Praxes no Ensino Superior

Caro colega ISELIANO nao sabes que perdes.....em vez de na altura restares a escrever esse post desvias estar ao pé do IKA e ver as praxes...grande semana e 6a feira ponto alto com a festa da loira e a missa dos caloiros....
eu ainda nao posso praxar mas tenho andado trajado dia sim dia nao(os pés doem muito:| )...so para o ano mas tenho-me divertido imenso e vejo a praxe com outros olhos ate tenho pena de o ano passado nao ter participado mais nas praxes...

VIVA AS PRAXES!!!VIVA O ISEL!!!!

Eu sei é que estava numa aula e o Eng ja tava passado por não conseguir explicar a matéria devido ao sonoro vindo do IKA...lol

E pra mim a festa da loira ate podia ser de borla as cervejas...eu n bebo [:p][:D]

Caso muitos não saibam, a grande maioria das pessoas que compra o traje, pelo menos aqui em Braga na Universidade do Minho não é por ser um traje de universitário, não é por ser o "uniforme do estudante", não é pelo orgulho que tem em pertencer a esta academia. Não meus amigos, compram o traje para praxar.

Se há uma coisa que não tem lógica nenhuma, é gastar centenas de euros num traje para praxar.

Fogo, então não sei como é no teu curso. No meu é pelo gosto pelo Traje! Tanto que até os anti-praxe fazem questão de estarem bem trajados! Mas pronto, pelos vistos ando numa universidade diferente...
Porque desde o meu ano de caloiro que vejo toda a gente a comprar traje principalmente para a imposição de insígnias no ano de finalista e também para praxar.

Falando por mim, não comprei o traje só para praxar, também foi por isso mas nao so. Segundo certas ideias entao devo ser dos poucos que comprou o traje por representar a nossa academia e os seus valores, pela história que tem, pelo simbolismo de bem trajar, pelas cerimónias de imposição das insignias, etc... Claro que o comprei também para praxar. Tenho orguho no traje que visto e no que representa!!

Fui praxado uma vez logo no primeiro dia de aulas. Uma simples brincadeira sem ponta de coação ou violência. Depois disso nunca mais calhou! Assisti contudo a vários exemplos de abusos por parte de "doutorzinhos" armados em ditadorzinhos de esquina, que se divertiam com praxes tão mesquinhas quanto os seus egos.
Comprei traje, que usei somente em ocasiões festivas (queima, serenata e pouco mais), orgulho-me de nunca ter praxado ninguém e considero essa prática algo de perfeitamente dispensável. Admito que algumas praxes até têm piada, desde que feitas com graça, inteligência e não insultem a dignidade do caloiro, mas infelizmente a brincadeira elegante descai muitas vezes para a perfeita estupidez, principalmente quando há alcool metido no assunto (isto é, quase sempre).
Quanto às regras de conduta do código da praxe propriamente dito, acho que não servem para nada. E quanto ao traje (o de Coimbra e todos os outros) acho que devia sofrer uma actualização, a cargo do Nuno Gama, do Tenente, da Fátima Lopes... é que, convenhamos, com excepção da capa, o resto da fatiota confere ao pessoal uma figura completamente anacrónica.

Quanto às regras de conduta do código da praxe propriamente dito, acho que não servem para nada. E quanto ao traje (o de Coimbra e todos os outros) acho que devia sofrer uma actualização, a cargo do Nuno Gama, do Tenente, da Fátima Lopes... é que, convenhamos, com excepção da capa, o resto da fatiota confere ao pessoal uma figura completamente anacrónica.

Ai as regras não servem para nada? Pronto, então depois reclamam que se atiram caloiros da ponte. O Código da Praxe é onde um caloiro se pode basear para mandar um doutor à m**da quando este abusa!
E quanto ao traje, se calhar continua desactualizado como o utilizador referiu no seu post porque, se calhar, ainda se querem manter algumas tradições e traços históricos do que era e é o espírito académico, dentro e fora da Praxe.

Ora bem como todas as praxes, existem sempre uns cromos que estragam a festa, abusando a fazendo que se veja as mesmas como más.

Na minha faculdade, tem estado algo caótico, dado que não temos veteranos a controlar, eu não tenho podido ir, mas julgo que amanhã lá estarei, alguém falava ai em bezanos, não será a primeira nem a segunda que doutores bezanos, ficam sem capa, e vão para casa, cabe das faculdades, dux, magnum concilium e veteranos verificarem pela conformidade das praxes.

Em grande parte das praxes todos os que têm duas matrículas podem praxar e julgam-se os maiores e curiosamente são esses que mais asneira fazem, e basta ver que se não houver controlo facilmente existem abusos.

A ter em conta, antes de mais, chegar a uma sala e ir buscar caloiros e caloiras não é fácil e não é para todos, temos que saber falar com as pessoas, e com o professor que tiver a leccionar, depois convem saber se alguém tem problemas de saúde, coisa que é raro eu ver fazer e chamo logo à parte a reclamar, e por fim nada de abusar a fazer praxes que coloquem as pessoas em risco, existe tanta coisa engraçada para fazer, que até quem está a ser praxado se ri a meio.

