Problema com Garantias (mais um..)

há algures aqui no forum um post meu com os pdfs das garantias. esfregas com os decretos na cara do gerente de loja e pedes um produto = ou o dinheiro.

Insiste na troca por um artigo igual ou na devolução do dinheiro, na mesma forma em que pagaste, conforme queiras. Caso continuem a não ceder, ameaças que vais resolver as coisas de outro modo e pedes o livro de reclamações, preenches e no fim quando entregares a reclamação dizes que vais solicitar uma auditoria interna à empresa [;)]

Isto e apenas isto.
Imprime o decreto e apresenta para te baseares em algo.

A parte de ser brasileira não interessa para nada pois nao?!

Qt ao blu ray...:sh)
A gaja devia saber pelo menos isso.

A parte de ser brasileira não interessa para nada pois nao?!

Qt ao blu ray...:sh)
A gaja devia saber pelo menos isso.

(... politicamente correcto) Claro que não interessa, ora essa... ....

---------------

Eu não percebo como é que o balcão de serviço pós-venda / assistência não tem gente qualificada para o serviço que saiba pelo menos a marca dos artigos que vendem. Estamos a falar da Rádio Popular e não da barraca da feira.

Burro fui eu que sabendo que era impossível haver uma troca, fui na conversa. Mas naquelas alturas pensa-se em tudo, duvidamos de nós mesmos. (eu pensei que o disco pudesse vir trocado da outra loja onde comprei)

Eu não percebo como é que...não tem gente qualificada para o serviço...Estamos a falar da Rádio Popular e não da barraca da feira.

Um amigo meu comprou uma máquina de lavar roupa na semana passada na Rádio Popular do Norteshopping e marcou a entrega para as 14h de 4ª feira, explicitando que tinha compromissos profissionais e pedindo para serem pontuais. Esperou até às 17h30 e após ter ligado para cima de 20 vezes para a loja sem lhe atenderem o tlf veio-se embora. Fomos interrompidos pelo tlf a meio de uma reunião, eram os srs. do serviço de entrega...às 19h30!
houve algum investimento na criação de uma imagem de marca mas depois estraga-se a fotografia com falta de organização e de profissionalismo.
Livro de reclamações sem perdão até aprenderem que não são eles quem ditam as leis!!!

Eu acho que já apanhei uma história parecida. Comprei um LCD em promoção, depois ele avariou e como não tinha arranjo, eles em vez de me darem outro igual, devolveram-me o dinheiro, porque os LCD iguais depois estavam mais caros e compensava-lhes mais dar o dinheiro. Não me chateei minimamente, afinal usufrui de um LCD durante uns meses e depois ainda me deram o dinheiro que tinha dado por ele. Peguei no dinheiro e esperei por outra promoção.
Pensa positivo!

Sei que não é de grande ajuda, mas deixo a publicidade positiva numa compra também de um disco rígido efectuada na media markt. Era um disco de 2TB na altura em que eles eram mesmo caros, paguei 159€. Um ano depois o disco queimou, fui à garantia com ele. O mesmo disco igualzinho estava a 92€. Pensei que me ia dar outro igual e já ficava todo satisfeito mas não. Deram-me um dos cartõezinhos deles com 159€ de saldo. Comprei outro diferente e ainda mais barato (1tb), um jogo de playstation e durante o ano serviu para andar a pagar as prendas de aniversário de alguns familiares. Maravilhas é o que tenho a dizer sobre o serviço, disse-o na altura a quem me atendeu que tinha ficado satisfeitíssimo e digo a quem me perguntar e neste caso até a quem não me perguntou nada! [:D]

Eles (staples) podem não ter nada a ver com a política das outras lojas, mas não é por acaso que aquilo anda pela hora da morte e a concorrência soma e segue.

Volto a perguntar, caso alguém saiba, a quem me devo dirigir na estrutura da Staples para fazer queixa de um funcionário e a que entidade externa devo reclamar por estarem deliberadamente a induzirem em erro e a enganarem clientes.

Quanto a mim, é algo grave. Um cliente chega lá e diz que tem quase a certeza que a lei permite a devolução do dinheiro mas não teima porque não tem a certeza absoluta e logo vem alguém em tom arrogante dizer que não é assim, que só são obrigados a dar um vale de crédito.

Se bem me recordo porque a tempos estive a ler sobre isso, a lei não obriga a devolver o dinheiro, obriga sim ao compromisso de troca ou devolução devido a várias excepções (seja porque ainda está nos primeiros 15 dias após a compra, ou porque não tem reparação..) depois cada marca, cada loja tem a sua prática - uns devolvem o dinheiro (ex.: praticamente tudo o que é Sonae), outros trocam o produto, e outros emitem um vale (que é o que te aconteceu). Eu no teu caso, se há lá o mesmíssimo produto, exigia-o. Se o preço mudou e tiveste azar com a unidade do equipamento que compraste não tens qualquer culpa, porque da forma como estão a proceder estão-te a deixar sem saída senão teres que te sujeitar ao que eles te querem impingir.

