Prestação Social Única

Neste programa aparentam existir duas hipóteses de colocar uma pessoa com determinado grau de invalidez a trabalhar. Ou através da pensão de invalidez, o que é pouco provável, ou através do subsidio de desemprego. Através do subsidio de desemprego, já existia e chamava-se POC (ou algo similar), aplicando-se a todos os desempregados. Não compreendo por que razão só agora rasgam as vestes...

Relativamente à pensão de invalidez, existe de tudo, e conheço casos de reformados por invalidez que trabalham diariamente (10h), no mercado informal, mais que muitos não inválidos. Assim como conheço reformados por invalidez que não conseguem sequer articular uma palavra ou gesto. Apesar de nos quererem fazer crer que são todos iguais aos segundos, existem muitos dos primeiros.

Existem ainda a hipótese do RSI, mas esses, é como refere o Paulofer. Por norma, nem eles reunem condições para trabalhar, nem as entidades receptoras os devem querer.

Resumindo, os habituais (pseudo)dramas dos mesmos de sempre.

Bem, com tantas exceções e poucas pessoas abrangidas pelos vistos, está medida serve para quê mesmo?

Em vez de gastar tanto dinheiro porque não fazer algo básico que não envolve meter pessoas a trabalhar para receber 240€ ao final do mês: fiscalizar a atribuição de apoios sociais, e se há emprego para 2h diárias, certamente há para 8, portanto, meter pessoas a trabalhar e receber no minimo SMN em vez de tostões.

Depois temos disto:

https://expresso.pt/sociedade/2026-...a-de-fraude-e-90-ja-foi-regularizada-7c0e4be8

Já por si, 159 milhões em 11 Mil Milhões da SS, equivale a 1% de apoios dados indevidamente, ainda por cima ao que parece a fiscalização funciona.

Havera assim tantos malta a receber apoios indevidamente para isto ser um tema? Pelos dados: se calhar não.

Da votos? Se calhar dá, Principalmente da malta que não se tem de preocupar com a precaridade e não será ela afectada por estar no desemprego a receber "tostões' e ainda tem de trabalhar por um valor por hora por vezes nem abaixo do SMN.

E eu até que pensava que era ilegal pagar abaixo do SMN... Mas ao que parece, querem que isso seja legal. Giro.

Trabalhar para ser-se remunerado e não viver-se às expensas do esforço alheio!!!...

Óptimo.

Então vão arranjar emprego às pessoas? Certo? Emprego a receber o SMN digo.

Se não, o que dizes não faz sentido. Nem é isso que está medida pretende, afinal continuam a receber apoios sociais...

Pergunta honesta: trabalhavas para receber abaixo do SMN?

A ideia do mancha negra é de uma esperteza saloia simples e ao mesmo tempo infalível, pelo menos pra ele. Obrigar as pessoas a trabalhar e a gastar em transporte e almoço fora de casa mais do que vão receber de PSU/RSI. Pra depois acabar com os beneficiários e candidatos, e logo a seguir, com a PSU. Inspirou-se naquela cassete dos capitalistas do “nós queremos é acabar com os pobres “. É uma vez na vida estão todos a falar verdade porque é isso mesmo que eles querem- acabar com os pobres. Fisicamente.

A ideia do mancha negra é de uma esperteza saloia simples e ao mesmo tempo infalível, pelo menos pra ele. Obrigar as pessoas a trabalhar e a gastar em transporte e almoço fora de casa mais do que vão receber de PSU/RSI. Pra depois acabar com os beneficiários e candidatos, e logo a seguir, com a PSU. Inspirou-se naquela cassete dos capitalistas do “nós queremos é acabar com os pobres “. É uma vez na vida estão todos a falar verdade porque é isso mesmo que eles querem- acabar com os pobres. Fisicamente.

atão e o trabalho escravo no Avante?

Só pode ser troll... Se for a sério, alguém tem de ir tocar na relva, porque ela existe, e é verde, e até cheira bem, molhada como se quer.

Vigilante de supermercado, já se percebeu que estás tanto contra isto porque andas a mamar algum subsídio sem fazer nenhum. Vai trabalhar.

Screenshot-20260617-175401-Instagram.jpg

Screenshot-20260616-230237-Instagram.jpg

.....

