Praxes no Ensino Superior

citação:Originalmente colocada por paralelo

Parece que as "praxes integradoras" estão proibidas no campus universitário em Aveiro, supostamente por em alguns cursos andarem a atirar os Anti-Praxe à ria para os ajudarem a lavar as ideias. Rica integração... Estou a vender a noticia pelo preço que comprei...</u>

A ser verdade as praxes estão cada vez mais integradoras. Depois de

"convenserem" algumas mentes mais fracas a irem às praxes, os que mesmo assim se mostram contra vêm a sua opinião respeitada sendo atirados à Ria de Aveiro!

Isto para alem de alguns doutorzinhos da bosta (500.000matriculas e obrigam os caloiros a chamarem-nos de doutores) esfomiados apanharem as pititas novinhas e saltarem-lhes para cima para no dia seguinte nem as conhecerem.....E não me venham falar que isso acontece na vida pois estamos a falar de muiditas que estão longe de casa, carentes, com necessidade de fazerem amigos e caiem na conversa de gajos com diferenças de por vezes 8 anos!!!!

Sim senhor é destas integrações que o povo gosta....

Caro paralelo:
Tem evidentemente TODO o direito de opinar sobre qq assunto que bem entenda..
Deve no entanto estar na posse de todos os FACTOS antes de os comentar

As praxes em Aveiro foram interditas( temporariamente) NO CAMPUS , devido ao barulho que faziam, prejudicando a defesa de teses de mestrado e doutoramento que decorriam nos mesmos dias da praxe...

NENHUMA OUTRA ACTIVIDADE DA PRAXE FOI INTERDITA!!!
A praxe decorre com sempre...
Continuaram a ser realizados os baptismos e praxes nocturnas...
A relação da reitoria com a associação académica continua normal....

Durante a praxe existiu um caso de ataque de epilepsia a uma aluna que motivou a que tivesse que ser assistida, no entanto a aluna estava a participar VOLUNTARIAMENTE na praxe, não avisou ninguém da sua condição, e nada do que foi feito durante a praxe poderia levar a prever que o referido ataque viesse a acontecer...

Fonte: site da associação académica da universidade de Aveiro.

citação:Originalmente colocada por Foliv

Durante a praxe existiu um caso de ataque de epilepsia a uma aluna que motivou a que tivesse que ser assistida, no entanto a aluna estava a participar VOLUNTARIAMENTE na praxe, não avisou ninguém da sua condição, e nada do que foi feito durante a praxe poderia levar a prever que o referido ataque viesse a acontecer...

Foi bom terem esclarecido este pormenor, senão estavam aqui a todos os membros da tertúlia cor-de-rosa antipraxística em conjunto com a TVI e o Correio da Manhã para fazer os filmes todos e mais algum!

A melhor praxe que eu ja vi foi na universidade da covilha..

Fizeram uma pergunta mta dificil. E depois se nao respondessem em 30 minutos de pesquisa eram largados a noite na serra sozinhos...

Tambem já vi uma duns gajos que se passavam por médicos e pediam para as meninas irem para a reprografia que estava aser o cosultorio médico. Pedim para elas irem, Depois sentavam-nas na copiadora todas nuas e pimba toca a sacar fotos(o que eles nao se devem ter contido para nao fazerem nada ou pa esconder o zezinho)

citação:Originalmente colocada por Kilimanjaro

Fizeram uma pergunta mta dificil. E depois se nao respondessem em 30 minutos de pesquisa eram largados a noite na serra sozinhos...

Tambem já vi uma duns gajos que se passavam por médicos e pediam para as meninas irem para a reprografia que estava aser o cosultorio médico. Pedim para elas irem, Depois sentavam-nas na copiadora todas nuas e pimba toca a sacar fotos(o que eles nao se devem ter contido para nao fazerem nada ou pa esconder o zezinho)

...

Não admira que dps estejam todos contra a praxe.

A praxe n é isso...cambada...

Só sabem f**** as poucas coisas boas que existiam...

Quem fez essas coisas merecia era um pau em brasa pelo rabiosque acima para aprender... ah, e serem expulsos para sempre de qquer universidade portuguesa.

E sim, sou completamente a favor da praxe mas contra humilhação ou algo que ponha em perigo a vida do aluno.

É o que dá copiarem tradições e dps n terem juizo...

RR

Eu que conhecesse alguém que tivesse sido praxado dessa maneira..

