Praxes no Ensino Superior

citação:Originalmente colocada por 16v

Há também a estupidez de, literalmente, proíbirem os caloiros de ir ás aulas ...

No meu ano de caloiro chegaram-me a fazer isso, na verdade eles não proibiam, perguntavam-nos se preferiamos ir às aulas teóricas ou ficar na praxe e a grande maioria preferia ficar na praxe.
O ano passado fui eu a praxar e acordámos na comissão precisamente o contrário, mesmo que fosse a aula mais secante e teórica de Análise Matemática obrigávamos todos os caloiros a ir a todas as aulas.
Acabou por ser praxe para eles, quantos deles não preferiam ter ficado a ser praxados, na verdade, depois da praxe ter passado a frequência de algumas aulas teóricas baixou de 99% para 10% se tanto...
Foi brutal!!!:D

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por Manuel Jasmim

Tempo livre...esta rapaziada tem muito tempo livre.A praxe é uma actividade estéril, idiota, pretensiosa e própria de putos. Na realidade não passa de uma oportunidade para revelar livremente desvios de personalidade que noutras situação seriam absolutamente incompreensiveis e a roçar o crime e as ofensas.

Sou absolutamente contra a praxe.

como queria ser a favor da praxe e percebe-la se pensa desta forma!!!

enfim!!! [8][8]

citação:Originalmente colocada por pensante

Eu também vou entrar este ano,tenho 27 anos
e serviço militar cumprido,
tem lógica ser praxado nestas condições?

Não... Se há lá alguém que pode ser veterano esse alguém vais ser tu.. Caso tenhas estado em alguma guerra claro..

[}:)]

De qualquer forma, se te apepecer vai..

Pensante na situação em que estas, pelo menos na acdemia do porto só és praxado se quiseres (mais por parte da cena do serviço militar), mas se tiveres um tempo livre adere no que puderes que vais adorar.

Caro Manuel Jasmim eu tambem não disse que quem não gosta de praxe é parvo, otario e camelo pois não? Respeito é bonito, aprende-se isso na praxe sabia?

Jeandre é expressamente probido que os doutores incitem as faltas ás aulas, ja me debati inumeras vezes com porfessores na faculdade por causa disso, um doutor pelo contrario tem que incentivar a ida ás aulas, nos enquanto á praxe temos os horarios dos caloiros controlados e quando faltam 5 minutos pas aulas começarem mandamo-los pas aulas, mas não os obrigamos, querem ficar ficam...

O Giggio o site do qvipraxis tambem é muito util
Abraço

dark sorcerer, o traje do minho tem tanto merito como os outros e seu signicado e valor é igual aos outros, gosto do traje do minho, o unico que não me agrada muito é capa do traje da UTAD

citação:Originalmente colocada por pintonuno

Jeandre é expressamente probido que os doutores incitem as faltas ás aulas, ja me debati inumeras vezes com porfessores na faculdade por causa disso, um doutor pelo contrario tem que incentivar a ida ás aulas, nos enquanto á praxe temos os horarios dos caloiros controlados e quando faltam 5 minutos pas aulas começarem mandamo-los pas aulas, mas não os obrigamos, querem ficar ficam...

Lá está! E contrariamente ao que quem está de fora pensa, há certas aulas onde os caloiros preferem ser praxados a ir às aulas.
No ano passado a minha comissão de praxe obrigou todos os caloiros a ir a todas as aulas, e isso para eles acabou por se tornar uma praxe, como digo, acreditem ou não, houve aulas teóricas que tiveram uma quebra brutal na assistencia a partir do momento em que se deixou de praxar com regularidade! :D

Cumprimentos

Eu vou á praxe e gosto!

No ano passado fui caloiro, mesmo entrando na segunda fase, é possível acompanhar o paço dos da primeira se uma pessoa quiser, este ano vou começar como semi-puto (2ª matricula).

Dizem mal, dizem mal, uns porque disseram uma vez, mas os mais ferrenhos, o que eles queriam era voltar á estaca zero, muitos deles depois têm inveja dos praxistas porque o pessoal dá-se bem e eles é só facadas nas costas uns aos outros [:o)]... Porque a praxe, pelo menos na minha casa (FEUP) não se mete com ninguém, ninguém é obrigado ou ameçado para ir ou não á praxe, e uma pessoa pode tar lá sem ser humilhado pelos doutores, porque os que estão lá, só mesmo quem gosta mesmo mesmo muito da praxe e de ser praxado, muitos até nunca praxam directamente por opção (a praxe da FEUP não tem nada a ver com essas brincadeiras). E não é nada de andar a praxar aos molhos pela faculdade, é a caloirada toda junta, em uníssono e num sítio escondido!

Logo, que razão há para alguém ser anti-praxe, que não queira participar nela, ok, também há quem queira ser burro prá vida toda...

Mas não por isso que uma pessoa tem ou deixa de ter amigos, mas é bem mais fácil conhecer o pessoal certo! Para tudo...

Ah, é claro que nem todas as faculdades, nem todos os cursos têm uma praxe minimamente decente, claro está...

Mas se alguém achar que não queira/deva ir á praxe, por mim, tudo bem, os doutores e veteranos, e os outros caloiros têm é a ganhar com Homens e Mulheres, não com caxopos mimados habituados a terem tudo de mãos dadas... não pensem (pelos menos os doutores da FEUP) que vêm vos fazer um serviço público ou caridade... nem que vai ser fácil...

Isto na praxe há muitos mitos... Mas quem criou esses mitos foi a propria praxe, porque há uns anos atrás as coisas eram um bocado descontroladas. Era brincadeiras sexuais a toda a hora, coisas estupidas como tintas no cabelo, coisas que provocavam lesões fisicas, etc.. et... Todos nós já ouvimos historias reais dessas.

