneirinhos e fazer porque os outros fazem e ameaçam e etc...então vão!
Eu não fui...ameaçaram-me que nunca faria amigos, que seria posto de lado, etc...mas nunca cedi...
Fiz amigos na mesma e estou integrado na mesma e mais, ninguém se lembra se fui à praxe ou não!
Para mim a praxe é apenas uma forma de se rirem à nossa custa...como forma de integração acho uma grande ofensa à integridade fisica, intelectual e moral dos caloiros...devia ser abolida!! [8]

Os meus sinceros parabéns pela atitude madura e à Homem com H grande! [^]

Se fosse hoje teria feito o mesmo que fizeste.

citação:Originalmente colocada por Force

Já agora,existe possibilidade de quem quiser frequentar a praxe poder faze-lo,mesmo que esteja por exemplo no 3º ano?

É que no meu caso,entrei na segunda fase,logo fiquei "out"...e como so agora tenho "tempo livre" para me dedicar a isso,gostava de saber.

Brinca mas é com a pilinha.

ManymilesR, então concerteza que deves tratar toda a gente por Sr Vitor para facilitar não é?
Eu trato por "Sr", ou sempre por você, quando não sei o nome dessa pessoa...
Eu acho que falei bem explicito, chama-se doutor, não pela designação, mas pela hierarquia...
Foste a tropa? É outro exemplo... extremista, tudo bem, mas talvez assim entendam!
Eu faço questão de ser tratado pelo nome, agora a sensibilidade no trato das pessoas que não me conhecem é outra história, e enquanto não as conheço ou me conhecem é outra...

citação:A praxe é a fase mais marcante da vida academica

só se foi contigo...;)

o meu 3º e 4º ano é que foi curtir!![^][^]
o 1º e o 2º andava a apanhar bonés...[8]

as fase mais marcante para mim, foram as festas e as 14 orais que fiz!!!:D:D onde passei a 12[:X][:X]
já para n falar de quando vi um zero na pauta a semiologia[xx(], e quando vi um 14 a economia e realmente caí em mim que tinha acabado!![^][^]

Só para terminar o raciocinio...
Quem é que depois das praxes, continua a chamar alguém por "Doutor"?????
NINGUÈM!

Que é para ficar bem assente... São situações, agora o que se comenta é o que acontece nessas situações, e acho que já deixei bem claro o que penso... Equilibrio e bom senso!

o termo doutor, só serve para fazer a distinção e não significa mesmo doutor, pois para quem não sabe e quer saber o termo correcto não é doutor unica e simplesmente podem ser doutores de m.rda ou m-rda de doutores conforme o numero de matriculas, depois há os veteranos, como podem ver ninguem se ta a fazer passar por Exmo. Sr Doutorado, é apenas uma forma de fazer uma distinção

citação:Originalmente colocada por catalao

Todos os anos é sempre a mesma polémica de sempre!!!!!

Meus amigos, há praxes e também há praxes, assim como todas as faculdades tem a sua maneira de integrar os caloiros embora haja princípios que são comuns!

A coisa mais estúpida que vejo a nível geral é ao falar-se de praxes, quem quer dizer mal delas seja porque razão for, tende sempre a meter todas as faculdades no mesmo saco!

Eu já experimentei os dois lados: o lado em que saí amargurado pelas praxes (quando entrei pró ISEP) e o outro lado em que integrei-me na boa e que sempre vi aquilo como uma brincadeira (quando fui depois para a FCUP onde estou actualmente), E mesmo quando andei no ISEP eu apenas era contra a praxe feita naquela instituição, porque tinha consciência que lá fora nem todas as faculdades tratavam os caloiros daquela forma repugnante como (ainda) fazem e farão naquela instituição!

Na FCUP apesar de ter demorado um bocado a entrar nas praxes (devido aos traumas passados no ISEP), mesmo tendo ido mais tarde eles aceitaram-me na boa e partir daí passei a ir sempre às praxes e ia mesmo pela diversão que aquilo transmitia e sentia que respeitavam mais a caloirada!

Infelizmente tenho pena de que nem todas as instituições praxem decentemente e que à conta disso, todos os anos a imprensa caia em cima deste assunto "que nem patinhos" (com o "apoio" do MATA e penso que também dos ANTIPODAS em cada noticia que sai) e depois temos sempre a TVI com as suas reportagens melodramáticas e as invenções do Correio da Manhã!

Lembrem-se que praxe que é praxe, serve para integrar o pessoal na vida académica e não para por pessoal de lado!
eu foi ao contrario :P

A melhor que já me contaram consta do seguinte: deitam o caloiro no chão de barriga para cima; põem-lhe uma placa de acrílico transparente por cima da cara e depois vem um doutor e caga-lhe em cima. Terrível, não? Tem mesmo a perspectiva toda do acto da defecação.

Se fosse comigo queria que fosse uma doutora a fazer o acto!

esse tipo de situações é vergonhosa...
Não percebo como é que alguem pode fazer uma m.rda dessas..
Isso não é praxe, é humilhar e ridicularizar o pessoal
Não me cabe na cabeça uma situação dessas...
Ele há com cada animal...
Jamais admitiria que fizessem isso a mim enquanto caloiro ou a algum caloiro á minha responsabilidade!

As praxes na minha univ e curso, epá, foi giro, mas nada de mais, só serviu para me constipar e perder tempo.

Os colegas porreiros e tal, só conheci mais tarde.

Mas no geral gostaram...

citação:Originalmente colocada por RedHeart

citação:Originalmente colocada por fililipe

Praxes? Supostamente serviriam para apresentar a faculdade/instituto frequentado. Travar amizades com caloiros e alunos da escola.

Na prática, é um escape das frustrações da vida dos gajos que vão para lá praxar o pessoal. Se estudassem, em vez de quererem fazer a vida negra aos outros.

Mostrem-me alguém que conheca a faculdade toda, porque durante a praxe, lhe fizeram a tour á mesma!!!

Não fui praxado, nem nunca praxei. Mas intervi em algumas situações estupidas que vi!!!

Olá, tou cá eu!
1 dia completo (todos os anos na quarta-feira da semana de recepção ao caloiro) exclusivamente dedicado a conhecer todos os serviços e respectivos funcionários da Faculdade.

OK, fico contente em saber que existem excepções.

Mas que é uma palhacada, é.

citação:Originalmente colocada por pintonuno

Tens razão filipe, se calhar a praxe deveria ser um pouco mais flexivél e possuir varias vertentes de maneira a agradar a um maior numero de pessoas, eu sou dessa opinião, não gosto da praxe dura, não a practico, é logico que exijo rigor e respeito enquanto praxo, mas não mais do que o que também dou...
A praxe tem os seus principios e codigos baseados na conduta militar, os primeiros codigos existentes no porto e em coimbra eram practicamente copiados das condutas militares practicados nos respectivos quarteis.
Como ja disse há muito burro vestido de doutor e são esse arruinam esta bela tradição, que sendo bem aplicada, com juizo e coerencia só traz beneficios, muito embora ainda tenha algumas lacunas, mas isso varia de casa para casa, cada faculdade ou instituto deve moldar o codigo e a forma de praxar em acordo com os caloiros, a praxe não pode ser estatica

OK, mas olha que seguir o exemplo dos militares não é bom.

Ir para a uma inspecção e ser chamado de não sei quantos nomes... Não lhe achei piada nenhuma. Não sei o que pretende alcançar com aquele tipo de tratamento ao pessoal. Porque respeito não ganham nenhum...

Voltar
Superior