Praxes no Ensino Superior

citação:Originalmente colocada por pintonuno

A Fap é uma coisa o Magnum Consilium Veteranorum é outra embora por vezes trabalhem juntos, lá pa MAIO!!!!!

Os representantes da AE de cada faculdade são eleitos pelos alunos, exactamente igual ás eleições, todos têm o direito de votar 1 vez e os votos contam igual.

Conheço pessoalmente o presidente da AE da minha faculdade assim como o antigo presidente e muita gente da AEFEUP, o engraçado é que toda essa gente é praxista...

Logo, claro que há uns contactos, e a FAP ajuda na organização do cortejo (com a câmara, polícia, trânsito, grades, etc), mas o Magnum Veteranorum Consilium é que manda em todos os aspectos...

citação:Originalmente colocada por Jeandré

Tambem não me lembro de ninguem se tornar anti-praxe, nunca conheci ninguem assumidamente anti-praxe...

Cumprimentos

Há é muitos gajos como eu.. Até foram à praxe e tal, mas depois cagam para isso porque não se identificam com ela..

citação:Originalmente colocada por mundano

Tambem não me lembro de ninguem se tornar anti-praxe, nunca conheci ninguem assumidamente anti-praxe...

Cumprimentos

Há é muitos gajos como eu.. Até foram à praxe e tal, mas depois cagam para isso porque não se identificam com ela..

Pois é... parece fácil... mas não é...

resumidamente, foste lá fazer o teu grupo, depois cagaste para aquilo tudo, não foi?

citação:Originalmente colocada por NLS___87

resumidamente, foste lá fazer o teu grupo, depois cagaste para aquilo tudo, não foi?

Foi isso...

Mas olh que já fui como tu... Especialmente no 2 ano, logo após deixar de ser caloiro..

Depois comecei a ver as coisas por outra perspectiva e afastei-me.

Ah... E escusas de me vir dizer: "mas na FEUP isto e aquilo".. Porque conheço a praxe da FEUP há mais tempo do que tu..

citação:Originalmente colocada por NLS___87

citação:Originalmente colocada por mundano

Cumprimentos

Então e se ele tivesse cagado para aquilo? Até parece que a praxe é necessária para alguma coisa... [}:)]

Mas lá está, mundano, no momento em que te afastaste tambem não contribuis activamente para o fim de possiveis abusos.
Essa atitude passiva de não ser anti-praxe, mas tambem não concordar com ela acaba por deixar tudo na mesma, é a tal atitude do "quem cala consente".
Por acaso posso-me orgulhar da comissão de praxe a que pertencia no ano lectivo anterior, era tudo malta conhecida, faziam-se reuniões como deve ser, discutiu-se o que se podia e não se podia fazer e felizmente correu tudo bem, ninguem se aleijou, ninguem chorou, ninguem se tornou anti-praxe, obrigávamos os caloiros a ir às aulas, um dos meus "afilhados" até se queixa agora que a praxe foi demasiado levezinha e que ele queria ter tido praxes mais duras, de qualquer forma praticamente toda a gente naquele ano ficou satisfeita e ninguem ficou zangado com ninguem.
Tenho a certeza que aquela comissão passou uma boa imagem e deu o exemplo para aqueles caloiros no futuro, quando praxarem, seguirem como exemplo...
Agora a posição de criticar a praxe, mas na presença de algo com que se discorda, não dizer nada é muito confortável!
Eu, por exemplo, há dois anos na altura das inscrições encontrei a minha vizinha a ser praxada, e depois de conversar com ela percebi que ainda nem sequer se tinha matriculado porque a tinham interpelado antes de ela se ter inscrito.
Fui falar com os praxantes do curso dela e eles ficaram surpreendidos, tinham ficado com a ideia que ela já estava matriculada, tal como os outros daquele grupo, perante isto claro que a deixaram ir para as filas matricular-se.
Eu acho que é esta a atitude que se deve ter, se vir algum caloiro a fazer algo inadmissivel não fico simplesmente a assistir e a rir-me dele...

Cumprimentos

MAs eu já disse que na minha faculdade as coisas são bem organizadas...

Agora, eu pessoalmente não me identifico com certas atitudes, com certos protagonismos, com certas tretas.. No fundo não me identifico com a praxe.. Agora não me tornei anti-praxe, nem tinha eu que impor as minhas ideias aos outros todos. Quem quiser ir à praxe que vá, vai passar por alguns momentos bons.. Outros menos bons.. Agora, eu pessoalmente simplesmente deixei de trajar (comprei o raio do traje vesti meia duzia de vezes..), deixei de praxar e afastei-me dessas actividades..