Tanta tempestade num copo de água, tenho colegas com grande incapacidade a trabalhar comigo sem se queixar.
Vejo estas reclamações como os que estão encostados a mamar, pois eu não acredito que vão pôr os que tem uma grande limitação a trabalhar.
Existe incapacidade elevadas que não reduzem o rendimento, assim como existe trabalhos leves para esta pessoas.
Por exemplo os invisuais trabalham perfeitamente com comunicação.
Quem é de Braga deve conhecer certamente o rapaz invisual que está no atendimento do pingo doce do Braga Parque. Atende muito bem e até faz embrulhos de natal.

Até parece que não conheces os capitalistas e os lacaios deles nos partidos da direita e no governo, São uns crápulas, A ideia deles é obrigar os miseráveis a gastar mais em transporte e almoço fora de casa pra os fazer desistir da tal PSU e acabar com ela. Sempre dá pra poupar para mais uns charutos e umas garrafas de whisky pra os capitalistas, é só criar um subsídio pra isso. Mas prontos, se pertences a esse bando e o apoias incondicionalmente, então tudo bem, já percebi.

Tanta tempestade num copo de água, tenho colegas com grande incapacidade a trabalhar comigo sem se queixar.
Vejo estas reclamações como os que estão encostados a mamar, pois eu não acredito que vão pôr os que tem uma grande limitação a trabalhar.
Existe incapacidade elevadas que não reduzem o rendimento, assim como existe trabalhos leves para esta pessoas.
Por exemplo os invisuais trabalham perfeitamente com comunicação.
Quem é de Braga deve conhecer certamente o rapaz invisual que está no atendimento do pingo doce do Braga Parque. Atende muito bem e até faz embrulhos de natal.

Tens de pensar com a cabeça dessa malta que ganha a vida não se sabe bem como, que é mais ou menos assim: 'se eu que sou 100% funcional e apto e mesmo assim não me vejo a trabalhar, coitadas das pessoas com incapacidade'.

Fora os casos que conheço em que a invalidez foi passada pela porta do cavalo e por um médico tão bom, tão bom, que dispensou junta médica.
Este país tem umas coisas curiosas...

Devem ser prai uns 2 milhões a fugir ás obrigações e a receber essa coisa do RSI, futura PSU. A montanha vai voltar a parir um rato, já tinha escrito lá atrás!

Para meia dúzia de marmanjos que fogem ao sistema é um barulho do crl, para as grandes empresas que recebem balúrdios todos os anos, apesar de darem lucro e pagarem o salário mínimo está tudo bem.

Afinal, a ministra não diz coisa com coisa, diz que há abusos no rendimento mínimo, mas foram pagamentos fora do prazo (sem juros, mas somados).

Diz que em Portugal foi onde os salários mais subiram, mas afinal não, foi noutro país da Europa onde os sindicatos são independentes e podem ter fundo de greve.

E é que o problema, nem sequer são as alucinações da ministra ou as suas preferências no naguilé, o problema é ninguém ter chamado a senhora para lhe dizer que a vida privada dela, só a ela lhe diz respeito.

Mas ninguém lhe leva a mal se ela procurar acompanhamento especializado que lhe ajuste a medicação e lhe explique que há determinado tipo de parties que não ficam bem a um político.

As estatísticas do RSI são públicas: https://www.seg-social.pt/ptss/pssd/estatisticas/estatisticas-rsi?type=monthly

Basta uma rápida análise para desmistificar algumas das meias verdades sobre o tema.

Estive a procurar e não consegui encontrar, o mais certo por falha minha, designadamente os critérios de elegibilidade para recepção do RSI, designadamente se os respectivos beneficiários procuraram trabalho previamente, se estiveram inscritos em centros de emprego ou até se têm doença que impeça actividade laboral... Há informação sobre isso? (pergunto)

Óptimo.

Então vão arranjar emprego às pessoas? Certo? Emprego a receber o SMN digo.

Se não, o que dizes não faz sentido. Nem é isso que está medida pretende, afinal continuam a receber apoios sociais...

Pergunta honesta: trabalhavas para receber abaixo do SMN?

Nos tempos em que procurava trabalho para ganhar umas "coroas" durante as férias escolares e depois delas, sim, trabalhei muitas vezes por valores mais baixos do que o SMN!

Estive a procurar e não consegui encontrar, o mais certo por falha minha, designadamente os critérios de elegibilidade para recepção do RSI, designadamente se os respectivos beneficiários procuraram trabalho previamente, se estiveram inscritos em centros de emprego ou até se têm doença que impeça actividade laboral... Há informação sobre isso? (pergunto)

Eu em 2 segundos, com boa vontade, encontrei isto... acho que responde genericamente às questões colocadas! Com um esforço de 10 segundos tenho a certeza que é possível obter muito facilmente mais informação 😉

image.png

Back