Eu vou á praxe e gosto!
No ano passado fui caloiro, mesmo entrando na segunda fase, é possível acompanhar o paço dos da primeira se uma pessoa quiser, este ano vou começar como semi-puto (2ª matricula).
Dizem mal, dizem mal, uns porque disseram uma vez, mas os mais ferrenhos, o que eles queriam era voltar á estaca zero, muitos deles depois têm inveja dos praxistas porque o pessoal dá-se bem e eles é só facadas nas costas uns aos outros [

)]... Porque a praxe, pelo menos na minha casa (FEUP) não se mete com ninguém, ninguém é obrigado ou ameçado para ir ou não á praxe, e uma pessoa pode tar lá sem ser humilhado pelos doutores, porque os que estão lá, só mesmo quem gosta mesmo mesmo muito da praxe e de ser praxado, muitos até nunca praxam directamente por opção (a praxe da FEUP não tem nada a ver com essas brincadeiras). E não é nada de andar a praxar aos molhos pela faculdade, é a caloirada toda junta, em uníssono e num sítio escondido!
Logo, que razão há para alguém ser anti-praxe, que não queira participar nela, ok, também há quem queira ser burro prá vida toda...
Mas não por isso que uma pessoa tem ou deixa de ter amigos, mas é bem mais fácil conhecer o pessoal certo! Para tudo...
Ah, é claro que nem todas as faculdades, nem todos os cursos têm uma praxe minimamente decente, claro está...
Mas se alguém achar que não queira/deva ir á praxe, por mim, tudo bem, os doutores e veteranos, e os outros caloiros têm é a ganhar com Homens e Mulheres, não com caxopos mimados habituados a terem tudo de mãos dadas... não pensem (pelos menos os doutores da FEUP) que vêm vos fazer um serviço público ou caridade... nem que vai ser fácil...