Praxes no Ensino Superior

citação:Originalmente colocada por AlCoEntre

citação:Originalmente colocada por sgarcsa

citação:Originalmente colocada por Lippe

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

expliquem-me o que é que praxe,tem haver com amigos,queimas e festas?
conheço mt boa gente que não foi á praxe e não é por isso que não vai á queima e as festas e tens montes de amigos.

Conheces tu e conheço eu.

Pois, não são praxados nem foram à praxe, depois andam em todas as festas academicas e quando é para praxar são os que têm mais a mania[xx(]

Desses também havia muitos no meu tempo..

MAs quem era anti-praxe não podia ir às festas nem queimar as fitas..

agora já ´não sei como é.não faço a mínima ideia se ainda há uma "perseguição" aqueles que não querem ser praxados.

Mas há alguns anos só os "toininhos"/ "cromos"...é que não podia fazer algo que quisesse,tal como festas,fitas....

Ver se se metiam com alguém que de respeito....[}:)][}:)][}:)][}:)]até beijavam os pés para não levar nas trombas...

As cenas que eu vi com "engenheiros" que de repente levaram com praxes de grupos de bairros sociais...[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

As tuas praxes ou anti-praxes são engraçados... com porrada e afins... muito bom. Os que estão aqui a falar mal da praxe foram praxados em universidades com historia académica ou nem por isso? é que me faz lembrar universidades pós anos 80...

citação:Originalmente colocada por Taveirada

citação:Originalmente colocada por sgarcsa

citação:Originalmente colocada por Lippe

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

expliquem-me o que é que praxe,tem haver com amigos,queimas e festas?
conheço mt boa gente que não foi á praxe e não é por isso que não vai á queima e as festas e tens montes de amigos.

Conheces tu e conheço eu.

Pois, não são praxados nem foram à praxe, depois andam em todas as festas academicas e quando é para praxar são os que têm mais a mania[xx(]

Desses também havia muitos no meu tempo..

MAs quem era anti-praxe não podia ir às festas nem queimar as fitas..

agora já ´não sei como é.não faço a mínima ideia se ainda há uma "perseguição" aqueles que não querem ser praxados.

Mas há alguns anos só os "toininhos"/ "cromos"...é que não podia fazer algo que quisesse,tal como festas,fitas....

Ver se se metiam com alguém que de respeito....[}:)][}:)][}:)][}:)]até beijavam os pés para não levar nas trombas...

As cenas que eu vi com "engenheiros" que de repente levaram com praxes de grupos de bairros sociais...[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

As tuas praxes ou anti-praxes são engraçados... com porrada e afins... muito bom. Os que estão aqui a falar mal da praxe foram praxados em universidades com historia académica ou nem por isso? é que me faz lembrar universidades pós anos 80...

- quando referi um gajo que tive de deitar ao chão,foi um sujeito que não conhecia de lado nenhum chegou á minha beira e pensou que estava a falar para algum ladrão enquanto tentou atirar-me com algo que nem cheguei a aperceber-me do que era!

- os casos que relatei de gente que se vingou em gentinha que fazia praxes....era gente que não fez mal nenhum a ninguém e que foi maltratada e gozada por "engenheiros"...que depois receberam uma vingança mais do que justa.Também com abusos,para aprenderem....

- Sou completamente contra as praxes porque aleém de ser uma coisa estúpida tem muitos excessos,e assenta no gozo,humilhação e não tão raras vezes aleijam pessoas...

- Não sou violento,mas é justo ver aqueles que abusam e humilham pessoas pagarem as mesmas facturas .....

Desculpa, mas isso nao é praxe... atirar coisas? nem arroz!
o que tu conheces não é praxe.

Nunca me fizeram tal coisa...

Olhem uma praxe engraçada.

Durante a praxe, um caloiro infiltrado (alguem que já foi praxado num outro ano!) foge com um caloiro e diz para irem a casa dele.

Lá foram eles felizes da vida. Chegaram a casa e começam a ver TV. Estão outras pessoas, supostamente caloiros. Todos eng. do curso do caloiro. ehehhe

De um momento para o outro deixa-se o caloiro na sala a ver TV e a lanchar. Enquanto isso os eng. vão vestir o traje e aparecem na sala trajados. O caloiro fica branco! eheheh
Lá ofereceu-se o lanche, depois lá lhe pedimos ajuda para medir a area da sala em palitos^2 ;)
No fim disto, ofereceu-se o jantar e fomos para a noite. Diz-me sinceramente onde está a humilhação e o caloiro a ser maltratado...

Durante a praxe, um caloiro infiltrado (alguem que já foi praxado num outro ano!) foge com um caloiro e diz para irem a casa dele.

