Primeiro carro

Acabei de consultar os links.
Pelo que percebi, a diferença, é mais notória nos Vtec por causa do sistema entre cams variar em velocidades mais distintas, em função da rotação.
Mas nunca anda somente a 12 válvulas. Quanto muito, uma árvore de cams, demoram mais a fazer um ciclo, em baixa rotação.

Acabei de consultar os links.
Pelo que percebi, a diferença, é mais notória nos Vtec por causa do sistema entre cams variar em velocidades mais distintas, em função da rotação.
Mas nunca anda somente a 12 válvulas. Quanto muito, uma árvore de cams, demoram mais a fazer um ciclo, em baixa rotação.

VTEC - Wikipedia, the free encyclopedia
VTEC-E
VTEC-E is a variation of SOHC VTEC which was used to increase efficiency at low RPM. At low RPM, one of the two intake valves is only allowed to open a very small amount, increasing the fuel/air atomization in the cylinder and thus allowing a leaner mixture to be used. As the engine's speed increases, both valves are needed to supply sufficient mixture. A sliding pin, which is pressured by oil, as in the regular VTEC, is used to connect both valves together and allows the full opening of the second valve. The engine runs at normal performance using the second cam position that would typically be tuned for high-RPM performance in other two-stage VTEC designs.
Não é, mas é quase como se estivesse a 12 válvulas.
[;)]

O sistema Vtec não é um variador de fase de válvulas?
Se for, varia somente a posição de fecho e abertura de válvulas através de um sistema de desmultiplicamento.
Visto o motor ser twin cam, para trabalhar com 12 válvulas, seria impossivel já que está tudo interligado pela correia de distribuição!!
Ja estas banido mas por isso não deves vir a ler isto [:D] Mas pra ja, é SOHC, e depois devias conhecer melhor o sistema, e a gestão electronica tambem faz grande trabalho ai.. é um bom equilibro performance/economia

uma vez mais obrigado a todos.

com 1500€ + X€ para GPL consigo um carro melhor do que 2500€ para um a gasoleo?

O custo para o GPL chega aos 1000€? qualquer oficina faz isso ou tem de ser em algum lugar especifico?

uma vez mais obrigado a todos.

com 1500€ + X€ para GPL consigo um carro melhor do que 2500€ para um a gasoleo?

O custo para o GPL chega aos 1000€? qualquer oficina faz isso ou tem de ser em algum lugar especifico?

Até pode passar dos 1.000€, porque varia de carro para carro.
O ideal é pedir orçamentos para os carros em que estiveres interessado, e
depois fazeres as contas.

Lista de instaladores autorizados pelo IMTT:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portu...MontadorasReparadorasGPL_AUTO_12Julho2011.pdf

Com 2500 euros é complicado arranjar um 5 lugares diesel em bom estado, mas encontras um Starlet 1.5d, ou um Rover 418 SLD (muito bom este motor). Pug 106 ou Citroen Saxo 1.5d também são uns papa kms muito económicos.
Esticando um pouco mais o orçamento já se compra um Rover 620SDI que dá 15-0 a qualquer outro pelo mesmo valor além de ser bastante económico para o tamanho. No entanto está longe de ser o carro que o pessoal novo gosta.

Se por outro lado fores para um comercial a escolha já é mais alargada.
2500 euros por um diesel é igual a ser enganado e então recomenda-se um 146 1.4TS... lol [:D]

Última edição:
eu diria que um carro a diesel por 2500€ 5 portas com extras é quase impossível.
Eu ando desde maio atento aos sites, pois estou também eu há procura do meu 1º carro.
Eu abri mais o leque. Optei por um valor até 4500€ (serei eu a desembolsar) e até 160 mil Km's. Objectivo é 5000€ [carro + seguro anual]

Vou ser sincero, o único carro que vi por um preço muito próximo a esse, 2900€ foi um Renault Clio 1.9D de 2000 com mais de 190 mil Km.
No caso de escolheres um comercial prepara mais uns € para o seguro. Muda o escalão, para ligeiros de mercadorias.

estes o que vos parecem?

Carros a GPL com 5 portas.

(...)

Carros a gasoleo com 5 lugares

(...)

146:
- Parece necessitar de pneus novos.
- Tem a moldura do farol de nevoeiro nova sem ser pintada, pelo que me parece que não devem
estar a tentar esconder nada (senão teriam-na pintado).
- O escape não me parece ser de origem, pelo que não deve ter revisões na marca.
- Parece terem tirado o rádio e deixado o "buraco".
- Sendo um stand grande (aparenta ser) deve dar garantia de 2 anos (como deve ser).