De resto, jantares, festas e isso, fui a muitos e recomendo a todos os alunos.. E isso de certa forma também faz parte da praxe..

Mas lá está, mundano, no momento em que te afastaste tambem não contribuis activamente para o fim de possiveis abusos.
Essa atitude passiva de não ser anti-praxe, mas tambem não concordar com ela acaba por deixar tudo na mesma, é a tal atitude do "quem cala consente".
Por acaso posso-me orgulhar da comissão de praxe a que pertencia no ano lectivo anterior, era tudo malta conhecida, faziam-se reuniões como deve ser, discutiu-se o que se podia e não se podia fazer e felizmente correu tudo bem, ninguem se aleijou, ninguem chorou, ninguem se tornou anti-praxe, obrigávamos os caloiros a ir às aulas, um dos meus "afilhados" até se queixa agora que a praxe foi demasiado levezinha e que ele queria ter tido praxes mais duras, de qualquer forma praticamente toda a gente naquele ano ficou satisfeita e ninguem ficou zangado com ninguem.
Tenho a certeza que aquela comissão passou uma boa imagem e deu o exemplo para aqueles caloiros no futuro, quando praxarem, seguirem como exemplo...
Agora a posição de criticar a praxe, mas na presença de algo com que se discorda, não dizer nada é muito confortável!
Eu, por exemplo, há dois anos na altura das inscrições encontrei a minha vizinha a ser praxada, e depois de conversar com ela percebi que ainda nem sequer se tinha matriculado porque a tinham interpelado antes de ela se ter inscrito.
Fui falar com os praxantes do curso dela e eles ficaram surpreendidos, tinham ficado com a ideia que ela já estava matriculada, tal como os outros daquele grupo, perante isto claro que a deixaram ir para as filas matricular-se.
Eu acho que é esta a atitude que se deve ter, se vir algum caloiro a fazer algo inadmissivel não fico simplesmente a assistir e a rir-me dele...

Cumprimentos

Exactamente, se algo tá mal, temos que o corrigir, claro que não se pode mandar nos mais velhos, mas pelo menos, quando chegar á nossa vez, fazer as coisas como deve ser... porque senão quem é que fica a tomar conta da praxe? Os ranhosos? É assim que se estraga uma tradição...

Praxe ou se tá, ou não...

Há, e já agora, como é que se pode seguir a praxe se uma pessoa não se identifica com o pessoal mais á frente da praxe?

citação:Originalmente colocada por pintonuno

citação:Originalmente colocada por giggio

citação:O Giggio o site do qvipraxis tambem é muito util
Abraço

podia dizer-me o link é k nao to a conseguir entrar...
no que toca a praxe sou assim faço questao de andar informado e quanto mais melhor eheh

www.qvidpraxis.web.pt`
é fixe o site, tem muita historia.

Concordo contigo e pra além de ter muita história desde os primórdios até à actualidade também está bem estruturado!

Ainda hoje vieram-me com a conversa da praxe, grande preocupação e tal, eu sinceramente não tou preocupado com a praxe, eu só faço as coisas se quiser, não vai ser o doutor a obrigar-me :D Há coisas que, apesar da sua infantilidade, têm uma certa piada, mas outras que roçam o ridiculo. Eu vou para uma faculdade tirar uma licenciatura e não para fazer cursos de manicure nem de expressao plastica! Agora matrecos, suecada, jantares, almoços, o ******ta****, cantar ao pessoal, umas palhaçadas levadas na desportiva pode ser engraçado, não tenho receio nenhum, há que levar as coisas na palhaçada. :)

ninguem precisa de ter medo á praxe, aquilo é fixe se as pessoas souberem o que estão a fazer, e tiverem boa vontade...
Mas é o que disse o NLS 87 praxe ou se está, ou não se está, não dá pa desistir a meio e voltar no fim...
Esperimenta, se gostares optimo, se não gostares optimo é mesma mas adeus....

A praxe que deveria servir para integrar por vezes tem um efeito contrário.
Na minha obrigaram o pessoal tar de joelhos durante imenso tempo em cima de pedras, e haviam raparigas que já se estavam a sentir mal e eles não as deixaram sair daquela posição...
Espero que cada vez mais as praxes sirvam para o seu verdadeiro propósito, e não para estas cenas tristes...

citação:Originalmente colocada por The_MoBsTeR

Ainda hoje vieram-me com a conversa da praxe, grande preocupação e tal, eu sinceramente não tou preocupado com a praxe, eu só faço as coisas se quiser, não vai ser o doutor a obrigar-me :D Há coisas que, apesar da sua infantilidade, têm uma certa piada, mas outras que roçam o ridiculo. Eu vou para uma faculdade tirar uma licenciatura e não para fazer cursos de manicure nem de expressao plastica! Agora matrecos, suecada, jantares, almoços, o ******ta****, cantar ao pessoal, umas palhaçadas levadas na desportiva pode ser engraçado, não tenho receio nenhum, há que levar as coisas na palhaçada. :)