Lá foram eles felizes da vida. Chegaram a casa e começam a ver TV. Estão outras pessoas, supostamente caloiros. Todos eng. do curso do caloiro. ehehhe

De um momento para o outro deixa-se o caloiro na sala a ver TV e a lanchar. Enquanto isso os eng. vão vestir o traje e aparecem na sala trajados. O caloiro fica branco! eheheh
Lá ofereceu-se o lanche, depois lá lhe pedimos ajuda para medir a area da sala em palitos^2 ;)
No fim disto, ofereceu-se o jantar e fomos para a noite. Diz-me sinceramente onde está a humilhação e o caloiro a ser maltratado...

aí não aparenta estar nenhuma humilhação!

mas deves reconhecer que se fosse assim,ninguém era contra as praxes.
Se as praxes fossem todas de bom-senso e coisas agradáveis toda a gente queria era ir ás praxes!

é o que eu digo:se o objectivo é haver integração e convívio façam-se coisas engraçadas e jantares,festas,....

o que se passa é que há gente que sente "poder" ao trajar para humilhar e maltratar pessoas....

aí não aparenta estar nenhuma humilhação!

mas deves reconhecer que se fosse assim,ninguém era contra as praxes.
Se as praxes fossem todas de bom-senso e coisas agradáveis toda a gente queria era ir ás praxes!

é o que eu digo:se o objectivo é haver integração e convívio façam-se coisas engraçadas e jantares,festas,....

o que se passa é que há gente que sente "poder" ao trajar para humilhar e maltratar pessoas....

O que te posso dizer é que a praxe é isto... Brincadeira. Não à violencia (nem sequer junto praxe e violencia na mesma definição!)!
Agora, se uma pessoa for sem ideias de brincadeira... claro que pode levar tudo a mal...

Desde que não haja abusos não vejo mal nenhum nas praxes universitárias. Quando entrei estava cheio de medo das praxes, mas por outro lado estava desejoso de entrar no meio académico e de ser praxado. Quando me fui inscrever entrei lá todo cag*do e saí de lá com a cara riscada, nada mais. Fui a um jantar do caloiro já a contar ser praxado e no fim do jantar obrigaram-nos a... beber shots. Foram as duas unicas situações em que fui praxado.
No ano seguinte praxei meia duzia de caloiros durante uma manhã e nem achei muita piada.
O pessoal está sempre cheio medo quando entra e só se ouve falar em 1001 histórias em que a maior parte delas são mitos urbanos onde caloiros ficam paraplégicos e caloiras são violadas. Isso é tudo treta.
Há gente parva em qualquer lado e acredito que haja situações pontuais de abusos que nada têm a ver com esses mitos. E acho que é preciso muito azar para ser apanhado numa situação dessas.
Fazia algum sentido uma universidade sem praxes?
A entrada na univerdidade é motivo de alegria e é assim que a praxe deve ser encarada, uma maneira de festejar a entrada na universidade.
Quem não se identificar com as praxes no máximo "sofre" durante uma semana e se quiser nunca mais liga às praxes durante toda a sua vida académica.
Humilhações passamos nós quando se acaba a universidade e trabalhamos para patrões parvos que só nos querem lixar a vida. Aí é que é mesmo comer e calar. Preferia mil vezes ser caloiro e ir correr todo nu às voltas ao Marquês de Pombal do que passar por certas situações que já passei ou assisti desde que estou a trabalhar.

Parece que as "praxes integradoras" estão proibidas no campus universitário em Aveiro, supostamente por em alguns cursos andarem a atirar os Anti-Praxe à ria para os ajudarem a lavar as ideias. Rica integração... Estou a vender a noticia pelo preço que comprei...</u>

A ser verdade as praxes estão cada vez mais integradoras. Depois de "convenserem" algumas mentes mais fracas a irem às praxes, os que mesmo assim se mostram contra vêm a sua opinião respeitada sendo atirados à Ria de Aveiro!

Isto para alem de alguns doutorzinhos da bosta (500.000matriculas e obrigam os caloiros a chamarem-nos de doutores) esfomiados apanharem as pititas novinhas e saltarem-lhes para cima para no dia seguinte nem as conhecerem.....E não me venham falar que isso acontece na vida pois estamos a falar de muiditas que estão longe de casa, carentes, com necessidade de fazerem amigos e caiem na conversa de gajos com diferenças de por vezes 8 anos!!!!

Sim senhor é destas integrações que o povo gosta....

citação:Originalmente colocada por paralelo

Parece que as "praxes integradoras" estão proibidas no campus universitário em Aveiro, supostamente por em alguns cursos andarem a atirar os Anti-Praxe à ria para os ajudarem a lavar as ideias. Rica integração... Estou a vender a noticia pelo preço que comprei...</u>

A ser verdade as praxes estão cada vez mais integradoras. Depois de "convenserem" algumas mentes mais fracas a irem às praxes, os que mesmo assim se mostram contra vêm a sua opinião respeitada sendo atirados à Ria de Aveiro!

