Pressionar os pedais

veterano

New member
Boas
Eu pressiono o pedal do travão de pé antes de travar o travão de mão tem vantagens principalmente quando os travões a trás são de tambor (cintas)
Também pressiono o pedal da embraiagem antes de dar ao motor de arranque faço sempre afinal não custa nada e com o passar dos anos/kilometros poupa-se uns euros....o meu carro tem 7 anos 85.000klms tem a mesma bateria e o travão de mão nunca foi afinado.... a bateria vou comprar uma nova porque está
a 25% e dilatada lateralmente .

Essas duas "manobras" é algo que faço instintivamente. Isso é trancar a direcção assim que desligo o carro. Todos temos as nossas manias, e estas são as minhas.

Realmente, só a parte do travão de pé quando acciono o de mão é que acho não faço, pelo menos conscientemente. Normalmente até devo estar a carregar, porque se é para accionar o travão de mão, é porque tenho o carro travado.
A embraiagem antes de dar ao motor de arranque, foi vício que me ficou do meu Megane II, em que tinha mesmo de o fazer para por o carro a trabalhar e agora já o faço instintivamente. E sim, tenho ideia que sempre são menos umas peças que o motor de arranque tem de girar.

Eu sempre liguei o carro com o pé na embraiagem e no travão. Para além disso deixo sempre o carro engatado.

Isto já originou algumas situações engraçadas, tais como alguém andar no mesmo carro depois de mim, tentar ligar o carro sem o pé na embraiagem ou sem colocar em ponto morto e ele dá o típico solavanco e não pega.[:D]

~Quanto a ti nao sei, mas eu tinha bastante interesse nessa informaçao.
Carissimo Veterano, muito obrigado,ja posso dormir descançado
Boas
Só conheço uma maneira de dormir descansado é quando a ignorância supera o profissionalismo ou nos borrifamos para os problemas dos amigos ....
abraço forte e continua a dormir descansado..

eu pressiono os pedais com os dois pés
mais frequentemente uso o pé direito, mas tambem uso o esquerdo todos os dias

Ruie34
Passo a explicar agradeço que me corrijas caso esteja errado; 12,6 voltes 100%... 12,4 voltes 75% 12 voltes 25% faz os teu testes e confirma ...quando uma bateria está 12,6 voltes está no máximo das suas capacidades e com tanta electronica que os carros têm é bom que se mantenha nos 100%/75%
abraço

Ruie34
Passo a explicar agradeço que me corrijas caso esteja errado; 12,6 voltes 100%... 12,4 voltes 75% 12 voltes 25% faz os teu testes e confirma ...quando uma bateria está 12,6 voltes está no máximo das suas capacidades e com tanta electronica que os carros têm é bom que se mantenha nos 100%/75%
abraço
A capacidade de uma bateria não pode ser aferida simplesmente pela tensão da bateria. Podes ter uma bateria com 12,6 V mas que não fornece corrente suficiente quando é solicitada.

A capacidade das baterias tem que ser medida com um aparelho próprio que mede, não só a tensão, mas também a corrente que ela consegue fornecer (e mede também a queda de tensão em função da corrente).

A capacidade de uma bateria não pode ser aferida simplesmente pela tensão da bateria. Podes ter uma bateria com 12,6 V mas que não fornece corrente suficiente quando é solicitada.

A capacidade das baterias tem que ser medida com um aparelho próprio que mede, não só a tensão, mas também a corrente que ela consegue fornecer (e mede também a queda de tensão em função da corrente).

Ou seja, tem que se ver a tensão e a amperagem que a bateria fornece, e quando em carga.

Boas
Este tema está mais do que gasto existe neste fórum explicações suficientes; (aparelho!) chama-se voltímetro e com ele podemos executar vários testes por isso tambem se pode chamar (multimetro) eu disse que a tensão/corrente da bateria deve ter 12,6 voltes mas a capacidade de arranque em frio é diferente
não podemos confundir capacidade de arranque com amperes hora ; por exemplo a bateria do meu carro tem 600 Amperes CA...EN e 63 AH
...talvez eu não saiba explicar bem mas tambem não sei inventar..
Se eu quiser saber qual o consumo do motor de arranque ao pôr o motor a trabalhar utilizo um Voltímetro estas medições variam com a temperatura ambiente´.

Last edited:
Amigo aquilo que fala , carregar no travao de pé e depois puxar o de mão , eu sempre fiz ,desde sempre , e claro é obvio e lógico e bem feito, ao carregar o travão de pé pressiona e por assim dizer ajeita a pressão dos calços ou pastilhasá medida que vir que é necessário ,e depois é só segurar com o travão de mão e fica por certo bem travado , agora temos que ver que a direito não vamos deixar os cabos do travão de mão em carga como se fosse numa subida ingreme , porque eles com o tempo dilatam, já agora quando vejo dói-me o coração mas.... até em carros novos tipos e (as) a puxar o travão de mão até o teto como eu costumo dizer , até doi. Foi só um aparte. ABRAÇOS.

Back