Prazo de validade dos pneus

Última edição:
Os pneus sempre tiveram prazo de validade de 4 anos, não é novidade. Assim como não é novidade que ninguém liga a tal ou conhece esse facto.

Para saber qual a validade dos pneus basta olhar para a lateral e ver algo do género:

DOT M604 EXWR 0707

O que interessa é o 0707, visto que indica que o pneu foi fabricado na 7ª semana de 2007 ou seja em Fevereiro de 2007. Assim o pneu tem validade até Fevereiro 2011.

Boa info.[;)]

Desconhecia por completo.[;)]

Por curiosidade, já vou ali dar uma olhadela aos meus pneus. :)

Estou lixado com F...[:)]

O carro com que ando agora, os pneus (pelo menos 3) ainda são de origem, excepto 1 que foi colocado novo, devido a rasgão num dos originais.

Saltou da mala o Suplente e juntou-se ao novo.

Ora o carro é de 2000, o novo, foi adquirido praí em 2003...

Há pouco tempo rodeio-os (Frt/Trs), equilibrei rodas e alinhei direcção e dois deles ainda têm os "pelinhos" [:)]

O carro tem cerca de 50.000 Km, se me obrigam a trocar, vão meter-me em despesas [s)]

[;)]

mais uma ideia absurda, ideias ao dinheiro como se toda a gente fosse rica. os pneus com 4 anos podem estar ainda em optimo estado e ter feito poucos kms.
felizmente penso que ninguem levará isso s sério ou entao haveria muitos menos carros nas estradas.
só falta pensarem na troca obrigatória de carro aos 10 anos [:)]

isso é que vai ser pessoal a queimar borracha como se não houvesse amanha. afinal se ao final de 4 anos os pneus vão para os porcos convém gastá-los antes... para não irem para a reciclagem com 1/2 piso por gastar[:)]

isso é mais um ataque aos bolsos dos portugueses
assim sendo o mercado de pneus usados vai praticamente desaparecer e conheço casas que só vivem disso

Se conheces casas dessas também saberás que muitos dos pneus que lá estão (sobretudo os que aparentam ser novos) têm o DOT apagado nos dígitos da semana e ano de fabrico...;)

Ainda no outro dia passei por uma casa de pneus, estavam lá uns Pirelli P6 Cinturato novinhos. Piquinhos de lado, com goma, piso total...novos. E DOT? Nada.

Duvido seriamente que que esta medida dos pneus seja real. Fonte disso?

Eu ando com uns Pneus de 2005 montados em 2006 que têm praticamente o piso todo e estão óptimos a nível de grip. A parede lateral está gretada mas não me parece q isso seja problemático.

Se conheces casas dessas também saberás que muitos dos pneus que lá estão (sobretudo os que aparentam ser novos) têm o DOT apagado nos dígitos da semana e ano de fabrico...;)

Ainda no outro dia passei por uma casa de pneus, estavam lá uns Pirelli P6 Cinturato novinhos. Piquinhos de lado, com goma, piso total...novos. E DOT? Nada.

Duvido seriamente que que esta medida dos pneus seja real. Fonte disso?

Eu ando com uns Pneus de 2005 montados em 2006 que têm praticamente o piso todo e estão óptimos a nível de grip. A parede lateral está gretada mas não me parece q isso seja problemático.

agora não sei como esta porque nunca mais pus pneus desses mas em 2008 pus uns pneus usados que ainda tinha lá tudo,eram de 2002.
dei 25 eur por cada um e ainda fizeram 20 mil

isso é que vai ser pessoal a queimar borracha como se não houvesse amanha. afinal se ao final de 4 anos os pneus vão para os porcos convém gastá-los antes... para não irem para a reciclagem com 1/2 piso por gastar[:)]

Quando o meu carro actual passou para as minhas mãos não descansei enquando não substituí os pneus de trás ... tinham 10 anos e o piso a uns 80%, n me admirava se ainda tivessem ido parar a outro carro.