Muito sofriam esses rebarbados.

citação:Originalmente colocada por AlCoEntre

Eu que conhecesse alguém que tivesse sido praxado dessa maneira..

Muito sofriam esses rebarbados.

Conheço porque um deles era meu amigo..Foi das melhores praxes de ambito "estupido" feitas

Largar uma pessoa na serra de noite tem muito de praxe tem.
Simplesmente é estúpido.
Estragam tudo com essas coisas, então supostos médicos com as caloiras? Aqui as meninas só podem ser praxadas por meninas.

Esses actos, para além de condenáveis são também uma ofensa aos valores da praxe académica!

Isso da serra, era largar os praxistas (de m****) responsáveis por actos desses na serra sozinhos...e se não for muito mau, com lobos pelas redondezas para sentirem a (falta) de piada que isso tem!

Se queriam ver gajas nuas ao vivo iam a uma casa de strip ou então iam às p****!

E desculpem-me desde já pelos disparates!

Cumprimentos a todos!

Caloiros agredidos em julgamento de praxe

Tânia Moita</B>

Dois caloiros da Universidade de Coimbra terão sido agredidos no decorrer de um tribunal de praxe. A um, os "doutores" terão rapado os pêlos púbicos e rompido parte do escroto, para além de lhe terem dado violentos cachaços que deixaram o aluno com várias nódoas negras e hematomas. A outro, os praxistas terão provocado ferimentos no crânio quando rapavam o cabelo da "vítima".

O primeiro caloiro denunciou o incidente apenas a nível da academia, para evitar que os "agressores", estudantes de medicina, pudessem vir a ter problemas, mais tarde, no eventual acesso a estabelecimentos de saúde públicos. Já o segundo aluno vítima de agressões terá apresentado queixa junto das autoridades policiais da sua área de residência. Facto que o JN não conseguiu confirmar.

O julgamento de praxe, um dos rituais já raros na academia de Coimbra, aconteceu dois dias antes da Queima das Fitas, na sede de um grupo de apoio à Académica. O único local, para além das Repúblicas, autorizado pelo Conselho de Veteranos (órgão máximo da hierarquia de praxe académica) a realizar o ritual.

Nove caloiros receberam documento de contra-fé (notificação para o julgamento) e compareceram na expectativa de passarem por mais um ritual "entre amigos e que serve para cimentar o companheirismo", confirmou ao JN um amigo de um dos agredidos.

O ritual terá, no entanto, ultrapassado "o espírito de brincadeira". Para além de unhas negras, resultantes do apanhar com a colher de pau, um dos caloiros acabou "espetado no crânio" com uma tesoura com que lhe estariam a cortar o cabelo, o que motivou a queixa apresentada às autoridades policiais . O outro caloiro queixoso ficou com as costas e o pescoço marcados com hematomas e nódoas negras, resultantes de cachaços. De resto, terá sido a brutalidade das palmadas que mais o feriram do que propriamente a lesão no escroto, alegadamente na sequência do corte dos pêlos púbicos.

João Luís Jesus, dux veteranorum da UC, vai, nos próximos dias, recolher depoimentos de todos os intervenientes e decidir se o caso chega a Conselho de Veteranos, onde "será avaliada apenas a parte praxista" e de onde poderão sair sanções como a expulsão da praxe. O Dux recorda que a praxe apenas tem sentido "quando é consensual e que o caloiro pode, a qualquer momento recusar determinado ritual " referindo que, nos sete anos em que é dux, nunca teve um caso destes.

Ao JN, o presidente da Direcção Geral da Associação Académica, Paulo Fernandes, disse que este caso é "uma mancha", "ultrapassa o âmbito da praxe" e, por isso mesmo, "deve ser resolvido nas instâncias judiciais".

Fonte próxima dos caloiros garantiu ao JN que os "doutores" envolvidos já se desculparam junto dos caloiros e que, "apesar dos boatos, o ambiente é bom na Faculdade de Medicina".

O JN tentou ontem falar com os queixosos, mas foi impossível obter declarações de ambos.

O reitor da Universidade de Coimbra, por seu turno, recusou comentar o incidente.

Ora mais uma vez está borrada pintura.

Antes de mais queria esclarecer que fui praxado e nunca tive problemas. Diverti-me e o pessoal era porreiro. Nunca praxei.