Faz o seguinte: há, no catálogo, no talão de compra, na loja, no site ou em algum sítio, escrito, como procedem em trocas, devoluções ou substituições em caso de não haver reparação? Se sim, seguramente terás que aceitar, senão, é apertar.

Se não cederem, primeiro é livro de reclamações, depois é DECO. E se não resolver (é provável que não se resolva) só indo para tribunal... mas eu pelo menos assinava o livro, SE as condições não forem claras (se forem claras tens responsabilidade infelizmente).

Nogueira,

Eu já disse que a melhor solução para mim é a troca por um equipamento igual ou equivalente.

Acontece que naquela loja esse equipamento custa mais 15€. Ok, são só 15€, é um valor baixo mas se fossem 150€, também ia ceder?

Eles não querem assumir esse custo de 15€ por um equipamento equivalente, tudo bem, dêem-me o dinheiro que eu vou à Worten e não me aborreço mais.

O problema é que eles não querem fazer nem uma coisa nem outra. Não me reparam o equipamento, não me substituíram por um igual (já não há), não me dão um parecido (tenho de pagar) e não dão o dinheiro.

E já agora, as condições da Staples para garantias:

Cláusula 6ª - Garantias

6.1 - A Staples garante a conformidade dos produtos comercializados nos termos da lei. A assistência técnica é assegurada pelas próprias marcas.

6.2 - Para além das garantias obrigatórias previstas por lei, os produtos comercializados pela Staples beneficiam também das demais condições de garantia oferecidas pelos respectivos fabricantes, mas neste caso apenas os fabricantes poderão ser responsabilizados pelo seu cumprimento.

6.3 - Recomendamos que anote o número de série do equipamento e o guarde junto ao recibo de compra, uma vez que os mesmos lhe serão solicitados em caso de futura reclamação, ao abrigo das garantias.

6.4 - A Staples não é responsável pelos danos resultantes de uma utilização inadequada dos produtos por si comercializados, nem pela perda de quaisquer dados. Efectue regularmente um "backup" da informação contida no seu computador de acordo com as instruções do fabricante.

Pelos vistos também não é por aí pois dizem que os artigos estão todos em conformidade com a lei.

Opá...qual vale qual caracol...se não reparam nem trocam o contrato é resolvido com as consequências legais: devolução do bem e do preço pago. A lei permite até que da resolução do contrato surjam deveres indemnizatórios acrescidos caso haja prejuízos. Quando for comprar algo a esss loja vou perguntar se aceitam um vale meu...

Nogueira,

Eu já disse que a melhor solução para mim é a troca por um equipamento igual ou equivalente.

Acontece que naquela loja esse equipamento custa mais 15€. Ok, são só 15€, é um valor baixo mas se fossem 150€, também ia ceder?

Eles não querem assumir esse custo de 15€ por um equipamento equivalente, tudo bem, dêem-me o dinheiro que eu vou à Worten e não me aborreço mais.

O problema é que eles não querem fazer nem uma coisa nem outra. Não me reparam o equipamento, não me substituíram por um igual (já não há), não me dão um parecido (tenho de pagar) e não dão o dinheiro.

Diz-me uma coisa: quem é que disse que o equipamento não tem reparação? Foi a Staples ou o fabricante? O equipamento chegou a ir para o fabricante? Se foi, esteve lá mais de 30 dias?

Se foi ao fabricante e/ou estiveste privado dele mais de 30 dias, isso é substituirem na hora sem mais nada. Senão é pegar nessas condições gerais e espetar na fronha deles. O que te estão a fazer de certa forma é tentativa/coacção, que é deixarem-te sem alternativa de forma ilícita (tendo em conta a lei e as condições gerais que apresentaste no teu post anterior).

Já falaste com o/a gerente da loja?
Exige a substituição, caso contrário avança com queixa no livro vermelho, já é um começo. E aperta com eles, argumenta (como o terás feito já certamente) que não tens culpa nenhuma que o disco esteja mais caro e que a eles isso tanto faz porque é o fabricante quem fica com o prejuízo, e além disso que estão a fazer uma figura muito triste por uma porcaria de 15€.

Diz-me uma coisa: quem é que disse que o equipamento não tem reparação? Foi a Staples ou o fabricante? O equipamento chegou a ir para o fabricante? Se foi, esteve lá mais de 30 dias?

Se foi ao fabricante e/ou estiveste privado dele mais de 30 dias, isso é substituirem na hora sem mais nada. Senão é pegar nessas condições gerais e espetar na fronha deles. O que te estão a fazer de certa forma é tentativa/coacção, que é deixarem-te sem alternativa de forma ilícita (tendo em conta a lei e as condições gerais que apresentaste no teu post anterior).

Já falaste com o/a gerente da loja?
Exige a substituição, caso contrário avança com queixa no livro vermelho, já é um começo. E aperta com eles, argumenta (como o terás feito já certamente) que não tens culpa nenhuma que o disco esteja mais caro e que a eles isso tanto faz porque é o fabricante quem fica com o prejuízo, e além disso que estão a fazer uma figura muito triste por uma porcaria de 15€.

