Premium e não Premium

• Thread starter Thread starter imported_CaRaMeLo
  • Start date Start date
É com cada economista por aqui. Obviamente que há marcas com um posicionamento mais premium (BMW, Audi, Mercedes, etc..) que outras (Peugeot, Renault, etc..). OBviamente que isto não implica que as marcas mais generalistas não tenham produtos que concorram no segmento premium. É tudo uma questão de posicionamento de mercado, não interessa muito é se o pai do vizinho da cunhada tem um Traban e jura a pés juntos que tem interiores mais requintados que um Mercedes e que é mais fiavél que um Toyota...

As diferenças entre marcas denominadas "premium" e "não premium" existirá sempre.

As diferenças poderão até nem ser tão significativas como isso, mas estão lá.

Quem acha que um Serie 3 e um Laguna/Vectra/Mondeo são a mesma coisa não deve ter grande conhecimento sobre automóveis.

Agora, a questão poderá ser: será que essa diferença de qualidade é assim tão grande que justifique o preço?

O mercado diz que sim...

Eu acho que a questão se reduz a isto:

Será que aquilo que se paga a mais por uma marca "premium" está justificado em termos de qualidade (e aqui incluo tudo - construção, segurança, fiabilidade, etc) face a uma marca "não-premium"?...

É que o IA não pode servir de justificação para tudo...

citação:Originalmente colocada por foo

É com cada economista por aqui. Obviamente que há marcas com um posicionamento mais premium (BMW, Audi, Mercedes, etc..) que outras (Peugeot, Renault, etc..). OBviamente que isto não implica que as marcas mais generalistas não tenham produtos que concorram no segmento premium. É tudo uma questão de posicionamento de mercado, não interessa muito é se o pai do vizinho da cunhada tem um Traban e jura a pés juntos que tem interiores mais requintados que um Mercedes e que é mais fiavél que um Toyota...

[8)]

citação:Originalmente colocada por Carlos Alves

Será que aquilo que se paga a mais por uma marca "premium" está justificado em termos de qualidade (e aqui incluo tudo - construção, segurança, fiabilidade, etc) face a uma marca "não-premium"?...

E que produto(s) "não premium" é que concorrem com o BMW Serie 7, Audi A8, etc..?!

citação:Originalmente colocada por Lukin

As diferenças entre marcas denominadas "premium" e "não premium" existirá sempre.

Quem acha que um Serie 3 e um Laguna/Vectra/Mondeo são a mesma coisa não deve ter grande conhecimento sobre automóveis.

Agora, a questão poderá ser: será que essa diferença de qualidade é assim tão grande que justifique o preço?

O mercado diz que sim...

O bom senso diz que não.

Não há sub-segmentos premmium, nunca os houve...

O que há é preços adequados à qualidade do produto.

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

O mercado diz que sim...

O bom senso diz que não.
Depende.

Quem gostar do Serie 3, Classe C ou A4 não vai achar barato o Mondeo ou o Laguna. Porque se vais comprar um carro de que não gostas, vai-te custar muito mais gastar o dinheiro.

E já que um carro é sempre um investimento avultado, às vezes mais vale juntar uns trocos e comprar o carro que verdadeiramente se gosta.

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

O mercado diz que sim...

O bom senso diz que não.
Depende.

Quem gostar do Serie 3, Classe C ou A4 não vai achar barato o Mondeo ou o Laguna. Porque se vais comprar um carro de que não gostas, vai-te custar muito mais gastar o dinheiro.

E já que um carro é sempre um investimento avultado, às vezes mais vale juntar uns trocos e comprar o carro que verdadeiramente se gosta.

Isso é uma coisa completamente diferente.
Uma coisa é gostarmos mais de um carro e darmos mais uns trocos por ele. Outra coisa é esse carro merecer qualitativamente esses trocos a mais.

E que produto(s) "não premium" é que concorrem com o BMW Serie 7, Audi A8, etc..?!
Estás a levar a questão a um extremo desnecessário.

Quem compra desse tipo de automóveis não deve ter grandes preocupações com o que tem de gastar para o ter, digo eu...

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Não há sub-segmentos premmium, nunca os houve...

O que há é preços adequados à qualidade do produto.
Quanto à primeira parte, concordo.

Quanto à segunda parte, discordo - o que existem são preços adequados à realidade do país onde são comercializados.

Estás a levar a questão a um extremo desnecessário.

Quem compra desse tipo de automóveis não deve ter grandes preocupações com o que tem de gastar para o ter, digo eu...