Quanto à notícia, há duas coisas que não entendo. Primeiro, como é que duas pessoas com cerca de 18 anos e supostamente inteligentes permitem que lhes façam coisas que não querem.

Outra é a cena dos pêlos púbicos e escroto...... A ser verdade, ou muito me engano ou anda por aí muito "doutor" com alguns problemas mal resolvidos... Estar ali de tesourinha na mão, quem sabe de joelhos, a cortar pêlos púbicos a outro homem....é de HOMEM!!!

Última edição:
a mim no dia em que esses marmanjos de traje me tocassem , era o dia que ia mais cedo para casa de olho inchado!

e também nunca sequer pensei em praxar alguém .....

é pa meninos de óculos e sem amigos isso!

(a nao ser que se viva em conimbriga ou no Oporto)[:D]

Eu tenho saudades da minha altura de caloira, tenho pena de não ter aproveitado melhor.
Na escola superior onde estudei as praxes eram bastantes saudaveis e divertidas. A latada e o enterro do caloiro era a loucura em cuecas. [:D]

Que saudades desses bons velhos tempos.

Ora mais uma vez está borrada pintura.

Antes de mais queria esclarecer que fui praxado e nunca tive problemas. Diverti-me e o pessoal era porreiro. Nunca praxei.

Quanto à notícia, há duas coisas que não entendo. Primeiro, como é que duas pessoas com cerca de 18 anos e supostamente inteligentes permitem que lhes façam coisas que não querem.

Outra é a cena dos pêlos púbicos e escroto...... A ser verdade, ou muito me engano ou anda por aí muito "doutor" com alguns problemas mal resolvidos... Estar ali de tesourinha na mão, quem sabe de joelhos, a cortar pêlos púbicos a outro homem....é de HOMEM!!!

Talvez por uma questão da tal integração?

A "chantagem" é mesmo essa, e muitos caloiros sujeitam-se a determinadas situações por isso mesmo.

Eu entrei este ano na universidade com um grupo de amigos e não queriamos ser praxados. Eles la disseram que não poderiamos praxar nos anos seguintes (coisa que eu tambem não pretendia logo não fiquei muito chateado), e que aquilo era um meio de integração etc....

Não fomos praxados e sinceramente não tenho muita pena de não ter sido praxado. Eu não sou anti-praxe, até sou a favor das praxes mas com moderação. Para aquelas pessoas que vêm de longe e não conhecem pessoas na universidade não tenho duvidas que seja um bom meio de integração. E ha praxes que são brutais: como a que o Taveirada contou ai dos caloiros infiltrados, como esta: http://www.youtube.com/watch?v=2iM-p-HK_YI, e deve haver ainda mais loucas.

Mas como é obvio tambem ha praxes humilhantes (é ridiculo dizer-se que não as ha), eu na universidade não vi mas tambem tive la pouco tempo nessa altura, mas no secundario vi fazerem coisas que não gostava nada que me fizessem a mim.

Agora só é praxado quem quer, e quem não quer tambem deve ser respeitado são opções...

Agora quem decide não ser praxado e praxa no ano seguinte ai ja tem que se lhe diga...

a mim no dia em que esses marmanjos de traje me tocassem , era o dia que ia mais cedo para casa de olho inchado!

e também nunca sequer pensei em praxar alguém .....

é pa meninos de óculos e sem amigos isso!

(a nao ser que se viva em conimbriga ou no Oporto)[:D]

:confused: Tu precisas de um mapa definitivamente...

Aconselho vivamente enquanto estás em recuperação para pegares num PC, google e verificares onde fica Conimbriga. Mas eu dou uma pista [SIZE=-1]Condeixa-a-Velha caso não o consigas fazer.

Caso dúvidas haja, espera por 2010, altura em que o Museu Machado de Castro estará aberto de novo ao público (claro se n fôr de novo adiado) e verifica dps qual a cidade romana que se encontrava no local de Coimbra.

RR
[/SIZE]

Estes gajos já metem nojo! Fui praxado quando fui caloiro, ainda andei na praxe no 2º ano, começei a ver como é que as coisas funcionavam, arrumei o traje e só o tirei nas festividades de finalista, que graças a esses meninos foi um total falhanço...

Esses actos, para além de condenáveis são também uma ofensa aos valores da praxe académica!

Isso da serra, era largar os praxistas (de m****) responsáveis por actos desses na serra sozinhos...e se não for muito mau, com lobos pelas redondezas para sentirem a (falta) de piada que isso tem!

