Preço do combustível + condução defensiva

Mik

New member
Queria aproveitar para me queixar dos condutores que optam por uma condução defensiva - para a média de consumo.
Como o preço aumenta, melhora-se a média na tentativa de manter os custos.
Não me interpretem mal.
Estou intereiramente de acordo e solidário com essa atitude, mas por favor, não o façam na via da esquerda.
...é que não sei se já repararam, mas o fluxo de trânsito anda a ficar mais lento com isto.

É só impressão minha, ou já notaram o mesmo?

Michael

Isso deve ser por causa de algum radar.... LOL

Não tenho notado grande diferença, alias as filas de carros continuam iguais (que eu bem vejo quando vou no Bus)

Eu faço isso, mas na faixa da direita, se por acaso tenho que ir para a faixa do meio/esquerda, conduzo sem preocupações com a média, tendo o cuidado de retomar a direita o mais rapidamente possível. Nunca reparei nisso da faixa da esquerda. Até os camiões me ultrapassam..lool

condução defensiva != condução para consumos..

Posso fazer uma condução mais defensiva e não estar sequer a pensar em consumos, ou andar a pensar em consumos e não fazer condução defensiva..

Eu reduzi a velocidade, confesso, tenho a preocupação do deposito dar para os 850km ao invés dos 700, 730 que fazia a tempos.

Já reparei na ultima viagem que fiz para o Algarve que só alguns carros de segmento superior é que iam em excesso de velocidade, de resto tudo a 120, 140km/h

condução defensiva != condução para consumos..

Posso fazer uma condução mais defensiva e não estar sequer a pensar em consumos, ou andar a pensar em consumos e não fazer condução defensiva..

Sei que condução defensiva é o que habitualmente se chama a uma atitude mais atenta, pró-activa ao volante ...algo que por acaso fazia jeito a muita gente, mas neste caso, refiro-me a condução defensiva relativamente a maiores consumos. ...é uma questão de português apenas.

Michael

Eu reduzi a velocidade, confesso, tenho a preocupação do deposito dar para os 850km ao invés dos 700, 730 que fazia a tempos.

Já reparei na ultima viagem que fiz para o Algarve que só alguns carros de segmento superior é que iam em excesso de velocidade, de resto tudo a 120, 140km/h

Também já tenho visto o inverso: Os veículos de segmentos superiores, menos económicos, a circular mais devagar.

Michael

Ainda hoje, deslocando-me por lisboa, não notei nada de "anormal". Aliás, a cumprir limites de velocidade, sinto-me como peixe fora de água. Na segunda circular ( e outros locais), em horas menos congestionadas só se cumprem os limites na zona dos radares, ou seja, ninguém vai a pensar nos consumos, nem na poluição que gera, nem na possível poupança. Nunca fui condutor de grandes corridas, e quando arranco num semáforo, vejo tudo a saír disparado... ou seja, total despreocupação com consumos... Antecipação do ritmo de circulação? Nem vê-lo. Tudo acelera, colado ao carro da frente, seguido de travagem... Faço imensos quilómetros, e cumprindo os limites, como geralmente cumpro, continuo a ser ultrapassado, notando-se bem a diferença de velocidade. Acho que as pessoas estão muito pouco preparadas mentalmente, para fazer uma condução harmoniosa, respeitando os limites, por consequência não poluindo tanto. Ao volante as pessoas "mudam", ficam mais nervosas, e sinceramente, são muitos anos a conduzir de deteeminada forma, e lá dizem que: "old habits die hard". Ainda hoje, a 130km/h, fazendo ultrapassagem a um camião, tive logo os "poupados" do costume, bem colados à traseira, para aproveitar o cone... só pode...

Queria aproveitar para me queixar dos condutores que optam por uma condução defensiva - para a média de consumo.
Não me interpretem mal.
Estou intereiramente de acordo e solidário com essa atitude, mas por favor, não o façam na via da esquerda.
...é que não sei se já repararam, mas o fluxo de trânsito anda a ficar mais lento com isto.