Controlo meus amigos, é a base das boas praxes, e amanhã em vez de praxar caloiros, a praxe é aos doutores que fizerem abusos, é muito mais engraçado :lol:

Ai as regras não servem para nada? Pronto, então depois reclamam que se atiram caloiros da ponte. O Código da Praxe é onde um caloiro se pode basear para mandar um doutor à m**da quando este abusa!
E quanto ao traje, se calhar continua desactualizado como o utilizador referiu no seu post porque, se calhar, ainda se querem manter algumas tradições e traços históricos do que era e é o espírito académico, dentro e fora da Praxe.

Nem mais, alterar o trajo não faria qualquer sentido porque a tradição seria perdida

DVRA PRAXIS SED PRAXIS.

Caloiro faz merd@, caloiro é punido.

Caloiro não aceita sem punido, caloiro expluso da praxe, sem insultos, discriminações actos negativos dirigidos para a pessoa... Mas excluido.

A Praxe é das coisas mais simples que vai existindo... Uma hierarquia perfeitamente definida, com regras e castigo.

Custa aos caloiros, mas acabam o curso e todos reconhecem o primeiro ano como o mais divertido...

Cumprimentos

Caloiro castigado ?? Caloiro punido ??

Mas vocês vivem em que terra ?

Eu não alinhei em praticamente nada da praxe e ninguém me excluiu digamos assim, e se excluissem que o fizessem, desde que não me chateassem mais...

Já vou no 2º ano e não achei o mínimo interesse às praxes. Mas gostos são gostos não é verdade...?

As praxes, as bubadeiras, serenatas, baptismos, anéis de curso, trajes, são para mim completas palhaçadas. Mas isso é para mim que tenho gostos diferentes de muitas outras pessoas.

a academia é a mesma, mas é um polo diferente com regras diferentes logo toca a ser bicho outra vez lol

o bom disto é que fico com duas madrinhas[br:)]apr:)
Desde que elas o apadrinhem bem... :sh)
Eu cá mudei de padrinho e ainda estou para escrever a carta ao novo, que por sinal é grande amigo meu já cardeal e se está a ***** para as Praxes. A única coisa que faz é mesmo controlar os doutores e rir-se.

Há pessoal que faz um filme terrível sobre as praxes[:D]

A verdade é que não conheço ninguém que tenha sido praxado e que não tenha gostado desse ano de caloiro e conheço muitos, mas pronto devem ser todos anormais [:D], e conheço 2 ou tres que mudaram de curso e voltaram a ser praxados-

De resto ao que sei esté ano á directivas do estado para com as praxes, pelo menos na minha univ vieram dar uma palesta e explicaram as coimas a que estavam sujeitos as pessoas que praxam em caso de infração, basicamente é o 1 passo para tentar acabar com isto.

Quanto ao traje é outro historia, fui praxado praxei e uso traje de vez em quando (os sapatos matam-me), mas não vejo mal nenhum em quem nao foi praxado alias tambem nao sei quem é que vai chegar ao pé de alguem e dizer "nao podes vestir isso" quer dizer o ano passado alguem me veio dizer que não podia calçar botas (eram pretas, tinha prometido a alguem que iria trajado mas tinha os pés completamente esfolados nao podia usar os sapatos) é claro que o mandei chamar a policia para me tirar os sapatos a não ser que ele os quisesse levar na boca.

Nem mais, alterar o trajo não faria qualquer sentido porque a tradição seria perdida

Perdida não, actualizada. Ou julgas que o trajo que usas actualmente é o mesmo de há 200 anos? Se for para defender a tradição a todo o custo, então porque não andam os estudantes todos já de barrete, porque usam relógios de pulso sem problemas, porque já não ligam se os sapatos têm ou não um número ímpar de furos para os atacadores? Aliás, no cumprimento verdadeiro da tradição da praxe não haveria lugar sequer para trajo feminino!
As coisas têm sofrido alterações "naturais" ao longo dos anos. Eu só defendo que essas alterações deviam ser mais profundas.

Ora bem como todas as praxes, existem sempre uns cromos que estragam a festa, abusando a fazendo que se veja as mesmas como más.

Na minha faculdade, tem estado algo caótico, dado que não temos veteranos a controlar, eu não tenho podido ir, mas julgo que amanhã lá estarei, alguém falava ai em bezanos, não será a primeira nem a segunda que doutores bezanos, ficam sem capa, e vão para casa, cabe das faculdades, dux, magnum concilium e veteranos verificarem pela conformidade das praxes.

Em grande parte das praxes todos os que têm duas matrículas podem praxar e julgam-se os maiores e curiosamente são esses que mais asneira fazem, e basta ver que se não houver controlo facilmente existem abusos.

A ter em conta, antes de mais, chegar a uma sala e ir buscar caloiros e caloiras não é fácil e não é para todos, temos que saber falar com as pessoas, e com o professor que tiver a leccionar, depois convem saber se alguém tem problemas de saúde, coisa que é raro eu ver fazer e chamo logo à parte a reclamar, e por fim nada de abusar a fazer praxes que coloquem as pessoas em risco, existe tanta coisa engraçada para fazer, que até quem está a ser praxado se ri a meio.

Controlo meus amigos, é a base das boas praxes, e amanhã em vez de praxar caloiros, a praxe é aos doutores que fizerem abusos, é muito mais engraçado :lol:
Doutores sem capa?

Isso dá logo uma ida a Tribunal...

Voltar
Superior