Se queriam ver gajas nuas ao vivo iam a uma casa de strip ou então iam às p****!

E desculpem-me desde já pelos disparates!

Cumprimentos a todos!

Credo!

Largar os caloiros na serra, e se lhes acontecesse alguma coisa? E essa das caloiras nem comento.

Na minha praxe aconteceu foi um caloiro desmaiar...e numa outra não sei o que se passou mas apareceu a carrinha do INEM...fora isso nunca ouvi falar de nada desagradavel na minha faculdade.

Os caloiros também de ter alguma responsabilidade. Não sei em que estabelecimento foi, obrigaram uma caloira a beber não sei se foi mascatel...ela não lhes disse que era diabética e foi parar ao hospital...

Eu entrei este ano na universidade com um grupo de amigos e não queriamos ser praxados. Eles la disseram que não poderiamos praxar nos anos seguintes (coisa que eu tambem não pretendia logo não fiquei muito chateado), e que aquilo era um meio de integração etc....

Não fomos praxados e sinceramente não tenho muita pena de não ter sido praxado. Eu não sou anti-praxe, até sou a favor das praxes mas com moderação. Para aquelas pessoas que vêm de longe e não conhecem pessoas na universidade não tenho duvidas que seja um bom meio de integração. E ha praxes que são brutais: como a que o Taveirada contou ai dos caloiros infiltrados, como esta: http://www.youtube.com/watch?v=2iM-p-HK_YI, e deve haver ainda mais loucas.

Mas como é obvio tambem ha praxes humilhantes (é ridiculo dizer-se que não as ha), eu na universidade não vi mas tambem tive la pouco tempo nessa altura, mas no secundario vi fazerem coisas que não gostava nada que me fizessem a mim.

Agora só é praxado quem quer, e quem não quer tambem deve ser respeitado são opções...

Agora quem decide não ser praxado e praxa no ano seguinte ai ja tem que se lhe diga...

Há quem tente convencer caloiros a serem praxados com argumentos de não poderem trajar e participar em actividades académicas, mas não sei até que ponto isso é verdade.

Na minha escola por exemplo não há código de praxe, e por isso há alunos com apenas 2 matriculas e já com os emblemas e quem não tenha ido a tribunal e ande trajado. Um colega disse-me que as coisas não eram tão radicais, que se podia trajar mas claro não podiam praxar. Mas na semana académica há papeis a advertir o que eu disse acima, caso os caloiros mencionados faltem ao tribunal.

Ontem estava numa mesa e falava-se de uma aluna do meu curso que não tinha ido a tribunal de praxe mas andava trajada, achei graça a indignação da rapariga a falar dela, mas entendo porque quem foi praxado sofreu, teve de estar ali sem poder ir pra casa quando queria, por muito engraçado que fosse e por isso supostamente quem não o foi não pode ter os mesmos privilégios que os outros.

Por mim é indiferente, não vou rasgar a capa a moça como dizem que fazem em certas faculdades. [:D]

Essa história cá em coimbra foi um atropelo a um código da praxe muitissimo rigoroso.

Esse procedimento com os pelitos só está prevista nos julgamentos de républica, que para quem nao sabe sao casas comunitárias onde quem entra sujeita-se Às normas vigentes (criadas para fins sociais há muitos e muitos anos e onde viveram pessoas ilustres da cultura e política nacionais).

Foi um abuso estúpido numa academia que se pauta por um código preciso, foi berço desta prática e se pauta (na universidade pp dita) pela maior moderação nas brincadeiras que se levam a cabo.

Não conheço ninguém que esteja arrependido de ter participado nas praxes da Universidade de Coimbra... muito pelo contrário.

Pessoalmente ( e lamento se aqui houver alunos dessas instituições que se possam sentir incomodados), acho que A MAIORIA dos institutos politécnicos, escolas superiores E algumas universidades extremaram e desvirtuaram a praxe levando-a para o campo da humilhação.

Não concordo nem poderia ser de outra forma.

Vejo aqui muitas respostas "à macho", mas 95% dessas pessoas, se tivesse vivencia académica, seria favorável e reconheceria o valor da praxe autentica e levada a cabo com 2 dedos de testa.

Não ponham tudo no mesmo saco, não se deixem levar pela comunicação social e não comentem uma realidade que não conhecem.

Voltar
Superior