citação:
Originalmente colocada por André
Foram boas ehehe
Obrigado.
Tu sabes que eu sei isso, as coisas funcionam mal no seu conjunto.
Um exemplo prático da progressão dos professores (que eu conheço bem, via mãe

):
-existem supostamente 10 escalões de progressão, que se ultrapassam por acumulação de "pontos".
-ao tornar-se professora efectiva entrou logo para o 4º escalão.
-depois o Guterres contou todo o tempo anterior à efectivação e saltou imediatamente para o 7º escalão (estava nessa altura no 5º).
-entretanto já está no 9º.
-esses "pontos" ganham-se em acções de formação.
-90% dessas acções de formação são sobre "teorias pedagógicas" e "como ensinar à bloco de esquerda" (estou a ser irónico nesta última, mas acho que percebes o espírito da coisa

), durante as quais os professores são obrigados deixar os alunos sem aulas e a faltar com justificação para irem à tal formação porque os horários das ditas assim o obrigam.
-para ganhar os pontos na formação, escrevem-se uns relatórios longuíssimos cheios de eduquês, mundos perfeitos e adjectivos.
-isto quando não se apanha um formador à Vitor Dias, que acha que escrever bem...é escrever frases longuíssimas de mais de 8 linhas, naquela tradição portuguesa que tende a considerar que um Vasco Pulido Valente escreve mal, porque não se adapta de todo a essa tradição, preferindo a forma anglo-saxónica, curta, simples e directa de escrever (como veêm, este último ponto foi escrito um bocado à Vitor Dias. Desculpem a imperfeição, mas eu tenho muitas dificuldades - eu sei, culpa minha - de escrever assim).
Resumindo e concluindo...é tudo uma palhaçada. Mas o pessoal acha que aquilo é algo muiiiiitttooo difícil e importante.
Depois, para variar como em tudo na FP, quem quiser até consegue melhorar os seus skills. Não é obrigado, nem precisa de o fazer, nem tão pouco instigado, mas pode.
Exemplo?
A minha mãe não percebia patavina de informática, Word, Excel, Explorer, enfim, aquelas coisas básicas e escolheu por 2x acções relacionadas com isso.