Foram boas ehehe
Obrigado.
Tu sabes que eu sei isso, as coisas funcionam mal no seu conjunto.
Um exemplo prático da progressão dos professores (que eu conheço bem, via mãe

):
-existem supostamente 10 escalões de progressão, que se ultrapassam por acumulação de "pontos".
-ao tornar-se professora efectiva entrou logo para o 4º escalão.
-depois o Guterres contou todo o tempo anterior à efectivação e saltou imediatamente para o 7º escalão (estava nessa altura no 5º).
-entretanto já está no 9º.
-esses "pontos" ganham-se em acções de formação.
-90% dessas acções de formação são sobre "teorias pedagógicas" e "como ensinar à bloco de esquerda" (estou a ser irónico nesta última, mas acho que percebes o espírito da coisa

), durante as quais os professores são obrigados deixar os alunos sem aulas e a faltar com justificação para irem à tal formação porque os horários das ditas assim o obrigam.
-para ganhar os pontos na formação, escrevem-se uns relatórios longuíssimos cheios de eduquês, mundos perfeitos e adjectivos.
-isto quando não se apanha um formador à Vitor Dias, que acha que escrever bem...é escrever frases longuíssimas de mais de 8 linhas, naquela tradição portuguesa que tende a considerar que um Vasco Pulido Valente escreve mal, porque não se adapta de todo a essa tradição, preferindo a forma anglo-saxónica, curta, simples e directa de escrever (como veêm, este último ponto foi escrito um bocado à Vitor Dias. Desculpem a imperfeição, mas eu tenho muitas dificuldades - eu sei, culpa minha - de escrever assim).
Resumindo e concluindo...é tudo uma palhaçada. Mas o pessoal acha que aquilo é algo muiiiiitttooo difícil e importante.
Depois, para variar como em tudo na FP, quem quiser até consegue melhorar os seus skills. Não é obrigado, nem precisa de o fazer, nem tão pouco instigado, mas pode.
Exemplo?
A minha mãe não percebia patavina de informática, Word, Excel, Explorer, enfim, aquelas coisas básicas e escolheu por 2x acções relacionadas com isso.