realmente... aconselhar golfs 1400, clio 1.2, 206 1.4, mazda 323... eu chego à conclusão que sou dos poucos que lês os posts quase todos de cada tópico. :sh)
eu aconselharia um carro com 10/11 anos, até 2001 e com um motor com cerca de 90cv. ibizas sao uma opção devido ao binário, mas devem estar esfrangalhados. depois temos os hdi, sempre boas máquinas. um 2.0 poderia ser uma boa opção no 206. os 1.9 PSA são também muito fiáveis, embora sem turbo não haja milagres, só embalados, mas consomem pouco. os 1.9 de 75cv ou algo do género são económicos. 5€ há 2 anos, antes da escalada dos preços, dava para eu fazer 80kms. fiz isso durante 3 semanas. agora pelo menos mais 1€. só que são pastelões, mas são carros a caminho dos 20 anos, não se pode pedir muito do que há atualmente num motor desses.
aconselho também:
(todos a partir de 2002, meros exemplos, não ligar aos kms e local de venda)
Fiat Stilo 1.9 jtd, € 4.000, Fátima - Standvirtual destaca-se a fiabilidade do motor, que ainda equipa os carros atuais do grupo
Hyundai Accent 1.5 crdi confort, € 4.000, Aveiro - Standvirtual sem registos de grandes ocorrências, apenas tem fraco valor comercial
Citroën C2 1.4 HDI (comercial) 2Lugares, € 3.750, Amadora - Standvirtual são 68cv, mas às vezes podes conseguir um bom negócio numa unidade com menos anos e kms comparativamente a motores grandes. (por experiência sei que não gasta mais de 5.5l pata a fundo e gasta em média menos de 5l, o mesmo se aplicando ao 206.)
Renault Mégane 1.5 DCI DYNAMIC, € 3.700, AMADORA - Standvirtual
Ford Focus 1.8 TDCI (115 cv), € 3.600, Lisboa - Standvirtual motor muito fiável