Actualmente as coisas estão muito diferentes na maioria das faculdades.

Tal como já indiquei, na minha faculdade por exemplo é expressamente proibido mandar os caloiros fazer brincadeiras de cariz sexual, não se pinta ninguém, tenta-se não humilhar ninguém e há sempre uma grande preocupação em controlar como andam os caloiros, porque a praxe é durante o verão e o calor é lixado, já vi casos de caloiros a sentirem-se mal com o calor.. E é claro, depois os outros levam um sermão enorme porque se têm sede, têm que dizer.. Etc.. etc...

Além disso, aquele insulto normal da praxe, do tipo dizer que são burros, e que são umas bestas, é feito quando eles estão em grupo, porque assim pouco ofende, individuzlizando as coisas, as pessoas levam tudo muito mais a serio..

E depois, a propria praxe é muito bem organizada..

A semana de recepção ao caloiro tem actividades diferents todos os dias, tipo a Volta ao Mundo, que basicamente é andar um dia pelo Porto (de autocarro) e vão ao parque da cidade, ao estádio do Dragão, à camara municipal e as caves de vinho do Porto em gaia.. Há o churrasco.. Há a ida à praia... Etc.. etc.. etc..

E depois todos os anos, há a 5ª feira negra, que basicamente é uma manha (porque os caloiroslá só têm aulas de tarde) dedicada a um tema, têm sempre umas brincadeiras relativas a esse tema. E depois têm uma horinha de aula de praxe, em que aprendem o codigo de praxe, aprendem curiosidades sobre a tradição, a historia, etc.. etc...

Não é nada dos mitos que por ai contam...

Ah, e o que mais vejo por aqui são pessoas que não sabem do que fala, e mentiras e mitos...

Outra coisa, dita por pessoas que percebem disto: "praxe não se ensina nem se aprende, faz-se"!

citação:[i

Mas se alguém achar que não queira/deva ir á praxe, por mim, tudo bem, os doutores e veteranos, e os outros caloiros têm é a ganhar com Homens e Mulheres, não com caxopos mimados habituados a terem tudo de mãos dadas... não pensem (pelos menos os doutores da FEUP) que vêm vos fazer um serviço público ou caridade... nem que vai ser fácil...

ora ai esta!!!

Essa é tambem a minha opiniao!!! a praxe faz crescer uma pessoa e da maturidade disso nao tenham duvidas (quando é bem feita claro)!!!

Por mim toda a gente devia experimentar a praxe, se nao gostasse tudo bem...

Obrigado pintonuno!!!

citação:Originalmente colocada por Lippe

citação:Originalmente colocada por NLS___87

Outra coisa, dita por pessoas que percebem disto: "praxe não se ensina nem se aprende, faz-se"!

Percebem da praxe?Mas percebem como?;)

Porque:

1 - Têm mais de 15 anos de experiência no assunto (o triplo do tempo mínimo do curso)

2 - Foram eles que criaram muitas tradições e já ouvi a frase dum dos responsáveis de podermos usar traje no Porto...

Ah ok, são os gajo que não têm mais que fazer e agarram-se às festas academicas com toda a força:D

Praxar tem alguma coisa que saber?Bem...se calhar tem, não ligo muito a isso...acho que é mais do genero de Gabriel Alves, anda lá há muitos anos, inventa uns termos novos...e no entanto qualquer é capaz de falar melhor de futebol que ele...:D

Esses gajos não terão a haver com a FAP?Federação Academica do Porto?;)

citação:Originalmente colocada por Lippe

Ah ok, são os gajo que não têm mais que fazer e agarram-se às festas academicas com toda a força:D

Praxar tem alguma coisa que saber?Bem...se calhar tem, não ligo muito a isso...acho que é mais do genero de Gabriel Alves, anda lá há muitos anos, inventa uns termos novos...e no entanto qualquer é capaz de falar melhor de futebol que ele...:D

Esses gajos não terão a haver com a FAP?Federação Academica do Porto?;)

Não não têm... isso pensas tu, todos trabalham e estão MUUUITO bem na vida... casados, com empregos de muitos €€€ por mês, etc... não se importam de largar 920€ por ano só para continuarem estudantes...

E não, não têm absolutamente nada a ver com a FAP...

Na UM tambem se costuma levar os caloiros às piscinas (num evento chamado "caloiros ao molho"), há peddy-papers pela cidade e pelo campus organizando competições entre cursos, há a semana dos concertos da recepção ao caloiro, o baptimo (geralmente com água ou cerveja num chafariz, o caloiro escolhe o "padrinho"), a latada (desfile pela cidade fazendo muito barulho com latas e tudo o que houver à mão e faça barulho, é altura excelente para guerras entre cursos a ver quem canta mais e melhor, ou quem faz mais barulho), enfim, muitas destas actividades são muito divertidas e há certos caloiros muito tímidos que perdem um pouco a vergonha e contactam mais facilmente com os colegas (eu acho que em parte beneficiei nesse aspecto).
O desfile do cortejo onde o caloiro deixa de ser caloiro tambem é uma actividade de praxe, não faz sentido quem é anti-praxe fazer o desfile dentro do carro do curso, até porque para haver carro de curso é preciso haver dinheiro para o pagar e trabalho para o montar (e desmontar) e geralmente é um trabalho feito por caloiros e praxantes, daí que à partida não faz sentido querer participar nesses desfiles e ser anti-praxe.
Tambem não me lembro de ninguem se tornar anti-praxe, nunca conheci ninguem assumidamente anti-praxe...

Cumprimentos

Voltar
Superior