Praxes no Ensino Superior

Eu aki sou a favor da praxe por todos os motivos e mais alguns! Fiz questao de ser praxado, ate tendo ido de proposito à escola num dia sem aulas para ser praxado! E de certa maneira custou-me um pco ajoalhar-me perante pessoas com pelo menos 4 anos de diferençao de mim (entrei pco mais tarde), mas estava ali por gosto e se n fosse praxado no meu ano de caloiro iria arrepender-me até ao fim da minha vida academica!

Esta discussão dá-se todos os anos sempre pela msm altura, as teclas batidas sao as msm, mas pronto!

citação:Originalmente colocada por NLS___87

Pá, deves ter tido um trauma...

Deves ser daqueles que sempre que alguém te PEDE alguma coisa dizes logo, "não faço, tu não mandas em mim"... afinal de contas, tens o rei na barriga, não é?

Pá, fiz tudo o que eles me PEDIRAM, ninguém abusou de ninguém, e adivinha! Nem sequer doeu!

Lá está o pessoal já a fazer grandes filmes. [}:)][}:)][}:)][}:)]

Hilariante no mínimo. [}:)][}:)][}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Pá, deves ter tido um trauma...

Deves ser daqueles que sempre que alguém te PEDE alguma coisa dizes logo, "não faço, tu não mandas em mim"... afinal de contas, tens o rei na barriga, não é?

Pá, fiz tudo o que eles me PEDIRAM, ninguém abusou de ninguém, e adivinha! Nem sequer doeu!

Lá está o pessoal já a fazer grandes filmes. [}:)][}:)][}:)][}:)]

Hilariante no mínimo. [}:)][}:)][}:)][}:)]

Gandes filmes fazem os anti's... doi-lhes mais a eles do que aos caloiros e praxistas...

Gandes filmes fazem os anti's... doi-lhes mais a eles do que aos caloiros e praxistas...

Anti? Mas qual anti? Eu nunca impedi ninguém de fazer o que quer que fosse. [}:)][}:)][}:)][}:)]

Ser anti não é só impedir os outros. Há mt gente para aí de preto e que até vai á praxe e é anti...

De que faculdade és?

Eh pá se não querem ser praxados declarem-se anti-praxe, mas não se esqueçam é que para o ano não podem praxar os outros "caloiros".
Há que ter espírito académico, ou se tem ou não se tem!!!!:)
Na minha opinião uma brincadeira nunca fez mal a ninguém. As Praxes duras são proíbidas em todas as instituições académicas a nível nacional, por isso não sei do que temem. No instituto onde andei até os professores alinhavam nas brincadeiras.
Saudações Académicas

Anti? Mas qual anti? Eu nunca impedi ninguém de fazer o que quer que fosse. [}:)][}:)][}:)][}:)]

Ser anti não é só impedir os outros. Há mt gente para aí de preto e que até vai á praxe e é anti...

De que faculdade és?

Já lá não ando.

citação:Originalmente colocada por CarpeDiem

Eh pá se não querem ser praxados declarem-se anti-praxe, mas não se esqueçam é que para o ano não podem praxar os outros "caloiros".
Há que ter espírito académico, ou se tem ou não se tem!!!!:)

Espírito académico tem pouco a ver com praxes. A muitas noites académicas fui eu e muitos apontamentos e trabalhos emprestei aos meus colegas. Só faltou mesmo ir a encontros da universidade, mas os trabalhos não perdoam... [8)]

Praxes sao uma palhaçada mas enfim, se fizessem uma recepção aos caloiros com algo de interessante e tentando integra~los sem tentar rebaixar com as manias dos "doutores" que de doutores não TEm nada porque nem o curso acabaram( a maioria), e se preocupassem e acabarem os cursos.... não perdiam nada

citação:Originalmente colocada por CarpeDiem

Se as PRAXES deixassem de existir nas faculdades, nas escolas superiores, nos institutos superiores, nos politécnicos e até mesmo nas escolas secundárias os novos alunos, conhecidos como CALOIROS, íam concerteza estranhar o porquê dos VETERANOS não lhes darem as boas vindas como é da praxe... Agora há que saber brincar, claro!!!

Já há praxe nas escolas secundárias????? Eu não tive nada disso.

Hum...medicina na univ. lx...por acaso há praxe?

Já ouvi dizer que se começava a "conhecer" os órgãos e isso, líquido vermelho a fazer de sangue pra cima...

...mito?

bem eu estou na universidade à 5 anos, fui praxado e se soubesse o que sei hoje tinha-me declarado anti-praxe[:I].