É esse o espírito, mas quando chegares lá, dependendo da tua faculdade, vais ver que não é para levar na palhaçada, mas sim, solenemente... (sim, é estranho)

citação:Originalmente colocada por Firefly

A praxe que deveria servir para integrar por vezes tem um efeito contrário.
Na minha obrigaram o pessoal tar de joelhos durante imenso tempo em cima de pedras, e haviam raparigas que já se estavam a sentir mal e eles não as deixaram sair daquela posição...
Espero que cada vez mais as praxes sirvam para o seu verdadeiro propósito, e não para estas cenas tristes...

Firefly a isso chamam : de quatro, de acordo com o codigo, e com a praxe essa é a posição natural do caloiro, eu não gostei disso quando fui praxado, mas entendi que se calhar nem tudo podiam ser alegrias e por isso aceitei e estive de quatro sempre que me mandaram, e hoje compreendo que os esforço que fiz pa tar de quantro conpensou pois hoje como veterano e para que coisa ande pa frente tenho tanto, mas tanto trabalho que sinceramente preferia ser caloiro e passar o dia a levar com doutores e a andar de quantro no parque de estacionamento...

ps - acho que não me espressei de forma a que todos entendessem, mas a praxe requere sacrificio fisico e mental(tanto em caloiro como em doutor ou veterano) e o tar "de quatro" na praxe ajudou-me a lidar melhor com os sacrificios que se fazem na vida para obter determinadas coisas...de certra forma preparou-me (acho que esta opinião vai gerar polemica, mas é o que sinto não to consigo explicar de melhor forma

Aqui, essa posição é de 6

O nosso 4 é de cócoras, mas com as mãos no chão...

quem tiver problemas musculo-esqueléticos, nos tratamos disso...

Sim, nas primeiras X's é mt lixado, especialmente para pessoas como eu, pesadas, mas essa posição é mais para "humilhar"... eheheh

Onde estudo actualmente essa posição também é chamada de 6, mas na faculdade onde ganhei a minha formação praxista isso é de 4, e já muitas com esse esquema, Além da minha (actual) não sabia que havia mais Faculdades a usar o de 4 como estando de cocoras e o de 6.
Mas o objectivo é sempre o mesmo....lol
Abraço

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Qual o interesse de durante a praxe os caloiros ficarem de gatas e não sentados numa cadeira ou no chão?

tar sentado numa cadeira também é de 4.

Eles não ficam o tempo inteiro de 4, por cá, é mais uma posição de "humilhação", pois é para estarem como os animais estão, lol, e um caloiros é um animal... os polícias, também, e os cães, o mesmo...

Quando alguém fala para um grupo de pessoas, toda a gente põe-se de 4 e ouve, tipo é tudo relacionado...

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

citação:Originalmente colocada por fililipe
(...)
Eu e muitos outros, entramos lá para aprender valores e tornarmo-nos pessoas mais integras. Não para brincar na areia e na relva...

Mas para muitos a universidade é apenas um sitio para passar o tempo e ter um canudo que teoricamente garante um emprego a pagar bem. O pior é quando acaba a faculdade e o pessoal fica no desemprego... Ao menos têm as praxes para recordar :D

Nunca percebi essa tradição croma.

É tradição croma, não, são tradições e só são cromas para quem está out do assunto e/ou do meio praxistico...

Isso acontece ou porque és um palhaço e fizeste um curso ou numa escola de eu devia ter juízo, ou porque ficas-te lá até que alguma gaja de segunda te pinasse, ou porque és um nabo que não sabe socializar nem cresceste no que o ziNde disse:

citação:Originalmente colocada por ziNde

Há muitos tipos de praxe... mas a verdadeira praxe é a que assenta na tradição. Essa praxe tem como objectivo ensinar a postura de um estudante. Há muita gente que entra "santo" e aprende na praxe a responder à letra, a aprender a lidar com a humilhaçao. Isto porque mais tarde ou mais cedo quando forem trabalhar há sempre momentos dificeis e também ha momentos em que temos de mostrar confiança e disciplina, coisa que se aprende quando se praxa.

Mesmo assim maior parte dos praxistas não tem esta opinião da praxe. Para maior parte a praxe é diversão, criatividade, comédia. E para outros é frustração... porque há quem tenha sido praxado e quando praxa, praxa muito mal, se é que me entendem.

Voltar
Superior