Não sei para onde foi o artigo. Eu deixei lá, 30 dias depois (como é habitual, esperam pela última) telefonaram a dizer que não tinha reparação e que devia lá ir.

Cheguei e disseram que não havia reparação (não vi mais o disco desde que o deixei lá) e que podia escolher um artigo qualquer de valor igual ou inferior, ou mais caro tendo eu que pagar a diferença.

Depois quando eu disse que não me interessava porque não tinha lá nada que pudesse substituir o disco que avariou, disseram que passavam então um "Vale de Crédito" que podia ser gasto em qualquer Staples, em qualquer artigo.

Eu insisti e disse que achava que neste caso, não reparação e não substituição, tinha direito ao dinheiro, até lhes disse que na Worten me tinham devolvido a massa. (há cerca de 2 anos) E veio uma mulher, mais velha, toda arrogante dizer que na Staples isso não funcionava assim. A única solução era o tal vale, eu perguntei 2 ou 3 vezes se tinha a certeza que não eram obrigados à devolução e ela sempre disse que não.

Depois o rapaz que me atendeu ainda disse para ela: "E se telefonássemos a "não sei quem", para ver o que ele diz?"

E ela: "Não vale a pena, aqui só podemos passar o Vale de Crédito, são as regras não vale a pena telefonar a ninguém".

----------

Posto isto, eu disse que ia informar-me melhor. É que comecei a duvidar que a lei tivesse mudado (porque há 2 anos na Worten foram mesmo eles que me disseram que tinham de devolver o dinheiro), ainda assim não quis Vale nenhum, supostamente o artigo está à espera de ser levantado.

Mas mais logo já vão ter um visita minha...

Bj40

Resumindo, já escreveste no Livro de reclamações ou não? é que mesmo tu não conheças a Lei, podes e aliás DEVIAS ter já escrito no livro vermelhinho.

Bj40

Resumindo, já escreveste no Livro de reclamações ou não? é que mesmo tu não conheças a Lei, podes e aliás DEVIAS ter já escrito no livro vermelhinho.

Hoje vou resolver o assunto. Estive a pesquisar e parece que o Livro Vermelho só permite 13 Linhas de texto (acho muito pouco), tendo em conta esse dado, fiz o seguinte texto:

Depois da loja acima referida ter dado como não reparável um Disco Rígido Externo de Marca Iomega, solicitei a troca por um artigo igual ou equivalente (características idênticas). Desde logo me foi dito que não havia um artigo igual na loja e que um equivalente seria mais caro que o valor da factura em causa, tendo eu que pagar a diferença.

Mesmo quando confrontados – os funcionários - com os Direitos do Consumidor (Decreto Lei nº 67/2003 de 8 Abril de 2003), a única alternativa dada foi: Ou o pagamento da diferença para substituir o artigo em causa por um equivalente ou a aceitação de um “Vale de Crédito” a gastar na loja. Esse “Vale” teria o valor da factura, pelo que não era suficiente para a compra de um artigo equivalente nesta loja.

A devolução do dinheiro foi sempre recusada pelos funcionários, alegando que isso não era obrigatório e que as regras internas da loja não o permitiam. Não só recusaram um direito consagrado pela lei como, ainda mais grave, enganaram e induziram um cliente em erro.

Hoje vou resolver o assunto. Estive a pesquisar e parece que o Livro Vermelho só permite 13 Linhas de texto (acho muito pouco), tendo em conta esse dado, fiz o seguinte texto:

Realmente o espaço não é muito, mas quando enviares a tua cópia para a ASAE podes anexar uma explicação mais detalhada do sucedido e cópia de documentos comprovativos.

Na FNAC também não devolvem o dinheiro, dão o dinheiro em vale.

Tive um disco multimedia, que deixou de funcionar a parte multimédia, ao fim de 1 mes devolveram-me em vale.

Entreguei no outro dia um disco externo de 1Tb 2,5" que deixou de funcionar, e foi bem caro na altura, que so comprei porque tinha o tal vale.
Agora estou a espera que faça 1 mes para ir lá levantar outro vale.

Mas o certo é que JÁ da 1ª vez preferia que me tivessem dado o dinheiro, mas eles disseram que não, so em vale, agora também preferia o dinheiro.

Também fiquei na duvida ?

Realmente o espaço não é muito, mas quando enviares a tua cópia para a ASAE podes anexar uma explicação mais detalhada do sucedido e cópia de documentos comprovativos.

SenhoraX,[:cool:]

A cópia para a ASAE que falas é uma sugestão? Ou é algum procedimento associado ao livro de reclamações?

:confused:

És sempre assim tão "complicado" ? :)

Opa se nao cabe numa pagina, escreve em duas ou três, mas RECLAMA HOMEM! :)

Eu ainda à uns tempos usei 4 páginas para reclamar...desde que dientifiques bem, e tragas contigo todas as folhas, não há problema.

Back