Prazer de condução

Prazer de condução

• Sim

Votes: 99 92.5%
  • Não

Votes: 8 7.5%

• Total voters
    107
Depende das pessoas. Há sensações que se mantêm, por ex apreciar o modo como o carro filtra as irregularidades suavemente.

Durante a rodagem conduzi o Lotus na A1 ao max de 120 km/h. Adorei porque pude concentrar-me mais no carro e focar-me em sentir todas as sensações que proporciona. Quando faço passeios mais agressivos, o Lotus torna-se quase invisível. É uma energia que me liga à estrada. Só no fim do passeio é que recordo o fantástico que o carro foi. Na AE posso prestar mais atenção ao carro. Sentir a delicadeza da direcção, prestar atenção à musica do escape, à posição de condução, à suavidade da caixa. Além disso o lotus torna qualquer viagem numa experiência social: as pessoas dizem adeus, os miudos apontam, e isso também dá alguma satisfação. OK, tenho que ir dar uma volta [br:)]

Durante a rodagem conduzi o Lotus na A1 ao max de 120 km/h. Adorei porque pude concentrar-me mais no carro e focar-me em sentir todas as sensações que proporciona. Quando faço passeios mais agressivos, o Lotus torna-se quase invisível. É uma energia que me liga à estrada. Só no fim do passeio é que recordo o fantástico que o carro foi. Na AE posso prestar mais atenção ao carro. Sentir a delicadeza da direcção, prestar atenção à musica do escape, à posição de condução, à suavidade da caixa. Além disso o lotus torna qualquer viagem numa experiência social: as pessoas dizem adeus, os miudos apontam, e isso também dá alguma satisfação. OK, tenho que ir dar uma volta [br:)]

Tens razão, adorava dar uma volta nesse lotus, nem que não passa-se dos 90.
As vezes só o simples facto de ver tudo a funcionar à precisão são fontes de entusiasmo e prazer.

Lá está: mas aí o prazer vem da condução propriamente dita ou vem da paisagem e da contemplação que fazes dela? [;)]

É que, a passear calmamente, não deves retirar grande prazer da forma como actuas sobre os pedais, volante e caixa. Digo eu [:p]

Em parte concordo contigo mas... há pessoas que adoram conduzir, e no entanto não andam depressa. Mesmo sem a dita paisagem, adoram andar, mas nas calmas....

Eu gosto das 2. Depende dos dias.

Eu acho que passear calmamenta, num lugar bonito, sem idiotas a apitar, a apertar, etc etc... pode dar mt prazer. Para quem conduz, e tambem para quem vai ao lado...

Pra mim, conduzir é uma sensação de liberdade... poder ir a outros lugares em pouco tempo... alargar o espaço. Isso dá mt prazer. Tambem o facto de estar a comandar algo...

É claro que uma condução HARDCORE dá muito mais prazer (quando não há acidentes). O coração bate mais depressa, a adrenalina sobe... acontece tudo muito rapido em pouco espaço de tempo. Se tens um bom carro, ainda tens o prazer de o ouvir rosnar.

São coisas completamente diferentes... depende do dia, e da desposição.
E já agora, do lugar onde estamos a pensar praticar!!!!!!

Um densenterranço, mas como desde então há muitos utilizadores novos, gostava também de saber a opinião de mais pessoas.

Claro que sim.

A companhia, a estrada, o tempo, tudo acaba por ser importante para o prazer de condução.

Por outro lado... com alguns carros acho que até parado eu ia ter prazer[:D][:D][:D]

Tudo o que me dá prazer, tem de ser vivido intensamente, logo votei na 2ª hipótese [;)]

Posso ser acusado de ser coveiro, mas já passou algum tempo, vamos ouvir o que têm para dizer os novos membros do forum. [:p][:cool:]

Tendo como pano de fundo este tópico recuperado das catacumbas, pergunto, qual a vossa definição de prazer de condução? É um conceito único universal, ou pelo contrário é um conceito pessoal? Só há prazer de condução nas curvas ou na velocidade ou aceleração, ou na competição com o outro (vulgo medição de pilinhas)? A 80km/h numa autoestrada pode haver prazer de condução?

Eu tiro prazer de condução a partir de quase tudo na condução.

Por exemplo no dia a dia faço questão de conduzir de forma mais suave possível, de forma a que consigas ter uma viagem mais confortável no meu carro do que no carro de pessoas que andam a metade da velocidade mas fazem passagens bruscas, dão guinadas, andam sempre com o pé no travão, etc.

Basicamente gosto da sensação de ir depressa mas ao mesmo tempo parecer que vamos num Alfa. [:D]

Isto inclui fazer trajectórias perfeitas nas curvas de forma a virar o volante suavemente e manter o volante fixo quase durante toda a curva.
Inclui fazer reduções rápidas em que só ouves as rpm a aumentar.
Inclui levantar suavemente o pé do acelerador e quase não travar, e quando travar fazê-lo progressivamente e conseguir parar sem dar um solavanco final.
Inclui arrancar sem lixar a embraiagem e conseguir passar para a 2.ª sem dar um solavanco.
Etc.

É claro que depois há aquelas situações em que gosto de sentir que estou a controlar a tracção da traseira com o acelerador. [:blush:]

Last edited:
Nunca haverá uma formula universal que dê prazer a todos, dependerá obviamente de pessoa para pessoa.