Nunca tive interesse de praxar ninguém e nem sequer uso traje porque vai contra os meus principios. O traje para quem não sabe foi inventado como farda para os estudantes vestirem para não serem distinguidos os pobres dos ricos.O traje agora é um trapinho usado para as festarolas cá da malta. Vi colegas meus bolseiros a comprarem o traje com dinheiro da bolsa!!!!!:(:(:(:(:(

Antigamente o estudante de traje era respeitado. Qualquer pessoa levava um estudante à boleia.
E agora? Agora são tão respeitados que durante a queima a´te dormem naquele chão nogento da estação de coimbra, com mais escarretas por metro quadrado que um laboratório de medicina legal[:o)][:o)][:o)][:o)]

Acho as praxes a maior estupidez e infantilidade que se possa fazer. Integração não tem nada, mas humilhação tem muito mesmo....

Eu andei numa escola primária, preparatória, secundária e nunca necessitei de praxes para me saber integrar!!!
Para quê que necessitaria na universidade?

Eu quando não conheço ningúem sou muito reservado, vou conhecendo as pessoas uma a uma e vou fazendo conhecimentos aos poucos. Depois de conhecer as pessoas já sou muito mais aberto e brincalhão.

Agora conhecer colegas meus de curso e restante universidade a olhar para mim e a rir-se! Sim senhor bela integração.....

E integração é andar de gatas com a cara pintada a levar ovos na cabeça sem ser por nossa iniciativa? Por favor?

Uma das praxes que me recusei a fazer foi andar na rua a pedir:(. A pedir!!!????:(:(:( Passei-me totalmente. Os meus pais trabalham arduamente para não me faltarem com nada e iria andar a pedir!!!! Poupem-me por favor.....[8][8][8][8][8][8]

O que vejo invariavelmente nas praxes são miudos com cara de cu à paisana a fazerem grande cara de frete para não serem colocados à margem com anti-praxe[xx(][xx(][xx(]

Vejo doutores passa fome a tentarem meter conversa com as caloiras. Já não é a primeira que levam para a cama e no dia seguinte nem as conhecem. Passou-se isso com uma amiga minha infelizmente e ela propria contou-me mais historias!!!!!!:(:(:(

Cada um tem a sua opinião. Eu dei a minha baseado no que passei e no que vi ao longo destes 5 anos. Pessoalmente tenho muito má impressão das praxes[:o)][:o)][:o)]

Concordo com tudo o que o paralelo disse[^]...relativamente ao traje, no meu ano de caloiro, vi uma finalista com o traje num lago cheio de ovos, farinha, ketchup etc...foi no baptismo dos caloiros...não era eu que faria aquilo ao meu traje[8][8]

Isso é quase como a moda da FEUP de usar a capa do traje como toalha de mesa...

Enfim.. A capa em qualquer vestimenta antiga, que é de onde provem o traje academico era a peça mais nobre do vestuario. E dizem-se tão defensores da tradição e depois vão comer em cima da capa, embadalhoca-la toda, e depois metem-na aos ombros e enrolam-na ao pescoço...

O paralelo fez um resumo impecavel acerca deste assunto, porque na maioria dos sitios é assim: humilhação, como porem os caloiros de 4 agarrarem na cabeça e espetarem-nos dentro de agua.... -Ah é o batismo e tal e palhaçadas destas enfim...

É pá ninguém é obrigado a ser praxado.

Basta dizerem que não querem e acabou. Só vai quem quer.

Eu fui e não tive qq problema, e depois nunca me vesti de preto nem praxei ninguém ( e podia, bastava querer).

Agora vir dizer mal só por dizer. Só vai quem quer, quem está lá está a curtir.

Por acaso não entendo os anti-praxe. Não pelo facto de serem anti, já que cada um é livre de fazer a sua escolha, mas sim pelo facto de criticarem quem é praxado e quem praxa... Se eles nem lá estão e nem querem nada a ver com aquilo, pq raio é que dizem, mal? Se os que lá estão estão de livre vontade!

Eu fui praxado e só fiz o que quiz,´há pessaol que vai para as fontes tomar banho as noite e regados em cerveja e coisas dessas. E em 99% dos casos são os próprios caloiros que pedem ou fazem de livre vontade...

Ainda na latada do ano passado, passou-se ao pé de uma fonte e pumbas 3 caloiros foram lá para dentro sozinhos, pq lhe apeteceu. Ninguém disse absolutamente nada. Claro que os anti-praxes só vêm isso como mau. Pq devem ter sido atirados e o ******.

Get a life. Se querem querem. Se não querem deitem-se ao lado.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

É pá ninguém é obrigado a ser praxado.

Basta dizerem que não querem e acabou. Só vai quem quer.

Eu fui e não tive qq problema, e depois nunca me vesti de preto nem praxei ninguém ( e podia, bastava querer).

Agora vir dizer mal só por dizer. Só vai quem quer, quem está lá está a curtir.

Por acaso não entendo os anti-praxe. Não pelo facto de serem anti, já que cada um é livre de fazer a sua escolha, mas sim pelo facto de criticarem quem é praxado e quem praxa... Se eles nem lá estão e nem querem nada a ver com aquilo, pq raio é que dizem, mal? Se os que lá estão estão de livre vontade!