Isto para alem de alguns doutorzinhos da bosta (500.000matriculas e obrigam os caloiros a chamarem-nos de doutores) esfomiados apanharem as pititas novinhas e saltarem-lhes para cima para no dia seguinte nem as conhecerem.....E não me venham falar que isso acontece na vida pois estamos a falar de muiditas que estão longe de casa, carentes, com necessidade de fazerem amigos e caiem na conversa de gajos com diferenças de por vezes 8 anos!!!!

Sim senhor é destas integrações que o povo gosta....

A ser verdade, o que fizeram é uma estupidez. Uma atitude parva que acabou, e bem, com a interdicção das praxes. No entanto gostava de ver a noticia confirmada por uma fonta fidedigna, só para ter a certeza.

O resto, sobre as caloiras é conversa que além de já enjoar não tem nada a ver com os abusos das praxes. Um gajo praxa uma caloira, depois há um jantar ou uma festa, o gajo dá-lhe conversa, ela sente-se atraída e pumba. Depois ele não quer mais nada com ela. Meus amigos, é a vida. Ela não é criança nenhuma e não foi obrigada. Ele não tem culpa de ela o preferir em vez dos caloiros da idade dela com cara de putos ainda do liceu. Há muitas situações dessas que acabam em namoros sérios de vários anos e até em casamento, só que aí ninguem fica chocado.

Bem lá que as praxes estão interditadas no campus universitário é uma verdade, pois eu sou aluno do polo de Agueda pertencente à Universidade de Aveiro, agora se é por esse motivo ou não não sei, pois tal como tudo até as noticias chegam a meio a este polo que também pertence à UA....

Uma das noites fui apanhado por uma milicia. Tudo bem ...

Fui.

A certa altura ( cerca das 2h da manhã ), uma das praxes era obrigarem os caloiros a andar a rebolar ( LOL ) na relva ( molhada ) de um jardim.

Eu disse que não o fazia. E não fiz .

Os restantes lá andaram ... a rebolar na relvinha molhadinha.

Uns terão gostado... outros não.

Eu como não gosto ... Não faço.

É uma questão de personalidade.

Não é por "todos" irem para local X que eu não vou para Y. ;)

Eu fui praxado e nunca tive problemas. Os problemas só surgiram quando começei a usar traje. Digamos que vi certas coisas que não achei piada nenhuma e mandei-os dar uma volta ao bilhar grande. Ainda cheguei a brincar ao caloiro infiltrado e ainda deu para umas risadas, mas há limites. E no entanto, diverti-me imenso como caloiro.

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

MAs quem não quiser ir à praxe e quiser ir ao cortejo, à queima etc? Não tem direito?!
que eu saiba, o cortejo esta ligado a praxe, e' ai que se passa a tribuna e simbolicamente passas a poder usar a insignia do ano seguinte.
O uso de bangala e cartola esta ligado a praxe.
Portanto na minha opiniao quem e' anti praxe nao deve usar isso.

Ir ao queimodromo vai quem quiser...

Isso para mim é em bom portugês cagativo...nunca fui ao cortejo nem quero ir! Mas muita gente que não foi à praxe poderá querer ir!
Mas podes ter a certeza que a muita, mas muita mesmo, gente que usa o traje, as insignias e tudo mais nunca foi praxado e ninguém vai saber ou querer saber disso!
O traje, por exemplo, é daquelas coisas que não dou valor nenhum e não uso, não porque não fui à praxe, mas porque não gosto mesmo...porque se gostasse com certeza usaria em dias de festas académicas, na queima, na imposição das insignias, bensão das pastas e tretas como essa!! ;)

O tópico já é antigo, mas nestes dias falamos sobre isso na minha escola, lá não há código de praxe ainda mas há regras não escritas sobre não se usar traje nem ir a festas quando não se é praxado. Isso faz-me confusão porque não sei como se sabe quem foi praxado ou não, o ano passado uma colega já no 3º ano quis ir a tribunal porque queria usar o traje e isso e nunca tinha sido praxada, quando lhe disse que de certeza que não sabiam ela respondeu que tinham uma lista dos que foram praxados, mas não me lembro na minha praxe de lista alguma...

Quanto a jantares academicos, não sei se as regras são as mesmas de algumas faculdades, porque fui a um jantar o ano passado e estavam lá pessoas que não foram praxadas.

Isso do traje académico é tudo uma grandessíssima TRETA!!!

podes fazer tudo o que quiseres na faculdade sem ser praxado, menos praxar...E é por uma questão lógica: "não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti"

é pá eu sou caloiro e andava todo f***** ao inicio, mas agora uiiiii! Agora já acho muito fixe, sobretudo por causa de ter conhecido bué pessoal (sobretudo meninas)!!!

Viva a Enfermagem!!!!!!

Eu não sou anti-praxe, mas acho que quem nao quer, nao leva!

Voltar
Superior