Michael

Eu já notei isso em especial nas AEs, não tanto nas cidades em que os trajectos são mais curtos para se notar poupanças e por uma questão de stress e psicológica (menos kms. em média por viagem).

Mas nas AEs nota-se uma descida das velocidades de circulação médias...às vezes é desesperante quando se acumula muito

Ao longo dos anos tenho notado sim um decréscimo nas velocidades, especialmente desde a escalada dos preços!

Por outro lado, a "altas cilindradas" continuam no seu passo acelerado como sempre! As crises não afectam todos da mesma maneira...

Em todas as crises, os pobres ficam mais pobres e os ricos ficam menos ricos... mas sempre ricos.
Por acaso nas crises os ricos ficam mais ricos, pois é nestas alturas que surgem as oportunidades de investimentos, aliás os únicos bens que em tempo de crise aumentam as suas vendas são os de luxo.
Cumps

Por acaso cada vez se nota mais que as pessoas andam mais devagar no geral! Terá com toda a certeza uma relação directa com o aumento dos preços dos combustiveis.

O mal é que para a poupança há condutores que inicial ultrapassagens infindáveis pois não querem carregar mais um pouco no acelerador!

Eu também ando mais devagar do que andava, mas até nem pago o gasoleo do carro da empresa, no entanto como tenho uma condução responsável com o carro da empresa acaba por se repercutir essa condução quando ando com o meu carro...mas mesmo assim com o meu dou umas assapadelas, por isso ele raramente baixa dos 8.3 lts/100km!!:sh)

Abraço [;)]

eu desde á 4 anos que gasto 20 € de zagolina por semana para fazer o mesmo trajecto, a velocidade é que vem sempre a descer [:D]

eu desde á 4 anos que gasto 20 € de zagolina por semana para fazer o mesmo trajecto, a velocidade é que vem sempre a descer [:D]

É também o que eu noto.

Há que ponderar também "até onde" se leva essa poupança, pois em ultrapassagens intermináveis, "trailling" a outros carros, etc. pode poupar gasolina mas obrigar a outras despesas...e se for só chapa ainda que não é mau :sh)

Por acaso tambem era para abrir um tópico sobre isto.

Desde o incio da semana que noto a Ponte Vasco da gama totalmente congestionada na faixa da esquerda [8b]

A velocidade média é 110/100...

Se querem andar devagar por mim tudo bem, façam no é na faixa do meio e da direita [8b]

ta giro que eu tava a pensar no oposto, eu para ir para casa (vivo no algarve e nao em lisboa podem ser realidades dispares) vou pela autoestrada relaxadamente a ouvir a minha musica a 100 ou 120 e por mim passam um infidavel nr de carros que me transmitem a sensação de que vou parado. estive mesmo nesse percurso a pensar que se calhar só a mim é que afecta o valor do combustivel...

cumps

ta giro que eu tava a pensar no oposto, eu para ir para casa (vivo no algarve e nao em lisboa podem ser realidades dispares) vou pela autoestrada relaxadamente a ouvir a minha musica a 100 ou 120 e por mim passam um infidavel nr de carros que me transmitem a sensação de que vou parado. estive mesmo nesse percurso a pensar que se calhar só a mim é que afecta o valor do combustivel...

cumps

Já passei pelo mesmo.

Eu nos 130km/h e todos me passam, sobretudo nos km's no algarve e alentejo da A2. Isto no mês passado..

Enfim eu às vezes acho que ainda está barato, pelo menos para essa gente.

Não me interpretem mal.

Michael

Tenho que concordar. Estes dias tenho ido de carro para o trabalho e noto muito isso. É isso e muitos artistas sempre a trocar de vias mesmo quando é completamente desnecessário. Esses comportamentos somados só têm 1 resultado possível: congestionamento de tráfego.

Eu conduzo na fila da direita ou em alternativa na do meio. Na da esquerda só em caso de ultrapassagem mesmo. Nunca conduzo nela porque sim.

E consigo praticar uma condução calma e defensiva, portanto, cabe a cada um ter um pouco de consciencia e ganhar bons hábitos.

É uma questõa de bom senso.

Back