Eu fui praxado e só fiz o que quiz,´há pessaol que vai para as fontes tomar banho as noite e regados em cerveja e coisas dessas. E em 99% dos casos são os próprios caloiros que pedem ou fazem de livre vontade...

Ainda na latada do ano passado, passou-se ao pé de uma fonte e pumbas 3 caloiros foram lá para dentro sozinhos, pq lhe apeteceu. Ninguém disse absolutamente nada. Claro que os anti-praxes só vêm isso como mau. Pq devem ter sido atirados e o ******.

Get a life. Se querem querem. Se não querem deitem-se ao lado.

[^][^][^] Claro! Tal e qual!

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

Um caloiro que não conhece um veterano de lado nenhum trata-o pelo nome?!

SIM...são todos colegas...dr. o carai!! é por estas e por outras que somos um pais de *****, onde qualquer ***** exige ser tratado por doutor...o que importa são o ****** dos titulos...voçês devagarinho começam a chegar lá!!

Eu vou ser licenciado daqui por um ano, mas Dr? só os médicos e porque? nem a esses se intende, mas é assim!
Somos todos colegas de trabalho ou estudos devemos tratar-nos com respeito e isso não implica chamar Dr para aqui e Eng para acolá!!

os doutores não se tratam por doutores entre eles...

nem quem exige o título é tratado por doutor, a menos que quem o trata for um palhaço

há, e já agora, pergunta a um militar, quem são os colegas...

(já agora, se tiver aqui algum, que o diga)

e os engenheiros como eu, quando tirarem o curso têm todo o direito de usar esse título. porque o são. se quiseres, podes tratar como se não tivesse o título, por mim, tou-me a cag@r...

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

Tanto escarcel por tão pouco. O que eu achei piada é que no final do 1º ano já tinha mais cadeiras feitas que a maior parte dos que me praxaram![}:)]

leva a bicicleta :D

nem compares a estrutura hierarquica e o meio militar com as universidades...

e a tua forma de reagir para com quem tem uma opiniao diferente da tua é exemplo suficiente daquilo que pode correr mal numa praxe.

PS: Colegas sao as p..tas

[:p]

citação:Originalmente colocada por paralelo

bem eu estou na universidade à 5 anos, fui praxado e se soubesse o que sei hoje tinha-me declarado anti-praxe[:I].

Nunca tive interesse de praxar ninguém e nem sequer uso traje porque vai contra os meus principios. O traje para quem não sabe foi inventado como farda para os estudantes vestirem para não serem distinguidos os pobres dos ricos.O traje agora é um trapinho usado para as festarolas cá da malta. Vi colegas meus bolseiros a comprarem o traje com dinheiro da bolsa!!!!!:(:(:(:(:(

Antigamente o estudante de traje era respeitado. Qualquer pessoa levava um estudante à boleia.
E agora? Agora são tão respeitados que durante a queima a´te dormem naquele chão nogento da estação de coimbra, com mais escarretas por metro quadrado que um laboratório de medicina legal[:o)][:o)][:o)][:o)]

Acho as praxes a maior estupidez e infantilidade que se possa fazer. Integração não tem nada, mas humilhação tem muito mesmo....

Eu andei numa escola primária, preparatória, secundária e nunca necessitei de praxes para me saber integrar!!!
Para quê que necessitaria na universidade?

Eu quando não conheço ningúem sou muito reservado, vou conhecendo as pessoas uma a uma e vou fazendo conhecimentos aos poucos. Depois de conhecer as pessoas já sou muito mais aberto e brincalhão.

Agora conhecer colegas meus de curso e restante universidade a olhar para mim e a rir-se! Sim senhor bela integração.....

E integração é andar de gatas com a cara pintada a levar ovos na cabeça sem ser por nossa iniciativa? Por favor?

Uma das praxes que me recusei a fazer foi andar na rua a pedir:(. A pedir!!!????:(:(:( Passei-me totalmente. Os meus pais trabalham arduamente para não me faltarem com nada e iria andar a pedir!!!! Poupem-me por favor.....[8][8][8][8][8][8]

O que vejo invariavelmente nas praxes são miudos com cara de cu à paisana a fazerem grande cara de frete para não serem colocados à margem com anti-praxe[xx(][xx(][xx(]

Vejo doutores passa fome a tentarem meter conversa com as caloiras. Já não é a primeira que levam para a cama e no dia seguinte nem as conhecem. Passou-se isso com uma amiga minha infelizmente e ela propria contou-me mais historias!!!!!!:(:(:(

Cada um tem a sua opinião. Eu dei a minha baseado no que passei e no que vi ao longo destes 5 anos. Pessoalmente tenho muito má impressão das praxes[:o)][:o)][:o)]

aqui está o mundo real das praxes que os ferrenhos defensores da praxe insistem que nao existe e que é tudo muito bonito e tal e as pessoas só fazem aquilo que querem, etc...

esta crua realidade se calhar acontece numa boa maioria dos casos.

Voltar
Superior