Pois estou.. mas é a verdadeira definição de Premium. No entanto nos segmentos em que há mais sobreoposição a decisão se vale a pena apostar numa marca premium ou não já depende de cada um obviamente. Mas as diferenças, até agora tem havido sempre. E normalmente as marcas Premium permitem muito mais customização que as outras, fruto do seu negocio mais focado no cliente.

Eu não digo que não há diferenças. A questão é se a diferença para ter um pouco melhor justifica que se pague muito mais...

Customização... é certo, mas paga a peso de ouro. Por exemplo, acho inconcebível que se apresente uma etiqueta de 40000 euros por um carro que não tem CB e CC. Porra, não é um bocadinho demais?... então não é um premium?...

Eu não digo que não há diferenças. A questão é se a diferença para ter um pouco melhor justifica que se pague muito mais...

Customização... é certo, mas paga a peso de ouro. Por exemplo, acho inconcebível que se apresente uma etiqueta de 40000 euros por um carro que não tem CB e CC. Porra, não é um bocadinho demais?... então não é um premium?...

Mas acho que isso até é caracteristico dos segmentos premium, assim num paralelo, se fores comprar uma bicicleta premium tambem pagas tipo uns 2000€ só por um quadro. A partir dum certo limiar de qualidade, cada pequeno incremento paga-se sempre a peso de ouro. Agora se vale a pena ou não... depende do contexto sempre.

Mas acho que isso até é caracteristico dos segmentos premium, assim num paralelo, se fores comprar uma bicicleta premium tambem pagas tipo uns 2000#8364; só por um quadro. A partir dum certo limiar de qualidade, cada pequeno incremento paga-se sempre a peso de ouro. Agora se vale a pena ou não... depende do contexto sempre.
Claro ;)

Tenho pena é que em Portugal, para além do castigo que é o IA, os importadores também aproveitem para "enterrar ainda mais a unha" [xx(]

A internet tem muitas coisas boas.

Entre elas, os fóruns. Quem quiser tirar a limpo se realmente as marcas premium são assim tão mais fiáveis e têm assim tanta mais qualidade que as outras, basta perder um bocadinho de tempo a visitar fóruns dedicados a elas.

Garanto que se vêem por lá coisas que deixam qualquer um [:0][:0][:0]

Os tempos mudaram... e hoje comprar premium já não oferece assim tantas garantias como antigamente...

É notório em Portugal o gosto pelos "gadgets" e pelo "show-off". E outros países há modelos tipo Pug 407, por exemplo, que vêm despidos de opções e de mariquices, mas os equipamentos de segurança estão todos lá... e não é por isso que perde qualidade...
Cá dá-se demasiada importância a pormenores que não adiantam muito em detrimento de equipamentos de segurança. Por isso ninguém pegava nele...

Um carro é sempre um mau negócio. Quem olha mais para a carteira do que para a imagem tenta comprar um carro adequado à sua carteira e à utilização que lhe vai dar. Nunca eu daria 15000 ou 17000 por um carro de mais de 10 anos por mais T's D's ou I's que tivesse.

Interessa comprar um carro que dê algum garante de solidez. E isso, infelizmente, não tem muito a vêr hoje em dia com o facto de a marca ser "premium" ou "não premium". O que diferencia é a atitude que as marcas (não os concessionários) têm em face de problemas crónicos ou esporádicos que apareçam.... E sabemos que há muitos relatos de muito má atitude das marcas chamadas "premium".

Os problemas podem acontecer em todas as marcas... não é status que a marca tem ou que dá que vai impedir isso...

citação:Originalmente colocada por martins.art

A isso não se chama status,isso é ganãncia dos vendedores.
Infelizmente é assim,tudo o que é tdi valoriza ao longo dos anos:D
Quando comprei o meu polo,este ano,o vendedor tinha lá uma passat variant de 99 confortline e pedia 17.000€.Tinha 130mil com l.revisões e não sei quê mas escaldava como tudo.
Um exemplo:comprei a minha passat de 96 em julho de 2005,dei um corsa 1.7d de 99 e mais 5.000€,o meu pai quase me soltou os cães.
Ele tá em frança e disse que lá a minha compra já nem valor comercial tinha.é o nosso portugal...
Ganancia dos vendedores?? Como assim???
Se alguem está a vender é porque alguem a vai/quer comprar!!!
O vendedor apenas ta a olha pela vida dele... os compradores que façam o mesmo!!!! [:p][:p]

cumps,
[dio]

O status é preferir um BMW 320d usado já com 4 ou 5 anos, do que um 607 ou C6 V6 2.7 HDi, e depois preferir um leon em vez de um 320d novos...

Back