Problema 320D 2002

Já agora pergunto a quem tirou as borboletas, o que posso esperar.

Pelo que li:
- o carro perde baixas,
- perde o efeito de travão do motor
- Consumo aumenta ligeiramente (décimas)
- Ao desligar treme mais

O meu era o de 150cv
-em baixas não se nota quase perdas nenhuma, direi mesmo que foi mais efeito placebo que outra coisa.
- não se nota quase nada no travao motor
- é possível que aumente, não reparei sinceramente
- efectivamente treme

Se faz bastante barulho,duvido que seja um tubo,poderá ser mesmo o turbo.
Já andei com um tubo desencaixado e não fazia barulho,apenas não puxava.
Mas também não era o tubo de admissão...vê o tubo de admissão,isso é fácil.

Eu tenho quase a certeza que foi o turbo, para a semana vai para a oficina já está marcado, esta semana é impossível dado as ferias do pessoal e marcações existentes.

O meu era o de 150cv
-em baixas não se nota quase perdas nenhuma, direi mesmo que foi mais efeito placebo que outra coisa.
- não se nota quase nada no travao motor
- é possível que aumente, não reparei sinceramente
- efectivamente treme

O que me preocupa mais é a perda e potencia em baixas, de resto acho que não me vai fazer muita diferença.

Eu andei tão pouco com as borboletas que não te sei dizer grande diferença a nível de consumos, andamento ou efeito de travão do motor.

A única coisa que notei foi efectivamente um desligar mais violento. [;)]

Está confirmado o pior cenário, foi o turbo!
Partiu uma das alhetas do lado do escape e o veio tem folga ou empenou.
Enfim... agora estou à espera de orçamentos para saber o que vou optar por fazer ao turbo.

Quanto às borboletas já está dado ordem para saltar fora e ser colocado as tampas aqui mostradas que comprei, não vou arriscar mais.

Última edição:
Na altura que meti o meu, os valores que me deram, só para o turbo, sem mão de obra, foram (se não estou em erro):

- 500 euros recondicionado sem garantia
- 800 euros recondicionado com garantia
- 1200 euros novo

Sendo que os recondicionados eram do mesmo fornecedor e iguais, a diferença de preço era apenas por um ter garantia e o outro não.

Na altura que meti o meu, os valores que me deram, só para o turbo, sem mão de obra, foram (se não estou em erro):

- 500 euros recondicionado sem garantia
- 800 euros recondicionado com garantia
- 1200 euros novo

Sendo que os recondicionados eram do mesmo fornecedor e iguais, a diferença de preço era apenas por um ter garantia e o outro não.

Tens a referência do turbo? Esses preços devem trazer uns quantos lingotes incluídos.

Na altura (há cerca de 5 anos), corri várias casas e não arranjava mais barato, claro que não fui à casa do Zé do Boné ver preços... [;)]

Mas se achas muito caros e sabes onde existem mais baratos, diz ao user onde é, pois é dessas ajudas que ele precisa.

Se estás a dizer que é caro, apenas porque sim, ou porque conheces uma pessoa, que conhecia outra, que tinha uma prima que meteu um por metade do preço... mais valia não teres dito nada [8b]

Está confirmado o pior cenário, foi o turbo!
Partiu uma das alhetas do lado do escape e o veio tem folga ou empenou.
Enfim... agora estou à espera de orçamentos para saber o que vou optar por fazer ao turbo.

Quanto às borboletas já está dado ordem para saltar fora e ser colocado as tampas aqui mostradas que comprei, não vou arriscar mais.
O turbo não dá para reparar numa empresa especializada?

Normalmente troca se o miolo todo e mantém a carcaça.

Já agora pede para trocar o tubo de retorno do óleo do turbo, senão o provável é voltar a acontecer o mesmo.

IMAG0138_zpsdcdf845d.jpg

O turbo não dá para reparar numa empresa especializada?

Normalmente troca se o miolo todo e mantém a carcaça.

Já agora pede para trocar o tubo de retorno do óleo do turbo, senão o provável é voltar a acontecer o mesmo.

IMAG0138_zpsdcdf845d.jpg

Por acaso deram me a indicação para trocar todos os tubos, no entanto apenas dei a indicação para ser trocado esse tudo que tens ma imagem no lado esquerdo (penso ser o de retorno).
O tubo do lado direito em cima achei que não valia a pena dado ser pequeno e grosso e dificilmente estar entupido, assim como o metálico em baixo (o que está no carro é mais comprido e com curvaturas).
Vai levar como é óbvio um kit de juntas novas.
Achas que devia de ter mando trocar os tubos todos?

Quanto a preços estou à espera de saber quanto custa reparar este turbo na Bosch.

No importador da garret um novo fica a 650€ e um reconstruido de fabrica fica a 490€ com entrega do velho.
A isto acresce a deslocação de ir a Lisboa buscar o material.