Eu por exemplo gosto de velocidade, de fazer curvas estilo formula 1 (adoro), conduzir de noite ou ao fim da tarde pela fresquinha, boa musica, boa companhia (embora por vezes também tenha prazer em ir sozinho no carro) e não ter hora para chegar ao destino.

Não gosto de conduzir com um calor do diabo especialmente quando vou para Lisboa, que me chateiem os ouvidos com sugestões cujas quais nunca pedi, tráfego intenso e 'lesmas'.

A 80km/h numa auto estrada só se for com muita boa companhia que nem me aperceba que vou a essa velocidade, caso contrário fuck no, 140 km/h é normalmente a velocidade que ando numa AE.

Competições nunca fiz nem é algo que procure fazer, inclusive já fui 'picado' numa situação numa terriola e caguei para o gajo, e era um peugeot 206 lol.

Isto também é para aqueles que dizem que adormecem abaixo de certas velocidades. Não conseguem tirar prazer de conduzir nas calmas?

Falando por mim depende do tipo de carro. Prazer de condução calma só com um carro de gama alta ou um cruiser é que dá para tirar algum sabor da seca que é andar na auto estrada. Saber apreciar a máquina e o conforto é o prazer que se tira daí.

Em carros normais, vulgo segmento B e C só esganando o carro e a fazer algumas brincadeiras é que me divirto.

Em segmentos A, o maior prazer é chegar ao destino e sair do carro o mais rapido possivel [:D]

Outra coisa é que não costumo ser desrespeitador dos limites de velocidade em estradas nacionais, mas dentro das localidades principalmente aqui em frança se há coisa que não suporto é haver estradas rectas de 3 quilómetros com 2/3 faixas e limite de 30 km/h com 2 radares pelo meio.[8b] Na auto estrada é igual, se for em boa companhia e a conversar, ou for daquelas companhias que não te apetece chegar ao destino só para estar ali a conversar sem ninguem a chatear tipo milf tesuda, sou capaz de ir a 100kmh, já se for sozinho e principalmente durante a noite com a estrada vazia vou sempre naquilo que o carro dá.

Last edited:
Tenho um gozo muito grande a conduzir, já o fiz algumas vezes, depósito a 3/4 (nunca cheio) depois mete-se mais pelo caminho, um saco de viagem com uma muda de roupa e o essencial para a higiene.
Pego na minha namorada e arranco sem destino por estradas nacionais, quando calha ou quando desperta a curiosidade da terreola onde estamos a passar, paramos e comemos alguma coisa e visitamos o lugar, seguimos e acabo por dormir em nenhures ou algures, no dia seguinte faço-me à estrada de novo sem destino e decido conforme vejo as placas dos lugares e volto a comer onde calha e volto a dormir onde calhar, ao 3º dia rumo a casa, depois de fazer kms. como que em repouso e com o ego cheio dum passeio grande e sem horários e sem destinos marcados e na companhia da minha namorada, dias assim valem a pena, e conduzir assim é um puro gozo relaxante, sai um bocadito caro mas vale a pena.

Tenho um gozo muito grande a conduzir, já o fiz algumas vezes, depósito a 3/4 (nunca cheio) depois mete-se mais pelo caminho, um saco de viagem com uma muda de roupa e o essencial para a higiene.
Pego na minha namorada e arranco sem destino por estradas nacionais, quando calha ou quando desperta a curiosidade da terreola onde estamos a passar, paramos e comemos alguma coisa e visitamos o lugar, seguimos e acabo por dormir em nenhures ou algures, no dia seguinte faço-me à estrada de novo sem destino e decido conforme vejo as placas dos lugares e volto a comer onde calha e volto a dormir onde calhar, ao 3º dia rumo a casa, depois de fazer kms. como que em repouso e com o ego cheio dum passeio grande e sem horários e sem destinos marcados e na companhia da minha namorada, dias assim valem a pena, e conduzir assim é um puro gozo relaxante, sai um bocadito caro mas vale a pena.

Assim, sim! apr:)

Epá, prazer de condução numa auto-estrada, é quase o mesmo que ter prazer numa viagem de avião. Quanto mais depressa (e confortável), melhor. [:D] Numa estrada nacional, indo pelas aldeias, descobrindo e redescobrindo os locais e as paisagens, aí sim, a viagem é um fim e não um meio de atingir esse fim. Nesses casos, a velocidade em si não é importante, mas sim por onde passamos, os cheiros, os sons, as paisagens.

Da mesma maneira que me dá um gosto do caraças acordar as 6 da manhã de um domingo fresco de verão, tirar o carro da garagem, e ir para a estrada de serra mais próxima, chegar ao fim com o cheiro a ferodo queimado a entrar dentro do habitáculo, o escape a estalar, e eu com um sorriso parvo na cara. E as 8 horas entrar em casa com o mesmo sorriso parvo, com o pão fresco acabado de fazer, e a mulher e os filhos ensonados a olhar para mim com cara de que eu acabei de fugir do manicómio. Assim como as vezes me dá prazer de fazer essa mesma serra, ao final da tarde, com os vidros abertos, e sentir aquele cheiro de bouça, árvores, e orvalho a entrar dentro do carro, indo aí já nas calmas.

Back