Sempre foram 4 anos, não percebo o espanto.

Os pneus degradam-se, apanham sol, água, o próprio ar...tudo os vai ressequindo e fazendo perder propriedades.

Claro que se o carro está na garagem e anda pouco, pode ter um pouco mais...5? Mas nunca serão 8 anos [:D]

E isto conta da data de fabrico...não tem nada a ver com a de montagem, pois a validade é do fabrico.

Esses números aí dados (nem todos permitem uma análise tão simples, infelizmente) já são conhecidos há muito...e ajudam a mandar a promoção xpto dos pneus já com 2 anitos de stock [:D] para o espaço

Não será antes a questão da etiqueta de classificação que os pneus terão de ter a partir de 2012?

Que será qualquer coisa como a imagem que se segue e que já tem um tópico sobre o assunto: http://forum.autohoje.com/forum-ger...-terao-de-ter-etiqueta-com-classificacao.html

pneusl.jpg

fui procurar esse site que aparece aí do energycar mas não existe! de onde sacaste essa imagem? é muito velha?

fui procurar esse site que aparece aí do energycar mas não existe! de onde sacaste essa imagem? é muito velha?

Essa imagem foi por mim colocada no seguinte tópico: http://forum.autohoje.com/forum-ger...-terao-de-ter-etiqueta-com-classificacao.html

E tinha sido retirada de uma notícia do site: L'argus - Etiquetage des pneus, certains ne passeront pas le cap ? - argusauto.com

Como podes ver, os dados que terão de estar presentes na dita "etiqueta", são 3, ao que a etiqueta poderá assemelhar-se ao exemplo apresentado pelo site da "argusauto.

A notícia de Junho deste ano. [;)]

Última edição:
Sempre foram 4 anos, não percebo o espanto.

Os pneus degradam-se, apanham sol, água, o próprio ar...tudo os vai ressequindo e fazendo perder propriedades.

Claro que se o carro está na garagem e anda pouco, pode ter um pouco mais...5? Mas nunca serão 8 anos [:D]

E isto conta da data de fabrico...não tem nada a ver com a de montagem, pois a validade é do fabrico.

Esses números aí dados (nem todos permitem uma análise tão simples, infelizmente) já são conhecidos há muito...e ajudam a mandar a promoção xpto dos pneus já com 2 anitos de stock [:D] para o espaço

Sim, é verdade que a validade dos pneus, sempre foi de 4 anos.

Agora a questão dos pneus terem uma data aquando da montagem, é que não me convence.

Acredito sim, é que o DOT (como já referimos), será o indicar (que sempre foi) para saber a idade do pneu. [;)]

Sim, é verdade que a validade dos pneus, sempre foi de 4 anos.

Agora a questão dos pneus terem uma data aquando da montagem, é que não me convence.

Acredito sim, é que o DOT (como já referimos), será o indicar (que sempre foi) para saber a idade do pneu. [;)]

Precisamente.

A data de montagem é pouco relevante. O que conta é a de fabrico, ou o DOT como indicas.

Se o pneu tem uma data de fabrico/DOT com 1 ano quando os montas...já só sobram os tais 3 anos teóricos. Era o que queria dizer.

Precisamente.

A data de montagem é pouco relevante. O que conta é a de fabrico, ou o DOT como indicas.

Se o pneu tem uma data de fabrico/DOT com 1 ano quando os montas...já só sobram os tais 3 anos teóricos. Era o que queria dizer.

Sim, eu percebi que era isso que te referias.

Mas questionei o autor do tópico, como seria aposta essa data e este referiu que achava que seria "gravada" no pneu, no dia da montagem por parte da casa de pneu.

Coisa que sinceramente não me parece que venha acontecer.

Será sim pelos que referimos, ou seja, data de fabríco/DOT do pneu. [;)]

Voltar
Superior