Última edição:
Por acaso deram me a indicação para trocar todos os tubos, no entanto apenas dei a indicação para ser trocado esse tudo que tens ma imagem no lado esquerdo (penso ser o de retorno).
O tubo do lado direito em cima achei que não valia a pena dado ser pequeno e grosso e dificilmente estar entupido, assim como o metálico em baixo (o que está no carro é mais comprido e com curvaturas).

Quanto a preços estão à espera de saber quanto custa reparar este turbo na Bosch.

No importador da garret um novo fica a 650€ e um reconstruido de fabrica fica a 490€ com entrega do velho.

de 2001 a 2003 foi montado o turbo GARETT , depois foi o MITSUBISHI ( com este houve menos problema )

na BMW , em geral quando trocam o turbo tb trocam o catalisador

tiveste sorte o motor não rebentar

não esquecer q não se deve puxar o motor a frio ( vale tanto para o motor q para o resto mas mais vale para o turbo pq funciona a uma velocidade doida )

de 2001 a 2003 foi montado o turbo GARETT , depois foi o MITSUBISHI ( com este houve menos problema )

na BMW , em geral quando trocam o turbo tb trocam o catalisador

tiveste sorte o motor não rebentar

não esquecer q não se deve puxar o motor a frio ( vale tanto para o motor q para o resto mas mais vale para o turbo pq funciona a uma velocidade doida )

Catalizador???
Por acaso não me disseram nada disso apenas falaram nos tubos de retorno, por este andar temos de trocar o carro todo...

Motor rebentar???
Na questão do turbo o motor nunca teve em perigo nenhum, na parte da admissão estava tudo intacto.
Poderei é ter andando a arriscar ter as borboletas montadas nada mais, vamos ver o estado em que estão quando saírem do carro.

Última edição:
Catalizador???

Motor rebentar???
Na questão do turbo o motor nunca teve em perigo nenhum, na parte da admissão estava tudo intacto.
Poderei é ter andando a arriscar ter as borboletas montadas nada mais, vamos ver o estado em que estão quando saírem do carro.

teve quem rebentou o motor , sim ,depois do oleo q passa no turbo ir para dentro dos cilindros , posso-te mostrar em forum françés e não foi so' um
não foi o teu caso , ainda bem

foi por isso q te falei faz tempo em dar uma olhada se pudesses , quando a turbina do lado da admissão tem folga dà bem para ver

o problema menor no turbo é quando tem folga na turbina de admissão ( jà vi centenas )

Quanto a preços estou à espera de saber quanto custa reparar este turbo na Bosch.

Não necessariamente, o que vais trocar já é suficiente.

Dizem os entendidos da área que esse tubo é um dos principais responsáveis pela durabilidade do turbo.

se puderes , coloca aqui umas fotos do teu turbo para todos verem

Já não vai ser possível não tirei fotos e já dei ordem de reparação na Bosch (por 425€ com 2 anos de garantia).
A parte de admissão estava impecável não ouve qualquer vazamento de óleo nos vedantes, por isso nunca teve em causa o motor desalvurar, o estrago estava só no lado do escape com a alheta partida e um pouco de folga ou enpeno nessa turbina, e mesmo ai não vazou óleo.

Não necessariamente, o que vais trocar já é suficiente.

Dizem os entendidos da área que esse tubo é um dos principais responsáveis pela durabilidade do turbo.

Obrigado.
Também me foi dito que o filtro de respiro do motor destes carros é culpado dos turbos avariarem, não sei se é verdade mas vai levar um novo.

Última edição:
Na altura (há cerca de 5 anos), corri várias casas e não arranjava mais barato, claro que não fui à casa do Zé do Boné ver preços... [;)]

Mas se achas muito caros e sabes onde existem mais baratos, diz ao user onde é, pois é dessas ajudas que ele precisa.

Se estás a dizer que é caro, apenas porque sim, ou porque conheces uma pessoa, que conhecia outra, que tinha uma prima que meteu um por metade do preço... mais valia não teres dito nada [8b]

Não vou despejar o catalogo inteiro aqui..

Obrigado.
Também me foi dito que o filtro de respiro do motor destes carros é culpado dos turbos avariarem, não sei se é verdade mas vai levar um novo.

Verdade.

"Já não vai ser possível não tirei fotos e já dei ordem de reparação na Bosch (por 425€ com 2 anos de garantia).
A parte de admissão estava impecável não ouve qualquer vazamento de óleo nos vedantes, por isso nunca teve em causa o motor desalvurar, o estrago estava só no lado do escape com a alheta partida e um pouco de folga ou enpeno nessa turbina, e mesmo ai não vazou óleo."

Os 425 euros é já com o trabalho? ou é apenas o custo do turbo?

Já não vai ser possível não tirei fotos e já dei ordem de reparação na Bosch (por 425€ com 2 anos de garantia).
A parte de admissão estava impecável não ouve qualquer vazamento de óleo nos vedantes, por isso nunca teve em causa o motor desalvurar, o estrago estava só no lado do escape com a alheta partida e um pouco de folga ou enpeno nessa turbina, e mesmo ai não vazou óleo.

Obrigado.

Filtro breather, também é cúmplice.

Voltar
Superior