155:
- As jantes não são ALFA (xunging?).
- Tem uma mossa na mala.
- O escape também não parece ser de origem.
- O volante não tem o símbolo da ALFA, e diz AIRBAG, pelo que poderá ter batido de frente...
e BEM FORTE, não tendo sido reparado na ALFA.
- O desgaste no punho da caixa, e no volante não parece estar de acordo com apenas 200.000
Km.
- Os estofos novos parecem indicar que os antigos estariam em MUITO mau estado, o que
pode muito bem indicar também ter bem mais que 200.000 Km.
- Não tem lettering atrás, o que me leva a concluir que o carro foi todo pintado, e que aquela
cor tem uma tonalidade (pára-choques 1ª foto) que não é tinta da ALFA, e na foto 18 dá para
notar "grão" de tinta aplicada manualmente (e não por robots de fábrica).

O 155 eu não comprava.

comprar carros ja com GPL instalado é bom ou mau?

aquele Alfa Romeu agradou-me bastante .....

Nim.
Depende.

Se não tiverem feito a manutenção do GPL em condições, pode não ser bom.
Se estiver com a manutenção em dia... é óptimo.

Mas pelo que eu vi, é capaz de necessitar alguns investimentos extra, porque
os pneus não parecem estar em condições. E provavelmente os travões também
irão necessitar de alguma coisa. E convém ver se mudou a correia de distribuição
há muito tempo/quilómetros. Mudam de 3 em 3 anos ou 60.000Km (o que vier
primeiro).

146:
- Parece necessitar de pneus novos.
- Tem a moldura do farol de nevoeiro nova sem ser pintada, pelo que me parece que não devem
estar a tentar esconder nada (senão teriam-na pintado).
- O escape não me parece ser de origem, pelo que não deve ter revisões na marca.
- Parece terem tirado o rádio e deixado o "buraco".
- Sendo um stand grande (aparenta ser) deve dar garantia de 2 anos (como deve ser).

O carro em principio é para ser utilizado por 2/3 anos pois pretendo sair do pais mal acabe a licenciatura pelo que uma garantia de 2 anos era excelente.
Em caso de haver garantia é garantia total certo? Se sim é sobre todas as peças e componentes que o carro tinha na altura em que o comprei?

Exemplo: Pneus em mau estado que ja vinham assim com o carro estão incluidos? Embraiagem avaria passado 18 meses esta incluida na garantia?

Ele está a pedir 2900€, bem negociado deve dar para trazer no maximo por 2500€ não?

Travoes + pneus + correia de distribuição = 500€? 1000€?

Já agora os travoes e os pneus é de 60k km em 60k km certo? e a correia de distribuição?

cumprimentos.

O carro em principio é para ser utilizado por 2/3 anos pois pretendo sair do pais mal acabe a licenciatura pelo que uma garantia de 2 anos era excelente.
Em caso de haver garantia é garantia total certo? Se sim é sobre todas as peças e componentes que o carro tinha na altura em que o comprei?

Exemplo: Pneus em mau estado que ja vinham assim com o carro estão incluidos? Embraiagem avaria passado 18 meses esta incluida na garantia?

Ele está a pedir 2900€, bem negociado deve dar para trazer no maximo por 2500€ não?

Travoes + pneus + correia de distribuição = 500€? 1000€?

Já agora os travoes e os pneus é de 60k km em 60k km certo? e a correia de distribuição?

cumprimentos.

Normalmente a garantia apenas cobre avarias, e não peças de desgaste (travões, pneus,
embraiagem, correia, etc. não estarão incluídas na garantia).

Os pneus substituem-se quando estiverem com o rasto nas marcas indicadoras que têm.
A duração depende dos pneus e da condução que se faz. Há quem consiga manter os
pneus em bom estado durante 80.000Km ou mais... eu costumo gastar os da frente em
menos de 20.000Km.
Travões idem. Depende da utilização.

Preços depende muito do que comprares, e do carro (medidas no caso dos pneus, e
modelo/versão no caso da correia e travões).
No meu 156, só a correia com mão-de-obra fica bem mais de 1.000€, já no GTV fica
abaixo disso (na marca, porque só faço assistência aos ALFA na marca). No GTV
cada pneu (dos bons), é 250€ ou mais, e no 156 é cerca de metade. Portanto, se
fizeres isso fora da marca, deverá ser bem mais barato.

neste carro vale a pena fazer na marca ou fora da marca?

é que tenho um amigo que tem uma oficina e faria um preço mais em conta ....

A correia é de quantos em quantos km's?

Ou seja ter garantia ou não vai dar quase ao mesmo. Pensava que quando me vendiam o carro eles sabiam o estado em que estava a embraiagem, a correia de transmissão etc.

Voltar
Superior